CUIDADOS PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO DA COMIDA
São dicas simples, mas podem evitar contaminações. Vale a pena tentar segui-las...
Comida caseira provoca metade das infecções alimentares
Infecção alimentar debilita o organismo e pode provocar diarréia, vômito, náuseas, dor de cabeça. “Também existem conseqüências a longo prazo, porque as bactérias podem ficar permanentemente no organismo”, completa o médico infectologista Alexandre Cunha.
Algumas dicas básicas são: não deixar a lixeirinha em cima da pia, evitar a colher de pau, trocar a tábua de carne com freqüência, não enxugar a louça com pano de prato (deixe a louça secar no escorredor).
O maior perigo de contaminação em casa é deixar os alimentos expostos à temperatura ambiente, a que mais favorece a proliferação de bactérias. Por isso, o melhor é levar a comida direto do fogão para mesa. Se ela não for servida na hora, deixe na geladeira – mesmo que a comida ainda esteja quente. As sobras devem ser guardadas, no máximo, uma hora depois da refeição. “Não precisa esperar a comida esfriar para poder guardar”, esclarece Sérgio. “O alimento tem que ser guardado sempre quente. Se sobrou, guarde imediatamente”.
Fonte: Jornal Hoje
1 Comentário:
Ótimas dicas, Renata! Lixeira na pia e o uso do pano de prato são práticas muito comuns! Seu blog está maravilhoso. Parabéns! Beijo para uma semana feliz!
Postar um comentário