ESCOLHER O TRAVESSEIRO CERTO MELHORA A QUALIDADE DO SONO E EVITA DORES
Dores na coluna, no pescoço, torcicolo, cansaço. O travesseiro errado pode ser o culpado por esses e outros incômodos, sobretudo os que aparecem logo depois de despertar.
Foi isso que descobriu uma pesquisa recente feita no Hannover Medical School, na Alemanha, e publicada no jornal científico International Journal of Rehabilitation and Research.
Os médicos convidaram 149 pessoas que sofriam com dores na coluna cervical para fazer um teste, divididas em dois grupos: um deles substituiu o travesseiro, o outro continuou com o de costume. Depois de um ano, o primeiro grupo deixou de sentir os tais desconfortos na região do pescoço e passou a acordar mais descansado também.
"Todos devem buscar um lugar agradável e confortável para dormir, principalmente quem tem insônia. Isso é parte de uma boa higiene do sono", ensina o neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono, Luciano Ribeiro Pinto Júnior. Além disso, para evitar noites mal dormidas, é bom observar o tipo de colchão, um item que precisa ser trocado a cada cinco anos. "Ele não pode ser nem muito mole, nem muito duro. É preciso enxergar a coluna reta quando a pessoa estiver deitada de lado", diz o ortopedista Alexandre Fogaça, especialista em coluna do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. "O ideal é dormir de lado, pois assim a coluna permanece alinhada. As pernas ficam dobradas, com os joelhos flexionados, em posição fetal, o que ajuda a aliviar a tensão da lordose lombar - aquela curvatura logo acima do quadril", completa Sérgio Augusto Xavier.
Dormir sem o travesseiro é tão ruim quanto usar o errado. Ele força ainda mais a coluna, deixando um vão entre os ombros e o colchão. As pessoas que tem problemas para respirar ou refluxo, por exemplo, devem optar por modelos que mantenham o corpo mais elevado, para evitar um mal estar durante a noite. Basicamente, o mais importante é saber se o modelo escolhido ajuda a relaxar e não força a coluna, mas do que ele é feito também é um dos pontos a ser considerado. Quem tem alergia deve buscar tipos específicos. É preciso que o material permita ventilação, principalmente para quem transpira muito durante a noite. Travesseiro também tem prazo de validade: de um a dois anos.
Como escolher o travesseiro? A opção deve ser feita de acordo com a posição durante o sono
Como escolher o travesseiro? A opção deve ser feita de acordo com a posição durante o sono
Quem dorme de lado precisa de um modelo nem muito alto nem muito baixo, que preencha a distância entre o ombro e o rosto
De barriga para cima, o travesseiro deve ser um pouco mais baixo para que a cabeça não fique muito elevada
Não há travesseiro apropriado para os que dormem de bruços. O ideal é tentar policiar-se para dormir em outra posição
Para quem se mexe muito durante o sono, o mais adequado é um travesseiro flexível, que se adapte às várias posições
Fonte: Veja
2 Comentários:
CESAR BUTTURINI FRAMBACH
20/10/2009/14h55m.
Quero me parabenizar com a autora do Blogger: RENATA VICTOR, pela colocação que usou em seu blog, de como usar um travesseiro: No passado, usavámos sómente travesseiros de PENA DE GALINHA, os anos se passaram e passamos a usar travesseiros feitos com flocos de espuma e posterior o BLOCO DE ESPUMA. Eu numa determinada época passada, era amigo de um dos principais Diretores de uma grande Empresa de Colchões e travesseiros, e um dia fui convidado para assistir uma palestra, onde os presentes aprenderiam a usar colchões e travesseiros. Foi uma AULA para ninguem colocar defeitos, aprendí e passei a usar em minha casa um e outro e mantenho alguns travesseiros diferentes, quando me deito apenas para descançar, outro para me acomodar e lêr, e mais dois tipos quando vou dormir. O que está no BLOG é certo, correto para um uso descriminado.
Obrigado *RENATA*, por nos ter ministrado uma aula sôbre o uso de travesseiros, quando eu já havia conseguido aprender e hoje voltei a alguns anos passados me reelembrando daquela aula! OBRIGADO RENATA! Foi um prazer está hoje escrevendo no seu blog!
Parabéns pelos seus comentários e suas dicas , são de importancia valiosa para quem te acompanha diariamente como eu , continue sempre assim e que Deus te abençoe.
Beijos
Enio e Gracinda.
Postar um comentário