sexta-feira, 17 de outubro de 2008

CUIDADOS PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO DA COMIDA


São dicas simples, mas podem evitar contaminações. Vale a pena tentar segui-las...


Comida caseira provoca metade das infecções alimentares

Infecção alimentar debilita o organismo e pode provocar diarréia, vômito, náuseas, dor de cabeça. “Também existem conseqüências a longo prazo, porque as bactérias podem ficar permanentemente no organismo”, completa o médico infectologista Alexandre Cunha.

Algumas dicas básicas são: não deixar a lixeirinha em cima da pia, evitar a colher de pau, trocar a tábua de carne com freqüência, não enxugar a louça com pano de prato (deixe a louça secar no escorredor).

O maior perigo de contaminação em casa é deixar os alimentos expostos à temperatura ambiente, a que mais favorece a proliferação de bactérias. Por isso, o melhor é levar a comida direto do fogão para mesa. Se ela não for servida na hora, deixe na geladeira – mesmo que a comida ainda esteja quente. As sobras devem ser guardadas, no máximo, uma hora depois da refeição. “Não precisa esperar a comida esfriar para poder guardar”, esclarece Sérgio. “O alimento tem que ser guardado sempre quente. Se sobrou, guarde imediatamente”.

Fonte: Jornal Hoje

1 Comentário:

helio jenné disse...

Ótimas dicas, Renata! Lixeira na pia e o uso do pano de prato são práticas muito comuns! Seu blog está maravilhoso. Parabéns! Beijo para uma semana feliz!

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO