terça-feira, 27 de abril de 2010

ALIMENTOS PODEM AJUDAR A EVITAR A HIPERTENSÃO

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 25% da população brasileira são hipertensos e em 80% dos casos a doença não apresenta sintomas.

Dentre os diversos fatores causadores da hipertensão, alguns podem ser destacados como o histórico familiar, a idade, o excesso de sal no preparo dos pratos, o uso abusivo de bebidas alcoólicas e o cigarro. A obesidade e a vida sedentária também são causadores da hipertensão. "Com exceção da herança familiar, eliminar os demais fatores é a chave para o controle da pressão", explica dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do HCor- Hospital do Coração.

Uma alimentação saudável e equilibrada, composta por alimentos ricos em antioxidantes, é uma boa forma de se prevenir a doença e manter a qualidade de vida.

Alimentos funcionais- são aqueles que possuem em sua composição nutrientes importantes para a manutenção do organismo, além disso, estão diretamente ligados ao crescimento, desenvolvimento e funcionamento de diversos órgãos, garantindo a saúde do indivíduo e evitando doenças.

"Um dos grandes aliados da saúde é o azeite de oliva, especialmente o extra virgem, que, por possuir antioxidantes em sua composição, evita o endurecimento das artérias", explica o cardiologista. O consumo moderado de vinho, chocolate preto ou amargo e alho também é recomendável. Outra dica do dr Magnoni é a ingestão diária de verduras, frutas e peixes.

Um outro destaque é para as frutas secas e as amêndoas, que possuem grande quantidade de magnésio, proteínas, cobre, riboflavinas, fibras, cálcio e gordura monoinsaturada. Além disso são ricas em vitamina E, antioxidantes naturais que ajudam a retardar o envelhecimento e as doenças cardíacas.

Fonte: Shvoong


2 Comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
27/04/2010 - 16h35m.
ALIMENTOS PODEM AJUDAR A HIPERTENSÃO!
Este comentário é importantíssimo. Eu sempre tive tendência uma pressão alta,não era exagerada mais era alta! Um de meus Cardiologistas, me ensinou a comer e beber. Aprendi e faço uso até hoje, quando mantenho uma pressão de 12x8! Minha alimentação é saudavel, pois uso muitas folhas que são cozidas e temperadas com Azeite extra-virgem! Alem de saladas e frango assado somente no forno sem gordura (bifes do peito), tomo diariamente um cálice de vinho tinto seco e uma castanha do Pará, (prefiro ralada)! Não fumo, não bebo nem refrigerante!Frutas só em jejum antes do café. Como também minha sobremesa é uma laranja ou mamão. Como as vezes uma só fatia de bolo por semana, e no café da manhã uso torradas! Precisamente a 5 anos minha pressão vem se mantendo. Na minha opinião, não preciso mudar nada em meu cardápio e assim, também não pego peso!

Ministério da Saúde disse...

Olá blogueiro!

O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download. Caso se interesse, entre em contato com fernanda.scavacini@saude.gov.br
Obrigado!

Ministério da Saúde

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO