sexta-feira, 18 de abril de 2008

O ser humano é capaz de farejar problemas




Da próxima vez que você achar que certa situação 'cheira a encrenca', é bom dar um voto de confiança ao seu nariz. Estudo publicado na última edição da revista científica "Science" diz ser realmente possível identificar situações de risco através do olfato. Segundo os pesquisadores da Universidade de Chicago, desde muito cedo os seres humanos aprendem a relacionar odores às más experiências vividas. Isso, segundo eles, nos permitiria evitar cometer certos erros repetidamente durante a vida.

Os cientistas acreditam que a nossa capacidade de farejar situações de risco tem suas raízes na evolução da espécie. A habilidade de distinguir os odores de diferentes animais, por exemplo, teria sido crucial para a sobrevivência dos nossos ancestrais pré-históricos. E mesmo hoje, são óbvios os benefícios de se saber diferenciar o cheiro de um leão e um gato de estimação. - Temos uma capacidade refinada de detectar algo que é importante para a nossa sobrevivência em meio a uma oceano de informações ambientais - diz o pesquisador Wen Li. - Ela nos adverte quanto ao perigo e nos faz prestar mais atenção.

Para estabelecer se as pessoas seriam realmente capazes de farejar o perigo, Li se baseou na facilidade que temos para distinguir diferentes aromas. Doze homens e doze mulheres foram expostos a três amostras de ervas: duas com o mesmo odor e uma terceira ligeiramente diferente quimicamente, mas virtualmente indistinguível ao olfato. Perguntados repetidas vezes sobre qual seria o aroma diferente, os voluntários só acertaram em 1/3 dos casos.

Num segundo momento do estudo, quando os voluntários passaram a receber um leve choque elétrico ao inalar o odor diferenciado, eles rapidamente aprenderam a distingui-lo dos demais. Segundo o pesquisador, scanners mostraram que tal odor foi armazenado de forma diferente no cérebro, após o tratamento de choque.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO