terça-feira, 9 de setembro de 2008

NÚMERO DE VASECTOMIAS DOBROU NO ANO PASSADO

Dados sobre o controle da natalidade revelam uma mudança no comportamento dos homens brasileiros. No ano passado, o número de vasectomias aumentou 112%. É possível fazer a cirurgia de graça pelo SUS.

É preciso ter no mínimo dois filhos vivos ou mais de 25 anos para fazer a vasectomia de graça pelo SUS. O candidato à cirurgia se inscreve e assiste a uma palestra de orientação.
A vasectomia é a ligadura dos canais que transportam os espermatozóides dos testículos até a uretra. “A cirurgia é tranqüila e não afeta a potência do homem, apenas a fertilidade é interrompida”, esclarece o urologista César Ribeiro. Em Belo Horizonte, o número de vasectomias superou o de laqueaduras no ano passado: foram 1.500 cirurgias a mais em homens do que em mulheres. Num hospital de Minas, as operações são feitas com uma técnica chinesa, sem o uso do bisturi. “A gente não corta o canal, apenas cauteriza. Assim, é mais difícil acontecer a reversão”, explica o cirurgião Daniel Medrano. A vasectomia é feita no ambulatório mesmo, e o paciente é liberado pouco depois da cirurgia. Ele deve passar dois dias de repouso em casa e não pode ter relação sexual durante 15 dias. “A vasectomia só é liberada como método contraceptivo exclusivo após um exame feito 30 ou 40 dias depois. Só com espermograma o paciente e o médico têm certeza de que a cirurgia foi um sucesso”, acrescenta o médico Galileu Bonifácio da Costa Filho.




Ilustração: Internet

Fonte: Jornal Hoje
08/09/08 - 14h17 - Atualizado em 08/09/08 - 15h09
confira a matéria completa no link:
http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL752260-16022,00-NUMERO+DE+VASECTOMIAS+DOBROU+NO+ANO+PASSADO.html




Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO