quarta-feira, 17 de junho de 2009

DICAS PARA MANTER A ROUPA COM CARA DE NOVA


O Jornal Hoje, na TV Globo, exibiu uma reportagem muito bacana com várias dicas para quem precisa lavar roupa e não quer estragar as peças. Alguns cuidados simple, mas que fazem a diferença para deixar a roupa limpa, macia e perfumada...

Separar tolhas, roupas coloridas e brancas. Um cuidado que Aracy tomou depois de perder várias peças. “Aí tem que jogar fora ou fazer pano de chão com ela”, fala Aracy Ezequial de Miranda, dona de casa.
A técnica em organização doméstica dá outras dicas. Quando a roupa colorida é nova. “Passe um sabonete. Percebeu que não saiu tinta você pode colocar na máquina e bater normalmente. Jeans podem ser lavados na máquina normalmente”, orienta Elzi Nascimento, técnica em organização doméstica.
Mesmo cuidado quando a roupa for de linha ou lã. “Ela tem uma facilidade muito grande de pegar plumas mesmo colocando num saco ou numa fronha é importante deixar a roupa do avesso”.

Se a linha for da mesma cor nem precisa tirar o alinhavo depois. “Não se pendura roupa de lã. Coloca-se estendida. Usa-se uma cadeira forrada, coloca para secar e pode ir mudando ela de posição para ir secando mais rápido”.
Outro truque para que ela não perca a forma. “Antes de lavar passe um alinhavo no punho e no cós da roupa porque assim a roupa vai ficar larga e feia”.
Para que as tolhas fiquem sempre macias e perfumadas troque o amaciante por algumas gotas de essência.
“Na última água você pode colocar junto com álcool ou vinagre. É importante não passar. Compromete as felpas que deixa a tolha ressecada. Dificultando assim na hora de enxugar”.

Deixar a roupa branca sem aquele aspecto amarelado é umas maiores dificuldades das donas de casa. Um erro muito comum é achar que a água sanitária ou o cloro podem resolver o problema, mas na verdade o efeito é contrário.
“Para cada litro vai acrescer uma colher de bicarbonato. Ela pode ficar de um dia pro outro dependendo do encardido da sua roupa. Ficou branquinha. Passe na água limpa e coloque para secar”.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO