quarta-feira, 31 de março de 2010

ALMA NUA - VANDER LEE

Sou fã de Vander Lee. Adoro a letra dessa canção: Alma nua.
É linda... Poesia!



Ó Pai
Não deixes que façam de mim
O que da pedra tu fizestes
E que a fria luz da razão
Não cale o azul da aura que me vestes
Dá-me leveza nas mãos
Faze de mim um nobre domador
Laçando acordes e versos
Dispersos no tempo
Pro templo do amor
Que se eu tiver que ficar nu
Hei de envolver-me em pura poesia
E dela farei minha casa, minha asa
Loucura de cada dia
Dá-me o silêncio da noite
Pra ouvir o sapo namorar a lua
Dá-me direito ao açoite
Ao ócio, ao cio
À vadiagem pela rua
Deixa-me perder a hora
Pra ter tempo de encontrar a rima
Ver o mundo de dentro pra fora
E a beleza que aflora de baixo pra cima
Ó meu Pai, dá-me o direito
De dizer coisas sem sentido
De não ter que ser perfeito
Pretérito, sujeito, artigo definido
De me apaixonar todo dia
De ser mais jovem que meu filho
E ir aprendendo com ele
A magia de nunca perder o brilho
Virar os dados do destino
De me contradizer, de não ter meta
Me reinventar, ser meu próprio Deus
Viver menino, morrer poeta

ANVISA AUMENTA CONTROLE SOBRE INIBIDORES DE APETITE

A sibutramina não está proibida, mas a partir de agora todos os medicamentos para emagrecer que contenham a substância só poderão ser vendidos com a apresentação da receita azul, que vai ficar retida nas farmácias.

Nas caixas, a tarja passa de vermelha para preta. Os laboratórios têm 180 dias para fazer as mudanças.

Segundo a Anvisa, a população brasileira consumiu, em 2009, quase duas toneladas de sibutramina. Estudo internacional divulgado pela Anvisa indica que o risco de desenvolver enfermidades cardiovasculares aumenta em 16% nos pacientes que utilizaram sibutramina. A substância já foi proibida na Europa.

terça-feira, 30 de março de 2010

UNHA PODE REVELAR PROBLEMAS DE SAÚDE

As unhas sempre mereceram uma atenção especial da medicina chinesa. A sabedoria milenar ensina que o diagnóstico de algumas doenças pode ser feito através da análise das unhas, por isso não custa nada observá-las constantemente e fazer desta observação um hábito. Qualquer alteração pode servir de alerta e ajudar na prevenção de doenças, diz Sérgio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – PE.

Unha muito quebrada ou que quebra com facilidade
“Quando você tem uma doença da glândula da tieróide, ela pode levar ao enfraquecimento da unha. As anemias também, as carências nutricionais, as doenças que consomem o indivíduo, todas elas também podem estar levando a fragilidade da unha”, diz Sérgio Palma.

Unha descolando
“Ela favorece as infecções secundárias, como a presença dos fungos e bactérias. Pode ser também secundária a traumatismo, ao uso de medicamentos prolongados.”

Unha amarelada
“Unha amarelada pode indicar alguma doença respiratória e doenças do fígado também podem levar a esta coloração da unha.”

Unha avermelhada
“Pode ser sinal de problemas de circulação”.


O dermatologista também ensina que é preciso dar uma folga ao esmalte de vez em quando.
“A cada quatro, cinco dias, retirar esse esmalte e de preferência deixar em torno de dois a três dias essa unha sem a cobertura do esmalte. Justamente pra ela poder respirar. A cor natural é um rosa clarinho... Ela não deve estar descolando, sem sinais de infecção, não ter nenhum inchaço, sequinhas, estarem sempre limpas e cortadas”, conclui o dermatologista.

Fonte: Jornal Hoje



domingo, 28 de março de 2010

UM DOMINGO DE PAZ

Simplesmemente Flores...

Um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete comido com ansiedade.

(Esopo)


sábado, 27 de março de 2010

PEIXES AJUDAM NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS DO CORAÇÃO


O Peixe é realmente indispensável em um cardápio saudável. Muitos estudos realizados ao longo do tempo reafirmam a grande participação dos peixes na prevenção de doenças cardiovasculares e no aumento da qualidade de vida das pessoas.Sua carne é privilegiada por ser rica em Ácidos Graxos Ômega 3, um tipo de gordura excelente para saúde, pois diminui o LDL colesterol , que é altamente prejudicial ao organismo quando em índices elevados no sangue. Além disso, quando comparado à carne vermelha e frango, os peixes apresentam em sua composição nutricional, índices muito menores de colesterol.

O ideal é procurar consumir, pelo menos, 3 vezes por semana para que estes efeitos benéficos sejam atingidos. Na escolha de um peixe procure não levar em conta apenas o seu valor calórico, mas também os valores nutricionais, estando sempre atento para:

Gordura:
Necessária para o organismo, pois transporta as vitaminas lipossolúveis como A,D, E e K, que combatem o envelhecimento precoce. *Mas evite exageros, pois 1g de gordura possui 9 calorias. Se descuidar isto acaba refletindo em sua saúde e na balança. (gordura demais – até a do peixe não é recomendado)

Proteína:
Indispensável para desenvolvimento e crescimento, produção de colágeno e sustentação da pele. Um adulto saudável necessita de 0,8g de proteína/ Kg de peso/ dia.

Ferro:
Importante no combate da anemia e transporte de oxigênio. O ideal é o consumo de 15mg/dia.

Fósforo:
Dentre muitas funções, facilita a digestão. O ideal é o consumo de 800mg/dia.




sexta-feira, 26 de março de 2010

RAÇÃO HUMANA

A Ração Humana é um suplemento nutricional à base de cereais integrais, criado para ser adicionado diariamente às refeições e garantir uma rica quantidade e variedade de vitaminas, proteínas e fibras, que nem sempre são encontradas nas refeições habituais. É recomendado o consumo diário de 40mg (2 colheres de sopa).

Ingredientes:

RECEITA 1 (Mais indicada e completa)
500g de soja em pó
500g de farelo de trigo
500g de farelo de aveia
100g de gergelim
100g de linhaça dourada
100g de guaraná em pó *
100g de levedo de cerveja
100g de gérmen de trigo
100g de açúcar mascavo *
100g de gelatina sem sabor
100g de quinua
100g de cacau em pó *
100g de farinha de maracujá

RECEITA 2 (Mais comum e barata)
250 g de fibra de trigo
125 g de leite desnatado em pó
125 g de linhaça marrom
100 g de açúcar mascavo *
100 g de aveia em flocos
100 g de gergelim com casca
75 g de gérmen de trigo
50 g de gelatina sem sabor
25 g de guaraná em pó *
25 g de levedo de cerveja
25 g de cacau em pó *

*não recomendado para diabéticos e grávidas.


Efeitos já atribuídos aos ingredientes :

Aveia em flocos: suas proteínas, fibras, vitaminas e minerais saciam a fome, melhoram o trânsito intestinal e inibem a absorção de gordura pelo organismo.

Linhaça: rica em ácidos graxos essenciais (gorduras boas), principalmente Ômega 3, baixa os níveis de colesterol ruim do sangue.

Gérmem de trigo: fonte natural de sais minerais, proteínas e vitaminas E, B e K, desintoxica o organismo e deixa o corpo mais disposto.

Açúcar mascavo: obtido por meio de evaporação do caldo de cana, sem processo de refino, contém cálcio, ferro, potássio, vitaminas e sais minerais.

Gergelim com casca: poderosa fonte de cálcio, ameniza os efeitos do estresse e melhora o raciocínio. Melhora o desempenho sexual.

Fibra de trigo: o processo de moagem da película externa do trigo mantém as proteínas, fibras e ferro que aceleram o metabolismo.

Gelatina: ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Cacau: com pouco açúcar e rico em sais minerais, como ferro, magnésio, potássio e fósforo, estimula a produção de serotonina, hormônio do bem-estar.

Levedo de cerveja: composto de vitamina B, manganês, cromo e fósforo, repõem sais minerais e vitaminas, fortalecendo o sistema imunológico.

Guaraná em pó: a cafeína estimula o sistema nervoso central, melhora a capacidade de raciocínio e combate o cansaço físico e mental.

Leite de soja em pó: pouco calórico, não contém colesterol e possui menos gordura que o leite de vaca.

Farinha da casca de maracujá: controle da taxa de açúcar no sangue por ser rica em pectina.

Quinua: Possui um excepcional balanço de 20 aminiácidos, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa. Seu valor nutritivo só é comparável ao leite materno.

Deve-se tomar alguns cuidados :

- Não comprar a ração humana sem rótulo, sem marca e sem a composição nutricional.
- Não comprar a ração humana com os ingredientes já misturados e em pó (caso a marca não seja conhecida também).
- Armazenar ao abrigo da luz.
- Ingerir mais líquido que o habitual.
- Não substituir refeições principais (principalmente almoço).


PALESTRA GRATUITA SOBRE CEGUEIRA PROVOCADA PELA DIABETES

A retinopatia diabética, doença progressiva que afeta os vasos sanguíneos do olho e pode levar a cegueira, é o tema da palestra gratuita ministrada pelo médico Ricardo Japiassú, responsável pelo setor de retina e vítreo da Clínica Oftalmo Day Tijuca.

A doença atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos. Os diabéticos são considerados grupos de risco, com a probabilidade 25 vezes maior de perder a visão do que as pessoas que não apresentam a doença.

Os interessados em participar da palestra, que acontece no dia 7 de abril, às 15 horas, devem fazer sua inscrição pelo telefone 2268-5050.

A palestra será ministrada na própria Oftalmo Day Tijuca, que fica na Praça Professor Pinheiro Guimarães, número 12, na Tijuca.

quarta-feira, 24 de março de 2010

DICAS PARA MANTER A SAÚDE VOCAL

Rouquidão, dor na hora de falar, aspereza e garganta coçando. Muita gente não leva a sério e acha que cuidar da voz é coisa de quem canta ou trabalha falando o dia inteiro, porém, a "saúde vocal" ou "higiene vocal", como os médicos chamam, é essencial para o aparelho fonador de qualquer pessoa e alguns pequenos cuidados garantem que suas cordas vocais fiquem sempre saudáveis.


"Geralmente, as pessoas procuram um profissional quando o problema já está em um estágio mais avançado. O ideal é prestar atenção nos sinais que a voz nos dá. Ficar rouco com frequência, sentir dor, dificuldade na hora de falar ou viver com a garganta coçando são sinais de que algo vai mal", explica a fonoaudióloga Thays Vaiano.

1.Evite o cigarro: a nicotina associada ao calor da fumaça resseca as cordas vocais fazendo com que você fique rouco ou force ainda mais a musculatura para falar.

2.Não tome muito café
: o teor de cafeína associado à alta temperatura é um problema. "Assim como o cigarro, a bebida desidrata as cordas vocais, além disso, provoca um aumento da acidez no estômago causando refluxo e ardor na hora de falar", diz a fonoaudióloga.

3.Bebidas alcóolicas esquentam a voz? Isso é mito. O que acontece é que o álcool, assim como substâncias como propólis, não esquentam a garganta. Na verdade, eles ansestesiam a região por alguns minutos mas, quando o efeito passa, o problema continua e, para driblá-lo, fazemos ainda mais esforço. "Se você está com dificuldades para falar ou com rouquidão, é um indicativo de que algo vai mal e estes truques não vão resolver", continua ela.

4.Gelado faz mal? a especialista diz que não há nada científico comprovando que o gelado prejudica as cordas vocais. "Isso varia de pessoa para pessoa e cada um deve ter essa percepção", sugere Thays.

5.Fuja do ar condicionado: além de comprometer as cordas vocais, ele altera a respiração, fazendo com que a voz fique ainda mais prejudicada. "Ele resseca o aparelho fonador, e as cordas vocais precisam fazer um esforço muito maior para produzir o mesmo som que produziria sem tanta dificuldade se não estivesse exposta ao ar condicionado", explica Thays.

6. Nada de muitos condimentos na comida: eles deixam a comida bem mais saborosa mas, em compensação, podem provocar irritações nas cordas vocais e nem sempre um bom gole de água alivia o problema. Por isso, é melhor não exagerar.

7.Invista na maçã: a fonoaudióloga explica que a fruta tem ação adistringente e, por isso, "limpa" as cordas vocais trazendo alívio e bem-estar.

8. Beba muita água: nada pode ser mais benéfico para as cordas vocaisdo que a hidratação. Elas ficam mais limpas e saudáveis para que você enfrente qualquer situação sem precisar de um tradutor de última hora.


Para quem trabalha com a voz

Cantores, atores, contadores de histórias, guias. Essa turma depende da sáude da voz para exercer seu trabalho de forma eficiente."Costumo recomendar um personal fono para estes profissionais. Você começa com alguns exercícios suaves e específicos e, com o tempo, aumenta o treino até deixar a musculatura em ordem", conta a fonoaudióloga.

"O ideal é que aprendam a não concentrar a força no pescoço, pois é esta força cervical que compromete o aparelho fonador. Técnicas de respiração e articulação ajudam muito", continua.

Quem quiser saber mais sobre a saúde vocal pode obter mais informações no Minha Vida!. Leia a matéria na íntegra...


Fonte: Minha Vida!




terça-feira, 23 de março de 2010

ÁGUA MATA MAIS QUE GUERRA, DIZ RELATÓRIO DA ONU

Li essa matéria na revista VEJA e fiquei assustada com a informação. Abaixo publico trechos da matéria. Para os mais interessados pelo assunto o conselho é ler a matéria na íntegra - LEIA

Mais pessoas morrem por causa de água poluída a cada ano do que por todas as formas de violência, inclusive guerras, diz o relatório "Água Doente", da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta segunda-feira, no Dia Mundial da Água.

O relatório também enfatiza a necessidade de se fornecer água limpa em todos os países e lembra que cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos líquidos - incluindo esgoto e lixo industrial - são despejados diariamente nos ecossistemas, ajudando a espalhar doenças.

"Se não formos capazes de gerenciar nosso lixo, isso vai significar mais pessoas morrendo de doenças relacionadas à água", disse Achim Steiner, subsecretário-geral e diretor-executivo do programa de meio ambiente da ONU.

Outros dados mostram que a melhora do gerenciamento da água de reúso na Europa resultou em significativas melhoras ambientais no continente, mas adverte que a quantidade de zonas mortas nos oceanos continuam a se espalhar por todo o mundo. Zonas mortas são áreas sem oxigênio, fenômeno causado pela poluição.

"Se o planeta de 6 bilhões de pessoas deve chegar a 9 bilhões até 2050, precisamos ser mais inteligentes coletivamente sobre como gerenciamos nosso lixo, incluindo resíduos líquidos", disse Steiner. No documento, a ONU lembra que a qualidade da água em todo o mundo é ameaçada pelo crescimento populacional e pela expansão das atividades industrial e agrícola e lembra também que as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo global hídrico.

(Com Agência Estado)
Fonte: Veja





domingo, 21 de março de 2010

UM DOMINGO PRA NÃO DESANIMAR

Simplesmente Flores...

Se o medo e a cobrança, tiram minha esperança,
tento me lembrar, de tudo que vivi,
e o que tem por dentro, ninguém pode roubar.

Descanso agora, pois os dias ruins, todo mundo tem,
já jurei pra mim, não desanimar.
E não ter mais pressa, pois sei que o mundo vai girar,
o mundo vai girar, eu espero a minha vez.

O suor e o cansaço fazem parte dos meus passos,
o que nunca esqueci é de onde vim,
e o que tem por dentro, ninguém pode roubar.

(Espero a Minha Vez – Nx Zero)




sábado, 20 de março de 2010

SOLIDÃO AUMENTA PRESSÃO ARTERIAL

Um estudo da Universidade de Chicago relacionou diretamente a solidão com a hipertensão em pessoas acima de 50 anos ao concluir que os níveis da pressão sanguínea aumentavam à medida que as pessoas estudadas se sentiam solitárias. O resultado da pesquisa foi divulgado em um artigo publicado no periódico Psychology and Anging.

Um grupo liderado por Louise Hawkley, cientista do Center for Cognitive and Social Neuroscience, na University of Chicago, e John Cacioppo, do Tiffany & Margaret Blake Distinguished Service Professor in Psychology, estudou 229 pessoas de 50 a 68 anos, entre elas pessoas brancas, negras e latino-americanas que participam de um estudo sobre envelhecimento. Elas responderam perguntas como “Eu tenho muito em comum com as pessoas ao meu redor...”; Meus contatos sociais são superficiais” e “Eu posso encontrar companhia quando eu quiser”.

Durante cinco anos, Hawley manteve o contato com essas pessoas e encontrou uma clara relação entre os sentimentos de solidão reportados no começo do estudo e o crescimento da pressão sanguínea durante este período.

- O aumento da pressão sanguínea associado à solidão não foi observado nos dois anos de estudo, mas continuou a crescer até quatro anos depois.

Até pessoas com baixos níveis de solidão foram impactadas. Entre todos os estudados, as pessoas mais solitárias disseram que sua pressão sanguínea passou de 14,4 mmHg (milímetros por mercúrio), ou seja, nível maior do que a nível das demais, afirma a cientista.
- A solidão é caracterizada pelo impulso motivacional de conectar-se com os outros, mas é também o medo de uma avaliação negativa, de rejeição ou desapontamento, que pode inclusive mudar as funções psicológicas e elevar a pressão sanguínea.

Assim como a hipertensão, a solidão nem sempre é fácil de detectar. Pessoas que têm muitos amigos e pertencem a uma rede social podem sentir solidão se estiverem insatisfeitos com suas relações sociais, ao passo que, pessoas que vivem sozinhas não se consideram solitárias se estiverem felizes com os relacionamentos que têm, disse a pesquisadora.

A hipertensão apresenta poucos sintomas, mas prejudica a saúde de várias maneiras diferentes. Entre elas, aumenta o risco de ataque cardíaco, pode provocar um enfarte e problemas na função dos rins. A doença é responsável por quase 18% das mortes nos Estados Unidos e por custos na ordem de US$ 7,3 bilhões por ano no país.

sexta-feira, 19 de março de 2010

SAIBA COMO CONSUMIR ENLATADOS SEM RISCO


Latas estufadas, enferrujadas ou amassadas podem esconder grandes riscos à saúde da sua família. Para evitar que isso aconteça dentro de casa, o Doutor Bactéria dá dicas de como escolher com segurança alimentos enlatados.


Alguns cuidados:

Lata amassada é um perigo! Algumas substâncias tóxicas presentes na parede interna da lata podem se desprender e se misturar com o alimento. Além disso, latas amassadas são mais propensas à formação de bactérias. Pode haver um pequeno furinho na embalagem, que deixa o alimento exposto à luz e poeira das prateleiras.

Quando vemos latas estufadas, significa que existem microorganismos fermentando lá dentro.

É importante ficar atento ao prazo de validade do produto.

Antes de abrir a lata, é fundamental que ela seja higienizada.

E, se sobrar algum restinho, nada de mantê-lo na embalagem, prefira guardar em potes plásticos. Se permanecerem na lata, por serem muito condimentados, os alimentos acabam criando fungos.

quinta-feira, 18 de março de 2010

HÉRNIA DE DISCO ATINGE SEIS MILHÕES DE BRASILEIROS

Depois das doenças do coração, a hérnia de disco é o que mais provoca afastamento de pessoas do trabalho no Brasil. A má postura é a principal causa da doença. Usar salto alto e carregar mochilas e bolsas pesadas também podem ocasionar o problema, curado na maioria dos casos apenas com tratamentos clínicos que duram até três meses.
Fonte: R7

Saiba mais...
A coluna vertebral é composta por 33 vértebras: sete cervicais, doze torácicas, cinco lombares, cinco sacrais fundidas formando o osso sacro e quatro coccígeas também fundidas e formando o cóccix. Dentro delas há um canal por onde passa a medula nervosa ou medula espinhal.

Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, localizam-se os discos intervertebrais, que têm o feitio de um anel constituído por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto. A hérnia de disco aparece quando parte dessa estrutura sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna e se dirigem para o resto do corpo. Hérnia de disco pode ser assintomática ou provocar dor de moderada e leve intensidade até dor muito forte e incapacitante.

Lamentavelmente, uma pequena parcela da população tem tendência genética para apresentar o problema. Entretanto, se essas pessoas praticarem atividade física regular, se tiverem a musculatura abdominal e paravertebral bem desenvolvida, mesmo que apresentem uma hérnia de disco, raramente são candidatas ao tratamento cirúrgico.

De qualquer modo, para prevenir a instalação de problemas na coluna o importante é evitar excessos: excesso de peso, de consumo de álcool e de exercícios.

Atividade física bem orientada, exercícios de alongamento e hábitos saudáveis de vida previnem o encurtamento da coluna e a formação de hérnias de disco.

Dr. Osmar José dos Santos de Moraes é neurocirurgião, responsável pelo Setor de Diretrizes e Condutas da Sociedade Brasileira de Coluna Vertebral.

Fonte: Drauzio Varella


quarta-feira, 17 de março de 2010

SUCO VERDE REJUVENESCE

Todas as folhas verdes e as sementes germinadas contêm inúmeros nutrientes, que incluem vitaminas, minerais, oligoelementos, fitoquímicos, aminoácidos e principalmente enzimas; por isso são considerados na nutrição moderna um alimento completo que sustentam o crescimento e desenvolvimento dos seres humanos.

O suco de clorofila* atua para melhorar a condição sanguínea, pois tem ação anti-oxidante, fornecendo todos os elementos nutricionais em grande quantidade, principalmente aqueles com capacidade de regular o metabolismo. Tudo isto, irá reparar as estruturas danificadas das moléculas do corpo e com isso reduzir a velocidade do envelhecimento. Seguindo pela corrente sanguínea e agindo nas células do organismo inteiro, promoverá a sensação de bem estar, maior disposição e isto já é uma demonstração do início do rejuvenescimento de dentro para fora.

Dica: Tome uma vez ao dia um suco de clorofila* (pigmento verde escuro das verduras), pode ser a clorofila congelada ou outro suco que contenha folhas verdes como, por exemplo, suco de abacaxi com hortelã, couve com laranja lima...

* Receita da clorofila caseira
A alternativa para o sache congelado de clorofila é passar folhas de couve-manteiga na centrífuga.

Acrescente 1 colher (sopa) do sumo, riquíssimo em clorofila, no preparo de sucos. Vale também bater 3 folhas grandes de couve com 1 copo (200 ml) de suco de laranja, coar e beber.


Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo.

Para saber mais, acesse: www.nutrijobst.com

terça-feira, 16 de março de 2010

DA LITERATURA PARA O CINEMA


CANSADO DEMAIS PARA FAZER SEXO

Um em cada quatro americanos casados ou que moram com alguém afirma estar tão privado do sono que muitas vezes se sente cansado demais para fazer sexo, segundo estudo da Fundação Nacional do Sono. A falta de sono também afasta muitas pessoas das funções de trabalho e familiares, afirmou o relatório.

A pesquisa, feita com base em uma amostra aleatória de 1.007 adultos entre 25 e 60 anos, focou nas diferenças de hábitos de sono entre grupos étincos, mas as respostas sobre o cansaço e o sexo foram mais ou menos as mesmas em todos os grupos.

Por Roni Caryn Rabin - Do 'New York Times'



segunda-feira, 15 de março de 2010

PESQUISA MOSTRA BENEFÍCIOS DA VITAMINA D

Estudo divulgado nesta segunda-feira (15) descobriu novos efeitos da vitamina D. Cientistas americanos acompanharam mais de 30 mil pessoas durante um ano. Aqueles que aumentaram o nível de vitamina D no organismo passaram a ter menos hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e infartos. Pesquisas anteriores mostraram que a falta da supervitamina pode elevar o risco de câncer, diabetes, tuberculose e esclerose múltipla.

A vitamina D é encontrada em ovos, cereais, leite, peixes. Também é produzida pelo próprio organismo humano quando entra em contato com o sol. Mas ficar exposto aos raios solares para buscar a vitamina D é arriscado. Sem proteção adequada, podem surgir outros problemas, como câncer de pele.

Nieca Goldberg, da Universidade de Nova York, recomenda aos pacientes com deficiência da vitamina o consumo de suplementos – encontrados nas farmácias ou nos alimentos, mas sempre com orientação médica. Vitamina D demais provoca náusea, vômito e confusão mental, por exemplo. O melhor é, de vez em quando, fazer exames para verificar o nível da vitamina D no sangue. Até porque a medicina ainda não tem certeza de todos os beneficios da vitamina D.

"São estudos recentes, com resultados promissores, mas mas nós ainda não podemos dizer com certeza que é uma pílula mágica”, diz Goldberg.

Fonte: Jornal Nacional

domingo, 14 de março de 2010

UM DOMINGO PARA FAZER O BEM

Simplesmente Flores...

A falta de amor é a maior de todas as pobrezas.

(Madre Teresa de Calcutá)




COMO AS VARIZES APARECEM

Vi essa matéria no RJTV a achei bem interessante. Você tem varizes? Tem medo que elas apareçam? Então leia as informações abaixo e veja a matéria na íntegra...

Dr. Manuel Júlio Cota - presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular da regional Rio de Janeiro.

Segundo o médico entrevistado as varizes são veias dilatadas e tortuosas que acometem preferencialmente os membros inferiores. Vasos são varizes pequenas, avermelhadas, arroxeadas nas pernas. São tratadas com aplicação. As varizes são veias maiores, mais grossas que são tratadas com cirurgia.

Cinquenta por cento das varizes são hereditárias. O histórico familiar é importante para a gente avaliar se o paciente tem essa predisposição para a formação de varizes. O excesso de peso, obstruindo o retorno venoso é um fator importante. Múltiplas gestações também e atitudes, como ficar muito tempo em pé ou sentado, o que impede o bombeamento do sangue para o coração, também funcionam como um fator predisponente.

O salto alto impede um andar fisiológico, em que o paciente movimenta os pés. Isso, em um paciente que tem predisposição, acaba influenciando na formação de varizes no longo prazo.

Se você não tem varizes e tem dor nas pernas, pode ser que você não tenha um bom condicionamento físico e muscular. Isso gera dor. Mas a longo prazo, se você tem predisposição, pode vir a apresentar varizes no futuro. O importante é praticar exercícios.

sábado, 13 de março de 2010

CIRURGIA ÍNTIMA NA MULHER

Por: Dr. Benedito Vieira e Dr. George Soares

01- Hipertrofia dos Pequenos Lábios Vaginais: geralmente a mulher fica constrangida de usar calças muito justas e até biquínis, pelo desconforto. Além disto, os pequenos lábios hipertrofiados atrapalham durante o ato sexual, dificultando a penetração e o deslizamento do pênis.
A vagina tende a ficar ressecada e dolorida podendo sofrer infecções, inflamações e corrimento vaginal ou leucorréia, pelo fato dos pequenos lábios serem grandes e abafarem a vagina
A correção cirúrgica é feita através da ressecção do excesso dos pequenos lábios, podendo ser realizada sob anestesia local e sedação, peridural ou geral.
A cirurgia não deixa cicatriz aparente, nem provoca perda da sensibilidade. Não há necessidade de retirar pontos e a recuperação é rápida, exigindo apenas higiene local.


02- Excesso de Gordura na Região Pubiana: região pubiana alta demais com acúmulo de gordura em mulheres pode ser reduzida com uma pequena lipoaspiração no local.


03- Murchamento Vaginal: é um problema que causa muito constrangimento pelo seu aspecto antiestético. A solução é conseguida através de enxerto de gordura da própria paciente na região vaginal. Informamos que todo enxerto de gordura tende a reabsorver uma parte, porém é um procedimento que poderá ser repetido de acordo com a necessidade.


04- Escurecimento da mucosa vaginal: algumas mulheres na menopausa sofrem o escurecimento da mucosa vaginal próxima aos pequenos lábios vaginais. Isto pode ser corrigido através da ressecção de parte dessa mucosa de coloração alterada, trazendo para frente a mucosa sã.


05- Alargamento Vaginal: é mais comum nas mulheres que tiveram partos normais repetidos ou nas mais idosas. Em geral está acompanhada com a queda da bexiga. A correção consiste em retirar a mucosa excedente e fechar-se a musculatura da região. Este procedimento é a tão conhecida perineoplastia, realizada pelo cirurgião geral ou pelo ginecologista. Esta cirurgia não é realizada por nós cirurgiões plásticos.


06- Hipertrofia de Clitóris: ou clitóris desenvolvido, pode causar desconforto, dificuldade de atingir o orgasmo e constrangimento. Nestes casos, costumamos encaminhar a paciente para tratamento com um especialista em ginecologia.


07- Hipertrofia de Mamilos: ou "bicos dos seios desenvolvidos", traz desconforto e constrangimento para certas mulheres, em sua sexualidade exposta através das mamas. Os mamilos grandes aparecem através da roupa, principalmente quando a mulher usa blusas mais justas ao corpo. A técnica cirúrgica utilizada permite diminuir o mamilo preservando os ductos e a sua sensibilidade. Pode ser realizada sob anestesia local e sedação.

Fonte: BG Cirurgia Plástica


EDUCAÇÃO ALIMENTAR

O programa Globo Repórter dessa sexta-feira, dia 12 de março, abordou o tema “Como emagrecer com saúde”. Se você briga com a balança para eliminar aqueles quilinhos a mais, vele a pena ver a reportagem na íntegra - AQUI

Confira as 14 metas da educação alimentar, indicadas pelo Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

1) Faça de 5 a 6 refeições por dia.
2) Frutas na sobremesa e nos lanches.
3) Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
4) A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
5) Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
6) Modere nos açúcares e nos doces.
7) Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
8) Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
9) Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.
10) Coma uma porção de leguminosas por dia.
11) Reduza o álcool. Evite o consumo diário.
12) Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
13) Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
14) Aprecie sua refeição. Coma devagar



sexta-feira, 12 de março de 2010

ALIMENTOS QUE AJUDAM A EVITAR A DEPRESSÃO

Estima-se que o Brasil possua 13 milhões de pessoas sofrendo de depressão. No mundo são 340 milhões e cerca de 850 mil suicídios/ano provocados por ela, de acordo com dados da OMS. No final de dezembro, pesquisadores de Londres provaram que comida processada e rica em gordura aumenta o risco de depressão em 58%. Já aqueles com uma dieta rica em vegetais, frutas e peixes, apresentam chances menores de apresentar os sintomas do chamado mal do século 20.

Segundo a nutricionista e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição, Virgínia Nascimento, para que esses alimentos possam fazer um efeito concreto, devem ser consumidos pelo menos três vezes por semana.

Veja abaixo dez alimentos coadjuvantes na prevenção da depressão e integre-os à sua dieta diária, misturando-os ou comendo isoladamente.

1) Arroz integral: há os que amam e os que odeiam, mas é uma ótima fonte de vitamina B1 e B2 e ácido fólico (estes diminuem o nível da homocistina, uma das culpadas pela depressão) e, como solta a glucose paulatinamente, previne a hipoglicemia.


2) Salmão, sardinha e atum: os asiáticos e os finlandeses têm grau muito baixo de depressão comparado com o resto do mundo e o segredo está no consumo de peixes. Pesquisadores japoneses estudaram 1.763 finlandeses e provaram que o consumo de peixe, pelo menos duas vezes por semana, diminui o risco de depressão. Tudo isso graças ao ômega-3 e às vitaminas do complexo B.


3) Repolho e couve: é rico em vitamina C e também em ácido fólico e ajuda a combater a depressão, o estresse e doenças cardíacas. Além disso, seu suco pode ajudar a curar úlceras de estômago, e a Associação Americana de Pesquisas sobre Câncer mostrou que pode nos proteger de vários tipos da doença.


4) Castanha do Pará: pois é, o Brasil também tem sua fruta nativa que é rica em selênio e com isso dá um impulso na atividade cerebral e diminui o risco de depressão.


5) Abóbora: esta é um dos segredos do bom humor, já que contém altas proporções de vitamina B6 e ferro, que são elementos muito importantes para converter o açúcar no sangue em glucose (que é o combustível do cérebro).


6) Feijão: um dos componentes do prato favorito dos brasileiros é rico em proteínas, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, carboidratos e fibras. Além de ajudar na depressão, também já foi associado à diminuição de doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e até neoplasias.


7) Leite e iogurte desnatado: apesar de ter uma turma que o considera um veneno, o leite na verdade é rico em triptofano que é um aminoácido que influencia positivamente na produção da serotonina. Além disso, é fonte de tirosina, que está associada à produção de dopamina e adrenalina que causam sensação de alegria. Quer mais? O cálcio do leite é ótimo para controlar irritabilidade, especialmente de mulheres na TPM.


8) Frutas: um estudo feito nas Filipinas em 2008 provou que consumir de duas a três bananas por dia ajuda a combater a depressão, já que é rica em triptofano. A laranja e a maçã fornecem ácido fólico. A jaboticaba é fonte do complexo B. Abacaxi de serotonina. Nutricionistas também recomendam melancia, mamão, abacate, limão, grapefruit e tangerina como agentes do bom humor.


9) Cereais integrais: não só são fontes de carboidratos, como também são ricos em vitaminas do complexo B e ácido graxo ômega 3. A aveia, por exemplo, tem altas doses de triptofano e ainda de selênio, que dá mais energia. Produtos à base de soja também são recomendados.


10) Espinafre e verduras escuras: por serem ricos em magnésio (que é auxiliar na produção de energia), atuam como antidepressivos. Também possuem altos níveis de complexo B. O brócolis é fonte de ácido fólico. Já o talo da alface (aquele que os restaurantes teimam em tirar na hora de servir) tem ação sedativa e tranquilizante.

Por: Claudio R. S. Pucci

Fonte: Terra


quinta-feira, 11 de março de 2010

ALGUNS ALIMENTOS PODEM APRESENTAR RISCO PARA AS CRIANÇAS


Li essa matéria na revista Crescer e é bem interessante. Quem tem criança pequena em casa deve ficar atento às dicas e evitar problemas...

A Sociedade Brasileira de Pediatria preparou uma lista com os alimentos que podem representar algum tipo de risco para o seu filho, seja pelo perigo de engasgar ou de comer algo contaminado. A idéia não é radicalizar nem banir os itens dessa lista de vez das refeições. É para você olhá-los com um cuidado ainda maior.

Confira a lista dos alimentos:

Azeitona com caroço
Se você tem crianças em casa, prefira comprar azeitonas sem caroço. A possibilidade de elas morderem com força demais a azeitona e quebrarem ou lascarem um dente danificado existe sim. Isso sem falar no risco de engasgar. No caso de frutas com caroço, como a ameixa, é preferível servi-las já cortadas. Para as crianças que já comem bem sozinhas, uma boa recomendação para tomar cuidado deve ser o suficiente.


Peixe com espinha
Nesse caso, engasgar com os espinhos é a grande preocupação. Se seu filho já se alimenta bem sozinho, oriente-o a comer o peixe aos poucos, em pedaços pequenos, mastigando muito bem e sem pressa. Se ele for pequeno, é a sua atenção que deve ser redobrada. Tire todos os espinhos que você encontrar antes de servir. Também é importante conhecer bem a qualidade do local onde você compra peixe. Não custa lembrar que ele precisa aparecer na mesa da sua casa por, no mínimo, três vezes por semana. Afinal, os benefícios dele ao nosso organismo são muitos. Peixes são recomendados para evitar o colesterol, ajudam no desenvolvimento cerebral das crianças e ainda são fontes fartas de proteína, minerais e vitaminas


Balas
Balas são uma verdadeira paixão entre as crianças. São coloridas, docinhas, e têm um monte de sabores deliciosos. Mas é bom ficar de olho nos pequenos para ter certeza de que não estão indo com muita vontade ao pote. Por serem feitas de açúcar, elas podem provocar cáries - principalmente as balas mastigáveis, que costumam grudar nos dentes. Além disso, morder uma bala dura pode até mesmo comprometer a integridade dos dentes - e garantir uma visita especial ao dentista.


Biscoitos e salgadinhos
Alimentos industrializados ricos em gordura, açúcar e sal trazem sérios riscos para as crianças, que podem sofrer com obesidade, hipertensão, colesterol ou triglicédides. Mais uma vez, a solução é não cometer exageros. Deixe a bolacha e o salgadinho para o fim de semana.


Ovo mal cozido
Quando for servir ovos em casa, garanta que eles estejam bem cozidos ou, se fritos, com a gema durinha. Cozinhar ou fritar bem os ovos afasta o perigo da contaminação por salmonela, doença que poder causar dores de barriga, diarreia e febre. No caso das crianças, que têm o sistema imunológico em formação, é até possível que haja algumas complicações e a necessidade de ir para o hospital.


Pipoca
Doce, salgada, branquinha ou colorida, é difícil não gostar de uma pipoca quentinha – ainda mais se acompanhada de um filme muito legal. O grande problema está, na verdade, no risco de engasgar com uma delas. E nsine seu filho a comer devagar, em pequenas porções, e a mastigar bem cada bocado , lembrando que pipocas, no mundo ideal, elas só devem ser consumidas a partir de 4 anos

ANVISA REGULAMENTA PRODUÇÃO E VENDA DE FITOTERÁPICOS

Os remédios feitos à base de plantas sempre foram utilizados de acordo com a sabedoria popular. De agora em diante, o consumidor vai receber uma orientação oficial da Agência de Vigilância Sanitária que também estabeleceu o modo de usar, modo de preparo, indicações terapeuticas e contraindicações. Na lista divulgada são 66 plantas com suas propriedades cientificamente aprovadas.

Fitoterápicos são medicamentos feitos a partir de plantas medicinais. A
ssim como todos os medicamentos, devem oferecer garantia de qualidade, ter efeitos terapêuticos comprovados, composição padronizada e segurança de uso para a população.

FONTE: ANVISA
Veja a matéria exibida no Jornal Nacional, da TV Globo.

terça-feira, 9 de março de 2010

LEITE DE MULHER VIRA QUEIJO

Chef inova ao criar prato que traz queijo feito com leite de sua mulher

O chef Daniel Angerer, que trabalha em um restaurante de Nova York (EUA), inovou e fez um queijo com o leite de sua mulher. Angerer apresentou a novidade em seu blog na internet, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail".

Ele teve a ideia depois que percebeu que sua mulher estava produzindo muito mais leite do que o necessário para Arabella, filha do casal de quatro semanas.

Angerer disse que ficou curioso em saber se o leite humano poderia ser usado na cozinha. "Sendo chef, você fica curioso sobre qualquer coisa em termos de sabor", afirmou ele.

Além do queijo com leite materno, o prato especial criado pelo chef traz abóbora caramelizada, uvas Concord e outros ingredientes.



Fonte - G1


PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS MELHORA DESEMPENHO DO CÉREBRO

Corpo sarado, mente sadia. A comprovação foi feita pelo departamento de neurociência da Universidade de Cambridge, uma das mais conceituadas do mundo.

Ratos de laboratório, que correm regularmente, se tornaram capazes de memorizar fotos de alimentos e de se lembrar delas depois. Ratos sedentários ficam mais confusos e esquecidos.

O Dr. Timothy Bussey, que coordenou o estudo, explica que não são somente os músculos que crescem com exercícios físicos. O cérebro também aumenta de tamanho milimetricamente.

Tudo indica que o cérebro cresce porque os exercícios fazem aumentar o fluxo de sangue por todo o corpo, inclusive na cabeça. Além disso, os exercícios fazem aumentar a produção de hormônios e reduzem a tendência ao estresse, que geralmente inibe a renovação das células cerebrais.

Os pesquisadores admitem que com pessoas é um pouco diferente, porque algumas estudam mais, são mais cultas do que outras, independentemente dos exercícios que praticam ou da vida sedentária que levam.

Mas uma coisa ficou comprovada, segundo os cientistas: uma hora de exercício, pelo menos, por dia e a partir do terceiro mês, o cérebro começa a responder positivamente. Em outras palavras, fazer exercícios, além de saúde, é uma questão de inteligência.

Fonte: Jornal Nacional


domingo, 7 de março de 2010

UM DOMINGO PARA O AMOR...

Simplesmente Flores...

O amor é a força mais sutil do mundo. (Mahatma Gandhi)


sábado, 6 de março de 2010

CURSO DE INTERPRETAÇÃO: TEATRO, TV e PUBLICIDADE


PROFESSOR: RODRIGO CANDELOT
Rodrigo Candelot trabalha como apresentador, ator e jornalista e é professor de interpretação há mais de 6 anos.


Aulas de:
- Corpo, Voz e Emoção - Improvisação
- Energia - Relação com a câmera
- Sensibilização - Mercado de trabalho
- Concentração - Testes de comercias
- Ações Físicas - Gravação de monólogos

FR Models
Siqueira Campos, 121 /603, Copacabana
2as feiras, das 18:30 às 19:30hs
3 meses ou 12 aulas
R$ 250,00
Inicio: 15/03
Informações: 3208 4919 e 7848 7237

sexta-feira, 5 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO...

Eu acredito, e muito, no poder da oração. Hoje publico essa oração que escrevi e faço diariamente. Não levanto da cama antes de agradecer a Deus por mais um dia...


ATENÇÃO AO PAGAR CONTAS COM CARTÃO DE CRÉDITO

Vários bancos oferecem a possibilidade de pagar as contas de luz, água, gás e telefone usando o cartão de crédito. Há vantagens, além da praticidade, você fica com seu dinheiro rendendo mais alguns dias no banco, desde que pague a fatura do cartão em dia. No entanto, observe que alguns bancos cobram tarifas para prestar esse serviço. Dependendo do valor de sua conta, o barato pode sair caro.

A seguir, um levantamento das políticas dos maiores bancos de varejo a respeito do pagamento de contas com cartão de crédito. As informações são da assessoria de imprensa dos bancos:

Banco do Brasil – permite pagar contas e até faturas de outros cartões com o cartão de crédito do BB. O pagamento mínimo é de R$ 5,00 e o banco cobra 1.99% do valor do boleto. No cartão Infinity Black o cliente paga 2,50%.


Bradesco – permite apenas que os clientes que possuem cartão com a bandeira American Express paguem contas de serviços. Não cobram taxas.


Caixa Econômica Federal – não permite que os clientes paguem contas com cartão de crédito, apenas com cartão de débito.


HSBC – permite que os clientes paguem contas com o cartão. O pagamento mínimo é de R$ 3,00 e a tarifa é de 1,99% sobre o valor da conta.


Itaú Unibanco – permite que os clientes paguem contas de consumo através do cartão de crédito. Não há limite mínimo, e o serviço é tarifado em 1,99% do valor da fatura.


Santander – permite que os clientes paguem contas. Segundo a assessoria de imprensa, o serviço não é cobrado.


Compensa? Na ponta do lápis, essa facilidade pode custar caro. Supondo-se que os gastos com luz, água, gás, telefone fixo e celular, conexão de internet de uma família cheguem a R$ 1 000 por mês, a tarifa média cobrada será de R$ 19,99 por mês ou R$ 239,88 por ano, quase um quarto de uma conta mensal.

É melhor usar serviços mais baratos dos bancos, como débito automático, tomando o cuidado de não entrar no cheque especial para pagar as contas.


Por: Claudio Gradilone - Coluna Seu Dinheiro

CUIDADO AO USAR CAIXA ELETRÔNICO!

Vi essa matéria no Jornal Nacional e fiquei boba com a audácia desses caras. Se você tem o hábito de usar caixa eletrônico, fique atento! Veja a matéria na integra para entender melhor como os bandidos estão agindo...

A Polícia Civil investiga quadrilha especializada em novo golpe em bancos 24 horas. Segundo os agentes, os criminosos criaram um equipamento sofisticado e nunca visto. O aparelho era instalado em menos de três minutos.

O sistema permite aos criminosos descobrir todos os dados de uma conta, inclusive a senha, sem que o cliente digite um número sequer. De acordo com a polícia, basta inserir o cartão no leitor do caixa eletrônico para a quadrilha consegue fazer um clone do cartão.

O delegado Roberto Nunes, responsável pelo caso, alerta que é preciso observar atentamente o monitor antes de inserir o cartão. Se a imagem estiver congelada, desista da operação. Segundo ele, a melhor hora para usar o caixa eletrônico é em horário comercial e durante a semana.

A polícia informou que ainda tenta identificar os dois homens que aparecem nas imagens gravadas no banco.

quinta-feira, 4 de março de 2010

BENEFÍCIOS DA AVEIA

Atualmente, ela está em evidência pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados.

Existem estudos que dizem ainda que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sangüíneo, controle da pressão arterial e regulagem do trânsito intestinal, evitando a obstipação (intestino preso).

A fibra solúvel presente na aveia, chamada ß-glucana é responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia, pois retarda o esvaziamento gástrico, o que tem como resultado uma maior saciedade.

Ao entrarem em contato com a água, as fibras formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas.

Em relação ao seu poder hipocolesterolemiante, estudos sugerem que a ação da ß-glucana na diminuição do colesterol no sangue estaria ligada à absorção de ácidos biliares. Estes são excretados pelas fezes, diminuindo a absorção de colesterol ou ácidos graxos de cadeia curta produzidos pela ação das fibras presentes no cólon inibindo a síntese de colesterol no fígado.

Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas é o farelo de aveia, seguindo dos flocos e farinha de aveia. Existem ainda outros alimentos que possuem ß-glucanas, como soja cozida, feijão branco cozido, grão de bico cozido, brócolis, farinha de milho, manga e trigo para quibe.

O consumo recomendado de fibras totais (ou seja, solúveis e insolúveis) é de 20 a 30 gramas por dia, o que comumente não é feito pela população em geral. Mas este objetivo pode ser alcançado com uma alimentação que dê preferência aos cereais integrais como aveia, frutas, verduras, legumes, leguminosas.

Por Milena Lima
Nutricionista - CRN-3 14. 100


  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO