sábado, 28 de fevereiro de 2009

FLATULÊNCIA E ERUCTAÇÃO

O que é?


A eructação é a liberação pela boca, em geral ruidosa, de ar contido no esôfago e estômago. Geralmente ocorre no período após as refeições, quando o estômago está mais cheio e a transição do esôfago para o estômago mais relaxada.


A flatulência é a liberação, voluntária ou não, de ar contido na porção final do intestino.


Por que ocorre?

O ar liberado na eructação é proveniente da deglutição, sendo normal o reflexo para sua liberação, quando a pressão no estômago é demasiada. Certas pessoas engolem ar em excesso durante as refeições, ao mascarem chicletes, fumarem, falarem com a boca seca, ao terem o nariz entupido, dormirem com a boca aberta, ao sofrerem de azia, de dificuldade para respirar, de excessiva ansiedade e por muitas outras condições. A aerofagia, deglutição excessiva de ar, resulta, não só em eructação excessiva, como também em distensão e desconforto abdominal, além de flatulência.

Calcula-se que uma pessoa normal libere de meio a um litro e meio de gases por dia. Esse ar provém do que foi engolido e não eructado e, em pequena proporção, pela fermentação realizada pelas bactérias da flora intestinal do intestino grosso. Estudos recentes têm mostrado que alterações do peristaltismo - os movimentos de mistura e propulsão das fezes - levam a uma deficiente mistura intestinal dos sólidos, líquidos e gasosos e, assim, os gases separam-se e aparecem como flatulência.


Quando é anormal?

Raramente a eructação e a flatulência, isoladamente, sinalizam alguma doença. Casos de eructação associada à dificuldade para engolir, azia, vômitos ou perda de peso devem ser investigados para procura de alterações no esôfago ou estômago.

É difícil quantificar o gás eliminado por uma pessoa, portanto, é mais difícil ainda afirmar seu excesso.

Certos casos de flatulência excessiva, geralmente acompanhados de diarréia, ocorrem junto com intolerâncias alimentares, sendo a mais freqüente delas, a intolerância à lactose (do leite animal e seus derivados). Quando a flatulência parecer anormal, em particular, quando associada a fezes persistentemente amolecidas ou líquidas, o médico poderá pesquisar e tratar alguma dificuldade de absorção, por exemplo, a do glúten (componente do trigo e alguns outros cereais), conhecida como Doença Celíaca.

Entretanto, quando uma má absorção não é reconhecida, cabe explicar o significado dos "gases", podendo ser usados medicamentos que aliviem os sintomas mais desagradáveis.

Muitas pessoas com sensação de eructação ou flatulência excessivas são portadores de doenças funcionais do aparelho digestivo. Nessas situações, essas queixas ocorrem acompanhadas de sintomas não específicos de distensão ou dor abdominal com ou sem diarréia. Apesar das queixas, dificilmente encontra-se uma causa objetiva para esses quadros, o que não impede que algumas formas de tratamento aliviem os sintomas.


Como tratar ou prevenir?

Inicialmente deve-se avaliar a possibilidade de que as eructações ou flatos estejam sendo causados pela deglutição excessiva de ar. Para tanto, deve-se evitar comer muito rápido ou conversando, mascar chiclete, tomar bebidas com gás, fumar e beber com canudo. Pessoas com aerofagia e que são conscientes, podem ser alertadas para que mudem esse "hábito" de modo a evitar os sintomas. Obstrução nasal (nariz entupido) e alterações neurológicas que atrapalhem a deglutição normal também são causas de deglutição excessiva de ar.

A digestão de algumas bactérias do intestino leva a maior produção de gás do que outros. A fermentação no intestino e que leva à produção de gás, pode ser a partir da lactose (contida no leite e derivados), da frutose (contida nas frutas), de certas fibras vegetais e de carboidratos contidos no trigo, aveia, milho e batatas. Geralmente o gás derivado da fermentação de vegetais tende a ser sem cheiro, enquanto aquele resultante da digestão de carnes, mal cheiroso.

Após uma tentativa inicial de mudança nos comportamentos alimentares descritos acima, tenta-se uma dieta com restrição gradual de certos . A exclusão dos dieta deve ser gradual, para que se possa identificar qual o alimento que, naquela pessoa, é responsável pelos sintomas indesejáveis. É necessário muito cuidado nesses testes, pois é comum resultar numa expressão do tipo "tudo que como faz mal", o que costuma ocorrer mais por uma impressão neurótica, que por uma realidade digestiva.

Geralmente, tenta-se começar por uma dieta sem leite e derivados. Afastando-se essa causa, tenta-se a exclusão que sabidamente causam produção de gases, como feijão, couve-flor, brócolis, repolho, cebola, cerveja, vinho tinto, ovos, por exemplo.

Pessoas com alterações que impedem a absorção adequada de certas substâncias, como a intolerância à lactose ou ao glúten, têm um grande aumento na produção de gases quando ingerem essas substâncias. Existem pessoas que notam espontaneamente os que lhes causam mal estar e, evitando-os, resolvem o problema. Outras necessitam de avaliação médica, para que se consiga montar um plano dietético e, se necessário, fazer alguns exames, de modo a diagnosticar os causadores de sintomas.


Fonte: ABC da Saúde


sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

DOIS MOTIVOS PARA COMER BRÓCOLIS

Cortar o tumor pela raiz
Cientistas canadenses provam mais uma vez que essa hortaliça diminui o risco de câncer.
Em novos experimentos, notaram que o sulforafano, a substância que se mostrou capaz de conter o crescimento de tumores em geral, age logo na gênese da doença, inibindo justamente a proliferação de células defeituosas. O vegetal esbanja outros nutrientes que também atuam contra o mal — caso do ácido fólico, já citado em vários estudos. E ainda conta com ativos de nomes pouco apetitosos, como lembra a nutricionista Lara Natacci, de São Paulo. Entre eles estão os isotiocianatos, os flavonóides e os carotenóides, todos bastante festejados por serem guardiões das nossas células.


Afastar os efeitos do diabete
Estudiosos da Universidade de Warwick, na Inglaterra, verificaram em células humanas que moléculas presentes nessa verdura — mais uma vez com destaque para o sulforafano — protegem os vasos sangüíneos dos maus efeitos provocados pelo excesso de açúcar. “Estamos investigando a atuação de outras substâncias na prevenção de danos nos rins e na retina”, conta Paul Thornalley, líder do trabalho. Então, se você é diabético, sirva-se de brócolis cotidianamente e, claro, mantenha a glicemia em ordem, de preferência com o auxílio do especialista.


Fonte: Saúde! É Vital


Receitas com brócolis


HERPES


Uma coceirinha discreta acompanhada de um leve ardor no canto dos lábios anuncia a saga que está por vir. A vermelhidão, as bolhas e a dor desconcertante e, às vezes, até mesmo febre não tardam a arrebatar a vítima. Sem falar no constrangimento de exibir uma ferida proeminente no rosto. Inicia-se, então, uma via-crucis que irá perdurar por cerca de sete longos dias, dificultando tarefas simples como comer e conversar. Quem já teve uma crise de herpes conhece bem esse martírio. E quem nunca enfrentou o problema não está totalmente livre dele. “Cerca de 90% da população já teve contato com o vírus da doença, mas apenas de 10 a 15% manifestam os sintomas”, estima o dermatologista Reinaldo Tovo Filho, da Sociedade Brasileira de Dermatologia — Regional de São Paulo.

Grande parte das pessoas contrai o micróbio na infância, por meio do contato com gotículas de saliva — haja beijocas de tios, tias... — ou brinquedos contaminados. Já na idade adulta, a transmissão costuma se dar, por assim dizer, boca a boca. A moçada que se orgulha de contabilizar o número de beijos ao final da balada tem aí um motivo para moderar na empolgação. Uma vez infectado, cada um depende da capacidade de seu organismo de reagir ao vírus. “Algumas pessoas nunca apresentam crises. Outras passam por apenas uma ocorrência. Na pior das hipóteses, o indivíduo infectado começa a sofrer de manifestações recorrentes”, explica o infectologista Gilberto Turcato, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Esse último caso requer cuidados especiais.

A má notícia é que, em quaisquer dessas condições, não dá para se livrar do vírus: o hospedeiro terá que conviver com ele para o resto da vida. O pior de tudo é que, além do desconforto que o enxerido provoca, ele não é tão inofensivo quanto parece. “Em situações mais raras, o herpes ataca o cérebro, provocando meningite, ou os olhos, levando à cegueira”, alerta o infectologista Davi Uip, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Sem contar que um estudo novíssimo acaba de associar a presença do vírus no corpo à ocorrência do mal de Alzheimer.

A primeira crise de herpes é sempre a mais bombástica. “Ela costuma ser bastante agressiva e chega a durar três semanas”, confirma o clínico-geral Paulo Olzon, da Universidade Federal de São Paulo. O episódio de estreia, no entanto, é a melhor oportunidade de preparar o corpo contra as futuras investidas do hóspede indesejado. “A doença deve ser tratada precocemente, quando surgem os primeiros sinais”, avisa Gilberto Turcato. O objetivo não é apenas encurtar o período de desconforto, mas diminuir a concentração de micro-organismos no corpo. “Isso é decisivo para reduzir o risco de recidivas e a intensidade das manifestações futuras”, justifica Turcato. Dessa forma, diante da suspeita desse estorvo, é melhor não vacilar e procurar a orientação de um profissional.

Na tentativa de controlar as aparições do penetra, os médicos lançam mão de antivirais, drogas que barram sua multiplicação. Uma boa alimentação também dá uma força extra para que as defesas do organismo possam dizimá-lo. Aplicar gelo sobre as lesões é uma das dicas dos especialistas. “A temperatura fria alivia a dor e auxilia na recuperação”, aconselha Reinaldo Tovo. Fora isso, não há muito o que fazer. O jeito é ter paciência e esperar a ferida regredir, o que leva cerca de sete dias. Embora algumas pessoas sejam mais suscetíveis ao vai-e-vem das bolotas, há fatores que ajudam a despertar o intruso. “O estresse e a tensão prémenstrual comprometem o sistema imunológico, deixando o organismo vulnerável”, exemplifica Paulo Olzon.

E, no verão, o germe faz a festa — daí a necessidade de atenção redobrada na estação do calor. “Os raios solares ultravioleta fragilizam as nossas defesas, além de ressecar os lábios, que ficam mais vulneráveis”, diz o infectologista Artur Timerman, do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. Assim, evite a exposição excessiva ao sol, beba bastante líquido e utilize protetor labial ou batom com filtro solar sempre. O médico Davi Uip lembra que os casos de infecções repetitivas requerem um tratamento mais duradouro com antivirais. Ou seja, se o vírus ganha pontos, tudo se complica. A melhor estratégia de defesa contra o ataque desse invasor é, portanto, fechar a guarda e garantir que ele permaneça fraco e adormecido, sem causar nenhum estrago.

Fonte: Saúde é Vital

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

BEBER ÁGUA É IMPORTANTE!

Infelizmente conheço pessoas que dizem não gostar de beber água. Eu adoro água, e água na temperatura natural. Não tem nada melhor pra matar a sede! Li esta matéria na revista Boa Forma e acredito que após ler essas informações as pessoas que não gostam de água vão pensar duas vezes na hora de escolher o que beber...


“A água tem muitas funções no organismo, como manter nossa temperatura e irrigar tecidos”, diz a nutricionista paulistana Luciana Setaro, mestre em nutrição pela Universidade de São Paulo e doutoranda em ciência dos alimentos. Um tecido bem irrigado significa, na prática, pele e cabelo maravilhosos.


Confira 8 motivos pra você beber água:


1 - facilita a digestão.

A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2 - combate o inchaço.

Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, conseqüentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.

3 - reduz infecções
Ao se manter hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.

4 - regula a temperatura
Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.

5 - turbina a performance na malhação
O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam azeitadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

6 - desintoxica e previne a celulite
Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde! – fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.

7 - ajuda a emagrecer

Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.

8 - melhora a absorção dos nutrientes

Vale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.


OUTRO TEMPO COMEÇOU PRA MIM...


Adoro essa música...
Adoro essa foto... Combinação perfeita!

FIM DAS FÉRIAS DO ALEXANDRE FERREIRA

Alexandre Ferreira está de volta das férias!!!

Deixo aqui meu agradecimento ao comunicador Jorge Luiz pelo carinho dedicado durante os 30 dias de férias do Alexandre nos programas Madrugada Globo Brasil, Alô Bom Dia e Domingo na Globo. Jorge Luiz, você é nota DEZ!


DÁ UM SORRISO PRA MIM!!!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

DICAS PARA RECUPERAR A ENERGIA APÓS O CARNAVAL


Hoje é quarta-feira de cinzas e ainda tem muita gente pulando carnaval. Alguns voltam a trabalhar depois do meio dia, mas os blocos estarão pela cidade até o fim de semana. Para quem precisa recuperar as forças aí vão algumas dicas da nutricionista Milena Lima, do CyberDiet...

Para diminuir o estrago causado pelo Carnaval nada melhor do que se alimentar bem, beber muita água e ter o descanso merecido.
Em se tratando de comer bem, é hora de ter uma alimentação rica em nutrientes capazes de repor as perdas, equilibrar o organismo e beber muita água, para hidratar e eliminar as toxinas do organismo. Dê preferência aos alimentos saudáveis: frutas, verduras, legumes, iogurtes, leite desnatados e queijos magros. Entre os cereais, escolha os integrais, que são ricos em nutrientes.

Logo após as festas, é indicado o consumo de uma sopinha, frutas. Enfim, alimentos leves que possam nutrir e que não sobrecarreguem o organismo. E, no dia seguinte, abuse de um prato colorido e completo, que contenha: uma leguminosa, um cereal, uma carne, um tipo de verdura e um de legume.
Não desperdice sua alimentação com alimentos pobres nutricionalmente, chamados calorias vazias. Você estará contribuindo apenas para o ganho de calorias e nenhum nutriente. São eles: refrigerantes, doces, salgadinhos de pacote, entre outros.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ALIMENTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS

Li esta matéria assinada por Thais Ferreira, na revista Época e achei curiosa. Acho até que mudanças genéticas nos alimentos podem ajudar em alguns casos. Mas, espero que a ciência saiba o que está fazendo e faça com ética e responsabilidade...

Ainda não se sabe se os alimentos geneticamente modificados são perigosos ou não. Há quem defenda que eles são uma alternativa para a produção de vegetais com menos agrotóxico, porque podem ser feitos para ser mais resistentes a pragas. Mas quem é contra alega que ainda não se sabe se eles poderão ser maléficos a quem os ingere.

Enquanto isso, a produção continua. O site Web Ecoist listou os transgênicos mais bizarros que já foram encontrados. Aqui, trazemos a lista. E você, teria coragem de comer o tomate-limão ou as cenouras coloridas seriam um atrativo para as crianças?

Cenouras coloridas
Como se a cenoura já não tivesse uma cor exuberante suficiente, pesquisadores do Texas, nos Estados Unidos, criaram cenouras coloridas. Eles dizem também que comer essas cenouras permite uma absorção 40% maior de cálcio pelo corpo, do que se comêssemos cenouras normais.






Limate

É o nome da fruta que juntou uma dupla já clássica da culinária, o limão e o tomate. Essa invenção não tem méritos saudáveis, como as cenouras coloridas. Ela foi feita para que pesquisadores israelenses soubessem se o tomate poderia exalar o cheiro forte do limão. E conseguiram.



domingo, 22 de fevereiro de 2009

UM DOMINGO PARA RECUPERAR FORÇAS


Simplesmente Flores...


"Nada é permanente nesse mundo cruel. Nem mesmo os nossos problemas".

(Charles Chaplin)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Relembrando Clara Nunes

Como é época de carnaval, vamos relembrar e homenagear a grande sambista Clara Nunes, que nos deixou prematuramente em 2 de abril de 1983.
No clipe a música "Na linha do Mar".


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ISOLAMENTO SOCIAL PREJUDICA SAÚDE


Li esta matéria no site do G1 e lembrei de algumas pessoas que vivem sozinhas, sem muito convívio social. No geral são pessoas “amargas”, reclamam de quase tudo. Conheço uma que é tão “fechada” que tem até dificuldade de sorrir. A ciência ainda vai descobrir muitas coisas sobre o funcionamento do cérebro, mas essa teoria apresentada pelo pesquisador John Cacioppo faz sentido. Publico abaixo alguns trechos da matéria...

O isolamento social prejudica a saúde e pode ser tão nocivo quanto fumar, de acordo com o pesquisador John Cacioppo, professor de psicologia da Universidade de Chicago e um dos mais renomados pesquisadores sobre solidão dos Estados Unidos.

Um novo estudo realizado por Cacioppo e outros pesquisadores da Universidade de Chicago indica que a solidão afeta o comportamento das pessoas e a forma como seus cérebros funcionam.

A pesquisa, apresentada durante a conferência anual da American Association for the Advancement of Science (AAAS), utilizou exames de ressonância magnética (fMRI) para estudar as conexões entre isolamento social e atividade cerebral.

Os especialistas verificaram que, em pessoas mais sociáveis, uma região do cérebro conhecida como estriato ventral ficou muito mais ativa quando elas observavam imagens de pessoas em situações agradáveis. O mesmo não ocorreu nos cérebros de pessoas solitárias.

O estriato ventral, crucial para o aprendizado, é uma região importante do cérebro, ativada por estímulos que os especialistas chamam de recompensas primárias (como a comida) e recompensas secundárias (como o dinheiro). A convivência social e o amor também podem ativar a região.

Os especialistas também verificaram que uma outra região do cérebro, associada à capacidade de empatia com o próximo, ficou muito menos ativa entre os solitários do que nos mais sociáveis quando observavam imagens de pessoas em situações desagradáveis.

"Devido aos sentimentos de isolamento social, indivíduos solitários podem ser levados a buscar um certo conforto em prazeres não sociais", disse Cacioppo. O professor cita como exemplos comer ou beber demais.

De acordo com reportagem sobre o estudo publicada pelo jornal britânico Daily Telegraph, a solidão prejudica a imunidade, provoca depressão, aumenta o estresse e a pressão sanguínea e também aumenta as chances de uma pessoa desenvolver o Mal de Alzheimer.

Indivíduos solitários tendem a ter menos motivação e menos perseverança, o que dificulta a adoção de dietas mais saudáveis e a prática de exercícios. Segundo Cacioppo, um em cada cinco americanos sente solidão.

O especialista é um entre cinco autores de um artigo publicado na edição mais recente da revista científica Journal of Cognitive Neuroscience.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PODE DEIXAR AS PESSOAS MAIS BONITAS

Esta matéria reforça o que a Dona Xepa sempre diz: Alimentação saudável e equilibrada pode proporcionar melhor qualidade de vida e até deixar as pessoas mais bonitas. Para ter uma alimentação saudável é preciso ter orientação de um nutricionista. A matéria é assinada por Marília Juste, do G1, em São Paulo. Publico abaixo alguns trechos...

A nutricionista Patrícia Soares explica que consumir alguns alimentos selecionados pode deixar qualquer pessoa não apenas mais saudável, mas também mais bonita.

“A alimentação é um dos fatores mais importantes para a saúde e a beleza dos indivíduos. Tudo que a gente come acaba refletindo de alguma maneira no nosso bem estar, na nossa atividade intelectual e na nossa estética”, explica Patrícia, diretora da consultoria em nutrição Vital Nutri, em São Paulo.Para isso, é preciso duas coisas. Primeiro escolher os alimentos adequados, com baixa caloria e baixo teor de gordura. Exemplos fáceis? Frutas, vegetais, legumes e cereais integrais. “Esses são todos alimentos que vão ajudar a ter um controle de peso. Tendo controle de peso, você, portanto, tem uma quantidade de gordura localizada menor, uma formação de celulite menor e uma possibilidade de aparição das estrias também menor”, explica a nutricionista.

Mas comer as coisas certas não é suficiente. É preciso comer direito, obedecendo as regras da boa alimentação. “Pensar na quantidade, na qualidade e na regularidade da sua alimentação diariamente. Não é aquela coisa de ‘hoje é o dia da desintoxicação, amanhã é o dia da dieta da sopa’. Não existe isso. Existe o balanço nutricional do mês”, afirma Patrícia. O controle de peso é a base, mas ele não é o único fator envolvido. “Tem também o envelhecimento. Nós evoluímos, avançamos na idade e envelhecemos - externamente e internamente.
A alimentação ajuda na manutenção das estruturas celulares para que você tenha um retardo [no envelhecimento]”, diz a nutricionista. Para Patrícia Soares, o padrão de alimentação hoje é muito ruim no mundo todo. “Rico em gordura, rico em sal, com baixo valor nutricional, com pouca vitamina e pouca fibra. Essa alimentação é antiestética”, acredita.

BLOCOS DE CARNAVAL NO RIO DE JANEIRO

Pra quem curte Bloco de carnaval o que não falta é opção no Rio de Janeiro. Publico aqui alguns dos diversos blocos espalhados pela cidade. Cuidado com os excessos!!! Beba com moderação, não suje as ruas, curta o carnaval com responsabilidade.
Se o bloco sai durante o dia lembre-se de usar chapéu (ou boné) e protetor solar. Beba muita água para evitar a desidratação. Use sapatos confortáveis. Evite alimentos pesados e não fique sem comer por muitas horas...

Dia 20/02 – sexta-feira


CARMELITAS
Local: Concentração no Largo das Neves – Santa Teresa
Horário: 18h

VEM NI MIM QUE EU SOU FACINHA
Local: Rua Prudente de Moraes, 10 - Ipanema
Horário: 17hs

EU SOU EU, JACARÉ BICHO D´AGUA
Local: Rua Torres Homem esquina com Visconde de Abaeté - Vila Isabel
Horário: 17hs

RIVAL SEM RIVAL
Local: Rua Álvaro Alvim, Café Rival - Centro
Horário: 16hs

BOÊMIOS DA LAPA
Local: Quadra da Lapa
Horário: 21hs

Dia 21/ 02 - Sábado de Carnaval

BARBAS
Local: Concentração na Rua Arnaldo Quintela – Botafogo
Horário: a partir das 15h

GARGALHADA
Local: 28 de setembro esquina com Souza Franco - Vila Isabel
Horário: 15hs

IMPERADORES DE SÃO CRISTOVÃO
Local: Rua Sá Freire - São Cristóvão.
Horário: 16hs

TURMA DO GATO
Local: Rua Djalma Dutra - Pilares
Horário: 16hs

EMPURRA QUE PEGA
Local: Praça Cazuza - Leblon
Horário: 17hs

CORDÃO DA BOLA PRETA
Local: Cinelândia
Horário: 9hs

ESSE É O BOM, MAS NINGUÉM SABE
Local: Praça São Judas Tadeu - Cosme Velho
Horário: 10hs

SALSA E CEBOLINHA
Local: Rua Gomes Freire - Lapa
Horário: 13hs

DOIS PRA LÁ DOIS PRA CÁ
Local: Rua Álvaro Ramos. 11 - Botafogo
Horário: 14hs

ACONTECEU
Local: Rua Áurea - Santa Teresa
Horário: 14hs

BLOCO DO CAMELO
Local: Praia José Bonifácio - Paquetá
Horário: 16hs

BANDA DA FREGUESIA
Local: Praça Professora Camisão (Freguesia)
Horário: 16hs

BLOCO DOS CACHAÇAS
Local: No trailer em frente ao n. 3602 da Av. Sernambetiba - Barra da Tijuca
Horário: 12hs

Fonte: Diário do Rio

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

GESTOS DOS PAIS AJUDAM AS CRIANÇAS NA APRENDIZAGEM DAS PALAVRAS


Pesquisa da Universidade de Chicago mostrou que pais que gesticulam para os filhos os ajudam a aprender mais palavras no futuro. Essa associação também está ligada à renda da família – quanto mais rica, mais fluente a criança se encontrará na idade escolar.

A imagem de um adulto gesticulando vertiginosamente em frente a um bebê pode parecer meio ridícula para outros adultos. Mas isso ajuda a criança a desenvolver seu repertório de palavras, no futuro.

Pesquisadores da Universidade de Chicago gravaram pais – de 50 famílias de diversas etnias e camadas sociais – gesticulando em frente aos bebês e a respostas destes. Os bebês mais ativos, que faziam gestos mais variados, se tornaram, aos quatro anos e meio, crianças com maior habilidade nas palavras em relação às outras de mesma idade.

Segundo os cientistas, as crianças mais ricas faziam uma média de 24 gestos diferentes, enquanto que as mais pobres, apenas 13. Tais resultados também revelam quanto os pais normalmente "conversam" corporalmente com os filhos. Essa diferença, no futuro, acarreta nas disparidades entre as habilidades com as palavras entre esses e aqueles. Aos quatro anos e meio, as ricas entendiam 117 palavras, contra 93 entre as pobres.

Os adultos podem induzir os bebês a usarem a linguagem corporal. Os pesquisadores descobriram que bebês com 14 meses de idade já têm noção da habilidade da fala, ainda que não possam falar - mas o fazem através dos gestos. Se um bebê dessa idade aponta algum objeto e os pais respondem verbalmente, identificando-o – "É uma boneca" –, a criança começa a criar seu próprio vocabulário, ainda que incipiente.

É um momento de aprendizado. A gesticulação também podem ensinar as crianças sobre conceitos abstratos, como a felicidade ao bater palma, segundo disse a psicóloga Susan Goldin-Meadow à Time.

Esta teoria abre a possibilidade dos professores usarem os gestos para ajudar crianças a solidificar antigos aprendizados e ensinar outros. Paralelamente à pesquisa, os cientistas descobriram que quando um adulto pede para uma criança explicar determinado problema, e usa gestos junto além das palavras, a habilidade da criança em expressar suas ideais se revela muito maior. Ao gesticular, os professores estimulam as crianças a se tornarem mais receptivas ao aprendizado.

Revisão
Estudos anteriores já haviam mostrado que certas crianças chegam ao primeiro dia do jardim de infância falando mais fluentemente que as outras. Uma das explicações é a classe social a que essas crianças pertencem: quanto mais alta, mais facilidade para falar - e quanto maior a escolarização dos pais, maior a fluência da criança em idade escolar. E um bom vocabulário é premissa para ser bem sucedido nos estudo. Crianças de baixa renda, que chegam à escola com um vocabulário limitado em relação às outras, geralmente demoram anos para criar seu próprio repertório.

Outras pesquisas indicaram que pais mais escolarizados conversam mais com os filhos, usando estruturas de frases e palavras mais complexas, do que os menos abastados. Essas diferenças podem explicar porque crianças mais ricas entram na escola com um vocabulário maior. A pesquisa da Universidade de Chicago contribui para a fase anterior à fala, em que a comunicação se dá através de gestos, acenos, toques e outras linguagens típicas de bebês.

Fonte: Época

domingo, 15 de fevereiro de 2009

UM DOMINGO PARA REPOR ENERGIAS


Simplesmente Flores...


"Eu gosto tanto de você
Que até prefiro esconder
Deixo assim ficar 
Subentendido
Como uma idéia que existe na cabeça
E não tem a menor obrigação de acontecer
Pode até parecer fraqueza
Pois que seja fraqueza então,
A alegria que me dá
Isso vai sem eu dizer
Se amanhã não for nada disso
Caberá só a mim esquecer
O que eu ganho, o que eu perco
Ninguém precisa saber"



(Trecho da Música: Apenas Mais Uma de Amor.

Composição: Lulu Santos)


LENDA ORIENTAL - PENSAMENTO POSITIVO

Esta mensagem foi lida por Jorge Luiz no Domingo na Globo, 15 de fevereiro, nas férias do Alexandre Ferreira. Uma linda mensagem sobre a força do pensamento em nossa vida. Vale a pena ler e refletir. Um ótimo domingo para todos nós!...


Lenda oriental

Conta uma popular lenda do Oriente Próximo, que um jovem chegou à beira de um oásis junto a um povoado e aproximando-se de um velho perguntou-lhe:
- "Que tipo de pessoa vive neste lugar ?
- "Que tipo de pessoa vivia no lugar de onde você vem ?" - perguntou por sua vez o ancião.
- "Oh, um grupo de egoístas e malvados. - replicou o rapaz - Estou satisfeito de haver saído de lá."
A isso o velho replicou: - "A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui.

" No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe: - "Que tipo de pessoa vive por aqui ?
" O velho respondeu com a mesma pergunta: - Que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem?
O rapaz respondeu: -"Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste por ter de deixá-las".
- "O mesmo encontrará por aqui"- respondeu o ancião.

Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho : -"Como é possível dar respostas tão diferente à mesma pergunta?
Então o velho respondeu: -"Cada um carrega no seu coração o meio ambiente em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou, não poderá encontrar outra coisa por aqui. Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui porque, na verdade, a nossa atitude mental é a única coisa na nossa vida sobre a qual podemos manter controle absoluto".

O primeiro requisito essencial a todo homem para encontrar uma vida digna de ser vivida, é ter uma atitude mental positiva.

(Texto retirado da internet, sem referência de autor)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

BOB ESPONJA COMPLETA 10 ANOS!!!

Eu adoro os desenhos do Bob Esponja! Encontrei esta notícia na internet e não poderia deixar de publicar. Admiro o grande coração deste personagem desengonçado que ao mesmo tempo consegue ser lindinho, bem humorado e de coração sem igual. Dou belas gargalhadas assistindo ao Bob Esponja. Adoro a risadinha desse perninha fina...
(Imagem: Divulgação)


O desenho animado mais original dos últimos anos completa uma década de existência e é febre no mundo inteiro.

Com dez anos de existência, o desenho animado “Bob Esponja” ocupou por mais de sete anos o topo do ranking dos melhores programas infantis de televisão. Uma verdadeira febre entre a criançada (entre muitos grandinhos também, diga-se de passagem), ele é exibido em 171 países e dublado em 25 línguas diferentes.
Em comemoração a todo esse sucesso, a Nickelodeon (distribuidor oficial) preparou algumas novidades para celebrar a primeira década de vida do personagem.A dupla de cineastas Patrick Creadon (I.O.U.S.A. e Wordplay) e Christine O'Malley foi convidada pela Nick para escrever, dirigir e produzir um documentário com uma hora de duração sobre Bob Esponja; Jonny Deep e Dennis Quaid emprestarão suas vozes a personagens de um episódio em 2009.

Fonte: msn

RADIOAPAIXONADO: EZEQUIAS FILETO

Este é o operador de áudio Ezequias Fileto!!!
É um radioapaixonado, natural de Curitiba, Paraná, mas já viveu em algumas cidades do país. Fileto é do signo de peixes e estudante de administração de empresas. Já trabalhou em diversas áreas, inclusive discotecou nas noites de Santa Catarina. Ele não tem medo do trabalho!
No rádio já passou pela Rádio Record, Copacabana, Tupi. Atua no Sistema Globo de Rádio desde 2002. Atualmente faz a mesa do Planeta Rei nas Ondas da Globo, com Beto Brito e auxilia na montagem do Madrugada Globo Brasil e Alô Bom Dia, com Alexandre Ferreira.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

CERVEJA DE CHOCOLATE

Eu não gosto de cerveja, mas provaria esta novidade japonesa...

(Foto: Reprodução/Sapporo)

A cervejaria japonesa Sapporo lançou em janeiro uma edição limitada de uma cerveja de chocolate. Batizada de Chocolat Brewery, a cerveja é fabricada com malte torrado e cacau e tem sabor amargo de chocolate. O kit com três latas de 350 ml custa cerca de US$ 16 (R$ 36).

Fonte: G1

ILHA EM FORMA DE CORAÇÃO



Uma ilha com cerca de 120 mil metros quadrados na costa da Croácia entrou na mira dos apaixonados, depois de ser revelada no Google Earth.
O dono da ilha deserta, Vlado Juresko, afirmou ter recebido diversos pedidos de casais que querem ficar no local - em muitas partes do mundo, o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro.
Chamada anteriormente de Galesnjak, a ilha que fica no mar Adriático ganhou agora o nome de “ilha dos namorados”. “É incrível. Achamos que essa é a ilha com o formato mais parecido de um coração em todo o mundo.
Ninguém vive nela, então é perfeita para aqueles que querem passar algum tempo sozinhos”, disse Juresko, segundo o jornal “Telegraph”. “Sempre achei que ela tinha o formato de um coração, mas desde que ela apareceu no Google Earth muitas pessoas de todo o mundo a viram e querem ficar lá.”
Segundo o jornal “Daily Mail”, Juresko não informou se sua ilha passará ou não a receber turistas. Por se tratar de um local deserto, seria necessário criar alguma estrutura para os visitantes terem acesso a água e comida.


Google Earth 'popularizou' a ilha com formato de coração. (Foto: Reprodução/Google Earth)

Fonte: G1

BOEMIA ALÉM-VIDA



Esta é mais uma poesia do meu amigo Zé. Espero que gostem. Zé Calazans é músico, poeta e um cara bem humorado, apesar das palavras fortes e chocantes. Parabéns, sou sua fã!!!

Boemia Além-Vida

Quando eu morrer, não me ponham
de cabelo engomado e gravata,
mas deixem-me vagar vagabundo
pelos balcões de bares e afins.

Não permitam que eu me despeça
na melancolia de um cemitério;
eu quero os ladrilhos lisérgicos
do Escadão da Lapa,
quero abraçar o Cristo
e me pendurar nos fios do bondinho,
espalhando minhas cinzas pela praia
num saudar poético a toda cidade.

Nada de marcha fúnebre;
eu quero samba, eu quero rock!
e um bando de bêbados
cantando desafinado.

José Henrique Calazans

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS PODEM FAVORECER O DIABETES, A OBESIDADE E A HIPERTENSÃO



Atraentes e saborosos, alguns lanchinhos industrializados contêm substâncias nocivas à saúde das crianças. O alerta é do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que analisou em laboratório 15 bolinhos e 15 salgadinhos destinados aos pequenos e constatou que os alimentos continham teores de açúcar, sal e gordura acima do ideal. Alguns produtos também apresentaram valores nutricionais além dos descritos no rótulo, o que pode levar ao consumo excessivo de gordura e sódio.

Os alimentos com maior taxa de açúcar foram os bolinhos individuais. Quase 70% de um Bebezinho com recheio de chocolate, da Panco, é composto por açúcar. Dos 36 g que compõem a guloseima, 25,8 g são de sacarose. Fazem parte da lista o Muffin Orgânico de Laranja, da Suavipan, com 19,7 g de açúcar em 40 g de produto; o Bolinho Ursinho Chocolate, da Casa Suíça, com 18,9 g de açúcar em 43g, e o Minibolo Laurinha Morango, de 30g, que tem 12,9 g de açúcar. “O limite de consumo de açúcar diário para crianças é de 28 g a 50 g”, alerta Carlos Oliveira, gerente de Informação do Idec. Ou seja: qualquer outra fonte de açúcar, como pães, excede o limite diário.

Os salgadinhos lideraram o ranking de alimentos com gorduras saturadas — crianças entre 4 e 6 anos não devem consumir mais que 16 g por dia. As batatas Ruffles e Pringles sabor bacon registraram 4,7g e 3,4g de gordura saturada na embalagem de 25g. Estão na lista o bolinho Ana Maria, sabor chocolate e baunilha, de 60 g, com 6,5 g de gorduras, e o Parmalat Kid Lat de 38 g, com 4 g de gordura saturada. “Se comer Ruffles com bolinho Ana Maria, uma criança de 4 a 6 anos terá consumido 25,3 g de gordura. O limite é 16 g”, diz Oliveira.Com 1,3 g de sal em uma porção de 100 g — o limite é de 1 g pelo padrão do Reino Unido — o salgadinho Yokitos bacon foi o produto com maior quantidade de sódio. Segundo e terceiro lugares ficaram com Cebolitos e Cheetos, com 1,1 g de sódio.“Gorduras geram obesidade e causam doenças cardiovasculares.

Açúcar aumenta a chance de diabetes, e o sal eleva a pressão ”, alerta a nutricionista Tamara Mazaracki.Outro dado da pesquisa que chamou atenção foram falsos rótulos. Quem comprou o biscoito Magokitos bacon pensando estar livre de gordura trans se enganou. Apesar do que indicava a embalagem, o produto apresentou 1,6 g do tipo mais prejudicial de gordura. No rótulo do Cheetos, constava 4,9 g de gordura total, porém o biscoito tinha 6 g. O mesmo aconteceu com o Bolo Todynho Brigadeiro, que tinha mais de 50% de gordura saturada do que o indicado.

“É um perigo quando o rótulo vem errado, porque muitas pessoas se guiam por essas informações”, alerta Tamara.Assustada com os valores nutricionais, a operadora de telemarketing Charlene Mendes Andrade, 26, disse que se sentiu enganada e que vai cortar as guloseimas do cardápio do filho Luiz Felipe, 2. “Não sabia que as informações do rótulo nem sempre são corretas. Isso é perigoso”, comentou.


Fonte: O Dia

ESTRESSE NA INFÂNCIA PODE PREJUDICAR SAÚDE DA CRIANÇA

Li esta matéria assinada por Ana Paula Pontes, na revista Crescer, e acho que todos os pais devem ler...

Pesquisa mostra que algumas experiências nos primeiros anos de vida podem trazer impactos. Estresse não é só coisa de adulto. Um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, sugere que experiências estressantes na primeira infância podem ter impacto de longa duração na saúde das crianças.

A explicação estaria no sistema imunológico que não está totalmente predefinido no nascimento. Segundo Chris Coe, um dos pesquisadores e professor de psicologia, o sistema se desenvolve de acordo com o ambiente em que a criança vive e como é criada.

“O estresse da criança atinge sua saúde e ela fica mais predisposta a ter infecções, além de dor abdominal, cefaléia, tensão muscular, náuseas e problemas para dormir”, explica Márcia Sanae Kodaira, pediatra do Hospital Santa Catarina (SP). Mas não se pode generalizar. “Não podemos dizer que todas as crianças cujos pais se separam terão uma bronquite, por exemplo. Mas há casos daquelas que são internadas por pneumonia ou algum outro problema e ao levantar o seu histórico encontramos algum evento que gerou estresse e serviu como gatilho para a doença”, afirma Rita Callegari, psicóloga do Hospital São Camilo (SP).

Para se ter uma idéia de como o ambiente em que a criança vive influencia em sua vida, até aquela cólica que aparece no bebê em seus primeiros meses já pode sugerir algo além da imaturidade de seu organismo. “Pais estressados geram bebês irritados”, diz Márcia. Segundo a psicóloga, nos primeiros 5 anos de idade, a criança capta tudo o que a cerca. São anos preciosos na formação do seu caráter e personalidade. Se esse período for marcado por eventos negativos o tempo todo haverá prejuízos para a sua formação.

Na medida certa Acalme-se. Não é qualquer situação que pode prejudicar seu filho. “A pequena frustração só vai fortalecer a criança, fazer com que ela cresça. O que é ruim é o estresse constante”, diz Márcia. Exemplos típicos são o excesso de atividades extracurriculares, cobrança exagerada dos pais, brigas constantes de família em casa. Esses eventos afetam não somente as defesas do organismo, mas também o seu comportamento, tornando-a agressiva e irritada.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO