quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SUCOS ANTIOXIDANTES COLORIDOS


O organismo humano necessita dos nutrientes: vitaminas e minerais, que estão presentes nas frutas e vegetais.


Os sucos representam concentrados desses nutrientes que desintoxicam, revitalizam, energizam e purificam enquanto promovem a hidratação de forma natural. As diferentes cores estão diretamente relacionadas com o tipo de nutriente presente no alimento, portanto para melhor aproveitamento, recomenda-se que os sucos a seguir sugeridos, sejam consumidos em dias consecutivos, na ordem indicada.

- VERMELHO: 1 tomate orgânico, 1 goiaba vermelha, 4 morangos, 4 ameixas vermelhas. Liquidificar com pouca água, coar e completar para 2 litros com suco de laranja espremido ou suco de limão diluído com água.


- VERDE: 1 pires de brócolis ou espinafre, 1 pires de couve, 1 pires de alface, 4 kiwis, 1 ramo de alecrim, 1 ramo de hortelã. Liquidificar com pouca água, coar e completar para 2 litros com suco de laranja espremido ou suco de limão diluído com água.


- LARANJA: 1 cenoura, 1 manga pequena, 1 fatia grossa de mamão. Liquidificar com pouca água, coar e completar para 2 litros com suco de laranja espremido ou suco de limão diluído com água.

- MISTO: ½ acabaxi, 1 folha pequena de acelga, 1 pires de *brotos: (de feijão, alfafa, bambu ou outro) e 1 polpa de berinjela pequena com casca, 1 colher de sopa de sementes de linhaça. Liquidificar com pouca água, coar e completar para 2 litros com suco de limão espremido e diluído com água (ou suco de laranja). * Brotos são 5 vezes mais concentrados em vitaminas e minerais do que os vegetais de origem e conferem ao suco potente ação energizante.


- BRANCO: 1 cacho grande de uva itália, 1 fatia grossa de melão, 1 maçã, 1 pires de brotos de feijão (ou outro broto: alfafa, bambu). Liquidificar com pouca água, coar e completar para 2 litros com suco de limão espremido e diluído com água (ou suco de laranja).

- ROXO: 1 beterraba pequena, 1 cacho de uvas roxas, ½ xícara de blueberry (mirtilo) e/ou 1 polpa de açaí. Liquidificar com pouca água, coar e completar para 2 litros com suco de laranja espremido ou suco de limão diluído com água.



INDICAÇÕES

* Todos os sucos indicados são potentes antioxidantes pois são ricos em vitamina C, vitamina A, magnésio e outros; possuem também compostos bioativos como licopeno, glicosinolato, limonóide, quercetina, flavonóides e lignanas. Estas substâncias promovem regeneração celular e estimulam a defesa orgânica, agindo na prevenção e tratamento de todas as doenças relacionadas ao sistema imunológico.


* Os sucos VERMELHO e ROXO previnem e tratam o câncer.


* O suco VERDE é rico em clorofila, tem especial ação revitalizante sobre as células, plexos nervosos e chakras, promovendo harmonia e bem estar.


* O suco LARANJA é rico em beta caroteno (pró-vitamina A), age sobre a saúde e integridade da pele e mucosas, ajudando no rejuvenecimento. Atua também nos olhos, melhorando o mecanismo da visão e prevenindo a xeroftalmia (cegueira noturna).


* O suco MISTO é diurético, age favorecendo a excreção renal e previne infecções urinárias. Também atua como anti- hipertensivo e reduz o colesterol sanguíneo.


* O suco BRANCO é revitalizante, rico em potássio, indicado para rehidratação do organismo após os exercícios físicos ou desidratação.


* Os sucos ROXO (rico em ferro e vitamina C) e VERDE (rico em ferro e ácido fólico), têm especial indicação para anemia.


BEBIDAS ANTIOXIDANTES E REVITALIZANTES

* - QUENTE: Infusão de chá verde com hortelã, alecrim e maçã.
* - FRIA: Capim limão batido com água e misturado com suco de limão.



Nilda Figueredo Carneiro
CRN-2 3891



Fonte: Fitoterapia & terapias complementares


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO