sexta-feira, 23 de abril de 2010

EXERCÍCIOS FÍSICOS E USO DO COMPUTADOR AJUDAM A ESTIMULAR A MEMÓRIA DE IDOSOS


Combinar exercícios físicos moderados com o uso do computador pode ajudar a proteger os idosos contra a perda de memória leve, segundo indica um novo estudo realizado pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos e apresentado na reunião anual da Academia Americana de Neurologia.


O estudo envolveu 926 pessoas, com idades entre 70 a 90 anos. Todos os questionários perguntavam sobre exercícios físicos e atividades cognitivas feitas durante o ano anterior.

Os resultados mostraram que pessoas que faziam exercícios moderados tinham 36% menos chances de ter o prejuízo cognitivo suave do que as pessoas que não praticavam nenhum tipo de exercício. Além disso, os voluntários que se envolveram em qualquer quantidade de utilização do computador tinham 44% menos chances de ter perdas cognitivas do que as pessoas que não usam o computador. Ao todo, 817 participantes apresentavam funções cognitivas normais e 109 apresentaram o prejuízo cognitivo suave.

De acordo com os pesquisadores, esse estudo descobriu que a prática do exercício físico, de uma a cinco vezes por semana, e se dedicar a atividades mentais, especialmente ao uso de computador, parece ter um efeito conjunto na proteção contra o prejuízo cognitivo. Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp), comprova que a dança, além de exercitar o corpo, faz bem para a memória. Força, ritmo, agilidade, equilíbrio e flexibilidade são desenvolvidas e trazem bem-estar e saúde aos idosos. Isso porque com a idade, eles deixam de exercitar a área do cérebro responsável por essas ações para estimular outras regiões como a que controla a ansiedade e a motivação.

Fonte: Minha Vida!


1 Comentário:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
24/04/2010 - 18h33m.
Exercícios Físicos e uso do Computador ajudam a estimular a memória dos idosos!

Vou voltar a 20 anos passados e lembrar-me quando eu e minha esposa, fazíamos juntos natação e estes exercícios que aparecem na foto ou na gravura. Trabalhávamos muito com os braços as pernas e o corpo. Todo o exercício era dentro d'agua, era uma piscina de água quente o que fazia muito bem. Os exercícios duravam UMA HORA 3 x na semana. Foi muito bom aqueles anos que fizemos os mesmos.
Depois da morte de minha esposa me dediquei ao Computador e ele hoje muito me ajuda, pois não posso perder a memória e o que faço e comentar artigos. Todos nós na terceira idade, jamais podemos parar!

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO