FESTA JUNINA - CALORIAS X GASTOS COLÓRICOS
Junho é mês de festas e de calorias dos bolos, canjicas e pamonhas. É difícil resistir a tantas delícias, mas para compensar os exageros, os nordestinos tentam manter o peso dançando quadrilha.
Um pratinho com baião de dois, paçoca e vatapá pode ter até mil calorias. Com a sobremesa – um pé-de-moleque e um pedaço de bolo de milho, por exemplo – chega-se a 1.400 calorias. “É muita caloria para uma refeição só”, avisa a nutricionista Carolinne Reinaldo.
Como a época é de comidas típicas, mas também de muita festa, não precisa ficar preocupado. Os especialistas dizem que dá para perder muitas calorias só com o arrasta-pé do São João. Um ensaio de quadrilha equivale a uma aula de ginástica.
Levamos um educador físico para avaliar a dança como exercício. Ele colocou um freqüencímetro, aparelho que mede os batimentos do coração, em um casal de dançarinos. “Nós vamos registrar durante 10 ou 20 minutos para poder calcular o número de calorias que eles gastam com a dança”, explicou Elivan Maciel.
Basta a sanfona puxar o fole para os dançarinos, que começaram com uma média de 70 batimentos cardíacos por minuto, ficarem com o coração acelerado – o que aumenta a queima das calorias. “Eles estão com 162 batimentos por minuto, com certeza está num nível de gasto de gordura ótimo”, disse o professor.
No desfile da rainha, foram menos 185 calorias. Mais 20 minutos de dança, a turma toda deixa na quadrilha 200 calorias – ou uma fatia do bolo de milho. “Tem muito movimento do braço, do tronco, das pernas, isso gasta muita caloria. E como qualquer exercício aeróbico, predispõe a mais gasto de gordura”, explica Maciel.
Fonte: Jornal Hoje, 19/06/2008 – Quinta-feira
http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20080619-324047,00.html
1 Comentário:
Procurando uma amiga Renata., achei seu blog. Muito legal.
Vez emquando faço uma participação no Canásio. Sucesso.
Adorei o texto.
Eliane
Postar um comentário