domingo, 30 de agosto de 2009

UM DOMINGO PARA SER FELIZ


Simplesmente Flores...



"O mais feliz dos felizes é aquele que faz os outros felizes".

(Alexandre Dumas)



sábado, 29 de agosto de 2009

FRANCISCO CARIOCA - SAUDADE ETERNA!

Tive a oportunidade de conhecer o profissional Francisco Carioca e ganhei o amigo Carica. Orgulho-me em fazer parte da história desse grande comunicador. Estarão sempre em minha memória: o carinho, as dicas, o incentivo, as boas gargalhadas que demos juntos, os livros e filmes que lemos e depois trocamos, as longas conversas que tivemos bebendo chá de maçã com canela ou limão com gengibre, as várias canções que cantarolamos (ele sempre era o mais empolgado!) nas madrugadas durante a produção do programa.

A ultima vez que o vi, em dezembro de 2008, já no hospital e bem magrinho, tive a oportunidade de contar a ele sobre minha admiração pelo profissional Francisco Carioca e meu amor pelo amigão Carica. Mais uma vez a vida me mostrou como é importante dizer para as pessoas o quanto elas são importantes pra nós e o quanto nós as admiramos. Neste dia cantamos (como sempre!), falamos de novos livros, de Deus, da fé, de amizade. Foi uma manhã gostosa, apesar de ter sido dentro de um quarto de hospital.

Francisco Carioca, nasceu em Ubá, Minas Gerais. Fã da música e de Zé Pilintra, lamentava não conseguir lembrar tudo que realmente sabia e era dono da virtude de ver Deus em tudo e todos. Faleceu na noite do dia 28 de agosto de 2009, vítima de um câncer.
Será sempre lembrado por cantarolar “Saudade torrente de paixão, emoção diferente, que aniquila a vida da gente..." (Canção do amor, Elizeth Cardoso) e por seu bordão "Aqui Francisco Carioca! Aí, você, ouvinte, que é o mais importante!"

Renata Victor

IDOSOS JÁ PODEM SOLICITAR CARTÃO QUE DÁ DIREITO A GRATUIDADE EM ESTACIONAMENTOS


O Detran já está recebendo as solicitações do cartão especial que permite ao idoso maior de 60 anos estacionar gratuitamente em vagas públicas e privadas, conforme estabelece a lei 5.522, sancionada pelo governador Sérgio Cabral na quarta-feira (26/8). O documento é emitido em até 30 dias após a requisição e terá a mesma validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista beneficiado.

O presidente do Detran, Fernando Avelino, orienta a população a auxiliar o departamento na fiscalização da aplicação da lei. “A população pode denunciar quem não cumprir a lei, entrando em contato com o Detran. Além disso, faremos parceria com os municípios para que eles nos ajudem na fiscalização”, afirmou Avelino. O telefone do Detran é 0800 020 4042.

Além de pessoas maiores de 60 anos, têm direito ao benefício portadores de deficiência física e mental, com comprovada dificuldade de locomoção. Em ambos os casos, é preciso ser proprietário de veículo licenciado, ou seja, em situação regular. Vencida a validade da CNH, o motorista, ao renová-la, deve aproveitar a oportunidade para solicitar a emissão de um novo cartão de estacionamento, caso ainda seja proprietário de veículo.

Os motoristas podem solicitar o documento na sede do Detran, no Protocolo Geral, na Avenida Presidente Vargas, 817, acesso 4, sobreloja, Centro, das 8h às 17h. Moradores do interior do estado devem dirigir-se às Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e às unidades do Serviço Auxiliar de Trânsito (SAT). Basta apresentar carteira de identidade, CPF, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), comprovante de residência e, no caso dos deficientes, laudo médico atestando o tipo e grau de deficiência.

Fonte: Detran RJ

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CUIDADOS PARA EVITAR ACIDENTES NA HORA DO BANHO DA CRIANÇA

Você testou a temperatura e checou a quantidade de água da banheira: tudo pronto para dar banho no seu filho com segurança, certo? De acordo com pesquisa norte-americana, não basta.

Embora seja importante prevenir queimaduras e afogamentos, 80% dos acidentes que ocorrem no banheiro estão associados a quedas, tropeços e escorregões. O estudo, que foi realizado pelo Instituto de Pesquisa do Nationwide Children’s Hospital, diz que aproximadamente 43 mil crianças (de 0 a 18 anos) por ano vão parar no Pronto Socorro em virtude de acidentes ocorridos na banheira ou chuveiro. Não há estatísticas semelhantes no Brasil, mas os números também servem de alerta para os pais daqui.

O estudo, que será publicado na revista da Associação Americana de Pediatria em agosto, mostra ainda que a maior parte dos acidentes ocorre com crianças menores de 4 anos, sendo a face a região mais afetada. Isso acontece porque os menores têm o centro de gravidade mais acima e a cabeça é “desproporcional” ao resto do corpo, o que faz com que tombem para frente ao se desequilibrar.
Nem mesmo o cuidado dos pais faz diferença, segundo os pesquisadores. “Infelizmente, a supervisão de um adulto não é o suficiente para prevenir os incidentes”, diz Gary Smith, um dos co-autores do estudo. “Eles acontecem tão depressa que é impossível reagir com a rapidez necessária.” A sugestão dos especialistas é o uso de tapete antiderrapante dentro e fora da banheira e do chuveiro. Outras medidas de precaução seriam barras de apoio em que as crianças pudessem se segurar ao entrar e sair do banho e boxes de vidro temperado. Além disso, assim como no resto da casa, nada de móveis e objetos instáveis e pontiagudos.

Fonte: Crescer

CAMPANHA INCENTIVA HOMENS A CONSULTAR MÉDICOS

A falta de disciplina da população masculina quando o assunto é visita periódica ao médico resulta em números alarmantes no Brasil, principalmente no que se refere à taxa de mortalidade.

Segundo o Ministério da Saúde, do total de pessoas entre 20 e 59 anos que morrem no país, 68% são homens. A expectativa de vida deles, conforme dados do IBGE, é 7,6 anos abaixo da média das mulheres.

Por isso, o governo federal lançou nesta quinta-feira a Política Nacional de Saúde do Homem. A meta do pacote de medidas é que 2,5 milhões de brasileiros nesta faixa etária procurem o serviço de saúde pelo menos uma vez ao ano. Estima-se, dessa forma, o aumento de até 570% na realização de procedimentos urológicos e de planejamento familiar, como a vasectomia.

"Nos fins de semana, nós encontrávamos vans lotadas de senhoras alegres e saltitantes aproveitando a noite, indo ao restaurante, todas viúvas. Onde é que estão os homens daquelas senhoras alegres aproveitando a vida? Faleceram. Imagino que as viúvas alegres e saltitantes tenham encontrado homens mais jovens", brincou o ministro José Gomes Temporão, durante o lançamento da campanha.

Recursos
A ação consiste no investimento de 613,2 milhões de reais até 2011, dos quais 105,6 milhões de reais serão voltados para o aumento do número de vasectomias, de ultrassonografia de próstata e de cirurgias. Cerca de 91 milhões de reais servirão para capacitar profissionais de saúde no atendimento ao público masculino.

O principal objetivo é levar os homens aos consultórios médicos para realizarem exames preventivos - e não apenas quando a doença está em estágio avançado, como em geral acontece. "Em vez de serem atendidos no posto de saúde, eles precisam procurar um especialista, o que gera maior custo para o SUS", compara o ministro.Esse comportamento poderia evitar mortes por doenças que podem ser facilmente prevenidas ou curadas se tratadas no início, como câncer de próstata e de pênis, doenças cuja ocorrência aumenta a cada ano.

Fonte: Veja.com

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

MAIS FOTO DA TURMINHA

Bota Amizade Nisso!!!

Alexandre Ferreira, Lucas Barreto (Central Técnica), Gelcio Cunha, Renata Victor, Marcos Treme-treme (sonoplasta)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CUIDADOS PARA EVITAR ACIDENTES COM ELETRODOMÉSTICOS

O uso de equipamentos eletrodomésticos associados à água ou à manutenção desses aparelhos por pessoas não especializadas pode causar acidentes domésticos graves e até levar a óbitos.
De acordo com a Eletropaulo, distribuidora de energia elétrica de São Paulo, a maioria dos acidentes com a rede elétrica acontece durante os serviços de construção e reforma de residências por causa do manuseio de objetos metálicos próximo a cabos. A empresa afirma ainda que em 20% dos acidentes que envolvem a rede elétrica e a população, a vítima morre.

Confira dicas do Corpo de Bombeiros, da Eletropaulo e da ONG Criança Segura para garantir a tranquilidade em casa:


- Se você não tem qualificação para a manutenção de aparelhos elétricos, não tente consertar rádios, chuveiros ou qualquer equipamento;

- Ao manusear aparelhos elétricos, mesmo usando calçados com solado de borracha, não toque outra pessoa descalça ou um cachorro. Eles seriam condutores de energia e você pode levar um choque;

- Nunca utilize chapinhas ou secador de cabelo no banheiro ou próximo a ambientes com água;

- Cuidado com eletrodomésticos em mau estado de conservação, a exemplo de ventiladores e geladeiras, que podem causar choque e curto-circuito;

- Se o seu equipamento tiver plugue de três pinos, certifique-se de que há tomadas adequadas para sua ligação à rede elétrica;

- Sempre desligue os equipamentos quando for limpar ou guardar.


Fonte: G1

domingo, 23 de agosto de 2009

UM DOMINGO DE BOAS SURPRESAS!

Simplesmente Flores...


“As mulheres existem para que as amemos, e não para que as compreendamos”. (Oscar Wilde)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SAIBA QUAL TIPO DE ÁLCOOL GEL É EFICAZ CONTRA OS VÍRUS

Existem dois tipos de álcool gel: o que a gente encontra geralmente nos supermercados, que é para limpeza da casa e tem características diferentes do tipo que é vendido em farmácias, próprio para matar bactérias e vírus, inclusive o da gripe suína.

O álcool gel antisséptico, como é chamado, obedece as normas da agência nacional de vigilância sanitária. O produto tem a fórmula ideal para a desinfecção: 70% de álcool e 30% de água. Já no álcool gel para limpeza doméstica, concentração de álcool é bem menor: 48,6%.

Para um médico virologista, água e sabão bastam para se livrar do vírus da nova gripe. "O vírus tem na sua camada externa componentes de lipídeos, ou seja, gordura, e o melhor modo de destruir esta camada externa é a utilização de água e sabão. Boa higiene é sinal de boa saúde", disse médico virologista Maurício Nogueira.

Fonte: Jornal Nacional


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

RIO GANHA TELEFONE PARA ESCLARECER DÚVIDAS SOBRE A GRIPE SUÍNA EM CRIANÇAS


A partir de hoje as crianças também terão atendimento especializado da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) em função da Gripe A.

Através do Telessaúde (3523-4025), que funciona 24 horas, os pais de crianças menores de 12 anos terão à disposição serviço de informação, monitoramento dos casos e remoção destas crianças, quando necessário.
O objetivo é atuar de forma a antecipar possíveis complicações nos casos, além de ampliar e organizar a assistência prestada a estes pacientes que fazem parte de um dos grupos de risco da doença.
O serviço seguirá os mesmos moldes do que já está sendo oferecido às grávidas desde o dia 4 de agosto. Através do telefone, os pais serão orientados, quando necessário uma consulta médica será marcada e nos casos mais graves, estas crianças serão removidas para a unidade de saúde mais próxima.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

NOVAS REGRAS PARA AS FARMÁCIAS


Anvisa cria novas regras para venda de medicamentos e farmácias terão seis meses para se adaptar.
O consumidor não vai mais poder pegar o remédio na prateleira e ir direto ao caixa. Mesmo os medicamentos que não precisam de receita vão ter que ficar fora do alcance do cliente, atrás do balcão. Os remédios de tarja preta não poderão mais ser comprados pela internet, só pessoalmente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária decidiu também que as farmácias não vão mais poder vender itens como brincos, lentes de grau, chicletes, balas, refrigerantes, sorvetes. Segundo a Agência, remédios são a principal causa de intoxicação hoje no Brasil.

Confira as novas regras!

Fonte: Anvisa

terça-feira, 18 de agosto de 2009

RECEITA DE QUINDIM


Hoje a Dona Xepa ensinou uma receita bem prática de quindim. Basta separar os ingredientes e colocar tudo no liquidificador...

Ingredientes do quindim
· 20 colheres sopa de açúcar
· 6 ovos inteiros
· 1 pacote de 100g de queijo ralado
· 1 pacote de cem gramas coco ralado
· 1 colher de sopa de margarina


Modo de Fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por cinco minutos, unte uma forma redonda com margarina e açúcar
Asse em banho maria até fique dourado por cima
Sirva gelado

Fonte: Tudo Gostoso

sábado, 15 de agosto de 2009

MISSA DE ANIVERSÁRIO DO ALEXANDRE FERREIRA


Em nome da equipe da Rádio Globo, e do Alô Bom Dia, agradeço, de coração, a presença de todos na missa em homenagem ao aniversário do comunicador Alexandre Ferreira, que aconteceu hoje pela manhã, na igreja de São Jorge.A todos deixo meu carinho e um MUITO OBRIGADA pela companhia de todas as madrugadas.


Renata Victor


Igreja de São Jorge lotada...

Alexandre Ferreira ouvindo as palavras carinhosas do padre


Renata Victor e Maria Ribamar (Presidente do Fã Clube "Dá um Sorriso Pra Mim")



sexta-feira, 14 de agosto de 2009

MULHERES QUE TOMAM PÍLULA E USAM CAMISINHA SENTEM MAIS PRAZER SEXUAL, DIZ PESQUISA


O que as mulheres pensam sobre os métodos contraceptivos? Como eles influenciam no prazer sexual? Estas foram as questões de uma pesquisa desenvolvida pelo The Kinsey Institute, da Indiana University, nos Estados Unidos.

Publicado na edição de novembro do jornal Sexual Health, o estudo se baseou em três comportamentos diferentes: aquelas que usavam apenas o preservativo (masculino), as que tomavam pílula e as adeptas dos dois métodos. Quem apresentou o mais alto índice de satisfação sexual? As pertencentes ao último grupo. De acordo com o relatório do jornal Sexual Health, essas mulheres se sentem mais protegidas contra uma gravidez indesejada e contra as doenças sexualmente transmissíveis e, consequentemente, têm mais prazer nas relações sexuais.

Como explica a ginecologista e obstetra Denise Coimbra, o prazer sexual é algo muito individual. No entanto, há alguns fatores, principalmente psicológicos, que sugerem essa ligação. “Principalmente no começo da vida sexual, a mulher ainda se sente insegura ao tomar apenas a pílula. Essa insegurança diminui com o tempo, principalmente após a primeira gravidez”, diz Denise.

A médica também explica que as pílulas geralmente não interferem no prazer, mas que algumas, com antiandrogênicos, podem diminuir a libido. “Se isso acontecer, é só consultar um médico, que pode recomendar uma outra pílula ou sugerir um novo método anticoncepcional”, fala. O grupo de mulheres que apenas toma pílula, inclusive, foi o que menos reclamou da queda do prazer nas relações sexuais.

Outro ponto identificado pelo estudo é que as mulheres ainda relacionam a camisinha masculina à queda do prazer. Denise diz que, geralmente, as mulheres que não se adaptam ao preservativo são as que têm alergia ao látex ou ao lubrificante. “Neste caso, o melhor a fazer é tentar uma nova marca de camisinha, sem lubrificante”, diz.
De: Simone Tinti

Fonte: Revista Crescer

MULHERES SOFREM MAIS COM ENXAQUECA QUE OS HOMENS

Esse foi um dos resultados do primeiro estudo epidemiológico brasileiro sobre enxaqueca realizado por sete instituições do país* e publicado na revista científica americana Cephalalgia.

A pesquisa, que contou com 3.848 participantes de 27 Estados, revelou ainda que entre 30 e 39 anos o problema é mais prevalente. “A mulher, além do fator hormonal, tem uma sobrecarga emocional grande, ao conciliar trabalho, filhos e casa. E essa faixa etária é bem o momento que hoje a mulher vive as fases reprodutiva e produtiva”, diz Mario Peres, neurologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e um dos autores do estudo.

Isso comprova que, apesar do componente hereditário dessa doença crônica, hábitos na rotina, como sono, alimentação, e fatores comportamentais, tais como estresse, ansiedade ou autocobrança exagerada, têm um papel fundamental para o aparecimento das crises de dor de cabeça.

A enxaqueca caracteriza-se por uma dor que pulsa ou lateja - de intensidade moderada a forte -- e que pode acometer partes da cabeça. Ela pode vir acompanhada de enjoos e incômodo com luz e barulho. “Em 20% dos casos, pode haver uma alteração visual em função do problema, chamada aura -- pontos luminosos e escuros, linhas em ziguezagues na visão, com duração de 5 a 60 minutos, que podem anteceder ou acompanhar a dor”, afirma Peres.

Um dado da pesquisa revelou que pessoas que fazem atividades físicas têm menos episódios de enxaqueca se comparadas com as que não praticam exercícios. “Há diversas recomendações para amenizar a enxaqueca, como relaxamentos, dieta equilibrada, psicoterapia”, diz Peres. O especialista ressalta ainda que o uso de analgésico por conta própria pode agravar o problema. O melhor é fazer um tratamento de prevenção para evitar prejuízos no dia a dia.

No Brasil, a prevalência da enxaqueca é de 15,2%, enquanto nos Estados Unidos esse índice varia entre 11,7% e 12,6%. Ainda segundo o estudo, não foi encontrada relação significativa entre o problema e estado civil, trabalho e índice de massa corporal.

* Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de São Paulo, Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Universidade Federal do Paraná, Hospital Moinhos de Vento (RS), Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP) e Universidade Federal Fluminense (RJ)

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

COMO EVITAR A GRIPE SUÍNA E OUTRAS GRIPES


Vi o Dr. Marcio Bontempo no programa Sem Censura, na TV Brasil. Leda Nagle conversou com o doutor sobre a gripe suína. Achei sensacional! Adorei e entrevista e fui olhar o site do doutor para conferir as dicas que foram faladas na TV. Abaixo publico algumas dicas que podem ser encontradas no site oficial do médico que é especialista em Saúde Pública e naturopata...

Além das recomendações das autoridades sanitárias, como lavar as mãos com frequência, etc., existem providências que devem ser lembradas, ou conhecidas que, infelizmente, não fazem parte dos cuidados necessários, sendo que, muitos deles, são mais importantes do que as orientações oficiais.

Primeiramente, tanto profissionais de saúde quanto pessoas comuns, devem saber que é necessário atuar no sentido de se possuir um sistema imunológico bem forte. Percebo que absolutamente nada está se fazendo nessa direção, de uma forma que se espalha o terror de uma nova doença, mas não se tomam as providências necessárias para reforçar o mecanismo de defesa do organismo da população, permitindo assim que todos estejam expostos à virose em questão.
Por que as pessoas adquirem mesmo a gripe comum e o que fazer para fortalecer as defesas?

Para começar, é necessário saber O QUE ENFRAQUECE o nosso sistema imunológico, e isso não é divulgado (ou sabido?) pelas autoridades sanitárias.
Sabe-se, cientificamente, que todos os vírus se beneficiam e se desenvolvem mais facilmente em ambientes orgânicos mais ácidos e, obviamente, quando o sistema imunológico está enfraquecido. E o que faz com que nosso ambiente sanguíneo fique mais ácido e o que diminui a força das nossas defesas?

São os alimentos industrializados que tendem a criar e a manter um ambiente sanguíneo mais ácido. Os principais são:

Açúcar branco - produz ácido carbônico em quantidade proporcional à quantidade ingerida, seja ele puro ou presente em doces, refrigerantes, bolos, tortas, guloseimas, etc. O uso regular de grandes quantidades de açúcar branco produz perda de cálcio e magnésio (e muitos microminerais), o que afeta sobremaneira de modo crônico e constante o nosso sistema imunológico. Deve ser substituido pelo açúcar mascavo orgânico, mel, etc.

Carnes vermelhas e embutidos - Produz diversos ácidos e reações ácidas, como ácido oxálico, ácido úrico, além de toxinas redutoras da imunidade como cadaverina, putrescina, indol, escatol, fenol, etc. Como fonte de proteínas, dar preferência a peixes e proteínas vegetais, frutas oleaginosas, leguminosas, subprodutos da soja, etc.

Leite e derivados - Principalmente o leite de vaca, rico em caseína (indigesto), produz incremento do ácido lático e gera mucosidades em excesso, enfraquecimento das defesas orgânicas, expondo os seus consumidores, não só à gripe, mas a muitos outros problemas.
Substituir por leite de soja pronto ou caseiro (evitar o leite de soja instantâneo, em pó). Como fonte de cálcio, preferir as verduras e os feijões.

Farinhas brancas - O pão branco e as farinhas de trigo brancas, não integrais, são fermentativas e produzem mucosidades, além de serem pobres em proteínas, vitaminas e minerais essenciais. Seu uso constante enfraquece o organismo.
Frituras, comidas em saquinhos (chips), guloseimas, fast food - Hoje consumidos em grande quantidade por crianças e adolescentes, responsáveis por grandes desequilíbrios orgânicos e muitas doenças, como diabetes, obesidade, pressão alta, etc. O seu consumo regular, associado ao açúcar branco, determina um constante estado de acidificação do sangue e depósito de compostos prejudiciais.

Álcool
- Em pequenas quantidades (vinho, etc.) pode até ajudar, mas em excesso produz reações ácidas.
Recomenda-se, portanto, evitar estes alimentos substituindo-os, sendo que esta abstenção já significa um grande passo para a prevenção de qualquer gripe e de muitas doenças.

Alimentos recomendados para aumentar as defesas orgânicas

Há alimentos particularmente úteis para reforçar a nossa imunidade, tais como o arroz integral, os subprodutos da soja (tofu, leite de soja líquido, misso), a aveia (rica em beta-glucana, um grande estimulador do mecanismo de defesa), o inhame, as verduras em geral, frutas frescas, a semente de linhaça, o gengibre, o alho, a cebola e outros.

Outros fatores que reduzem a imunidade

Estresse - um dos piores inimigos, pois reduz a ação das células de defesa, principalmente os linfócitos que combatem os vírus, elevando os níveis de adrenalina e cortisol, um imunodepressor. O estresse é provocado pela vida agitada, os problemas diários, as preocupações excessivas, o excesso de trabalho ou estudos, etc.

Vida sedentária - Com ela os radicais ácidos se acumulam nos músculos e nos demais tecidos, reduzindo o pH do corpo e favorecendo as doenças virais e bacterianas.

Ar condicionado - Deve ser evitado a todo custo, pois desidrata o ar, ressecando as mucosas e produzindo desequilíbrio térmico no organismo. Faz muito mal.

Hábitos perniciosos - Tabagismo, alcoolismo, drogas, excesso de remédios farmacológicos, etc., são, decididamente, fatores que reduzem a capacidade de defesa do organismo.

Certamente que muitas mudanças propostas são sacrificantes, mas tudo é uma questão de ajuste e adaptação, sendo que, os resultados são altamente benéficos, não só em relação à gripe suina, mas à saúde em geral

Dicas da medicina natural, ortmolecular e homeopatia para a prevenção (e tratamento) da gripe suína. Além das medidas anteriores, cientificamente sugere-se o seguinte:

Alho
O alho é rico em alicina, uma substância ativa que possui ação antiviral reconhecida, além de mais d euma dezena de outros componentes imunoentimulantes. Basta ingerir diariamente 3 a 5 dentes de alho cru picado, com os alimentos ou engolidos com água ou suco. Há o inconveniente do hálito, mas é passageiro, e mais vale a boa saúde do que o comentário alheio. Existem também suplementos à base de alho que não exalam odor, mas são caros. O óleo de alho em cápsula ou o alho em comprimidos não produzem o mesmo efeito do alho cru. O alho também é útil para evitar ou tratar uma grande quantidade de doenças. O problema do alho para crianças é a dificuldade para ingerir, mas com habilidade tudo é possível.

Própolis
A própolis é reconhecida cientificamente como um antibiótico naturalm incluindo uma forte ação antiviral, tanto em situações de infecção quanto como para prevenção. Foram reconhecidos mais de 100 principios medicinais ativos da própolis. Deve-se usar o extrato alcoólico de própolis a 30%, na quantidade de 30 gotas, 3 a 4 vezes ao dia, em meio copo de água. Para crianças pequenas, metade da dose (lactentes e bebês, seguir orientação do pediatra). Pode-se colocar um pouco de mel para adoçar e reduzir o sabor e efeito da própolis na boca.

Chá de gengibre
O gengibre é um alimento funcional reconhecido hoje cientificamente por seus poderosos princípios ativos. Foram isolados cerca de 25 substâncias, entre elas as famosas gengiberáceas, de grande ação estimulante do sistema de defesa do organismo e ação antiviral. Basta beber chá de gengibre fresco, forte, uma xícara 3 vezes ao dia, morno ou quente e sem adoçar.

Saquinho com cânfora
Durante a gripe espanhola no começo do século passado, milhões de pessoas morreram, mas aqueles que lidavam com os doentes raramente contraiam o vírus. É que havia uma orientação para que o pessoal de serviço, médicos, enfermeiros, etc. usasse um saquinho de gaze com pedras de cânfora pendurados no pescoço. As emanações voláteis da cânfora esterilizam o ar em sua volte e protegem as mucosas. Então, aconselha-se a fazer o mesmo. Basta adquirir a cânfora na farmácia comum (algumas pedrinhas bastam), confeccionar uma bolsinha de gaze e pendurar no pescoço, podendo inclusive manter por dentro do vestiário, sem necessidade de deixar à mostra (se bem que o ideal é manter do lado de fora). Deve ser usado constantemente durante o contato com as pessoas. É uma boa dica para quem lida com pessoas ou trabalha em ambiente de aglomeração, etc.
Frutas em geral

As frutas, principalmente as cítricas
Ajudam a alcalinizar o sangue e são ricas em minerais e vitaminas, favorecendo a saúde e protegendo o organismo. Pessoas que consomem poucas frutas estão muito mais sujeitas, não só às viroses, quanto a qualquer outra enfermidade.
Estas orientações servem tanto para a prevenção quanto para serem utilizadas em casos de pessoas que contraíram qualquer tipo de gripe. Além do mais, estes procedimentos nos deixam seguros e tranqüilos em relação ao grande terror de se contrair, tanto a Influenza A quanto quaisquer outras doenças virais.


Por Dr. Marcio Bontempo, Médico Sanitarista (CRM-DF 15458), especialista em Saúde Pública e naturopata.

REFEIÇÕES COLORIDAS SÃO RICAS EM NUTRIENTES


O verde do alface, da rúcula e do brócolis é super poderoso. “A cor verde é muito rica tanto em cálcio quanto em ferro. E o cálcio ele é muito importante pra o crescimento e fortalecimento dos ossos”, explica Julia Dubin, nutricionista.

O ferro não pode faltar no prato de quem quer ficar bem longe daquele cansaço provocado pela anemia.

“Quando a gente tá com ferro equilibrado, a gente tá o dia todo com energia”, diz a nutricionista.

Vermelho, amarelo, roxo, verde e branco. Segundo os nutricionistas, quem consome frutas, legumes e verduras com essas 5 cores..pode ter uma vida mais saudável.

A idéia da dieta das cinco cores é essa. Aproveitar as propriedades dos alimentos, consumir uma porção de cada cor por dia, pra ajudar a combater doenças e simplificar a vida da gente.

Então aí vai a dica pra você ficar de olho. Tomate, maçã, goiaba e melancia são da turma do vermelho, fonte de carotenóides “Eles são substâncias antioxidantes. O que seria esses antioxidantes? Ele evita que a célula morra. Os flavonóides, outro antioxidante, previne o colesterol ruim se oxide, previne que o colesterol ruim se grude nas nossas veias e cause a doença cardiovascular”, explica.

Amarelo do milho, do melão, da laranja, tudo com muita vitamina C. “A vitamina C ela é muito importante para o nosso sistema imunológico para o sistema de defesa, bom pra lutar contra doenças, a gente tem que estar com o corpo bem rico de vitamina C”, afirma.

Pra aproveitar melhor os nutrientes que se perdem em água fervente, a dica é consumir esses alimentos crus. E quem abusa da salada de beterraba e da berinjela está garantido sua cota de "roxo" por dia.

“A gente tem as vitaminas do complexo B, que elas são muito importantes pra gerar energia”, comenta.

E agora que esse prato está completo, o truque é finalizar com azeite de oliva. “Ele aumenta o colesterol bom. Então mais uma coisa protegendo o nosso coração”, diz.

Fonte: Jornal Hoje

OTIMISMO MELHORA QUALIDADE DE VIDA


Mulheres otimistas correm menos riscos de ter doenças cardíacas e vivem mais - de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos.

Uma pesquisa anterior, feita por especialistas holandeses, já havia concluído que o otimismo reduz o risco de problemas cardíacos em homens.

Quase cem mil mulheres participaram do novo estudo, publicado na revista científica "Circulation". A investigação concluiu que as pessimistas tendem a apresentar pressão mais alta e índices mais altos de colesterol.
Mesmo quando esses fatores foram levados em consideração - ou seja, comparando-se grupos de mulheres com pressão alta e altos índices de colesterol - a diferença de atitude alterou significativamente os riscos entre otimistas e não otimistas.

Mulheres otimistas tiveram 9% menos chances de desenvolver problemas cardíacos e 14% menos chances de morrer por qualquer causa após oito anos de acompanhamento.

Em comparação, mulheres que cultivam sentimentos hostis ou não confiam nos outros apresentaram 16% mais probabilidade de morrer dentro do mesmo período.

Uma possível explicação, segundo os pesquisadores, é que as otimistas talvez sejam mais capazes de enfrentar adversidades e talvez sejam mais capazes de cuidar de si próprias quando ficam doentes.

Mais exercícios
O estudo concluiu que mulheres otimistas fazem mais exercícios e são mais magras do que as pessimistas.

"As evidências indicam que negatividade constante e em alto grau é ruim para a saúde", disse a pesquisadora Hilary Tindle, da University of Pittsburgh.

Para uma porta-voz da entidade beneficente britânica para doenças cardíacas British Heart Foundation, o aumento do risco de doenças cardíacas pela liberação de certas substâncias no organismo por conta de "emoções hostis" é conhecido, mas o mecanismo como isso funciona ainda é um mistério.

"Atitudes otimistas ou hostis podem estar associadas a comportamentos que têm implicações para a saúde, como fumar ou seguir dietas ruins, o que pode também influenciar a saúde do coração", disse a porta-voz. "Uma boa coisa para todas as mulheres é que, independentemente da sua natureza, fazer escolhas saudáveis como não fumar e comer bem terá muito mais impacto sobre a saúde do seu coração do que a sua atitude."

"São necessárias mais pesquisas para explorar como e por que essas características psicológicas podem afetar a saúde", acrescentou a porta-voz.


terça-feira, 11 de agosto de 2009

MISSA DE ANIVERSÁRIO DO ALEXANDRE FERREIRA

(Alexandre Ferreira e a nova marca da Rádio Globo - Bota Amizade Nisso!)

O Alexandre Ferreira completa mais um ano de vida no próximo dia 13 e o Fã Clube “Dá um sorriso Pra Mim” já confirmou a data da missa em comemoração a data. Será no sábado, dia 15, às 10 da manhã, na Igreja de São Jorge, na rua da Alfândega, 382, no Centro do Rio (bem próximo ao Campo de Santana).
Todos estão convidados para participar da missa. Lembro que não é festa, é missa! É dia de orar e agradecer por mais um ano de sucesso, saúde, e pela oportunidade de estarmos juntos todas as madrugadas, no Alô Bom Dia, na Rádio Globo. Não é pra levar presente! O grande presente é a sua presença!!!

Como diz o Alexandre Ferreira: Dá Um Sorriso Pra Mim!"

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

SUCO DE BETERRABA AJUDA A DIMINUIR CANSAÇO DURANTE EXERCÍCIOS


Beber suco de beterraba ajuda a ter mais energia. Um estudo realizado pela University of Exeter, na Grã-Bretanha, mostrou que pessoas que tomam esse suco têm uma resistência física 16% maior enquanto fazem exercícios físicos. Ainda não se sabe ao certo por que isso acontece, mas os cientistas descobriram que o nitrato encontrado nessa raiz ajuda a diminuir a quantidade de oxigênio consumida pelo corpo humano, o que deixa o exercício menos cansativo.

A pesquisa, publicada no Journal of Applied Physiology, sugere que, no ganho de resistência, o suco de beterraba é mais eficaz até do que a preparação que o corpo adquire em decorrência da prática regular de exercícios. O estudo foi realizado com base nos resultados dos testes físicos de oito homens com idade entre 19 e 38 anos. Eles tomaram 500 ml de suco de beterraba orgânica durante seis dias consecutivos e depois realizaram testes em bicicletas ergométricas.

Para testar a eficácia da bebida comparada a outras substâncias, os pesquisadores deram placebo aos homens durante seis dias consecutivos.Os resultados foram surpreendentes para os pesquisadores. Depois de beber o suco de beterraba, eles conseguiram pedalar entre 11,25 minutos e 92 segundos a mais do que quando realizaram os testes depois do consumo do placebo. Os responsáveis pelo estudo acreditam que essa descoberta poderá oferecer dados que ajudem no tratamento das pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, respiratórias ou metabólicas, além de auxiliar na resistência dos atletas. A bebida também ajuda a manter a pressão sanguínea em um nível saudável.

Fonte: Veja

domingo, 9 de agosto de 2009

FELIZ DIA DOS PAIS!!!


No dia de hoje desejo a todos os papais um
FELIZ DIA DOS PAIS!!!

Ser pai é uma oportunidade que você tem para ensinar o que sabe, aprender sem vergonha, alegrar-se com pequenas coisas e ter um bom motivo para ser uma pessoa melhor a cada dia. (Renata Victor)

UM DOMINGO DE HARMONIA

Simplesmente Flores...

“Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso”.

Charles Chaplin


sexta-feira, 7 de agosto de 2009

SEDENTARISMO PODE FAVORECER PROBLEMA DE SAÚDE NAS CRIANÇAS

Hábito crônico de grande parte dos brasileiros, assistir televisão é a atividade sedentária que pode causar mais problemas no coração em futuros adultos. A conclusão faz parte de um estudo feito com crianças americanas e espanholas, que diz que a máquina de entretenimento ainda é uma vilã mais poderosa que video-games e a própria internet.
Para chegar ao resultado - publicado em arquivos de medicina pediátrica e adolescente e divulgado pela revista Time - pesquisadores usaram como parâmetro a pressão sanguínea das crianças, praticando atividades que requerem pouco movimento.

"O comportamento sedentário, especificamente o ato de ver televisão, é relacionado a pressão sanguínea, independentemente do nível de gordura ou peso da pessoa", explica o doutor Joey Eisenmann, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Michigan.
Sabendo disso, as duas variáveis da pesquisa foram o tempo assistindo TV, informação passada pelos pais das crianças, e a medição da pressão do sangue. Durante uma semana, 111 crianças foram monitoradas realizando atividades do gênero, como ver TV, usar o computador, jogar vídeo-game, ler ou qualquer outra ação sem muito movimento.
O resultado: crianças que assistiam entre 90 e 330 minutos de televisão por dia apresentaram níveis até sete vezes maiores de pressão do sangue do que as crianças que ficavam em frente ao aparelho por menos de meia hora. No geral, cinco horas do dia foram usadas em atividades sedentárias, dentre elas 1.5 hora para televisão, computador e vídeo-game.

Hábito passivoA Academia Americana de Pediatria recomenda que crianças menores de dois anos não assistam TV e que as um pouco mais velhas não passem de duas horas. De acordo com a pesquisa, no entanto, o diferencial é exatamente a passividade do ato de ver televisão.
Fonte: O Dia


PESQUISA COMPROVA NECESSIDADE DE CONTROLAR QUANTIDADE DE GORDURA NO SANGUE


Pesquisadores americanos, finlandeses e suecos divulgaram um novo estudo sobre os efeitos danosos do colesterol no cérebro e reforçaram a necessidade de cuidar dos níveis de gordura no sangue. O estudo mostrou que mesmo taxas de colesterol só um pouco acima do tolerável aumentam o risco de doenças cerebrais como o Mal de Alzheimer e demência vascular. A pesquisa foi feita com quase dez mil pacientes durante 40 anos.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO