ALGUMAS PROFISSÕES PODEM PROVOCAR PERDA AUDITIVA
Profissionais expostos diariamente ao barulho devem ficar atentos à possibilidade de perda auditiva.
Segundo Camila Quintino, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, é obrigatório o uso de protetores de ouvido para trabalhadores que lidam com ruídos fortes. A especialista lembra que o aceitável para oito horas de trabalho são 95 decibéis, o equivalente a um cortador de grama. Já o barulho de sirene de ambulância ou de britadeira, em torno de 130 decibéis, só deve ser suportado por, no máximo, 15 minutos diários. “Quando se perde a audição, não há tratamento, só o uso de aparelhos, que jamais serão como ouvidos”, alerta.
Cláudio Coelho, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, recebe cerca de dez pessoas com problemas auditivos decorrentes do trabalho todos os dias. Ele explica que os principais sintomas são zumbido no ouvido, irritabilidade e tontura. “Quando a pessoa tem dificuldade de ouvir uma conversa e ouve TV e rádio muito alto é sinal de perda auditiva”, diz.
A União Europeia pede aos fabricantes de tocadores digitais de música que eles recomendem que os usuários diminuam o volume para preservar sua audição.
Fonte: O Dia
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário