sábado, 24 de abril de 2010

MÉDICOS ALERTAM RISCO DE ÓCULOS SEM RECEITA


Óculos de grau têm sido vendidos há muito tempo nas bancas de camelô como um produto qualquer, sem nenhum tipo de controle. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia alerta, contudo, que esses produtos não causam danos permanentes aos olhos, mas podem provocar incômodos, como dor de cabeça, cansaço na leitura, sonolência, imagens borradas, tontura, e visão dupla.


Um dos problemas é que os óculos comprados sem receita têm o mesmo grau nas duas lentes e um tamanho padrão. Não é indicado para quem enxerga melhor por um olho do que pelo outro, e pode não se ajustar a rostos mais largos ou mais estreitos.


Outro risco é que quem usa óculos sem receita não costuma se consultar com um oftalmologista. Por estar vendo melhor, a pessoa tem a impressão de que o problema de visão está sendo corrigido – uma atitude que pode adiar o diagnóstico de doenças silenciosas.


"Como o glaucoma, que é uma doença que não causa sintomas no seu inicio. E pode ser mascarada, o paciente pode achar que está tratando essa doença com o uso de óculos sem receita", afirma Paulo Schor, professor de oftalmologia Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Fonte: G1



1 Comentário:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
24/04/2010 - 09h13m.
Visitamos uma vez cada ano o nosso Oftalmologista,é um dever e uma obrigação que temos com as nossas vistas e a nossa visão. Como é importante a nossa visão, jamais deveremos usar óculos adquirido em bancas de camelô, pois as vezes enchergamos melhor com aquela lente apresentada pelo mesmo, porem não é o grau certo. O Oftamologista faz vários exames para poder receitar os óculos ou as lentes certas, a mesma coisa acontece com os óculos de sol, devemos usar sim mais aquele que for receitado pelo OFTAMOLOGISTA! Vamos cuidar melhor dos nossos olhos, sem eles não vamos enxergar. Como deverá ser triste ser cego!

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO