quarta-feira, 17 de junho de 2009

COMO EVITAR CHEIRO DESAGRADÁVEL NAS ROUPAS GUARDADAS

Na reportagem sobre o cuidado com as roupas, do Jornal Hoje, uma especialista também falou algumas dicas que podem ajudar a evitar que a roupa guardada fique com cheiro desagradável...

Especialista orienta sobre conservação de roupas em armários

Roupa limpa e cheirosa merece ser guardada num guarda-roupa bem limpinho também. Tatiana Luz é pesquisadora em saúde e explica algumas regras que podem melhorar na hora de conservar as roupas nos armários.
“O ideal é que a limpeza dos armários seja feita de três em três meses, mas em regiões mais úmidas, limpe todos os meses para evitar o mofo”.
“Nunca use palha de aço, saponáceos. O melhor é usar detergente neutro ou sabão de coco. Pega o paninho, pouco úmido passa no sabão e passa em movimento de vai e vem para não manchar a madeira e de preferência seguindo o desenho da madeira. Depois com água e paninhos limpos passa de novo para tirar o sabão. Depois seca com um pano”.

É bom deixar pelo menos meia hora com as portas abertas para e também as janelas do quarto para ventilar. Se a casa for em um lugar frio ou úmido, ela dá a dica.
” Durante a limpeza aproveita para deixar a roupa ventilando também numa área que circule o ar, mas seja quente.“
"Se tiver ar condicionado deixe ligado ou então bote um ventilador virado para dentro do armário, ou um abajur ligado ou até uma lâmpada e vai mudando de lugar”.
“Existem produtos para evitar mofos e que tiram a água do ambiente. Depois de algum tempo de uso, quando ele chegar até onde indica pelo fabricante tem, que trocar”, fala a pesquisadora.

Os cuidados para o dia a dia são: deixar as portas do guarda-roupa abertas pelo menos duas horas por dia. Na hora do banho, no caso de suíte, não deixe a porta do banheiro aberta.
A especialista orienta sobre como guardar sapatos. “Desde que coloque eles para ventilar e limpe principalmente a sola. Guarde numa prateleira separa. Em baixo de preferência. Em caixas ou saquinhos próprios”, finaliza Tatiana.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO