quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

SAIBA MAIS SOBRE AREIA SUJA X MICOSE

Esta semana os jornais mostraram o quanto as areias das praias do Rio de Janeiro estão sujas.
Jornal do Brasil
RJTV

Abaixo publico material publicado no site Médico – Saúde e Beleza – sobre as micoses.


A “micose de praia” ou “pano branco” é o nome popular de uma doença da pele chamada pitiríase versicolor.
O fungo causador da doença habita a pele de todas as pessoas e é capaz de se desenvolver provocando as manchas. Pessoas com baixa resistência imunológica têm facilidade de apresentar o quadro, mas pessoas saudáveis podem também ter a doença.

Muitas pessoas percebem que têm a dermatose após a exposição da pele ao sol porque nas áreas afetadas pela micose a pele não se bronzeia. A pele ao redor bronzeia normalmente, deixando perceptíveis áreas claras onde está a doença, por isso o paciente pensa que pegou a micose na praia ou piscina. Na verdade, o sol apenas mostrou aonde estava a micose, pois esse fungo vive normalmente na pele e só aumenta em condições favoráveis ao crescimento do fungo. Vem daí o nome “micose de praia”.

As áreas com pele mais oleosa, como rosto, porção superior do tronco e dos membros superiores são as mais atingidas.

Geralmente, a pitiríase versicolor não dá sintomas, mas alguns pacientes podem apresentar coceira.

O tratamento da pitiríase versicolor pode ser feito com medicamentos de uso tópico (sabonetes, xampus, ou cremes) ou via oral (comprimidos), dependendo de cada caso.

Mesmo após um tratamento correto, a micose pode retornar, pois é causada por um fungo que normalmente já habita a nossa pele.
Não faça auto medicação, consulte seu médico dermatologista.

Dra. Érica Monteiro
www.dermatologia.com.br

1 Comentário:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
03/02/2010 - 19h54m.
A Dra. Érica nos da uma lição com referência a Micose. Micose é aquela que ataca a pele e muitas vez pegamos em função a nossa falta de cuidado. As vezes vamos a praia e nos sentamos naquela areia suja, imunda, onde pessôas até com problemas sérios de pele lá sentaram. Devemos ter muito cuidado, conforme nos escreve a Dra. Érica, como tambem cuidado com as crianças. Qualquer coisa diferente que apareça na pele, devemos de imediato procurar um DERMATOLOGISTA, afim de evitar problemas sérios futuros!

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO