sábado, 21 de novembro de 2009

POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ MAIS GORDA

Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (19) o estudo inédito Saúde Brasil 2008, que faz uma análise sobre a saúde da população brasileira.

Os dados mostram que a população adulta está mais alta, resultado do combate à desnutrição. Entretanto, os coordenadores da pesquisa dizem que o fato dos brasileiros estarem se alimentando mais não significa que eles estejam se alimentando corretamente. O estudo mostrou que o risco de obesidade vem crescendo no país, principalmente entre os jovens do sexo masculino.

Os dados apontam a mudança no perfil nutricional do brasileiro, de um estado de desnutrição para o sobrepeso. “Os jovens optam cada vez mais por produtos gordurosos e deixam os exercícios físicos de lado. Um comportamento que pode continuar na vida adulta”, afirma Deborah Malta, e coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não-transmissíveis do Ministério da Saúde.

Entre os meninos de 10 a 19 anos, o aumento do IMC (Índice de Massa Corpórea) foi de 82,2% em 29 anos. Entre as meninas da mesma idade, o aumento do IMC foi de 70,3%. Contudo, no caso delas, existe uma tendência à estabilidade.

No Brasil, entre 1974 e 2003, as mulheres ganharam 1,6 kg/m² e os homens, 2,2 kg/m². O estudo Saúde Brasil 2008 indica que a média do IMC do brasileiro ao fim do período avaliado está muito próxima dos 25 kg/m². O sobrepeso é caracterizado quando o IMC ultrapassa esse valor e a obesidade, quando o índice fica acima de 30. O excesso de peso atinge uma parcela significativa da população. Dados do Ministério da Saúde de 2008 apontam que 43,3% das pessoas com mais de 18 anos que vivem nas capitais estão com sobrepeso.

Fonte: Época

1 Comentário:

CESAR BUTTURINI FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
23/11/2009 - 09h16m.
Grande Renata, você nos trouxe um tema muitissímo importante. O brasileiro não sabe comer, ele se torna obeso, pela maneira de comer "comidas" que de fato engordam! Saber comer é uma arte, como seria bom se tivessémos alguem sempre nos orientando e preparando os nossos pratos do almoço e jantar, onde iríamos comer o que de fato devemos para manter o nosso organismo funcionando certo. Mais não é o que acontece comnosco, (temos os olhos maior que a boca) e o nosso ORGANISMO paga pela nossa boca! Não é que não queremos seguir é apenas as vezes por não têrmos que a faça. Como seria bom se todos nós tivessemos um peso certo e correto!

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO