terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ESCOVAR A LÍNGUA AJUDA A ACABAR COM O MAU HÁLITO

A halitose, também conhecida como mau hálito, mau odor, fetor, entre outros, afeta 85% da população alterando o comportamento social e psicológico do indivíduo.

A saburra lingual é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada que se forma principalmente na parte posterior da língua composta por restos de alimentos e células do epitélio.

O metabolismo dos componentes da “SABURRA LINGUAL”, promove um odor ruim resultando no mau hálito que são gases derivados do enxofre.

Torna-se clara, a necessidade diária de limpeza da língua de forma confortável para a remoção diária da saburra lingual com os LIMPADORES DE LÍNGUA. Aos fumantes redobrar os cuidados.


Existem utensílios especiais para limpar a língua, no entanto a maioria deles são importados (exemplos: Breath-So-Fresh, Breath Taker, etc) e dificilmente são encontrados no Brasil.

A limpeza da língua pode ser feita com a escova dental e da seguinte forma:

1 - coloque a língua para fora o máximo que puder (tente visualizar áreas esbranquiçadas, que são os resíduos)

2 - coloque a escova na parte mais posterior possível da língua (sobre as áreas esbranquiçadas) , pressione a escova contra a língua e puxe-a vagarosamente para frente.

3 - repita esta operação até todos os detritos terem sido removidos e depois enxague a boca. Esta operação pode ser feita durante a escovação dos dentes.

Este procedimento pode ser difícil para pessoas que tem reflexo de restrição, ou seja, sentem náusea quando um objeto é colocado na língua; no entanto a pessoa acostuma-se com o tempo.

Repetindo a escovação da língua todos os dias, teremos uma boca mais limpa, saudável e um hálito mais puro


Fontes: Dr Eduardo Geraldo Rubio; Dr Marcelo Silva Monnazzi Cirurgião



2 Comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
24/02/2010 09h47m.
Escovar a língua de fato evita o mau hálito. Hoje, já com uma idade avançada, me lembro quando frequentava um Dentista, isto a anos e anos passados, quando ele me dizia da necessidade de escovar a língua, naquela época não tínhamos ESCOVAS especiais, era apenas um ou dois tipos. Porém começamos a fazer isto duas vezes por dia, e até hoje eu faço, só que hoje nós temos escovas especiais. Não dóe e ficamos com a língua (rosa), sem síquer uma mancha branca, não dá enjoo e é uma maneira de ter a boca e alíngua totalmente LIMPA.

Obrigado Renata, por nos trazer esta lembrança tão importante na nossa higiene diária!

Medicina Periodontal disse...

Renata

Quero agradecer a gentil citação do meu site, e você esta de um modo geral colaborando para que as pessoas se concientizem que o hábito de escovar a língua é uma manobra fácil de executar e que melhora sua qualidade de saúde geral e oral.

bom dia dr.eduardo rubio

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO