terça-feira, 30 de junho de 2009

PNEUMONIA: O QUE É, CAUSAS E FORMAS DE TRATAMENTO

A pneumonia é a inflamação dos pulmões, mas especificamente dos alvéolos, local onde ocorrem às trocas gasosas, devido à infecção causada por bactérias, vírus, fungos e outros agentes infecciosos ou por substâncias químicas.
Na pneumonia os alvéolos se enchem de pus, muco e outros líquidos, o que impede o seu funcionamento adequado. O oxigênio pode não alcançar o sangue, e se existe oxigênio insuficiente no sangue, as células do corpo não funcionam adequadamente. Por esse motivo, e pelo risco da infecção se espalhar pelo corpo, a pneumonia pode ser fatal.


Quais são os sintomas da pneumonia?
Em muitos casos a pneumonia ocorre depois de um resfriado ou gripe. Os sintomas podem se iniciar lentamente ou serem súbitos. Os principais sintomas são:
• Febre e suor intenso
• Calafrios e tremores
• Dor no peito que piora com a respiração, em crianças maiores
• Tosse com catarro esverdeado, marrom, ou com raias de sangue.
• Respiração ofegante, gemência e prostração
• Aceleração do pulso

Em casos graves, os lábios e unhas podem ficar roxos por falta de oxigênio no sangue e pode haver confusão mental. Em crianças muito pequenas ou já com outras doenças de base, a pneumonia pode ocorre sem a presença dos sinais clássicos, o que muitas vezes dificulta o diagnóstico.


O que causa a pneumonia?
A pneumonia bacteriana é a mais freqüente, ocorrendo em aproximadamente 50% dos casos. A causa mais comum de pneumonia bacteriana em adultos é uma bactéria chamada Pneumococo. As bactérias estão presentes na cavidade oral de algumas pessoas normais. Quando as defesas do organismo enfraquecem, elas podem ser aspiradas para os pulmões e causar a pneumonia.

As pneumonias virais podem ser causadas por muitos tipos diferentes de vírus, incluindo o vírus da gripe. Ocorrem mais comumente no outono e no inverno. As pneumonias virais podem ser complicadas por pneumonias bacterianas. As crianças com doença cardíacas ou pulmonares crônicas podem ter pneumonias graves pelo vírus da gripe.

Outros microorganismos causadores da pneumonia são o Mycoplasma (segunda causa mais freqüente de pneumonia), Chlamydia (relativamente freqüente), e Legionella (incomum, mas causa muitos casos de pneumonia grave). Esses agentes, assim como os vírus, podem ser contagiosos, acometendo várias pessoas que convivem em um mesmo ambiente.

Pessoas com uma diminuição do sistema de defesa do organismo, como os portadores de HIV e pacientes com câncer em tratamento com quimioterapia, podem ter pneumonia por agentes infecciosos incomuns. O Pneumocystis carinii é um fungo que comumente causa pneumonia em pessoas com AIDS.


Quais são as complicações da pneumonia?
As conseqüências de uma pneumonia dependem muito da idade da pessoa acometida, do tipo de pneumonia e do estado geral de saúde anterior à pneumonia. As pessoas com doença cardíaca ou pulmonar prévias têm mais risco de complicações.

A complicação mais comum da pneumonia é o derrame pleural. Os pulmões são revestidos por duas membranas, as pleuras. O derrame pleural é o acúmulo de líquido entre essas membranas. Algumas vezes esse líquido pode se transformar em pus, que deverá ser drenado para o controle da infecção.

A bacteremia é uma complicação bastante grave da pneumonia, ocorre quando as bactérias alcançam o sangue, podendo se espalhar por todo o corpo, apresentando risco de vida. Bebês apresentam com frequencia esta quadro, quando a pneumonia não é tratada a tempo.


Como é feito o tratamento?
Quanto mais rápido a pneumonia for diagnosticada, maior é a chance de cura.
A maior parte das pneumonias é tratada com o uso de antibióticos, entretanto, não existe tratamento efetivo para as pneumonias virais. Após o uso de um antibiótico adequado, espera-se que ocorra melhora dos sintomas após 48 a 72 horas. A criança deve fazer um controle ambulatorial, no segundo dia de antibióticos, para que seja avaliada sua melhora. Rx são feitos no momento do diagnostico, mas se a evolução for boa, não é necessário um Rx de controle, evitando-se assim a irradiação da criança, baseando-se o médico na evolução clinica, melhora da febre, melhora do apetite e diminuição da prostração.

A maioria das pneumonias em pacientes previamente saudáveis pode ser tratada em casa. Nos casos mais graves, entretanto, é necessária a hospitalização para receber antibiótico venoso e oxigênio. È muito importante que o paciente beba muito líquido, que evita a desidratação e ajuda na expectoração.


Prevenção
A pneumonia pode ser uma complicação de uma gripe, assim a vacina da gripe é uma boa forma de prevenção da pneumonia.

Está disponível também a vacina contra o pneumococo, o principal agente causador da pneumonia. Ela está indicada para pessoas com maior risco de adquirir a doença e de ter suas complicações: pessoas com doenças crônicas pulmonares, cardíacas, renais, diabéticas, residentes de asilos e pessoas com 65 anos ou mais.

Como a pneumonia freqüentemente ocorre após um resfriado ou gripe comuns, deve-se estar atento ao prolongamento dos sintomas por mais de uma semana a dez dias, e procurar um médico sempre que estiverem presentes os sintomas da pneumonia.



Fonte: Boa Saúde



segunda-feira, 29 de junho de 2009

MÚSICA: SUTILMENTE

Atendendo pedidos publico a música do ultimo Simplesmente Flores. É realmente linda.

Música: Sutilmente

Composição: Nando Reis e Samuel Rosa


SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE OS PRODUTOS ORGÂNICOS

Por trás de uma salada orgânica tem sempre os cuidados que começam no campo. Frutas, verduras e legumes são cultivados com técnicas naturais, sem agrotóxicos.
Nos supermercados, os orgânicos têm ganhado cada vez mais espaço, principalmente no setor de hortaliças, mas o consumidor deve saber quando e como escolher estes produtos. No Brasil, ainda não há uma certificação padronizada para os orgânicos, mas a nutricionista explica que eles devem estar identificados com um selo que garante a origem do produto.
Outra dica importante: sem conservantes, o produto pode não ter um aspecto perfeito, mas isso não tem nada a ver com a qualidade.
Como qualquer alimento vegetal, os orgânicos devem ser conservados em saquinhos, na parte mais baixa da geladeira, para não ressecar. Antes de consumidos, devem ser colocados por 20 minutos em um litro de água com uma colher de água sanitária.

Fonte: Jornal Hoje

domingo, 28 de junho de 2009

UM DOMINGO PARA REPOR AS ENERGIAS

Simplesmente Flores...


E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti


(Música: Sutilmente / Composição: Nando Reis e Samuel Rosa)

sábado, 27 de junho de 2009

RISCOS E PREVENÇÕES DA NOVA GRIPE

O G1 publicou uma reportagem sobre a gripe suína que explica o que é a doença, o contágio, como prevenir e a forma de tratamento. Publico aqui alguns trechos, mas vale a pena entrar no site do G1 e conferir a matéria na íntegra!...

A gripe A (H1N1) é uma doença respiratória causada por um vírus influenza tipo A cujos "ancestrais" causam regularmente crises de gripe em porcos. Ocasionalmente, o vírus vence a barreira entre espécies e afeta humanos. O vírus da gripe suína clássica foi isolado pela primeira vez num porco em 1930. Desde então, o patógeno sofreu novas recombinações e se tornou mais capaz de infectar pessoas. Saiba o que sabemos sobre essa doença.

Como a nova gripe mata?

Na verdade, qualquer tipo de gripe pode matar, em especial pessoas com sistema imune (de defesa do organismo) enfraquecido. A nova gripe parece ser capaz de afetar gravemente pessoas com sistema imune mais forte, ao menos em certos casos. O principal risco associado à doença é uma inflamação severa dos pulmões, que pode levar à insuficiência respiratória, ou seja, incapacidade de respirar direito. Outras complicações sérias têm a ver com lesões severas nos músculos, que podem levar a problemas nos rins e no coração, e mesmo, mais raramente, meningites e outros problemas no sistema nervoso central. Em todos esses casos, pode ocorrer a morte.

A OMS declarou que o vírus já causa uma pandemia no mundo. Isso significa que haverá alto grau de mortalidade por causa da gripe?
Não. O conceito de pandemia se refere ao grau de espalhamento da doença ao redor do mundo -- no caso, transmissão sustentada, ou seja, contínua do vírus, em vários continentes. O fato de haver uma pandemia não significa que todos os que adquirem a infecção morre. Segundo os últimos dados da Organização Mundial da Saúde, menos de 0,5% das pessoas com infecção confirmada pela nova forma de H1N1 acabaram morrendo. Como cerca de 30% dos que adquirem gripe não apresentam sintomas, e levando em conta que nem todo mundo vai até o médico para relatar a infecção, a porcentagem real de mortos deve ser menor ainda.
Isso, no entanto, não é motivo para falta de cuidado. Quanto maior o número total de pessoas que forem contaminadas pelo vírus, maior será o número de mortes. E, como poucas pessoas possuem defesas inatas contra essa nova forma do patógeno, o espalhamento não-contido do vírus poderá matar muita gente, em especial entre os que têm organismo mais frágil.

Qual é o risco de uma situação de forte avanço da gripe no Brasil?

Ainda é cedo para dizer com certeza. Por sorte, a transmissão do vírus no país aparenta, por enquanto, ser limitada, restringindo-se a pessoas que viajaram para o exterior, para locais onde há focos mais vivazes da nova gripe, ou a pessoas que tiveram contato com os que contraíram a doença fora do país. Isso significa que ainda não existe a chamada transmissão sustentada, ou seja, aquela na qual o vírus circula de forma constante e ininterrupta dentro de uma população. No entanto, isso pode mudar a qualquer momento.

Quem pega a gripe uma vez pode ser infectado por ela novamente mais tarde?
Não. O organismo cria defesas contra o vírus. No entanto, se houver uma mutação significativa na cepa, alterando as características que o causador da doença usa para invadir o organismo, é como se fosse uma nova onda de gripe - e aí a doença pode acontecer de novo.

Como os seres humanos pegam vírus de origem suína?
Normalmente, esses vírus não infectam humanos. Entretanto, vez por outra, mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas. Na maioria das vezes, os contágios acontecem quando há contato direto de humanos com porcos. Mas também já houve casos em que, após a transmissão inicial do porco para o homem, a partir dali o vírus passou a circular de pessoa para pessoa. Foi o caso de uma série de casos ocorridas em Wisconsin, EUA, em 1988. Nesses casos, a transmissão ocorre como a gripe tradicional, pela tosse ou pelo espirro de pessoas infectadas. Consumir carne de porco pode causar a nova gripe? Não. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação.

O que fazer para evitar o contágio?
O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença.
- Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.
- Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.
- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
- Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.

A gripe é transmitida para animais domésticos, como canarinhos, cães, papagaios e gatos?
Muito provavelmente, não. É cedo para dizer que outros animais estão imunes, mas a característica desse vírus é de transmissão entre suínos -- e agora entre humanos. Normalmente, aves domésticas são contaminadas por outros tipos de vírus. Já cães se infectam por outro tipo de influenza.

Quais são os sintomas da gripe suína?
Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, letargia, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarreia.

Como se faz o diagnóstico de gripe suína?
Para identificar uma infecção por um vírus influenza do tipo A, é preciso analisar amostras respiratórias do paciente durante os primeiros 4 ou 5 dias da doença -- quando uma pessoa infectada tem mais chance de estar espalhando o vírus. Entretanto, algumas pessoas, especialmente crianças, podem manter o vírus presente por dez dias ou mais. A identificação do vírus é então feita em teste de laboratório.

Como é feito o tratamento?
"Existem duas linhas de medicamentos. Uma delas, a amantadina, impede a entrada do vírus nas células humanas. A outra, de medicamentos como o Tamiflu [oseltamivir], tenta barrar a saída do vírus de uma célula quando ele tenta infectar outras", explica o biólogo da USP.
A má notícia, diz Iamarino, é que o H1N1 já se mostrou resistente à primeira classe de remédios. Por enquanto, o oseltamivir ainda parece ser capaz de agir contra ele.

Você pode tomar as atuais vacinas contra a gripe?
Sim. A recomendação é sempre essa, pois essas vacinas ajudam a combater a gripe tradicional.

As vacinas contra a gripe têm alguma influência na proteção contra a nova gripe?
De acordo com o pesquisador da USP, existe a possibilidade de essas vacinas oferecerem proteção parcial contra o vírus proveniente de porcos. No entanto, mesmo que isso aconteça, certamente a formulação delas não será a ideal. "Não sabemos, por exemplo, para que lado vai caminhar a variabilidade genética do vírus suíno. Normalmente, ao produzir uma vacina, você já leva em conta o conhecimento que tem do vírus para tentar cobrir a variação futura dele e alcançar o máximo possível de proteção", diz Iamarino.

Fontes: CDC, Datasus, OMS, Atila Iamarino (biólogo, doutorando em evolução de vírus, USP, do blog Rainha Vermelha), e Nancy Junqueira Bellei, médica infectologista, coordenadora do setor de pesquisa em vírus respiratórios da Unifesp

quinta-feira, 25 de junho de 2009

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

Onde e quando doar


É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos hemocentros nos estados. No Rio de Janeiro, além do Hemorio, o INCA também faz a coleta de sangue e o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 14h30, e aos sábados, de 8h às 12h. Não é necessário agendamento. Para mais informações, ligue (21) 2506-6064.

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, e se recompõe em apenas 15 dias.

• Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5ml para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

• Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.

• Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

• Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de UMA EM CEM MIL!

• Por isso, são organizados Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado.
Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

• Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

• A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.



quarta-feira, 24 de junho de 2009

HOJE É DIA DE SÃO JOÃO!!!


Todos os anos a TIM homenageia um artista dando seu nome a premiação que leva aos melhores profissionais da Música Popular Brasileira. Em 2008, o homenageado foi o mestre da sanfona Dominguinhos. Sou fã do som da sanfona, da música típica de São João, dos ritmos nordestinos, do forró e desse grande nome da música popular brasileira...



terça-feira, 23 de junho de 2009

PIPOCA TEM PROPRIEDADE AFRODISÍACA


Hoje no Júri Popular do Alô Bom Dia falamos sobre alimentos afrodisíacos. Segundo uma reportagem publicada nesta segunda-feira, no site do jornal inglês Guardian, a pipoca pode aumentar o desempenho sexual de homens. Um nutriente chamado arginina, presente no milho usado para fazer pipoca, aumenta o fluxo sanguíneo e a quantidade de espermatozóides.
(Leia a matéria completa na revista Época.)

Saiba quais os alimentos que realmente estimulam o desejo sexual, aumentando a produção do hormônio testosterona, decisivo na libido.

Texto de Sheila Pasquarelli, nutricionista, coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Santa Helena/ Unimed Paulistana

A palavra “afrodisíaco” tem origem no grego aphrodisiakos e faz referência à deusa do amor, Afrodite. Afrodisíacos são agentes químicos ou odores que estimulam o desejo sexual ou elevam a potência masculina. Um prato bem arranjado e apetitoso à percepção de seus odores e a sua degustação tende a gerar um estado de euforia, capaz de conduzir ou resultar em ampliação do desejo sexual. Uma comida gostosa e saudável, preparada com especiarias, pode sim estimular a paixão.

Algumas especiarias podem ser usadas para estimular o apetite sexual por produzirem odores estimulantes do apetite e criarem um clima no ambiente. São elas: açafrão, cravo, noz moscada, pimentas de vários tipos, gengibre, tomilho, ginseng, canela, aipo, mostarda, coentro, jasmim e almíscar (espalhando-se o pó sobre a comida). Essas especiarias ainda trazem a vantagem de não conter calorias. Com elas, é possível fazer pratos light e saborosos. Há alimentos que aumentam a produção, tanto dos espermatozóides e da testosterona (hormônio decisivo na libido) como da secreção lubrificante vaginal, estimulando ainda mais a vida sexual dos casais. É o caso das ostras frescas, um alimento energético, que têm fósforo, iodo, zinco e contêm pouca gordura. Isso aumenta a disposição para o sexo.

No caso do ovo de codorna, um mito popular, é um alimento riquíssimo em proteínas, possui grande quantidade de vitamina B1 e B2, ferro, manganês, cobre, fósforo e cálcio, tem baixa taxa de colesterol, mas não possui nenhuma substância que potencialize o apetite sexual. Este mito criou-se em 1963, quando foi lançada uma marchinha carnavalesca que dizia “Eu quero o ovo de codorna para comer/ o meu problema ele tem que resolver!”, o que fez iniciar a fama de ovos de codorna como alimento afrodisíaco, mas nenhum estudo real foi realizado. Já o amendoim, outro mito, é um alimento altamente energético, de alto valor calórico, por ser uma oleaginosa, e contém grande quantidade de vitamina B3, que colabora para a vasodilatação sanguínea, por isso é relacionado ao aumento da libido e do apetite sexual.

Para uma vida sexual ativa é preciso conciliar a prática de atividades físicas a uma alimentação balanceada que evite açúcar e gorduras saturadas e contenha carboidratos, de preferência massas preparadas com farinhas integrais, sem deixar de lado proteínas como as carnes magras, peixes, frango sem pele, a clara do ovo bem cozida (sem a gema). Sem esquecer das frutas, vegetais folhosos e legumes. Recomenda-se no mínimo cinco refeições, pois o jejum prolongado leva à hipotensão (pressão baixa), hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), fadiga e desânimo. O poder afrodisíaco dos alimentos também está na combinação de cores e aromas. Com um pouco de imaginação e criatividade, o resultado com certeza é garantido. A vida sexual agradece!!!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

CORRER PODE SER UMA BOA MANEIRA DE FAZER NOVOS AMIGOS


A possibilidade de juntar os benefícios da atividade aeróbica à ampliação do círculo de amizades ajuda a explicar o aumento espetacular no número de grupos de corrida no país.

A corrida, dizem os médicos, é um dos melhores exercícios aeróbicos, capaz de prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a disposição para as atividades do dia a dia. Para muita gente, correr também se tornou uma forma de fazer novas amizades e alargar o círculo social. Nos grupos de corrida, que em geral se reúnem nos fins de semana em parques, praias e ruas, a conversa sobre o novo tipo de tênis ou de camiseta evolui para outros assuntos. Surgem as afinidades entre os corredores, que muitas vezes passam a se encontrar para outras atividades além do esporte. Para os especialistas em corrida, a socialização é a principal explicação para o aumento espetacular na quantidade de associados a grupos de corrida. Há dez anos, nas principais cidades do país, eles não passavam de 1 000 – hoje, chegam a 100 000. Podem ser vistos nas manhãs dos fins de semana, com suas camisetas exibindo o logotipo da equipe, cruzando alegremente os recantos mais aprazíveis das cidades.(...)

Muitas empresas descobriram que formar grupos de corrida é uma maneira de estimular a integração entre os funcionários e criar um ambiente de trabalho mais prazeroso e eficiente.(...)

Os grupos de corrida deram origem às competições temáticas. Há hoje no país cerca de 600 provas por ano, muitas delas dirigidas a públicos específicos – mulheres, militantes de causas ecológicas, fiéis de igrejas evangélicas e até jovens que frequentam baladas. Nesse caso, as corridas são noturnas e animadas pelo som de DJs.(...)

A corrida de rua em grupos é hoje popular em todas as grandes cidades do mundo, mas, segundo os especialistas em esportes, em nenhum país ela se tornou tão popular quanto no Brasil. A explicação para isso estaria no clima, sem temperaturas rigorosas nem neve, o que permite a prática do esporte o ano todo. Para o paulista David Cytrynowicz, presidente da Corpore, associação de corredores especializada na organização de corridas de rua, "os brasileiros estão cada vez mais ansiosos para sair do ambiente fechado das academias, correr ao ar livre e conhecer gente nova".

Confira a matéria completa na revista Veja


domingo, 21 de junho de 2009

UM DOMINGO PARA GOSTAR


Simplesmente Flores...


Pouco a pouco, tudo foi nos conduzindo
Sem querer nós fomos indo pra mesma direção
Pouco a pouco, tudo foi nos convencendo
Você foi me conhecendo e me abriu seu coração

Pouco a pouco, você foi me aprendendo
Sem querer eu fui querendo ficar preso nos teus braços
Pouco a pouco esse amor que foi crescendo
Ocupou em nossas vidas quase todos os espaços

Pouco a pouco foi que eu pude perceber,
Que gostar é diferente de querer
E agora pelo muito que você gosta de mim
Não é pouco o que eu gosto de você



(Música: Pouco à pouco - Composição: Gilliard)



sábado, 20 de junho de 2009

TV DIMINUI CONVERSA ENTRE PAIS E FILHOS

Conversas entre crianças e seus responsáveis diminuem consideravelmente quando uma televisão está ligada por perto, mesmo quando ninguém parece assisti-la, afirma um novo estudo. Pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de equipar crianças com pequenos gravadores de fita que registravam tudo que elas diziam e ouviam no dia-a-dia.

O estudo, liderado pelo Dr. Dimitri A. Christakis, da faculdade de medicina da Universidade de Washington e do Instituto de Pesquisas Infantil de Seattle, pode ajudar a explicar por que a exposição precoce à televisão tem sido associada a retardos de linguagem e cognitivos, disseram os pesquisadores. O estudo aparece no "The Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine".

Para o estudo, mais de 300 crianças, com idades entre dois e 48 meses, usaram os gravadores durante um dia inteiro, uma vez por mês, por quase dois anos. Depois, um programa analisou as gravações. Para cada hora de televisão ligada, descobriram os pesquisadores, as crianças, em média, ouviram 770 menos palavras de um adulto – uma diminuição de 7%. Elas próprias também falaram menos.

"Algumas dessas reduções provavelmente se devem ao fato de que a criança é deixada diante da televisão", disse o estudo, "mas outras provavelmente refletem situações nas quais adultos, apesar de presentes, são distraídos pela tela e não interagem com a criança de uma forma perceptível".



Fonte: 'New York Times' - Matéria assinada por Eric Nagourney

quinta-feira, 18 de junho de 2009

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AJUDA A MANTER A PELE BONITA


Uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a saúde da sua pele é nutrir o corpo através de uma alimentação saudável e equilibrada. As investigações demonstram que consumir certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, danos causados pela exposição ao sol e manter a pele hidratada.

Laranja, frutos vermelhos e produtos hortícolas
A fruta e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes que ajudam a prevenir o enrugar precoce da pele. As batatas-doces, tomates e o melão, por exemplo, podem ajudar a manter a sua pele firme e brilhante. Acrescente mais frutas e legumes como estes à sua alimentação diária. Em vez de fazer puré de batata ou batatas cozidas com a batata regular, utilize batatas-doces com um pouco de açúcar amarelo e um pouco de manteiga. Quando fizer uma sandes ou salada para o lanche, acrescente umas fatias de tomate, e troque as batatas fritas ou salgados por fatias frescas de melão.


Citrinos
Consumir citrinos numa base diária vai ajudar a manter a sua pele hidratada, o que a longo prazo vai prevenir as rugas. A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode manter o colagénio na estrutura da sua face e impedir a flacidez. Contudo, e porque a vitamina C é solúvel na água, os níveis desta vitamina que podem ser armazenados no seu corpo são reduzidos, o que significa que terá de fortalecer o seu “stock” natural diariamente. As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, mas as toranjas, limões e limas são também excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C regulares. O colagénio começa a desaparecer a partir dos 30 anos – comece a armazenar a partir de agora!
Misture laranja ou toranja nas saladas para uma combinação saudável e fresca de Verão. Esprema uns limões, lima ou laranjas e beba revigorantes limonadas ou laranjadas. Esprema um quarto de limão por cima de peixe grelhado ou de frango para um condimento exótico. As opções são variadas, seja criativo.


Chás
Os antioxidantes conhecidos com EGCG é uma poderosa substância que pode prevenir o acne, danos causados por exposição solar e inflamações de pele. O EGCG é também conhecido por combater o cancro da pele e outros tumores. Os chás, como o chá verde, chá preto ou chá branco são as melhores formas de ingerir o EGCG, já que bastam entre quatro a seis copos de chá por dia para beneficiar dos efeitos do EGCG na sua pele. Substitua gradualmente o café diário por chá – complementarmente a ajudar a sua pele, os antioxidantes presentes no chá serão poderosos promotores de saúde para todo o organismo.


Folhas Verdes
A vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele. Os espinafres e bróculos, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A, sejam frescos, crus, cozidos ou cozinhados a vapor, os legumes de folha verde são excelentes agentes para a saúde da pele.


Peixe
Os ácidos gordos ómega 3 encontrados no peixe, como no salmão, atum, sardinhas ou mesmo no marisco, possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol. Apesar de consumir peixe ser uma excelente forma de manter a sua pele radiante e gloriosa, mantenha moderado o consumo de marisco, de modo a não ingerir demasiado mercúrio. Comer peixe duas a três vezes por semana é suficiente, especialmente se a sua dieta já contempla bastantes alimentos saudáveis para a pele.

Fonte: Alimentação Saudável – Seu Guia de Nutrição

COMER OVO CRU OU MAL COZIDO PODE CAUSAR DANOS A SAÚDE

Aí vai uma informação importante para quem gosta de ovo com a gema mole...

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira (16), norma que determina a obrigatoriedade, nos rótulos de todos os ovos comercializados no país, das seguintes advertências: "O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde" e "Manter os ovos preferencialmente refrigerados".

Depois de publicada, as empresas terão 180 dias para se adaptar a nova regra. “Pretendemos alertar a população sobre procedimentos que podem ajudar a evitar a transmissão da Salmonella pelo ovo. Essa bactéria é muito comum na casca e no interior deste alimento cru e pode causar infecções alimentares”,explica Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa.

A decisão da Anvisa é fundamentada em estudo do Ministério da Saúde que aponta o ovo como principal alimento envolvido em surtos de doenças transmitidas por alimentos no país se considerado como agente causador a Salmonella. Dados apontam que, entre 1999 e 2007, o consumo de ovos crus ou mal cozidos foi responsável por 22,6% dos 5.699 casos desse tipo de doença notificados ao Ministério da Saúde.

O estudo demonstra, ainda, que as residências são os locais com maior ocorrência desses surtos, com 48,5% do total, seguidas de restaurantes (18,8%) e escolas (11,6%). Maria Cecília ressalta que as mudanças na rotulagem não deverão provocar uma redução no consumo do produto. "O ovo é um alimento muito importante do ponto de vista nutricional, não é preciso diminuir o consumo do alimento, apenas alguns cuidados devem ser tomados”, explica a diretora da Anvisa.

As advertências de rotulagem deverão ser expressas em destaque, de forma legível e com tamanho mínimo de 1mm. As empresas poderão complementar as informações com ilustrações que facilitem a compreensão do consumidor.

DEFICIENTES VISUAIS VÃO PODER LER TEXTOS DA INTERNET EM TEMPO REAL


Li esta informação no G1 e fiquei feliz em saber que o deficiente visual vai poder contar com mais uma ferramenta que o possibilita ter acesso à informação. Parabéns aos pesquisadores da Universidade Estadual Paulista pela invenção...

Pesquisadores brasileiros da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto, desenvolveram um sistema para facilitar o acesso de deficientes visuais à internet.

O projeto consiste em um dispositivo capaz de transformar, em tempo real, o conteúdo da web em diferentes sinais do alfabeto braille, que se elevam e abaixam na superfície de um console.

De acordo com a assessoria de imprensa da Unesp, o protótipo da novidade será finalizado ainda no final deste mês. Por isso, ainda não há imagens de divulgação de como funciona o sistema. Na prática, a novidade seria uma superfície “viva”, que traduziria as informações exibidas na tela do computador para pontos em relevo do alfabeto braille.

Com o dispositivo, um deficiente visual poderia acessar textos disponibilizados na internet sem a necessidade de impressoras especiais. Outro benefício é o fato de as informações serem oferecidas no tempo real do acesso à web, segundo a agência Fapesp (ligada à fundação que apoia o projeto).

Machado, professor do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, ressalta que o dispositivo não converte arquivos de texto em áudio, como já fazem outros equipamentos utilizados por deficientes visuais. Além disso, o projeto está focado nos computadores de mesa. “A miniaturização para uso em unidades portáteis, como notebooks, dependerá de desenvolvimentos e investimentos futuros”, disse Machado.

Depois do desenvolvimento do hardware, os especialistas vão testar o uso do dispositivo entre seu público-alvo. Somente depois de finalizados os testes, será possível determinar custos de produção em maior escala. Segundo Machado, as tecnologias envolvidas são todas acessíveis ao parque industrial do país.

* Com agência Fapesp

quarta-feira, 17 de junho de 2009

HOSPITAIS PÚBLICOS DO RIO VÃO OFERECER TERAPIA NATURAL


As unidades de saúde e hospitais públicos passarão a oferecer à população serviços de terapia natural, tais como a massoterapia, acupuntura, hidroterapia e hipnose, dentre outros. A lei foi sancionada pelo governador do Rio, Sérgio Cabral e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo desta terça-feira (16).

De acordo com a norma, as modalidades terapêuticas adotadas através do Programa de Terapia Natural deverão ser desenvolvidas por profissionais devidamente habilitados e inscritos nos respectivos órgãos de classe municipal, estadual ou federal.

"É uma forma de promover a saúde e a prevenção de doenças através de práticas que utilizam basicamente recursos naturais", disse a deputada Inês Pandeló (PT), autora da lei.

Dentre as diversas modalidades de terapia a serem implantadas nas unidades públicas de saúde estão: fitoterapia, terapia floral, cromoterapia, aromaterapia, oligoterapia, geoterapia, quiropraxia, iridologia, hipnose, trofoterapia, naturologia, ortomolecular, ginástica terapêutica e terapias da respiração.

DICAS PARA MANTER A ROUPA COM CARA DE NOVA


O Jornal Hoje, na TV Globo, exibiu uma reportagem muito bacana com várias dicas para quem precisa lavar roupa e não quer estragar as peças. Alguns cuidados simple, mas que fazem a diferença para deixar a roupa limpa, macia e perfumada...

Separar tolhas, roupas coloridas e brancas. Um cuidado que Aracy tomou depois de perder várias peças. “Aí tem que jogar fora ou fazer pano de chão com ela”, fala Aracy Ezequial de Miranda, dona de casa.
A técnica em organização doméstica dá outras dicas. Quando a roupa colorida é nova. “Passe um sabonete. Percebeu que não saiu tinta você pode colocar na máquina e bater normalmente. Jeans podem ser lavados na máquina normalmente”, orienta Elzi Nascimento, técnica em organização doméstica.
Mesmo cuidado quando a roupa for de linha ou lã. “Ela tem uma facilidade muito grande de pegar plumas mesmo colocando num saco ou numa fronha é importante deixar a roupa do avesso”.

Se a linha for da mesma cor nem precisa tirar o alinhavo depois. “Não se pendura roupa de lã. Coloca-se estendida. Usa-se uma cadeira forrada, coloca para secar e pode ir mudando ela de posição para ir secando mais rápido”.
Outro truque para que ela não perca a forma. “Antes de lavar passe um alinhavo no punho e no cós da roupa porque assim a roupa vai ficar larga e feia”.
Para que as tolhas fiquem sempre macias e perfumadas troque o amaciante por algumas gotas de essência.
“Na última água você pode colocar junto com álcool ou vinagre. É importante não passar. Compromete as felpas que deixa a tolha ressecada. Dificultando assim na hora de enxugar”.

Deixar a roupa branca sem aquele aspecto amarelado é umas maiores dificuldades das donas de casa. Um erro muito comum é achar que a água sanitária ou o cloro podem resolver o problema, mas na verdade o efeito é contrário.
“Para cada litro vai acrescer uma colher de bicarbonato. Ela pode ficar de um dia pro outro dependendo do encardido da sua roupa. Ficou branquinha. Passe na água limpa e coloque para secar”.


COMO EVITAR CHEIRO DESAGRADÁVEL NAS ROUPAS GUARDADAS

Na reportagem sobre o cuidado com as roupas, do Jornal Hoje, uma especialista também falou algumas dicas que podem ajudar a evitar que a roupa guardada fique com cheiro desagradável...

Especialista orienta sobre conservação de roupas em armários

Roupa limpa e cheirosa merece ser guardada num guarda-roupa bem limpinho também. Tatiana Luz é pesquisadora em saúde e explica algumas regras que podem melhorar na hora de conservar as roupas nos armários.
“O ideal é que a limpeza dos armários seja feita de três em três meses, mas em regiões mais úmidas, limpe todos os meses para evitar o mofo”.
“Nunca use palha de aço, saponáceos. O melhor é usar detergente neutro ou sabão de coco. Pega o paninho, pouco úmido passa no sabão e passa em movimento de vai e vem para não manchar a madeira e de preferência seguindo o desenho da madeira. Depois com água e paninhos limpos passa de novo para tirar o sabão. Depois seca com um pano”.

É bom deixar pelo menos meia hora com as portas abertas para e também as janelas do quarto para ventilar. Se a casa for em um lugar frio ou úmido, ela dá a dica.
” Durante a limpeza aproveita para deixar a roupa ventilando também numa área que circule o ar, mas seja quente.“
"Se tiver ar condicionado deixe ligado ou então bote um ventilador virado para dentro do armário, ou um abajur ligado ou até uma lâmpada e vai mudando de lugar”.
“Existem produtos para evitar mofos e que tiram a água do ambiente. Depois de algum tempo de uso, quando ele chegar até onde indica pelo fabricante tem, que trocar”, fala a pesquisadora.

Os cuidados para o dia a dia são: deixar as portas do guarda-roupa abertas pelo menos duas horas por dia. Na hora do banho, no caso de suíte, não deixe a porta do banheiro aberta.
A especialista orienta sobre como guardar sapatos. “Desde que coloque eles para ventilar e limpe principalmente a sola. Guarde numa prateleira separa. Em baixo de preferência. Em caixas ou saquinhos próprios”, finaliza Tatiana.

domingo, 14 de junho de 2009

UM DOMINGO PARA PENSAR EM SI MESMO


Simplesmente Flores...

Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado.
(Albert Einstein)


sábado, 13 de junho de 2009

RUBOR: VERMELHIDÃO NO PESCOÇO, ORELHA E ROSTO


Li este texto assinado por Ruy Miranda, Doutor em Psiquiatria, que fala sobre o rubor - uma vermelhidão que aparece na orelha, rosto, pescoço e na região peitoral em algumas pessoas quando elas ficam nervosas ou se encontram em situação de estresse...

O rubor é um importante sinal de Timidez ou de Fobia Social.

Ele pode estar associado ou não ao rubor das orelhas e do pescoço. Seu aparecimento é acompanhado de um sintoma que se caracteriza por sensação súbita de calor na região afetada. E é um sinal tão mais destacado quanto mais clara é a pele.

Causas
Existem duas categorias de causas: psicológicas e fisiológicas. As psicológicas são as próprias causas da Timidez ou da Fobia Social ou de qualquer outro transtorno psicológico. Em geral, esse sinal aparece quando a pessoa se julga criticada ou avaliada negativamente pelos outros, conhecidos ou não, ainda que o julgamento desfavorável seja apenas imaginado. Pode ocorrer até mesmo em situação de convívio com amigos ou familiares.

As causas fisiológicas dizem respeito ao que ocorre na região (rosto e/ou orelhas e/ou pescoço): uma vasodilatação súbita e intensa aumenta o aporte de sangue para a região sem que haja uma demanda natural para isso. A razão de ocorrer particularmente nessas regiões reside no fato de que, nelas, a pele apresenta uma vascularização aumentada em relação à pele da maior parte do organismo. Essas regiões, assim como a planta dos pés, a palma das mãos e os lábios, por serem partes muitos expostas ao frio, são dotadas de maior vascularização.

O fluxo sanguíneo para a pele de qualquer parte do corpo ou para uma região específica, atende a dois objetivos: levar suprimento alimentar para as células da pele e equilibrar a temperatura corporal. Uma região qualquer do corpo que ficar comprimida durante vários minutos, terá um aporte maior de sangue após a descompressão (e ficará vermelha) porque o organismo envia mais sangue para suprir a deficiência alimentar que se instalou durante a compressão. Este é um caso de aumento natural de fluxo sanguíneo para uma região. Por outro lado, o aumento ou a diminuição do sangue na pele de todo organismo será maior ou menor, dependendo da necessidade do corpo perder ou reter calor. O volume de sangue que circula pela pele para atender ao equilíbrio da temperatura corporal é dez vezes maior do que o volume de sangue que chega à pele para levar suprimento para as células.

Mas no caso de ansiedade subjacente, seja na Timidez ou na Fobia Social, o súbito afluxo de sangue resulta de uma complexa interação do sistema nervoso, e que ainda não é claramente compreendida. Essa mobilização do sangue não é para levar suprimento e tampouco para equilibrar a temperatura corporal. Esse afluxo aumentado não atende pois, a nenhuma necessidade fisiológica. Sabe-se, contudo, que resulta de uma dilatação nos vasos sanguíneos responsáveis pelo equilíbrio da temperatura do corpo.

Sinal de Timidez ou de Fobia Social?
Esse rubor tanto pode ser um sinal de Timidez como de Fobia Social, ou seja, pode fazer parte do quadro de timidez ou de fobia social. Logo, ele não serve para distinguir um quadro do outro. O diagnóstico de Timidez e Fobia Social é feito pelas particularidades dos sinais e sintomas dos dois quadro. O rubor é um sinal que se soma, não é uma particularidade. Em síntese, o rubor do rosto pode aparecer tanto em um quadro de Timidez leve como em um quadro de Fobia Social severa.


Ruy Miranda, construtor deste site e autor do romance. Médico, Doutor em Psiquiatria, ex-Professor de Psicoterapia e Psicologia Médica da UFMG. Psicoterapeuta há mais de quatro décadas.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

QUANDO A GENTE AMA - OSWALDO MONTENEGRO


Uma canção simples que fala de amor...

Afinal, é dia dos namorados!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

MARACUJÁ PODE AJUDAR A DIMINUIR O AÇÚCAR E A GORDURA NO SANGUE


Ela chegou com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.



Gordura na mira

Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. A ação é bem mais suave que a do Xenical, medicamento da Roche que tem o boqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto. “Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas eliminaram 8 quilos!)”, comemora a farmacêutica Alessandra Ramos, que acompanhou o grupo por um período de um ano sem registrar reações adversas. De qualquer modo, observe como seu organismo responde ao produto.



Menos toxinas

Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.



Matéria assinada por Katia Cardoso, Revista Boa Forma


quarta-feira, 10 de junho de 2009

GRUPO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS COMEMORA ANIVERSÁRIO!

O Grupo Alcoólicos Anônimos comemora nesta quarta-feira, dia 10 de junho, 74 anos de existência em todo o mundo.

No Rio, a data será comemorada com uma reunião especial, aberta a toda comunidade, a partir das duas da tarde. A reunião será realizada na Rua dos Beneditinos, número dez, no décimo andar, no Centro.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2253.9283.


Conheça o trabalho do Grupo Alcoólicos Anônimos

CUIDADOS COM ROUPAS DE COURO


Os dias já estão mais frios e as peças de couro precisam de cuidados especiais para ficarem sempre com aparência de novas e bonitas. Encontrei estas dicas no site do Centro Tecnológico do Couro, Calçados e Afins (CTCCA), do Rio Grande do Sul, confira...


O couro é um produto natural, nobre, elegante e cheio de particularidades. Os fabricantes de vestuários procuram manter e conservar essas características naturais.

Modo correto de guardar
O couro precisa de ventilação, por isso, não guarde-o em saco plástico. A falta de ventilação pode causar descoloração e mofo. Uma vez ao mês, é recomendável colocar a peça em local arejado e à sombra. Se fica guardada por muito tempo, há possibilidade de surgirem marcas dos cabides nos ombros, porém pode-se utilizar o ferro de passar, a uma temperatura inferior a 80 graus centígrados, colocando-se um pano leve sobre a superfície a ser passada, para retornar ao aspecto normal.

Para retirar manchas
Em caso de manchas leves na superfície do couro, remova-as com um pano úmido e limpo. Jamais use fluido de limpeza, detergentes, óleos ou álcool. Se surgirem sinais de mofo, usar pano úmido de algodão, ou flanela para removê-los. Após, secar à sombra. Quando a peça estiver suja ou com mancha profunda, procure uma lavanderia especializada em couros.

Na hora de vestir
Não misture itens de cor clara com escura. O tom claro pode sofrer alterações. Evite a chuva com este tipo de material. Quando molhado, tende a desenvolver fungos e mofar, caso não seque completamente. Lembre-se, nunca coloque no sol para secar. Evite contato direto com a pele, quando estiver usando artigos de nobuck, napa, arizona ou couros graxos, pois eles tendem a atrair a oleosidade natural da pele e, principalmente, colarinhos, pois pode ocorrer a migração dos corantes do couro para o tecido.

CARAMBOLA

A carambola, fruto da caramboleira, é uma árvore ornamental de pequeno porte, de flôres brancas e purpúreas, largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. Originária da Índia, e muito conhecida na China, foi introduzida no Brasil em 1817. Plantada em quase todo o território nacional, começa a produzir frutos em torno de 4 anos de existência, dando em média 200 frutos, podendo durar de 50 a 70 anos.

De sabor agridoce, cor variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A , C e do complexo B, a carambola é considerada uma fruta febrífuga (que serve para combater a febre), antiescorbútica (que serve para curar a doença escorbuto - carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e, devido a grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite, sendo ainda usada pela medicina popular no tratamento de afecções renais. Seu suco, além de possuir um delicioso sabor, é usado para tirar manchas de ferro, de tintas e ainda limpar metais. Sua casca, por possuir alto teor de tanino, cujo poder adstringente pode prender o intestino, é utilizada como antidesintérico.

Embora considerada uma fruta de quintal, pois seu cultivo não é feito em escala, sendo produzida apenas em sítios, quintais, granjas e pomares de fazendas, a carambola está sempre presente na mesa do pernambucano. Pode ser consumida ao natural ou no preparo de geléias, caldas, sucos e compotas. Cortada em fatias e deixada no fogo brando com açúcar, fica quase da mesma consistência e sabor do doce de ameixa-preta. Na Índia e na China são bastante consumidas como sobremesa, assim como as flôres e os frutos verdes, que são utilizados nas saladas.


terça-feira, 9 de junho de 2009

RENATA VICTOR - QUE EU DEIXE SÓ O BEM QUE EXISTE EM MIM

Atendendo pedidos... Como sempre, me divirto!!! Dou boas gargalhadas e curto bons momentos fazendo coisas simples como posar para esta foto. Aproveito para compartilhar a letra dessa canção do padre Fábio de Melo.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

PENSANDO EM VOCÊ

Essa Música é Linda! Sou fã de Henrique Cerqueira, ex vocalista e compositor da banda Pimenta do reino...



Pensando em você
Voz e composição de Henrique Cerqueira


Estava satisfeito só em ser teu amigo
Mas o que será, que aconteceu comigo?
Aonde foi que eu errei?Às vezes me pergunto se eu não entendi errado
Confundi amizade com estar apaixonado
Se for só isso logo vai passar
Mas quando toca o telefone será você?
O que eu estiver fazendo eu paro de fazer
E se fica muito tempo sem me ligar
Arranjo uma desculpa pra te procurar
Que tolo mas eu não consigo evitar
Porque eu só vivo pensando em você
É sem querer, você não sai da minha cabeça mais
Eu só vivo acordada a sonharImaginar nós dois
Às vezes penso ser um sonho impossível
Uma ilusão terrível será?
Eu já pedi tanto em oração
Que as portas do seu coração
Se abrissem pra eu te conquistar
Mas que seja feita a vontade de Deus
Se ele quiser então, não importa quando, onde e como eu vou ter teu coração.

Eu faço tudo pra chamar sua atenção
De vez em quando eu meto os pés pelas mãos
Engulo a seco o ciúme
Quando outro apaixonado quer tirar de mim sua atenção
Coração apaixonado é bobo
Sorriso teu e eu me derreto todo
O teu charme, teu olhar
Tua fala mansa me faz delirar
Mas quanta coisa aconteceu e foi dita
Qualquer mínimo detalhe era pista
Coisas que ficaram para trás
Coisas que você nem lembra mais
Mas eu guardo tudo aqui no meu peito
Tanto tempo estudando teu jeito
Tanto tempo esperando uma chance
Sonhei tanto com esse romance
Que tolo mais eu não consigo evitar...

EVITE ACIDENTES COM CRIANÇAS NAS FESTAS JUNINAS


Em época de festas juninas informações sobre prevenção de acidentes com fogos de artifício e fogueiras nunca são demais. Leia esta matéria assinada por Malu Echeverria, publicada na revista Crescer...


Crianças são as maiores vitimas de queimaduras provocadas por fogueiras, balões e fogos de artifício no mês de junho

Festa junina é sinônimo de quadrilha, comidas típicas e diversão. Mas, infelizmente, as tradicionais comemorações dessa época também são marcadas por acidentes causados por fogueiras, balões e fogos de artifício. De acordo com estatísticas da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), os atendimentos a vitimas de queimaduras nos hospitais dobram nesse período. Por essa razão, 6 de junho é o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. Mais de 80% dos casos envolvem crianças.
“Alguns fatores contribuem para que elas se tornem vítimas mais frágeis, como a proximidade dos órgãos, a pele mais fina e uma camada de gordura menor”, diz Luiza Batista, coordenadora de Políticas Públicas da ONG Criança Segura.

Para evitar incidentes, Luiza sugere que os fogos de artifício e afins sejam manuseados apenas por profissionais. “Não existe fogo de artifício inofensivo”, diz. Até porque as crianças sempre encontram formas arriscadas de brincar com itens menos perigosos, como bombinhas e traques. Não é à toa, portanto, que é proibido vender ou fornecer fogos de artifícios a menores, de acordo com o artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente. A pena para quem descumprir a lei é de 6 meses a 2 anos de detenção e multa.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2006, 366 crianças morreram e mais de 16 mil foram hospitalizadas vitimas de queimaduras. Os acidentes mais comuns são provocados por líquidos quentes, fogo e choques elétricos. Além do tratamento ser dolorido e longo, as seqüelas (tanto físicas quanto emocionais) podem durar o resto da vida. Para Luiza Batista, da Criança Segura, as queimaduras provocadas durante as festas juninas são mais fáceis de evitar do que incidentes na cozinha, por exemplo. Trata-se apenas de uma de mudança de hábitos.

domingo, 7 de junho de 2009

UM DOMINGO DE REFLEXÃO


Simplesmente Flores...

“Tá difícil esconder a paixão
Que eu sinto por você
Eu queria viver a emoção
Deixar acontecer
O amor faz a gente fazer
Tantas loucuras...”



(Música: Te amar sem medo / Alexandre Pires e Perla

Compositor: Regis Danese)


sexta-feira, 5 de junho de 2009

LINHAÇA


Afinal, o que faz da linhaça um superalimento?
"Sua casca guarda um mix de proteínas, minerais e vitaminas", responde o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Vale destacar a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Outros ingredientes que compõem sua poderosa fórmula são o ômega-3 e o ômega- 6, atuando em perfeita harmonia. Essa dupla, nunca é demais lembrar, garante a saúde cardiovascular. Afinal, ambos atuam na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias. "Diversos trabalhos apontam a semente do linho como protetora do coração", reforça Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais e professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, interior paulista.

Ingrediente de destaque
Entretanto, o que torna a linhaça ímpar pra valer atende pelo nome de lignana, substância que começa a sair do anonimato. Não é para menos. Ela praticamente faz as vezes do estrógeno. "Ao se ligar a receptores celulares, a lignana funciona como um falso hormônio", justifica a farmacêutica bioquímica Rejane Neves- Souza. É o que os especialistas chamam de fitoestrógeno. Aliás, foi justamente esse componente o mais mencionado nos trabalhos da canadense Lilian Thompson.

Segundo a pesquisadora, estudos com grande número de pacientes mostram a relação entre a lignana e a redução dos tumores de mama. Esse composto comprovadamente atua na apoptose celular, um mecanismo de defesa que provoca o suicídio das células defeituosas. O incrível é que, no caso do câncer, esse programa de autodestruição simplesmente não costuma funcionar. Mas a lignana topa a parada e ativa a contagem regressiva para a célula doente se explodir. E olha que nem os grandes centros de pesquisa conseguiram desenvolver a contento drogas com essa capacidade. "Observamos esse efeito em 39 pacientes", afirma Lilian, que as orientou a consumir 25 gramas de linhaça por dia durante pouco mais de um mês.

A observação desses indivíduos pela equipe da Universidade de Toronto foi rigorosa. A linhaça ressalta a pesquisadora só pode ser usada no tratamento do câncer sob estrita avaliação médica. E é bom que se diga: mesmo quem está saudável não está livre para ingerir o alimento à vontade. "O excesso pode prejudicar a membrana das células", avisa o nutrólogo Durval Ribas Filho. E para quem pensa em lançar mão de pílulas de óleo de linhaça, alto lá! "Ingerir cápsulas de suplemento, aí mesmo só sob orientação!", avisa Durval.


SABONETE EM BARRA PODE DESIDRATAR A PELE NO INVERNO


Com a chegada do inverno, os cuidados com a pele devem ser redobrados. O clima frio e seco maltrata a pele, deixando-a ressecada e sem brilho, por isso a hidratação precisa ser reforçada e outros cuidados precisam ganhar atenção, como evitar banhos quentes e ensaboados.
De acordo com dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Valéria Marcondes, o uso exagerado de sabonetes, principalmente os em barra, desidrata a pele. "Isso favorece a remoção excessiva da camada protetora (manto hidrolipídico) que reveste a pele, tornando-a seca", afirma. Sem a cobertura de oleosidade natural, aumenta a incidência de doenças como dermatite atópica, eczemas, xerodérmicas e ictioses, todos problemas que levam à descamação , muitas vezes acompanhada de uma intensa coceira.
O lado positivo desta estação é que a ausência de sol forte beneficia diversos tratamentos dermatológicos. Peelings químicos, procedimentos a laser, para remoção de manchas ou rejuvenescimento, bem como a depilação definitiva, são favoráveis nesta época.

Confira as dicas da dermatologista para manter a pele protegida durante a estação mais fria do ano:

- Evite banhos muito quentes, demorados e com muito sabonete;
- Substitua o sabonete em barra pelo líquido e use óleos hidratantes durante o banho;
- Após o banho, aplique uma camada fina e uniforme de hidratante em todo o corpo;
- Mantenha a hidratação interna do corpo, ingerindo boa quantidade de líquidos, sopas e chás;
- Os cuidados com proteção solar também devem continuar durante o inverno.

Fonte: Minha Vida

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO