EXCESSO DE SAL PODE FAZER MAL A SAÚDE
Comer mais sal do que o necessário faz o corpo inchar, já que o alimento é responsável por reter líquidos. O excesso de sódio também pode aumentar a pressão arterial e elevar o risco de doenças nos rins e cardiovasculares, como AVC e infarto, afirma a nutricionista Ludmilla Moreira Eler, do Hospital Sírio-Libanês.
Uma dica para dar mais sabor ao prato é utilizar outros temperos, como alecrim, cebolinha, coentro, hortelã, louro, manjericão, salsa, limão, cebola, vinagre azeite e alho. E, não deixe o saleiro na mesa enquanto faz as refeições. Você pode se sentir tentada.
Nos supermercados há muitos alimentos ricos em sódio. Segundo Ludmilla, alguns dos principais vilões são: temperos prontos, produtos em conserva, enlatados, embutidos, caldos concentrados, salgadinhos, sopas e macarrões instantâneos.
Cuidado também com o açúcar. Prefira verduras, legumes, frutas, leite e derivados sem gordura, cereais (como arroz, milho e aveia), e leguminosas, como feijão. Tome chás, leite e iogurte sem açúcar e coma doces apenas uma vez por semana - mesmo assim, em pouca quantidade.
Fonte: Diário de Marília
Veja também a matéria exibida no Jornal Nacional sobre esse assunto.
1 Comentário:
CESAR BUTTURINI FRAMBACH
22/01/2010 -14h02m.
Sal, aquele que se agrga aos temperos para se preparar um bom prato. nSal, nas batas fritas, como é bom! Um churrasco bem ligado ao sal como é bom!
Porém, jamis devemos usar sal em quantidade, sim apenas para dar um paladar. O aumento de PRESSÃO é ocasionado por comidas salgadas, condimentadas, uma vez que até os condimentos levam sal. Sempre tive uma pressão mais alta do que baixa. A mais ou meenos 6 anos comecei a me educar e hoje a mesma é sempre 11X8 ou 12X8, isto a 6 anos. Temos que nos educar com o Sal, também temos que ter cuidado com o açucar, usando sempre o minímo possivel para evitar um problema sério no organismo. Se tivermos cuidado com o que comemos e bebemos, jamais teremos problemas nos resultados dos EXAMES LABORATORIAIS! Saber comer e beber é uma arte que nos sabemos!
Postar um comentário