sábado, 13 de junho de 2009

RUBOR: VERMELHIDÃO NO PESCOÇO, ORELHA E ROSTO


Li este texto assinado por Ruy Miranda, Doutor em Psiquiatria, que fala sobre o rubor - uma vermelhidão que aparece na orelha, rosto, pescoço e na região peitoral em algumas pessoas quando elas ficam nervosas ou se encontram em situação de estresse...

O rubor é um importante sinal de Timidez ou de Fobia Social.

Ele pode estar associado ou não ao rubor das orelhas e do pescoço. Seu aparecimento é acompanhado de um sintoma que se caracteriza por sensação súbita de calor na região afetada. E é um sinal tão mais destacado quanto mais clara é a pele.

Causas
Existem duas categorias de causas: psicológicas e fisiológicas. As psicológicas são as próprias causas da Timidez ou da Fobia Social ou de qualquer outro transtorno psicológico. Em geral, esse sinal aparece quando a pessoa se julga criticada ou avaliada negativamente pelos outros, conhecidos ou não, ainda que o julgamento desfavorável seja apenas imaginado. Pode ocorrer até mesmo em situação de convívio com amigos ou familiares.

As causas fisiológicas dizem respeito ao que ocorre na região (rosto e/ou orelhas e/ou pescoço): uma vasodilatação súbita e intensa aumenta o aporte de sangue para a região sem que haja uma demanda natural para isso. A razão de ocorrer particularmente nessas regiões reside no fato de que, nelas, a pele apresenta uma vascularização aumentada em relação à pele da maior parte do organismo. Essas regiões, assim como a planta dos pés, a palma das mãos e os lábios, por serem partes muitos expostas ao frio, são dotadas de maior vascularização.

O fluxo sanguíneo para a pele de qualquer parte do corpo ou para uma região específica, atende a dois objetivos: levar suprimento alimentar para as células da pele e equilibrar a temperatura corporal. Uma região qualquer do corpo que ficar comprimida durante vários minutos, terá um aporte maior de sangue após a descompressão (e ficará vermelha) porque o organismo envia mais sangue para suprir a deficiência alimentar que se instalou durante a compressão. Este é um caso de aumento natural de fluxo sanguíneo para uma região. Por outro lado, o aumento ou a diminuição do sangue na pele de todo organismo será maior ou menor, dependendo da necessidade do corpo perder ou reter calor. O volume de sangue que circula pela pele para atender ao equilíbrio da temperatura corporal é dez vezes maior do que o volume de sangue que chega à pele para levar suprimento para as células.

Mas no caso de ansiedade subjacente, seja na Timidez ou na Fobia Social, o súbito afluxo de sangue resulta de uma complexa interação do sistema nervoso, e que ainda não é claramente compreendida. Essa mobilização do sangue não é para levar suprimento e tampouco para equilibrar a temperatura corporal. Esse afluxo aumentado não atende pois, a nenhuma necessidade fisiológica. Sabe-se, contudo, que resulta de uma dilatação nos vasos sanguíneos responsáveis pelo equilíbrio da temperatura do corpo.

Sinal de Timidez ou de Fobia Social?
Esse rubor tanto pode ser um sinal de Timidez como de Fobia Social, ou seja, pode fazer parte do quadro de timidez ou de fobia social. Logo, ele não serve para distinguir um quadro do outro. O diagnóstico de Timidez e Fobia Social é feito pelas particularidades dos sinais e sintomas dos dois quadro. O rubor é um sinal que se soma, não é uma particularidade. Em síntese, o rubor do rosto pode aparecer tanto em um quadro de Timidez leve como em um quadro de Fobia Social severa.


Ruy Miranda, construtor deste site e autor do romance. Médico, Doutor em Psiquiatria, ex-Professor de Psicoterapia e Psicologia Médica da UFMG. Psicoterapeuta há mais de quatro décadas.

8 Comentários:

Anônimo disse...

como tratar a fobia social de modo a amenisar esses sintomas?

Anônimo disse...

As vezes só acontece o aquecimento da orelha direita de forma súbita!! sinto um calorão e depois de alguns minutos passa!!

Anônimo disse...

NO caso fisiologico tem tratamento? meu rosto fica tão vermelho e quente que mesmos em dias normais ou de frio pararece que fiquei o dia interiro com o rosto no sol, uma sensação de ardor muito intensa.

Anônimo disse...

Gostaria de compartilhar oque estou passando de um tempo pra ca, não me lembro exatamente quando começou, mas é péssimo, fico veremha em qualquer situação, me sinto nervosa e sinto me rosto queimar de tão vermelho que fica, vejo as pessoas olharem pra mim sem entender nada e penso que elas estão achando que estou mentindo por estar vermelha, não consigo mais ter uma simples conversa com alguém, e até em entrevistas de emprego me dei mal por isso, sempre fui muito espontânea, não sofria disso, mas passei por alguns problemas psicológicos e depois disso começou a acontecer isso, e digo que é horrivel, tenho medo de encontrar alguém conhecido na rua, ou até mesmo que algum desconhecido venha falar comigo, não consigo controlar isso.

Anônimo disse...

Olá amigos,
Gostaria de esclarecer uma dúvida:
De um tempo pra cá, aparece um vermelhidão no meu pescoço, como se eu tivesse tomado sol.
Eu já havia notado, mas não dei importância, pois não sinto nada, só que agora as pessoas estão me questionado. Isso é sinal que está aparecendo muito e me preocupou um pouco.
Agradeço-lhes a atenção.

Anônimo disse...

Gostaria de esclarecer uma duvida.....
eu estava no meu trabalho e sem razão nenhuma começei a chora nao sabia o porque... fiquei toda vermelha rosto, pescoço e colo... e sentia uma coisa apertando minha garganta como se tivesse alguem me enforcando, e falta de ar canseira.....
agradeço a atenção.....

Anônimo disse...

Ás vezes me vejo pressionada por mim mesma e começo a chorar nao sabendo o porque... fiquo toda vermelha rosto, pescoço e colo... e sinto um aperto na minha garganta me sufocando, e falta de ar, acontece isso sempre que alguém me pede algo no meio trabalho pra eu fazer ou alguém vem conversar comigo ou mesmo se passo e alguém me olha, é terrível pois ao pessoas pessam que estou fazendo algo errado ou mentindo.

Anônimo disse...

tenho um grande problema com o meu rosto. em lugares quentes e com sol começo a ficar muito vermelha no nariz e no rosto. sinto me muito mal porque as pessoas estao sempre a olhar e perguntam o que tenho. mas na verdade nao tenho resposta. o que tenho eu? sofro muito com isto, tenho um enorme desgosto. alguem sabe uma forma de melhorar...

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO