quinta-feira, 18 de março de 2010

HÉRNIA DE DISCO ATINGE SEIS MILHÕES DE BRASILEIROS

Depois das doenças do coração, a hérnia de disco é o que mais provoca afastamento de pessoas do trabalho no Brasil. A má postura é a principal causa da doença. Usar salto alto e carregar mochilas e bolsas pesadas também podem ocasionar o problema, curado na maioria dos casos apenas com tratamentos clínicos que duram até três meses.
Fonte: R7

Saiba mais...
A coluna vertebral é composta por 33 vértebras: sete cervicais, doze torácicas, cinco lombares, cinco sacrais fundidas formando o osso sacro e quatro coccígeas também fundidas e formando o cóccix. Dentro delas há um canal por onde passa a medula nervosa ou medula espinhal.

Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, localizam-se os discos intervertebrais, que têm o feitio de um anel constituído por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto. A hérnia de disco aparece quando parte dessa estrutura sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna e se dirigem para o resto do corpo. Hérnia de disco pode ser assintomática ou provocar dor de moderada e leve intensidade até dor muito forte e incapacitante.

Lamentavelmente, uma pequena parcela da população tem tendência genética para apresentar o problema. Entretanto, se essas pessoas praticarem atividade física regular, se tiverem a musculatura abdominal e paravertebral bem desenvolvida, mesmo que apresentem uma hérnia de disco, raramente são candidatas ao tratamento cirúrgico.

De qualquer modo, para prevenir a instalação de problemas na coluna o importante é evitar excessos: excesso de peso, de consumo de álcool e de exercícios.

Atividade física bem orientada, exercícios de alongamento e hábitos saudáveis de vida previnem o encurtamento da coluna e a formação de hérnias de disco.

Dr. Osmar José dos Santos de Moraes é neurocirurgião, responsável pelo Setor de Diretrizes e Condutas da Sociedade Brasileira de Coluna Vertebral.

Fonte: Drauzio Varella


1 Comentário:

Cesar Butturini Frambach disse...

Cesar Butturini Frambach
18/03/2010 - 20h50m.
Seis milhões de pessoas sofrem de Hérnia de Disco! Temos visto em Consultórios Médicos, pessoas se queixando de Hérnia de Disco! Segundo as mesmas é algo de terrível, uma vez que a coluna é a parte principal que causa este serio
problema.

Renata, traz aquí em seu blogger dados importantes sôbre este problema cruciante daqueles que sofrem!

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO