quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Como Evitar a Azia

Assisti a esta matéria no RJTV e achei bem bacana! Cuide de sua alimentação, faça suas refeições com calma e procure ter uma vida mais saudável.

Muita gente esquece os hábitos saudáveis e comendo comida com gordura. O resultado é a famosa azia. Já no café da manhã, tem quem coma alimentos que não ajudam em nada a boa digestão.

Por causa da pressa na hora do almoço, muita gente esquece os hábitos saudáveis e acaba comendo um lanche: salgado, refrigerante e comida com gordura. O resultado é a famosa azia. O pior é que tem gente, que já no café da manhã, come alimentos que não ajudam em nada a boa digestão, como muitos que freqüentam a Central do Brasil. Às 8h30, quem pega o trem cedo para trabalhar, muitas vezes, chega à Central do Brasil cheio de fome. Não dá para resistir aos salgadinhos, refrigerantes e refrescos. “Estou comendo um pastel de frango. Está delicioso. Costumo sentir azia, mas continuo comendo”, conta uma carioca. “Não dá para resistir a uma coxinha. Isso é muito bom. Nós, brasileiros, gostamos da comida. Isso é uma comida rápida e baratinha, mas é uma bomba. Por isso, eu estou barrigudo”, o aposentado Josué da Silva. Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Gastroenterologia, especialidade da medicina que cuida dos males do estômago, revela que 15% da população adulta têm azia pelo menos três vezes por semana.
O médico Jorge da Motta, um dos diretores do Hospital Universitário Pedro Ernesto, aceitou o convite do RJTV e foi até a Central do Brasil observar o café da manhã do trabalhador. “Gordura e massa são os pratos preferidos dos brasileiros. Goma de mascar e bala ajudam a aliviar a azia, porque produzem saliva e inibem o ácido presente no estômago. Mas quem tem azia, tem que procurar um médico”, o médico do Hospital Pedro Ernesto Jorge da Motta Para evitar a azia não tem mistério. “É fácil. Se não der para tomar um bom café da manhã em casa, a dica é preparar em casa um sanduíche com queijo branco, levar frutas na bolsa ou um suco”, aconselha o médico do Hospital Pedro Ernesto Jorge da Motta.
FONTE: RJTV 1a. Edição - 01/10/2008

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO