terça-feira, 22 de abril de 2008

Beijar é antidepressivo





Beijar não faz mal para os dentes e pode fazer bem para o coração. É o que defende uma terapeuta e sexóloga britânica, que afirma que beijar pode ser uma das maneiras para combater a depressão. Embora nos casos de depressão clínica, o acompanhamento médico e a medicação não possam ser dispensados, Denise Knowles afirma que o beijo pode ser uma maneira fácil e rápida de obter um pouco de bem-estar a curto prazo. Isso porque beijar, como qualquer atividade física, ativa a liberação de endorfinas no cérebro, substância ligada às sensações de prazer. E, convenhamos, beijar é muito mais interessante que correr na esteira.

Observação de especialistas em saúde bucal

Segundo especialistas em saúde bucal beijar estimula os cuidados bucais. A troca de saliva nem aumenta nem diminui as chances do surgimento de cáries, e que qualquer afirmação nesse sentido não passa de "achismo". Segundo os dentistas "o que evita cárie é higiene".

Os dentistas alertam que algumas doenças que podem ser transmitidas pelo beijo na boca, como sifílis, herpes e uma série de infecções bacterianas. A mais comum de ser transmitida é a mononucleose, que é até conhecida como "a doença do beijo".

A mononucleose é uma infecção causada por um vírus, o Epstein-Barr, e sua principal forma de transmissão é exatamente o beijo. A doença causa febre, mal estar, náuseas, vômitos e dores musculares e articulares. Ela dura de quatro a oito semanas e muitas vezes é confundida com outras doenças. Na maioria das vezes não passa disso, mas em alguns casos pode haver complicações, como a meningite.

Fonte:
g1.globo.com

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO