sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Nos cinemas de todo Brasil...

Alô alô Teresinha

ALÔ ALÔ TERESINHA – NOS CINEMAS

Alô Alô Teresinha - Documentário sobre o maior fenômeno de comunicação da televisão brasileira, o apresentador Abelardo Barbosa, mais conhecido como Chacrinha. O diretor Nelson Hoineff fez uma das maiores pesquisas sobre o cumunicador, recuperando imagens digitais, para contar a aventura "chacriniana" como se fosse um programa de TV.

O público assistirá ao anárquico apresentador de auditório jogando bacalhau para a platéia, soltando seus bordões, buzinando calouros ou premiando-os com o famoso troféu abacaxi, e ainda apresentando os maiores ídolos da época como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Wanderléia, Wanderley Cardoso, Gretchen, Sidney Magal e muitos outros.



Ficha Técnica


Título Original: Alô Alô Terezinha
Gênero: Documentário
Duração: 95 min.
Lançamento (Brasil): 2009
Direção: Nelson Hoineff
Roteiro: Newton Cannito, Nelson Hoineff
Produção: Daniel Maia, Paloma Piragibe
Fotografia: Guilherme Sussekind
Edição: Daniel Maia, Diana Gandra, Felipe Paes



Elenco


Chacrinha
Roberto Carlos

Gilberto Gil
Wanderléia
Wanderley Cardoso
Gretchen

Sidney Magal

e outros

Fonte: Meu cinema brasileiro


quinta-feira, 29 de outubro de 2009

BENEFÍCIOS DO BRÓCOLIS


Brócolis faz bem para o coração e previne osteoporose

Os elementos presentes no brócolis auxiliam o organismo a reduzir o colesterol, melhorar a imunidade e formam uma rica fonte de fibras. Ele também previne alguns tipos de câncer e as substâncias presentes nele, entre elas os antioxidantes, ajudam a evitar doenças cardíacas e osteoporose.

Você encontra essas e muitas outras informações no livro "Alimentos que Curam", parte da coleção "100 Receitas de Saúde", da Publifolha.
O volume apresenta receitas tradicionais, testadas e aprovadas, indicadas para tratar diversos sintomas e evitar o aparecimento de outros. Confira mais informações a respeito do título e confira outras receitas na Folha Online.


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

DIA DE SÃO JUDAS TADEU

Bolo São Judas Tadeu (uma delícia!)





Capela São Judas Tadeu - oração e agradecimento

Oração a São Judas Tadeu

São Judas Tadeu lhe peço auxílio aos que se encontram em situações desesperadoras e envolvidos em causas difíceis.
Que estes consigam, mesmo na dor e no desespero, sentir o amor de Deus em seus corações e terem forças para continuar a caminhada da vida com fé e esperança.
Derrame paz, prudência e harmonia nos corações desesperados. Faça-os perceber que o amor é a melhor arma para combater todo e qualquer mal.
São Judas Tadeu, rogai por nós.
Amém!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR

Há 97 anos, era inaugurada a primeira linha - Praia Vermelha / Morro da Urca - do Bondinho do Pão de Açúcar. Ao Pão de Açúcar o bondinho chegou em janeiro de 1913. Nas vésperas do Natal de 1972, ganhou novos carros com capacidade para 75 passageiros cada um.

Conheça mais sobre esse ponto turístico do Rio de Janeiro:

http://www.bondinho.com.br

VI MOSTRA SESC SAÚDE E MEIO AMBIENTE

O evento é de graça e aberto para o público em geral. Haverá apresentação de diversos artistas, exposições, vídeos educativos e oficinas.

domingo, 25 de outubro de 2009

UM DOMINGO DE HARMONIA


Simplesmente Flores...

Se as flores podem brotar entre espinhos eu posso sorrir com o coração apertado... (Renata Victor)



quinta-feira, 22 de outubro de 2009

NOVAS REGRAS PARA TRANSPLANTES

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assinou nesta quarta-feira (21) uma série de portarias para aprimorar o Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Entre as medidas anunciadas no evento realizado do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (NERJ), as principais são a mudança de valores pagos por procedimentos e a incorporação de novas ações envolvendo transplantes. Os investimentos serão de R$ 24,1 milhões neste ano e no próximo.


Também foram criadas novas regras para os transplantes:
Doadores com doença transmissível passam a poder doar para pacientes que tenham a mesma doença.
A doação entre pessoas vivas sem vínculo de parentesco, antes era proibido, agora será possível com a autorização de uma comissão de ética formada por funcionários de hospitais.
Outras medidas favorecem crianças e adolescentes que passaram a ter direito de entrar na lista para um transplante de rins antes da fase terminal da doença.
Quem tem menos de 18 anos agora tem prioridade para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária.
Durante o lançamento das novas normas para os transplantes, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, entregou à TV Globo um prêmio pelo apoio que dá à doação de órgãos.

O que mudou com o Regulamento Técnico do SNT:
Doadores que tenham alguma doença transmissível passam a poder doar para pacientes que tenham a mesma enfermidade

A ficha do paciente deve estar sempre atualizada

Pessoas abaixo de 18 anos passaram a ter prioridade para receber órgãos de doadores da mesma faixa etária

Todas as crianças e adolescentes passaram a ter direito a se inscrever na lista para um transplante de rim antes de entrar na fase terminal da doença renal crônica e de ter indicação para diálise


Como se tornar um doador de órgãos
De acordo com o Ministério da Saúde, o passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo. Não é necessário deixar nada por escrito. A doação de órgãos pode ocorrer a partir do momento da constatação da morte encefálica. Em alguns casos, a doação em vida também pode ser realizada, em caso de parentesco até 4º grau ou com autorização judicial, no caso de não parentes.


Saiba mais no site do Ministério da Saúde

Fonte: Jornal Nacional

ALGUNS ALIMENTOS PODEM AJUDAR A PREVENIR CÂNCER DE MAMA

Comer tomate, cenoura, couve e outros vegetais de folhas verdes é um ótimo caminho para prevenir o câncer de mama. É o que revela uma pesquisas recente publicada por um grupo de cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos. O estudo sugere que consumir diariamente pelo menos duas porções de vegetais ricos em substâncias chamadas carotenoides (abundantes nos alimentos citados) pode reduzir em 17% os riscos de se desenvolver tumores na mama.


Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tumor que mais mata mulheres no Brasil (2.700 em 2005). Aproveite a boa notícia publicada pelos pesquisadores americanos e escolha melhor o que você coloca no prato.

Fonte: Extra


CELULITE É TEMA DE SIMPÓSIO INTERNACIONAL


O impacto da celulite na auto-estima e na qualidade de vida é tanto que cerca de 400 médicos se reuniram no II Simpósio Internacional de Celulite. Em dois dias, eles discutiram estudos científicos e questionaram o que realmente funciona para acabar ou, pelo menos, melhorar o problema. “É importante que as pacientes saibam que não existem métodos milagrosos.

Como a celulite tem várias causas, tratá-la exige uma abordagem multidisciplinar”, avisa a dermatologista Dóris Hexsel, do Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia, em Porto Alegre, organizador do evento.
Isso significa que, além de adotar um programa de alimentação equilibrada e, de preferência, ter uma rotina regular de atividade física, os médicos acreditam que a melhor saída dentro dos consultórios e das clínicas é combinar dois ou mais tratamentos estéticos.

Fonte: Boa Forma

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

INTERNET PODE AJUDAR CÉREBRO DE IDOSOS

Cientistas americanos comprovaram que o uso da internet pode ajudar o funcionamento do cérebro em pessoas da terceira idade e em pouco tempo.

O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia com 24 voluntários, com idades entre 55 e 78 anos. Os grupos foram divididos entre novatos e experientes em internet. Logo depois do primeiro contato com o computador, a ressonância magnética mostrou a atividade nas áreas cerebrais que controlam a linguagem, a leitura, a memória e a capacidade visual nos dois grupos. Mas os experientes em internet trabalharam uma área do cérebro muito mais extensa do que a dos novatos.

Depois desse exame, os grupos foram orientados a passarem duas semanas fazendo pesquisas na internet durante uma hora por dia e voltaram para novos testes no laboratório. Submetidos a uma segunda ressonância magnética, os resultados já foram bem diferentes.

Além de toda a área que já tinha sido ativada no primeiro contato com a rede, os novatos também trabalharam a parte frontal do cérebro, uma região que controla a memória e a tomada de decisões.

Em uma nova comparação, os cientistas perceberam que, depois de um tempo navegando na internet, a diferença entre novatos e experientes diminuiu, deixando a extensão da área ativada, praticamente igual nos dois grupos.

A conclusão é de que a internet, se usada diariamente, pode ser um treinamento, assim como palavras cruzadas, quebra-cabeças, um trabalho pra não deixar o cérebro perder a capacidade de raciocínio.


terça-feira, 20 de outubro de 2009

ESCOLHER O TRAVESSEIRO CERTO MELHORA A QUALIDADE DO SONO E EVITA DORES

Dores na coluna, no pescoço, torcicolo, cansaço. O travesseiro errado pode ser o culpado por esses e outros incômodos, sobretudo os que aparecem logo depois de despertar.

Foi isso que descobriu uma pesquisa recente feita no Hannover Medical School, na Alemanha, e publicada no jornal científico International Journal of Rehabilitation and Research.

Os médicos convidaram 149 pessoas que sofriam com dores na coluna cervical para fazer um teste, divididas em dois grupos: um deles substituiu o travesseiro, o outro continuou com o de costume. Depois de um ano, o primeiro grupo deixou de sentir os tais desconfortos na região do pescoço e passou a acordar mais descansado também.

"Todos devem buscar um lugar agradável e confortável para dormir, principalmente quem tem insônia. Isso é parte de uma boa higiene do sono", ensina o neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono, Luciano Ribeiro Pinto Júnior. Além disso, para evitar noites mal dormidas, é bom observar o tipo de colchão, um item que precisa ser trocado a cada cinco anos. "Ele não pode ser nem muito mole, nem muito duro. É preciso enxergar a coluna reta quando a pessoa estiver deitada de lado", diz o ortopedista Alexandre Fogaça, especialista em coluna do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. "O ideal é dormir de lado, pois assim a coluna permanece alinhada. As pernas ficam dobradas, com os joelhos flexionados, em posição fetal, o que ajuda a aliviar a tensão da lordose lombar - aquela curvatura logo acima do quadril", completa Sérgio Augusto Xavier.

Dormir sem o travesseiro é tão ruim quanto usar o errado. Ele força ainda mais a coluna, deixando um vão entre os ombros e o colchão. As pessoas que tem problemas para respirar ou refluxo, por exemplo, devem optar por modelos que mantenham o corpo mais elevado, para evitar um mal estar durante a noite. Basicamente, o mais importante é saber se o modelo escolhido ajuda a relaxar e não força a coluna, mas do que ele é feito também é um dos pontos a ser considerado. Quem tem alergia deve buscar tipos específicos. É preciso que o material permita ventilação, principalmente para quem transpira muito durante a noite. Travesseiro também tem prazo de validade: de um a dois anos.

Como escolher o travesseiro? A opção deve ser feita de acordo com a posição durante o sono



Quem dorme de lado precisa de um modelo nem muito alto nem muito baixo, que preencha a distância entre o ombro e o rosto





De barriga para cima, o travesseiro deve ser um pouco mais baixo para que a cabeça não fique muito elevada





Não há travesseiro apropriado para os que dormem de bruços. O ideal é tentar policiar-se para dormir em outra posição





Para quem se mexe muito durante o sono, o mais adequado é um travesseiro flexível, que se adapte às várias posições




Fonte: Veja


domingo, 18 de outubro de 2009

UM DOMINGO PARA DAR MAIS UM PASSO

Simplesmente Flores...



Meus olhos te viram triste
Olhando pro infinito
Tentando ouvir o som do próprio grito
E o louco que ainda me resta
Só quis te levar pra festa
Você me amou de um jeito tão aflito
Que eu queria poder te dizer sem palavras

Eu queria poder te cantar sem canções
Eu queria viver morrendo em sua teia
Seu sangue correndo em minha veia
Seu cheiro morando em meus pulmões

Trecho da música "Esperando Aviões" – Vander Lee (Composição: Vander Lee)


sábado, 17 de outubro de 2009

PROJETO 'EDUCANDO PARA SUSTENTABILIDADE" USA ORTA ORGÂNICA COMO INSTRUMENTO MULTIDISCIPLINAR


Projeto "Educando para a Sustentabilidade" contribui para a redução do índice de vandalismo e indisciplina em escola na zona sul de São Paulo. Horta Orgânica é utilizada como instrumento multidisciplinar.
O Centro de Pesquisa Mokiti Okada - CPMO apresentará na feira internacional Biofach, a ser realizada de 28 a 30 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, um projeto de horta orgânica denominado "Educando para Sustentabilidade" realizado na Escola Estadual Paulino Nunes Esposo, em Parelheiros. Esta iniciativa consiste em atividades regulares na horta e está cooperando com a formação social das crianças.

No local, as crianças cuidam da manutenção da horta e do cultivo de alimentos orgânicos que são inclusos no cardápio da escola. Os professores de português, matemática e de outras disciplinas utilizam o espaço para desenvolver trabalhos de suas respectivas matérias na horta. Por exemplo, livro de culinária, acompanhamento das medidas e cálculo do espaço entre os canteiros e informações sobre preservação ambiental.

Após dois anos de projeto, alguns resultados já foram obtidos conforme explicou o diretor da escola Rinaldo Meroni. Segundo ele, houve redução nos casos de indisciplina e vandalismo e um crescimento no pertencimento e auto-estima dos alunos. O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo - IDESP de 2008 demonstra como o trabalho esta sendo positivo. No relatório a escola superou a meta de 2,47 para os estudantes das 8ª séries do ensino fundamental chegando a 2,74. Já na classificação dos alunos do 3° ano do ensino médio, o índice foi de 2,93 enquanto a média era de 1,44.

Além deste projeto o CPMO apresentará na feira os Sistemas de Manejos de Solo e Animal, do Programa Horta em Casa & Vida Saudável e In Company e os estudos e técnicas da agricultura natural.

O coordenador do projeto Fernando Augusto de Souza, o diretor da escola, professores e alunos estão à disposição para entrevista.

Fonte: Assessoria de comunicação
comunicacao@fmo.org.br

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SAIBA COMO CALCULAR O COMBUSTÍVEL MAIS ECONÔMICO: ÁLCOOL OU GASOLINA?


A dúvida dos motoristas na hora de escolher entre álcool e gasolina aumentou com a disparada do preço do álcool nas últimas semanas.
Para sabrer qual combustível vai pesar menos no bolso faça essa conta:

Multiplique o preço da gasolina por 0,7.
Compare o valor obtido com o preço do álcool.
Se o resultado for menor que o preço do álcool na bomba, prefira o álcool.
Se for maior, prefira a gasolina.

A conta é baseada no fato de que o álcool tem características diferentes da gasolina, portando consome um pouco mais.

Veja a matéria que foi exibida no Jornal Hoje, na íntegra.


BANCO DE LEITE DO BRASIL É REFERÊNCIA MUNDIAL


Técnica desenvolvida em bancos de leite materno do Brasil está ajudando na recuperação de bebês prematuros em outros países.

O leite que sobra depois da mamada é recolhido uma vez por semana no Rio pelo carro do Corpo de Bombeiros. Chegando aos bancos de leite brasileiros, as doações encontram laboratórios duas décadas à frente dos bancos de leite dos países mais desenvolvidos do planeta.

Nos Estados Unidos, por exemplo, todas as doações são misturadas em uma espécie de panelão. Depois de passar por um tratamento térmico, o leite padronizado é distribuído em garrafinhas, com uma perda irreparável.

“Se perde a oportunidade de exatamente explorar as especificidades porque na verdade não existe leite humano, existem leites humanos e esse é o grande diferencial”, afirmou o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio de Almeida.

No método brasileiro, cada vidro passa por uma análise simples, mas reveladora: quanto mais rosa, maior a acidez da amostra. Basta girar na centrífuga uma quantidade menor do que uma gota de leite para ver a faixinha escura que diz quanta gordura existe no leite. Em menos de 15 minutos, as diferenças aparecem.

“Uma das amostras tem mais conteúdo de cálcio, outra maior de proteína e outra maior de gordura”.

Cada vidro recebe um número e um programa de computador procura entre todas as doações a que melhor atende à necessidade de cada criança.

O resultado da técnica, desenvolvida por pesquisadores brasileiros, impressiona: em todos os casos, as crianças se recuperam muito mais rapidamente do que quando se usa leite materno misturado, como acontece nos Estados Unidos e em vários países da Europa. A tecnologia do Leite-remédio virou referência mundial: 22 países montaram seus bancos de leite com a ajuda do Brasil.

O próximo país a adotar essa tecnologia do leite materno vai ser a Espanha já no próximo mês.

Fonte: Jornal Nacional

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CAIR DA LAJE É MAIS COMUM DO QUE SE IMAGINA


Tomar banho de sol, secar a roupa, jogar bola. Nada como ter uma laje em casa. Mas o local pode ser sinônimo de perigo...

Uma pesquisa da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do estado do Rio apontou que, entre maio e julho de 2009, no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Duque de Caxias, que 30 pacientes foram atendidos depois te derem caído da laje. Destes, 60% sofreram algum tipo de lesão na cabeça, tórax e coluna.

Segundo o engenheiro do Crea- RJ Eulalio Pedrosa, o ideal seria uma mureta em torno de 90 cm a um metro, que evitaria as quedas que são responsáveis pelo grande número de acidentes, fraturas de crânio e de coluna. Crianças soltando pipa podem, sem querer, esquecer a extremidade da laje e descer direto.

A pesquisa é importante para mostrar os riscos de quem constrói sem experiência ou não atenta para os perigos de brincar em lajes. Uma queda pode ser fatal. E outra informação importante para quem vai fazer uma laje, ou puxadinho, é a mudança na lei municipal do Rio que trata desse assunto.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2503-2772

Fonte: RJTV

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

TRANSPARÊNCIA OLÍMPICA


A prefeitura do Rio de Janeiro lançou o site Transparência Olímpica.
A intenção é que a população acompanhe os gastos e o cronograma das obras que fazem parte do projeto olímpico 2016. O dossiê da candidatura do Rio também vai estar disponível no site, que, segundo a prefeitura, será atualizado em tempo real, até o fim de todos os projetos. No site transparênciaolímpica.com.br você vai poder acompanhar as ações da Prefeitura voltadas para a realização dos Jogos Olímpicos. Além disso, há um espaço para sugestões e denúncias de irregularidades.

www.transparenciaolimpica.com.br



terça-feira, 13 de outubro de 2009

CICLISTAS TAMBÉM DEVEM OBEDECER REGRAS DE TRÂNSITO


Muitos ciclistas desconhecem as regras de trânsito e colocam suas vidas e a de pedestres em risco.


Pelo Código de Trânsito Brasileiro, o desrespeito à lei pode render multa e até a apreensão da bicicleta. O Conselho Nacional de Trânsito traz também normas de equipamentos obrigatórios, entre eles, retrovisor, buzina e luzes. Lugar de pedestre é na calçada e de ciclista na ciclovia ou circulando no mesmo sentido dos carros, junto ao meio-fio. Há ainda a chamada faixa compartilhada, onde os dois podem circular, mas a preferência é de quem caminha.

De acordo com o Detran é importante o ciclista saber que ele deve:


Conhecer as regras de circulação: sinais luminosos, placas e faixas de segurança de pedestres.
Conhecer bem o seu veículo e fazer a respectiva manutenção.
Saber se é adequado para o seu tamanho.
Trafegar, sempre, na pista de rolamento, junto ao meio-fio à direita.
Trafegar, sempre, em fila indiana, junto ao meio-fio, no caso de haver mais um ciclista. Não formar grupos.
Evitar, sempre, vias de movimento intenso. Sempre que houver, usar as ciclovias.
Trafegar, sempre, em velocidade compatível com a segurança.
Manter distância do veículo da frente, evitando colisões.
Sinalizar, sempre, sua intenção de manobras.
Segurar-se em outros veículos para pegar " carona", poderá trazer-lhe desagradáveis conseqüências.
Carregar passageiros, fora do lugar apropriado, colocará em risco a segurança deles e, também, a sua.
Transportar objetos que dificultem a condução da bicicleta ou prejudiquem a sua visibilidade poderá ocasionar acidentes.
Equipar a bicicleta com luzes dianteiras e traseiras, e olhos-de-gato nos pedais.




segunda-feira, 12 de outubro de 2009

HOJE É DIA DAS CRIANÇAS!

Para homenagear os pequenos publico essas músicas cantadas por Toquinho que lembram minha infância. Que você também possa curtir por toda a vida a criança que existe dentro de seu coração...

Feliz dia das crianças!


I FÓRUM INOVAÇÃO, AGRICULTURA E ALIMENTOS PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL


Nesta quinta-feira, 15, em São Paulo, acontece o I Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável.
Representantes no Brasil da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, reúnem-se com especialistas e líderes de instituições de pesquisa, da agricultura e indústria de alimentos para debaterem sobre o papel da ciência e das inovações tecnológicas. Temas que se tornaram cada dia mais crucial para o desenvolvimento sustentável brasileiro e da própria humanidade.

O evento é realizado pelas entidades - Associação Nacional de Defesa Vegetal, Andef; Instituto para o Agronegócio Responsável, ARES; e Sociedade Rural Brasileira, com apoio da FAO e do Grupo Pão de Açúcar.


Tema do Fórum repercute mundialmente

A Semana Mundial da Alimentação é comemorada internacionalmente entre 12 e 16 de outubro. O Fórum ganha ainda mais importância diante do calendário proposto pela própria ONU, sobre o tema, a ser debatido em Roma: Como alimentar o mundo em 2050. Trata-se do World Summit, que reúne especialistas em alimentação de diversos países entre 16 e 18 de novembro. Durante o debate, eles precisarão apontar e convencer os líderes e governos das nações sobre as estratégias da Segurança Alimentar para o mundo.

As propostas a serem apresentadas no Fórum da Itália visam superar o desafio apontado no mais recente relatório publicado pela FAO, que prevê crescimento de um terço da população mundial até 2050. Isto significa produzir alimentos para mais 2,3 bilhões de pessoas, o que exige crescimento de 70% da agricultura. "O mundo precisará ampliar os investimentos para fortalecer a agricultura nos países pobres e em desenvolvimento, o que pode evitar que, em 2050, cerca de 370 milhões de pessoas - 5% da população desses países - ainda sejam atingidas pela fome", adverte Hafez Ghanem, diretor-assistente da FAO, em Roma.

I Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável
Dia 15 de Outubro - 8h30 às 12h30
Mercure Hotel - Ibirapuera - São Paulo
Sala Praça da Sé - Piso E3
Informações: (11) 3256-4312 - E-mail: meccanica@meccanica.com.br
Inscreva-se pelo site: www.forumagriculturaealimentos.org.br
Siga o Fórum no Twitter: http://twitter.com/foruminovacao


Palestrantes confirmados:

- José Tubino, representante da FAO no Brasil
- Daniel Vargas, ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República
- João Sampaio, secretário de Agricultura do Estado de São Paulo
- Silvio Crestana, ex-presidente da Embrapa
- Leonardo Miyao, diretor do Grupo Pão de Açúcar
- José Otavio Menten, diretor executivo da ANDEF
- Cesário Ramalho, presidente da Sociedade Rural Brasileira
- Roberto Waak, diretor do Instituto para o Agronegócio Responsável



Fonte: Assessoria de imprensa

domingo, 11 de outubro de 2009

UM DOMINGO PARA ORGANIZAR-SE

Simplesmente Flores...


Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e sorriso nos lábios. (Martin Luther King)





sexta-feira, 9 de outubro de 2009

SALADA DE VERDURAS E LEGUMES COM FRUTAS


Que tal misturar legumes, frutas e verduras na mesma salada? Aprenda a fazer a combinação certa para tirar o melhor proveito de cada alimento. Veja essa matéria exibida no Jornal Hoje, dessa quinta-feira, e confira as dicas da nutricionista Luciana Drumond. As receitas são bem interessantes e parecem deliciosas!...

Salada com abacaxi

Os legumes de cor escura, como o brócolis, são ricos em ferro. O abacaxi é rico em vitamina C que ajuda na absorção de ferro.

COMO FAZER: Rasgue a alface e forre o prato. Junte cenoura cozida, brócolis, beterraba crua e abacaxi em cubos. Pode temperar com sala a gosto, um filete de azeite e vinagre, de preferência de maçã.


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

JÁ VIU O COMERCIAL DA RÁDIO GLOBO NA TV?

BOTA AMIZADE NISSO!!! RÁDIO GLOBO




http://globoradio.globo.com

DIETA MEDITERRÂNEA PODE AJUDAR NA PREVENÇÃO DA DEPRESSÃO


A dieta mediterrânea - que, acredita-se, protege contra doenças cardíacas e o câncer - pode ajudar também a prevenir a depressão, indica um estudo feito por pesquisadores espanhóis.


A dieta se baseia em alimentos que tradicionalmente são consumidos nas cidades às margens do Mar Mediterrâneo, daí o seu nome. Ela inclui grãos integrais, hortaliças, oleaginosas, azeitonas, azeite de oliva extra virgem e menos carnes vermelhas, que são substituídas pelo consumo de peixe.

Os cientistas espanhóis constataram na pesquisa que pessoas que seguem essa dieta têm 30% menos chances de desenvolver depressão.

A equipe, das Universidades de Las Palmas e Navarra, monitorou 10.094 adultos saudáveis durante quatro anos e publicou seu estudo na revista científica Journal of the American Medical Association



Padrões Alimentares

A equipe recrutou estudantes universitários e pediu que eles preenchessem questionários com informações sobre seus hábitos alimentares. Com base nas informações, os pesquisadores calcularam a adesão dos participantes à dieta mediterrânea durante um período de, em média, 4,5 anos. Os que apresentaram maiores índices de adesão à dieta tendiam a ser homens, ex-fumantes, casados e mais velhos. Eles também eram mais ativos fisicamente e apresentavam um consumo total de energia mais elevado.

Os pesquisadores identificaram 480 novos casos de depressão durante o período em que monitoraram os participantes - 156 nos homens e 324 nas mulheres. O estudo concluiu que os que apresentavam maior adesão à dieta tinham 30% menos probabilidade de ter depressão.

O estado civil, o número de filhos e outros indicadores associados a estilos de vida saudáveis também foram considerados pelos pesquisadores ao se calcular a probabilidade de desenvolver a desordem.



Mais Pesquisas

O pesquisador Miguel Martinez-Gonzalez, da Universidade de Navarra, disse que os resultados terão de ser confirmados em estudos mais longos e com mais participantes, mas acrescentou que o atual estudo encontrou uma forte associação inversa entre a dieta mediterrânea e depressão.

"Trinta por cento é uma redução grande no risco e isso poderia ser muito importante considerando-se quão sérias são as consequências de uma depressão."

Gonzalez disse ainda que é provável que a dieta de maneira geral seja mais importante do que o efeito de componentes individuais.

A psicóloga clínica Cecilia D'Felice disse que há cada vez mais evidências de que a dieta é importante no tratamento da depressão.

Ela disse: "O que nós sabemos é que uma dieta rica em azeite de oliva aumenta a quantidade disponível de serotonina".

"A maioria dos antidepressivos trabalha para manter mais serotonina no cérebro."


Fonte: G1



quarta-feira, 7 de outubro de 2009

REVISÃO DE APOSENTADOREIA



O Jornal Hoje desta terça-feira exibiu uma matéria sobre revisão da aposentadoria. Muita gente reclama que se aposentou recebendo bem menos do que ganhava quando estava empregado. Descubra se você pode se beneficiar com o pedido de revisão.



Veja abaixo dez possibilidades citadas pela ADEC (Associação em Defesa dos Consumidores e Contribuintes) para o pedido de revisão do benefício.

1) Revisão do Coeficiente
Ao segurado com direito adquirido à aposentadoria pelas regras vigentes que requereu o benefício em 2002, mas já tinha preenchido os requisitos em 1998 não se aplica o fator previdenciário, já que esta regra nasceu em novembro de 1999. Em caso de revisão, o valor do benefício pode aumentar em até 60%.

2) Revisões do Auxílio Doença - após 29/11/1999 (Art. 29° Inciso II)
O segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebeu ou ainda recebe o auxílio-doença após 29 de novembro de 1999 pode pedir a revisão no valor pago e receber os atrasados (as diferenças que não foram pagas) na Justiça.

A correção é possível porque, na hora de conceder o auxílio a partir de 30 de novembro de 1999, o INSS mudou a regra de cálculo com base em um decreto. Foi considerada a média de todas as contribuições para calcular o benefício no caso dos segurados com menos de 144 meses (12 anos) de contribuição.

Para quem ainda recebe o auxílio, o benefício pode ter reajuste de até 17,5%. O segurado ainda terá direito aos atrasados - diferença que não foi paga no período de recebimento do auxílio, considerando os últimos cinco anos.

Já os que não possuem mais o auxílio irão receber somente os atrasados de acordo com o período do benefício. Por exemplo, quem recebeu o auxílio entre 1999 e 2009, só poderá receber as diferenças referentes aos últimos 5 anos de 2004 a 2009. Os pagamentos anteriores não terão direito à correção porque já ultrapassaram o prazo legal de cinco anos para os atrasados.

3) Revisões das aposentadorias por invalidez precedida de auxílio doença (Art. 29° parágrafo 5°)
Todo aposentado por invalidez após julho de 1991 que teve seu benefício precedido de um auxílio doença deve procurar a justiça para fazer essa revisão. Ocorre que o INSS não considerou o tempo em que o segurado ficou no auxílio doença como sendo tempo de contribuição isso gerou um prejuízo para a maioria dos segurados. Segundo uma estatística feita pela ADEC, cerca de 68% das pessoas estão recebendo menos do que deveria.

4) Revisão da Pensão por morte - Após 29/11/1999 (Art. 29°)
Ao conceder o benefício ao segurado, deve a autarquia previdenciária observar todos os critérios legais, entre eles a consideração da média aritmética simples dos maiores salários de contribuição correspondentes a, no mínimo, 80% do período contributivo desde julho/94, conforme a Lei 9876/99 de 29/11/1999. Na maioria das pensões precedida de auxílio doença, o INSS cometeu o mesmo erro.

5) Ação de Cobrança por alta programada
O auxílio-doença é concedido e a data de sua cessação já é fixada, embasada em prognóstico do médico-perito, sem que seja realizada nova perícia. Sustenta-se a ilegalidade e inconstitucionalidade deste procedimento, que não garante aos segurados o exercício dos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa em processo administrativo anterior à cessação.

6) Revisão da Retroação
A tese em questão se trata do principio constitucional do Direito adquirido já pacificado pelo STF na Súmula 359. Nestes casos, os segurados que se aposentaram logo após uma drástica mudança nas legislações previdenciárias e foram prejudicados por elas poderão solicitar uma revisão de acordo com o critério legal mais benéfico as vésperas de sua aposentadoria.

7) Revisão do Maior teto
Quem poderia ter se aposentado proporcionalmente antes de julho de 1989 com um teto de 20 salários mínimos provavelmente tem direito a revisão da aposentadoria.

Para saber se tem direito é muito simples: veja a data da DIB ( Data do Inicio do Benefício) e o seu tempo de contribuição, retroaja esta contagem até a data de 01/06/1989.

Caso fique em até 25 anos para mulheres e 30 anos para homem é possível que ele tenha direito, mas antes um outro critério deve ser observado. As contribuições do segurado deveriam ser acima do teto de 10 salários. A forma mais fácil de analisar isso será olhar o valor da renda deste segurado hoje. Caso ultrapasse os R$ 1.100,00 muito provavelmente ele contribuiu acima dos 10 salários mínimos.

8) Revisão do Menor Teto
Em novembro de 1979 uma legislação mudou o índice de atualização das aposentadorias para o INPC, mas o INSS não implementou essa regra automaticamente mudando somente em abril de 1982. Neste caso, tem direito a revisão os aposentados entre 05/1980 até 04/1982 que tenham contribuído na faixa de 10 salários mínimos.

9) Revisão do Buraco Verde e Revisão do Buraco Verde – Estendido
Todo aposentado que teve seu benefício limitado ao teto poderá fazer um cálculo para verificar se o INSS incorporou nos primeiros reajustes a diferença devida. Em pelo menos 45% dos casos que temos analisado há uma significativa diferença a ser revista para os aposentados.

10) Revisão de benefício Sem Limitador Teto
Antes de 1998 não havia previsão constitucional para limitar as contribuições no teto máximo e antes de 1991 não se limitava os benefícios, então todos aqueles que contribuirão acima do teto devem procurar a justiça para revisar seus benefícios.

Fonte: ADEC (Associação em Defesa dos Consumidores e Contribuintes)

A ADEC está à disposição para tirar dúvidas e orientar os segurados com relação ao cálculo destas revisões.
Telefone: (41) 3270-7777 - de segunda a sexta das 9:00 as 18:00 horas.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O QUE FAZER PARA EVITAR PROBLEMAS DE SAÚDE APÓS ENCHENTES


Segundo o Corpo de Bombeiros durante e após as enchentes é necessário informar a população sobre os cuidados básicos para proteger a saúde.

Preste atenção aos avisos das autoridades sobre a segurança no abastecimento de água municipal. Quando as águas da enchente baixarem, deve ser realizado o controle de qualidade da água assim como a desinfecção dos poços e caixas d’águas das casas.

Não use água que tiver tido contato com água de enchentes para lavar pratos, escovar os dentes, lavar e preparar alimentos ou fazer gelo.
Enquanto não for liberado o consumo da água da rede pública, beba somente água engarrafada, fervida ou clorada.

Ferver a água mata as bactérias e os parasitas. Um minuto em fervura mata a maioria dos microorganismos.

Não coma alimentos que possam ter tido contato com as águas da enchente, jogue-os fora. Os alimentos comercialmente enlatados que estiverem intactos podem ser aproveitados se forem retirados os rótulos e as latas forem bem lavadas e desinfetadas.

Lembre-se que na época das enchentes são comuns os cortes, arranhões e outros ferimentos. Procure um posto de saúde e vacine-se contra o tétano.

Para obter outras informações sobre o que fazer durante e após as enchentes entre no site dos Bombeiros.



segunda-feira, 5 de outubro de 2009

BOTA AMIZADE NISSO!

Tenho orgulho em fazer parte dessa equipe, dessa família.
Bota Amizade Nisso!!!






domingo, 4 de outubro de 2009

VEM FICAR COMIGO - ELBA RAMALHO

Elba é a cara do Brasil... Energia boa, alegia, simplicidade, fé, amor...
Sou fã!!!

ELBA RAMALHO RECEBE TROFÉU 2009 NA FESTA NACIONAL DA MÚSICA


Sou fã de Elba Ramalho!!! Parabéns pelos 30 anos de carreira! Sem dúvidas um dos grandes nomes da música brasileira...


Os 30 anos de carreira da cantora serão lembrados com uma homenagem para lá de especial: Elba ganhará o Troféu 2009 por sua trajetória na MPB. A Festa Nacional da Música ocorre entre os dias 05 e 08 de outubro em Canela, Rio Grande do Sul. A homenagem à Elba acontecerá no dia 05, segunda-feira. Quem quiser acompanhar ao vivo pode acessar o site do evento.



Fonte: Site Oficial Elba Ramalho




UM DOMINGO PARA ENCONTRAR SI MESMO


Simplesmente Flores...


Quantos labirintos têm meu coração pra eu me perder e te encontrar.
Quantas avenidas, tem o seu olhar pra te seguir, e me guiar.
Meu coração me leva perto demais do seu.

Meu coração nem sabe por que o meu amor é bem maior que eu.
Quem sabe o destino, ainda vai juntar o céu e o mar, eu e você.
Quem de nós um dia, iria imaginar que o amor pudesse acontecer.

Seu coração é livre! Tanto que prende o meu.
Seu coração nem sabe por que o meu amor é tão igual ao seu...



Música: Entre o céu e o mar – Elba Ramalho /Composição: Roger Henri




quinta-feira, 1 de outubro de 2009

SEJA DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE


O Banco de Sangue do Hospital Universitário Pedro Ernesto, está solicitando doadores, com urgência, para o seu banco de sangue.

A situação é muito crítica e já ameaça a realização de cirurgias agendadas para esta semana.
Para realizar a doação é necessário levar identidade, ser saudável, pesar mais de 50 quilos, ter entre 18 e 65 anos, e não estar resfriado. Não é preciso estar em jejum.
Se você quer colaborar, compareça de oito da manhã e meio-dia e meia, de segunda a sexta-feira, na Avenida 28 de setembro, 104, em Vila Isabel.
Mais informações pelo telefone 2587-6234.
Outros locais para doação de sangue: HEMORIO


ALGUMAS PROFISSÕES PODEM PROVOCAR PERDA AUDITIVA


Profissionais expostos diariamente ao barulho devem ficar atentos à possibilidade de perda auditiva.
Músicos, profissionais de trânsito, de aeroportos e até dentistas são vulneráveis à doença, que afeta 10% da população mundial. Especialistas alertam: exame que mede a qualidade da audição deve ser feito no mínimo uma vez por ano.

Segundo Camila Quintino, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, é obrigatório o uso de protetores de ouvido para trabalhadores que lidam com ruídos fortes. A especialista lembra que o aceitável para oito horas de trabalho são 95 decibéis, o equivalente a um cortador de grama. Já o barulho de sirene de ambulância ou de britadeira, em torno de 130 decibéis, só deve ser suportado por, no máximo, 15 minutos diários. “Quando se perde a audição, não há tratamento, só o uso de aparelhos, que jamais serão como ouvidos”, alerta.

Cláudio Coelho, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, recebe cerca de dez pessoas com problemas auditivos decorrentes do trabalho todos os dias. Ele explica que os principais sintomas são zumbido no ouvido, irritabilidade e tontura. “Quando a pessoa tem dificuldade de ouvir uma conversa e ouve TV e rádio muito alto é sinal de perda auditiva”, diz.

A União Europeia pede aos fabricantes de tocadores digitais de música que eles recomendem que os usuários diminuam o volume para preservar sua audição.

Fonte: O Dia

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO