quinta-feira, 18 de junho de 2009

COMER OVO CRU OU MAL COZIDO PODE CAUSAR DANOS A SAÚDE

Aí vai uma informação importante para quem gosta de ovo com a gema mole...

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira (16), norma que determina a obrigatoriedade, nos rótulos de todos os ovos comercializados no país, das seguintes advertências: "O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde" e "Manter os ovos preferencialmente refrigerados".

Depois de publicada, as empresas terão 180 dias para se adaptar a nova regra. “Pretendemos alertar a população sobre procedimentos que podem ajudar a evitar a transmissão da Salmonella pelo ovo. Essa bactéria é muito comum na casca e no interior deste alimento cru e pode causar infecções alimentares”,explica Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa.

A decisão da Anvisa é fundamentada em estudo do Ministério da Saúde que aponta o ovo como principal alimento envolvido em surtos de doenças transmitidas por alimentos no país se considerado como agente causador a Salmonella. Dados apontam que, entre 1999 e 2007, o consumo de ovos crus ou mal cozidos foi responsável por 22,6% dos 5.699 casos desse tipo de doença notificados ao Ministério da Saúde.

O estudo demonstra, ainda, que as residências são os locais com maior ocorrência desses surtos, com 48,5% do total, seguidas de restaurantes (18,8%) e escolas (11,6%). Maria Cecília ressalta que as mudanças na rotulagem não deverão provocar uma redução no consumo do produto. "O ovo é um alimento muito importante do ponto de vista nutricional, não é preciso diminuir o consumo do alimento, apenas alguns cuidados devem ser tomados”, explica a diretora da Anvisa.

As advertências de rotulagem deverão ser expressas em destaque, de forma legível e com tamanho mínimo de 1mm. As empresas poderão complementar as informações com ilustrações que facilitem a compreensão do consumidor.

2 Comentários:

Anônimo disse...

muito bom saber um pouco sobre essas pesquisas feita com alimentos e bebidas ,q podem ajudar a melhorar a saúde dos brasileiros.
vocÊs estão de parabéns que continue fazendo esse trabalho onde podem ajudar a todos, obrigado hoje já aprendi um pouco mais !!!!

Paulo Botelho disse...

Paulo Botelho disse:
Tenho 59 anos, sempre comi ovo com a gema mole e nunca tive problema algum. Não seria ovos estragados, mal acondicionados, expostos ao sol ou com prazo de validade vencido? Todo ovo contem a bactéria salmonela ?
obs: Crio galinhas de quintal.

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO