quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

FELIZ 2009!!!

Obrigada meu Deus por eu ter a oportunidade de ser útil e me divertir através do meu trabalho. Obrigada por todos os sorrisos que, de alguma forma, incentivei. Obrigada por eu poder somar positivamente e compartilhar alegremente.
Obrigada família Globo por estar sempre com o radinho ligado, pelo carinho e pela troca de energia.
Que 2009 seja um ano de aprendizado, vitórias, gargalhadas, crescimento, paz, harmonia e boas vibrações. Obrigada a todos pela companhia de sempre! Que essa troca de energia multiplique os laços de amizade e companheirismo que existe entre nós e que novas amizades aconteçam. Deixo aqui meu abraço fraterno para todos!!! Feliz 2009!!!

Renata Victor Rê : )

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A ARTE DE SER FELIZ!!!

Encontrei este vídeo na internet e achei uma gracinha. Desejo a todos uma virada de ano espetacular. Paz, saúde, harmonia e felicidade pra todos nós!!!...

QUANDO TROCAR A REDE ELÉTRICA


Toda grande reforma deve começar com a parte estrutural da casa, principalmente as redes elétrica e hidráulica. Segundo o arquiteto Fernando Pinheiro, vice-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), vazamentos e contas muito altas de água ou medição elétrica podem ser sinais de que está na hora de realizar uma reforma. Ainda segundo ele, a avaliação das redes elétrica e hidráulica da casa deve ser realizada por profissionais especializados e preferencialmente de confiança, que tenham sido indicados por alguém.
Quanto às colunas e à parte estrutural da casa, Pinheiro explica que as estruturas de concreto costumam “avisar” quando precisam de uma reforma ou reforço. “Geralmente trincas ou fissuras podem ser observadas e, em alguns casos, vazamentos nas tubulações são causados devido a movimentações indesejadas na estrutura do imóvel”, afirma. Nestes casos, a dica também é procurar engenheiros especializados para verificar as necessidades de cada obra.

Geralmente, os custos para essa fase da obra devem ser calculados sobre projeto e materiais, que devem ser especificados e quantificados por um arquiteto ou engenheiro. Segundo Pinheiro, não há um tempo médio para a conclusão dessa etapa da reforma. “Depende muito do porte da obra, da mão-de-obra e dos recursos disponíveis”, diz. Para o especialista, a principal dica antes de começar uma grande reforma é o planejamento. “É fundamental que haja um projeto geral de todas as necessidades e um cronograma previsto das obras a serem realizadas, para controle de todas as ações e recursos”, afirma.

Fonte: G1

DICAS PARA ARRUMAR OS BRINQUEDOS DAS CRIANÇAS


Mais uma boa dica da consultora de organização residencial Renata Tranjan. Desta vez ela ensina como arrumar o quarto das crianças e os brinquedos de forma inteligente e prática. Adorei as dicas!...

Caixas coloridas e etiquetas ajudam a arrumar quarto de brinquedos.

Organização de armários pode ser tarefa divertida e duradoura. Confira o passo-a-passo para garantir a arrumação.

Poucas coisas são mais gratificantes para os pais do que ver o quarto de brinquedos ou armários de seus filhos arrumados. Mas o que pode parecer uma missão impossível é, para a consultora de organização residencial Renata
Tranjan, uma solução.

Com a ajuda de caixas coloridas empilháveis e etiquetas, a organização pode ser uma tarefa divertida e duradoura. “Quando as crianças vêem os armários arrumados e a organização dos brinquedos em caixas que facilitam a própria brincadeira, elas têm dó de bagunçar e aprender a manter uma certa ordem”, afirma Renata ao G1.

Para arrumar bonecas em prateleiras, a especialista desenvolveu um suporte que as mantêm em pé. “É uma maneira de deixa-las mais bonitas no quarto, principalmente para as meninas que colecionam. E o suporte é simples, confeccionado em madeira”, diz.

(Foto: Daigo Oliva/G1)

Fonte: G1

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

DICAS PARA ARRUMAR AS GAVETAS DO BANHEIRO


Encontrei esta matéria no G1 e achei as dicas práticas e eficientes. Vale a pena perder alguns minutos organizando os produtos na gaveta para economizar horas procurando esse ou aquele item...

Por ser um ambiente bastante pessoal e de uso diário, a arrumação do banheiro de uma casa deve levar em conta, principalmente, a praticidade.

Para Renata Tranjan, consultora de organização residencial, os produtos devem estar organizados por finalidade e freqüência de uso. “No banheiro, pequenas caixas podem ser importantes para arrumar tanto os armários quanto as gavetas. Pode-se também trabalhar com diferentes colorações para identificar produtos que sejam do homem e da mulher, por exemplo, caso ambos utilizem o mesmo espaço. É muito importante a criatividade na hora de arrumar os ambientes”, diz Renata.

Outra dica importante de Renata é atentar para o fácil manuseio das caixas dentro do armário, já que os produtos guardados no banheiro podem ser usados várias vezes ao dia e devem ser facilmente guardados novamente. “Na arrumação, o trabalho é tentativa e erro, com criatividade, para adaptar os espaços disponíveis à quantidade de produtos que precisam ser arrumados”, afirma.

Dentro das gavetas, o uso de caixas auxilia na organização de maquiagens e produtos menores.

domingo, 28 de dezembro de 2008

UM DOMINGO PARA REALIZAR DESEJOS

Simplesmente Flores...

“O teu corpo moreno vai abrindo caminhos, acelera meu peito
E nem acredito no sonho que vejo.
E seguimos dançando o balanço malandro, e tudo rodando
Parece que o mundo foi feito pra nós nesse som que nos toca
Me abraça, me aperta, me prende em tuas pernas
Me prende, me força, me roda, me encanta, me enfeita num beijo”
(Trecho da música "A Festa" – Maria Rita. Composição: Milton Nascimento)

sábado, 27 de dezembro de 2008

“MARLEY E EU” NOS CINEMAS


Eu li o livro e é uma gracinha! Quem gosta de cachorro não consegue esconder a emoção ao ler a história deste cãozinho bagunceiro que muda completamente a vida de seus donos.


Adaptação do best-seller estreou quinta-feira, dia 25, nos cinemas brasileiros.


Quando a mulher do jornalista John Grogan começou a falar que pensava em ter um filho, ele recebeu o conselho de um amigo: arrume um cachorro para ela desviar seus instintos maternos. E assim, um filhote de labrador entra na vida do casal.
Ele recebe o nome de Marley - em homenagem ao músico Bob Marley - e acompanha a família por muitos anos. A presença do animal na vida dos Grogan é tamanha, que ele se torna tema de muitas das colunas assinadas por John em um jornal, que mais tarde se transformaram no best-seller "Marley e eu", agora levado às telas.

"Marley e eu", estreou em todo país nesta quinta-feira (25) e segue a mesma estrutura do livro. Ou seja, acompanha uma série de pequenas histórias envolvendo o casal, interpretado por Jennifer Aniston (a Rachel da série "Friends") e Owen Wilson ("Viagem a Darjeeling"), e seu cachorro.

Como era de se esperar, ao narrar o dia-a-dia da família em companhia do labrador, "Marley e eu" apela para o lado emotivo dessa relação. Marley não é apenas o bicho de estimação, é mesmo um membro da família - o que, aliás, é bem comum em qualquer casa.

Marley é hiperativo e indisciplinado. Suas trapalhadas colocam John e sua mulher Jenny em algumas roubadas, como numa aula de adestramento ministrada por uma tirânica Kathleen Turner (de "Bebês geniais"), ou durante os passeios na praia onde cães são permitidos. John costuma dizer que seu cão é o pior do mundo.

Qualquer pessoa que já teve um animal de estimação - seja cão, gato, coelho, passarinho - vai se encontrar em algum momento de "Marley e eu", dirigido por David Frankel (de "O diabo veste Prada").

Ao longo das filmagens, para acompanhar o período de 13 anos em que Marley viveu com os Grogan, foram necessários 22 cachorros das mais variadas idades e tamanhos - mas isso é imperceptível na tela, ele parece ser sempre o mesmo.

"Marley e eu", no fim, tenta tirar lições de vida do cachorro e aplicá-las para seres humanos. John comenta que para um cão basta um graveto e um pouco de carinho, que ele nunca vai se importar se o dono é bonito ou feio, rico ou pobre. A felicidade, para um cachorro, é algo muito simples. O filme tenta pregar isso, sem se preocupar com o fato de que humanos têm vidas um pouco mais complexas do que animais de estimação.

(Alysson Oliveira, do Cineweb)
Da Reuters
Foto: divulgação
Fonte: G1

EXERCÍCIO FÍSICO MELHORA SAÚDE MENTAL DO IDOSO


É certo que a atividade física traz benefícios para a qualidade de vida, mas pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Fundação Oswaldo Cruz conseguiram mostrar os efeitos dos exercícios na saúde mental dos idosos.
Vencedor da categoria Saúde Mental e Emocional do Prêmio Saúde! 2008, o projeto mostrou o impacto positivo da atividade física em quadros de depressão, Alzheimer e Parkinson, doenças comuns que acometem a terceira idade.

Coordenado pela professora Dra. Andréa Camaz Deslandes, o projeto conclui que a atividade física pode ser coadjuvante na prevenção e no tratamento da depressão no idoso, por exemplo. Os resultados foram comprovados por meio de avaliação da atividade cerebral de 20 pacientes que se submeteram a um programa adequado de exercícios. Considerada um dos maiores problemas da saúde pública do mundo, a depressão acomete cerca de 20% da população mundial.

Segundo a pesquisadora, no geral, entre os benefícios da atividade física estão: melhora no condicionamento físico; diminuição da perda de massa óssea e muscular; aumento da força, coordenação e equilíbrio; redução da incapacidade funcional, da intensidade dos sintomas de depressão e das doenças físicas; e promoção da melhoria do bem-estar e do humor.

A pesquisadora espera que o tema seja ampliado para a população e, principalmente, para o sistema público de saúde. Dedicada ao estudo da relação entre saúde mental e exercícios, Andréa já está engajada em um novo projeto: os benefícios do treinamento aeróbico e do treinamento de força. Para isso, haverá um novo recrutamento de 45 pacientes em janeiro de 2009. "Ainda temos muita coisa para ser descoberta. Esse assunto é bastante recente no mundo inteiro. Estamos apenas começando a desvendá-lo", disse.

Fonte: Ketchum Estratégia

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

CONTADO COM A NATUREZA FAZ O CÉREBRO FUNCIONAR MELHOR


Cientistas americanos afirmam que o contato com a natureza aumenta os níveis de concentração e a memória.
Apenas uma hora caminhando pelo campo já seria suficiente para melhorar o desempenho do cérebro em 20% - caminhar por ruas movimentadas de uma cidade, por outro lado, não tem nenhum efeito benéfico sobre o cérebro. As informações são do jornal britânico Telegraph.

Os pesquisadores da Universidade de Michigan concluíram que o contato com a natureza é revigorante porque permite que as pessoas "se desliguem", enquanto o ambiente urbano exige atenção constante dos pedestres.

Marc Berman, um dos cientistas envolvidos no estudo, sugere que o contato com a natureza, seja passando alguns dias no campo ou apenas caminhando em um parque, pode ajudar a curar a fadiga mental. Ele afirma que os resultados da pesquisa não são subjetivos, e que os efeitos sobre a memória e a atenção são reais, de acordo com o Telegraph.

A pesquisa, publicada na revista Psychological Science, também aponta melhoras na memória e atenção de pessoas depois de elas simplesmente olharem fotografias de natureza.

Fonte: Redação Terra

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

ORAÇÃO DE NATAL

Mais uma vez desejo a todos: paz, amor e harmonia!!!
Feliz Natal!!! Feliz Natal!!!
Feeeeliiiiiz Naaaataaaal !!! ...

ORAÇÃO NO NATAL

Jesus, que neste Natal, Seu olhar de luz penetre nossa alma, como a brisa morna da primavera, e acorde a esperança adormecida sob as folhas secas das ilusões, dos medos, da indiferença, do desespero...

Que Seu perfume, suave como a ternura, envolva todo o nosso ser, confortando-nos e despertando a alegria que jaz esquecida por trás das lamúrias e distrações do caminho...

Que o bálsamo do Seu amor acalme as nossas dores, silencie as nossas queixas, socorra a nossa falta de fé.

Que, neste Natal, o calor da Sua bondade se derrame sobre o nosso Espírito e derreta o gelo milenar do egoísmo que nos infelicita e faz infelizes nossos semelhantes...

Que Seu coração generoso afine as cordas da harpa viva que vibra em nossa intimidade, e possamos cantar e dançar, até que o preconceito fuja, envergonhado, e não mais faça morada em nós...

Que o Seu canto de paz seja ouvido por todos os povos, do Oriente e do Ocidente, e as guerras nunca mais sejam possíveis entre a raça humana...

Que, neste Natal, Suas mãos invisíveis e firmes sustentem as nossas, e nos arranquem dos precipícios dos vícios, da ira, dos ódios que tanto nos infelicitam...

Que a água cristalina da Sua misericórdia percorra nossa alma e remova o lodo do ciúme, da inveja, do desejo de vingança, e de tantos outros vermes que nos corroem e nos matam lentamente...

Que o bisturi do Seu afeto extirpe a mágoa que se aloja em nosso íntimo e nos turva as vistas, impedindo-nos de ver as flores ao longo do caminho...

Que, neste Natal, a pureza da Sua amizade faça com que possamos ver apenas as virtudes dos nossos amigos, e os abracemos sem receio, sem defesas, sem prevenções...

Que Seu canto de liberdade ecoe em nós, para que sejamos livres como as falenas que brincam na brisa morna, penetrada pela suavidade da luz solar...

Que o sopro da Sua fé nos impulsione na direção das estrelas que cintilam no firmamento, onde não mais se ouvem gemidos de dor, e onde a felicidade plena já é realidade.

Ensine-nos, Jesus, a amar, a fazer desabrochar em nossa alma esse sol interior que nos fará luz por inteiro...

Ajude-nos a desenvolver o gosto pelo conhecimento, para que possamos encontrar a verdade que nos libertará da ignorância pertinaz...

E, por fim, Jesus, que neste Natal cada ser humano possa sentir a Sua presença sábia e amiga, convidando a todos a uma vida mais feliz...

Tão feliz que Sua mensagem não mais seja um tímido eco repercutindo em almas vacilantes, mas que seja uma grande melodia que vibra o amor em todos os cantos da Terra...

Redação do Momento Espírita.
Em 19.09.2008

Fonte: Momento Espírita

PADRE MARCELO ROSSI E CLAUDIA LEITE - JESUS CRISTO





DOE SANGUE!!!

Hemorio faz campanha para atrair doadores de sangue.

Qualquer pessoa entre 18 e 65 anos, com mais de 50 quilos e boa saúde, pode ser um doador. O Hemorio vai funcionar normalmente hoje (dia 24), e amanhã (dia 25), e também no dia 31 de dezembro das 7h às 18h.
O endereço é Rua Frei Caneca, 08, no Centro.
Há outros 26 pontos de coleta espalhados pelo Rio.

Disque-Sangue: 0800-282-0708.

Fonte: RJTV

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

INMETRO FAZ O TEXTO DO CHOPE



Esta matéria foi exibida no programa Fantástico do ultimo domingo e publico aqui apenas alguns trechos. Infelizmente isso não acontece somente com o chope. Você já pesou um saco de um quilo de feijão ou um pacote de biscoitos? Eu já! E o resultado me deixou realmente chateada. O feijão tinha 920 gramas e o biscoito que deveria ter 280 gramas tinha apenas 240. Galera que gosta de beber um chopinho, fique atenta!...


Brasileiro está entre os dez maiores bebedores de chope do mundo.

Técnicos do Inmetro percorreram 75 bares de cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Brasília. Na maioria dos bares e restaurantes, o volume do chope vendido, ou seja, o líquido mais o colarinho dissolvido, era menor do que o anunciado no cardápio.

O copo de vidro também foi alvo da blitz. O nome do fabricante e a capacidade devem estar gravados no fundo do copo. Isso raramente acontece. Outra questão: será que o copo tem capacidade para o volume de chope anunciado no cardápio? Em Salvador, por exemplo, 17% dos copos testados pelo Inmetro eram menores. O chope deveria ser de 300 ml, mas o copo tinha capacidade para 290 ml.

"A partir desses resultados vimos que o consumidor está claramente sendo lesado. O Inmetro quer regulamentar o assunto colocando uma marcação no copo de tal forma que o consumidor passe a ter aquela informação da quantidade efetiva do copo", comenta o gerente de incentivo à qualidade do Inmetro Luiz Carlos Monteiro.

A idéia do Inmetro é fazer aqui no Brasil o que já acontece em outros países, como na Inglaterra e na Alemanha: uma marca no copo aponta a quantidade de líquido que o chope deve ter. Mais ou menos colarinho, quem decide é o consumidor.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

ALIMENTOS PODEM AJUDAR A ALIVIAR O ESTRESSE


Esta época do ano é realmente mais agitada e algumas pessoas chegam a ficar estressadas. Confira alguns alimentos que podem nos ajudar a manter a tranqüilidade e a calma.

Os vegetais podem ajudar na luta contra o stress.

Eles são ricos em vitaminas e minerais, que têm ação tranqüilizante sobre o sistema nervoso. Veja os campeões quando se trata de diminuir a tensão.

Acerola - rica em vitaminas C, que combate o stress
Alface - tranquiliza e reduz a ansiedade
Banana - rica em potássio, que regula os impulsos nervosos
Brócolis - tem vitamina C e também é calmante
Feijão azuki - o chá feito com ele é tranquilizante
Maraujá - as folhas e flores são calmante naturais

Fonte: Vida Saudável


domingo, 21 de dezembro de 2008

A PAZ - ROUPA NOVA


A música Heal the World, de Michael Jackson é linda e esta versão do grupo Roupa Nova ficou muito bacana. Encontrei este vídeo assinado por Juliana na internet e é realmente emocionante. As imagens foram escolhidas com muito bom gosto. Em época de natal não poderia deixar de falar de amor, paz e felicidade.
Que o espírito natalino encha nossos corações!!!
Feliz natal pra todos!!!


Roupa Nova – (versão original: Heal the World - Michael Jackson) por Nando

É preciso pensar um pouco nas pessoas que ainda vêm... nas crianças. A gente tem que arrumar um jeito de deixar pra eles um lugar melhor. Para os nossos filhos e para os filhos de nossos filhos.
Pense bem!

Deve haver um lugar dentro do seu coração
Onde a paz brilhe mais que uma lembrança
Sem a luz que ela traz já nem se consegue mais encontrar o caminho da esperança. Sinta, chega o tempo de enxugar o pranto dos homens
Se fazendo irmão, estendendo a mão

Só o amor, muda o que já se fez
E a força da paz junta todos outra vez
Venha, já é hora de acender a chama da vida
E fazer a Terra inteira feliz

Se você for capaz de soltar a sua voz
Ter um mar, como prece de criança
Deve então começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança

Deixo que esse canto lave o pranto do mundo
Pra trazer perdão, dividir o pão.

Quanta dor e sofrimento em volta a gente ainda tem,
pra manter a fé e o sonho dos que ainda vêm.
A lição que o futuro vem da alma e do coração,
pra buscar a paz, não olhar pra trás com amor.

Se você começar outros vão te acompanhar
E cantar com harmonia e esperança.

UM DOMINGO ABENÇOADO


Simplesmente Flores...



“Um feliz Natal
Um feliz Natal
E que Deus lhe guarde 
Próspero ano e felicidade
Por um Natal luz de um tempo novo,
Por um Natal justo e amoroso
Por um Natal lindo pro meu povo 
É o que quer meu coração”
 
(Trecho da música Um Feliz Natal)



FELIZ NATAL!!!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

FAROFA DE AVEIA



Esta receita foi ao ar no Globo Repórter. Eu já fiz e realmente fica muito gostosa. É diferente da farofa comum, fica mais saborosa. Vale a pena experimentar uma farofinha diferente neste Natal...



FAROFA DE AVEIA - Para abaixar a glicose e os triglicerídeos.



Ingredientes:

100g de cebola
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 cenoura ralada
1 xícara de aveia em flocos ou em grãos finos
½ xícara de gérmen de trigo
1 colher (sopa) de salsa
sal e pimenta-do-reino a gosto



Modo de Fazer:

Dourar a cebola no azeite e acrescentar a cenoura ralada. Colocar a aveia e o gérmen de trigo e deixar cozinhar até ficar crocante. Por último, adicionar a salsa e temperar com sal e pimenta-do-reino a gosto.

*Receita elaborada pela médica nutróloga Jane Corona.

Informações:
Jane Corona – médica nutróloga
E-mail: jane.corona@globo.com



quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

VIDEOGAMES PODEM AJUDAR A MELHORAR FUNÇÕES CEREBRAIS DE IDOSOS


Li
no site do G1 essa matéria assinada por Luis Fernando Correia, médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN, e achei interessante. Como eu costumo dizer “brincar faz bem para a saúde e para a mente”! ...

Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, testaram o efeito de horas à frente da televisão “brincando com um videogame" na capacidade de idosos no dia-a-dia.

Jogar um game de estratégia em sessões de pelo menos hora e meia resultou em melhora em uma série de habilidades de um grupo de idosos. Os 20 vovôs e vovós jogaram por 5 semanas em sessões de pelo menos hora e meia. O jogo testado tem como objetivo criar cidades, desenvolver infra-estrutura e até mesmo conquistar outros países. Os participantes tinham em média 69 anos de idade e foram comparados nos testes a outros 20 adultos que não usaram o game.

Apos o período de estudo o grupo do videogame, além de melhorar seus placares no jogo, apresentou melhora na memória visual recente, raciocínio e na capacidade adaptação à mudanças de tarefas. Os cientistas observaram que além dos benefícios anteriores a capacidade de orientação visual-espacial dos idosos também melhorou no grupo dos jogadores cibernéticos.

Os efeitos positivos foram observados a partir de 11 horas de “treinamento” cerebral. O mercado de videogames já havia notado que os aparelhos poderiam servir para esse tipo de treinamento cerebral porém os jogos específicos para esse fim na maioria das vezes são muito simples e desinteressantes.

Novos testes poderão mostrar se os videogames podem servir para estimular ou manter habilidades como dirigir um carro ou conseguir se concentrar em ambientes barulhentos para aqueles que já atingiram a “melhor idade”.

O trabalho, que está publicado na revista "Psychology and Aging", abre um novo campo de pesquisas que pode não só ajudar os idosos nas tarefas diárias bem como aproximar gerações.


terça-feira, 16 de dezembro de 2008

AÇÚCAR NA MAMADEIRA PODE DOBRAR O RISCO DE CÁRIES


O alerta saiu do laboratório na Unicamp de Piracicaba, no interior de São Paulo. Durante 1,5 ano, pesquisadores avaliaram como os dentes de leite reagem quando estão expostos ao leite em pó. O resultado é preocupante.

“O leite foi capaz de levar a uma pequena perda mineral, uma pequena quantidade de cárie. Quando o açúcar foi adicionado a quantidade de cárie dobrou”, explicou Cinthya Machado Tabchury, orientadora da pesquisa.

Como não é permitido fazer estudos com crianças, a alternativa foi implantar dentes de leite em próteses usadas por adultos. “Simula uma criança sem escovar os dentes, tomando leite oito vezes ao dia”, esclareceu a pesquisadora Anna Maria Papa.

A imagem ampliada no microscópio mostrou as lesões em detalhes. “Não precisa escovar todas as vezes que tomar mamadeira. Mas, pelo menos, três vezes ao dia. E a higienização mais rigorosa deve ser feita antes de dormir. Se acontecer de a criança ou o bebê tomar uma mamadeira e pegar no sono, a mãe deve fazer uma limpeza mesmo com a criança mesmo dormindo com a escova de dente ou com um paninho e água filtrada”, orientou Roberta Pimenta, dentista.
Justificar


domingo, 14 de dezembro de 2008

UM DOMINGO DE MUITAS RISADAS!

 
Simplesmente Flores...

“Passarinho que vai pra aquele lado
Leva um recado voa ligeiro
Diz ao meu amor
Estou tão sozinho aqui
Com uma saudade sem fim
Passarinho, se eu tivesse asa
Não te pedia, eu mesmo ia” ...
 
(Trecho da música “Se eu tivesse asa”, 
de Geraldo Azevedo)
 

sábado, 13 de dezembro de 2008

EXPOSIÇÃO COMEMORA CENTENÁRIO DE ROBERTO BURLE MARX

Uma exposição no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, destaca o talento de um dos mais importantes paisagistas brasileiros. Roberto Burle Marx completaria cem anos em 2009...

As cores fortes, os retratos e as telas com formas geométricas em exposição mostram que o paisagista também foi um grande pintor. Os esboços de Burle Marx se transformavam em arte de vários tipos – até mesmo em tapeçarias.
Na exposição há uma de 28 metros de comprimento e 3,5 metros de altura que está sendo exposta ao público pela primeira vez. Uma fábrica de tapetes executou o projeto com todas as tramas e texturas indicadas pelo artista.

Burle Marx também se aventurou no teatro: desenhou cenários, figurinos e abusou das cores em painéis de azulejo. A exposição é uma realização do banco Itaú, Paço Imperial e Fundação Roberto Marinho.

Além de todo esse acervo, Burle Marx deixou projetos de dois mil jardins – espaços com bromélias, espadas de São Jorge e outras plantas brasileiras que passaram a ter mais valor por causa de Burle Marx. Graças a ele, elas estão presentes no cotidiano de tantas cidades.

O Paço Imperial fica na Praça XV de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.
Tel: (021) 2533.4407 ou (021) 2533.4359

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a exposição entre no site do Jornal Hoje, onde vi a matéria sobre o evento.

DIA DO FORRÓ


A lei número 11.176, de 6 de setembro de 2005, institui o dia 13 de dezembro como o "Dia Nacional do Forró". Esse caras são os melhores!!! ADORO!!!
Dominguinhos, Oswaldinho, Sivuca e Luiz Gonzaga – todos juntos num só som!...



Aproveita Gente
Composição: Luiz Gonzaga


Aproveita gente que o pagode é quente
É forró pra toda essa gente se espalhar
Êita, coisa boa! Êita, pessoá!
Hoje aqui a páia voa vamo gente aproveitar

O resfunlengo desse fole não é mole
Todo mundo aqui se bole
Com o seu resfunlengar
E o sanfoneiro que não só faz resfunlengo
Quando sai do lengo-lengo bota pra improvisar.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

DINHEIRO COMO RECOMPENSA PODE AJUDAR EMAGRECIMENTO

Costumo dizer que perder peso é relativamente fácil. Difícil é manter o peso adequado. O Ideal é mudar o estilo de vida e entender que o mais importante é a qualidade de vida. Para manter o peso adequado com saúde é preciso ter orientação do seu médico, de um nutricionista e praticar exercícios físicos com acompanhamento profissional...

Um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostrou que os programas de emagrecimento que pagam para as pessoas participarem conseguem mais resultados do que os programas que não dão recompensas aos participantes.

Mas o médico Kevin Vollp, que conduziu a pesquisa, procurava mais do que reduzir "gordurinhas extras". Desejava encontrar um método mais eficiente para o tratamento da obesidade, um problema grave de saúde pública nos Estados Unidos. Ele explica que muitos programas falham porque as pessoas são submetidas a sacrifícios sem nenhum retorno imediato – apenas futuros. "Queremos criar um programa que dê recompensas no presente", afirma.

Para chegar ao melhor tratamento, o grupo de Vollp estudou o emagrecimento de 57 obesos por quatro meses. Os participantes foram submetidos a três programas.

No primeiro deles, uma espécie de loteria, os participantes eram informados, diariamente, qual seria o prêmio final caso atingissem a meta estipulada pelo médico. No segundo programa, os participantes investem um pequeno valor – entre 1 centavo a três dólares por dia – e recuperam a quantia acumulada se alcançarem a meta.

No terceiro grupo, chamado de controle, os participantes tinham como incentivo apenas ganhar uma calça jeans de presente caso conseguissem entrar no novo no novo manequim.

O estudo mostrou que, entre os 57 obesos, que precisavam emagrecer um pouco mais de sete quilos, os que participaram dos grupos de recompensas perderam mais peso. No entanto, depois que o programa de retorno financeiro cessa, o peso dos participantes começa a aumentar novamente.

Segundo o Ministério da Saúde, 40 milhões dos brasileiros estão acima do peso.

FRUTA SEM GOSTO TAMBÉM TEM VALOR NUTRICIONAL


Segundo Rui Hai Liu, professor associado de ciência dos alimentos da Cornell e especialista no valor nutricional dos alimentos, uma cor mais viva ou um sabor mais forte não indica maior valor nutricional desse alimento. Morangos sem gosto, por exemplo, são tão saudáveis quanto os doces.
Alimentos diferentes têm perfis antioxidantes diferentes, mais ou menos das mesmas classes de antioxidantes, como flavonóides, fenólicos e carotenóides. Na ausência de um pomar em casa ou de um mercado natural no auge da produção, é melhor comer uma variedade das frutas e vegetais que estão disponíveis do que deixar de comê-los só porque não estão perfeitos, sugerem os nutricionistas. Por exemplo, determinada porção de morangos pode não ter gosto de nada, em vez de ser doce ou amarga, "mas ainda tem valor nutricional, apesar de ter seu sabor diminuído", afirmou Liu. E ainda tem fibra, que contribui para uma digestão saudável.

Matéria assinada por: C. Claiborne Ray - Do 'New York Times'

Fonte – G1

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ENDIVIDADES DEVEM NEGOCIAR CONDIÇÕES DE PAGAMENTO


Uma pesquisa da Associação comercial de São Paulo traçou o perfil dos devedores: a maioria, 55%, é de homens, mas ano após ano sobe o número de mulheres endividadas; hoje elas já são 45% dos inadimplentes. A principal causa da inadimplência é o desemprego (56%). Quem é fiador ou avalista também entra na lista de devedores (13% do total). O descontrole dos gastos também é um perigo grande (13%).
A jornalista Mara de Luquet, especializada em economia e finanças, sugere que o endividado faça uma lista com suas dívidas e organize as finanças. Nada de sair correndo para pagar de qualquer jeito. A recomendação é separar de 20% a 30% do salário ou dos ganhos para o pagamento das dívidas. Com esse valor em mente, procure os credores para negociar como pagar. Durante a renegociação, lembre-se que os comerciantes precisam dos clientes com nome limpo.
“Hoje a grande busca é a fidelização do cliente, e a melhor maneira de fidelizar é procurá-lo quando ele precisa”, garante Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo.

Fonte: Jornal Hoje

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

VERME MUTANTE PODE SER ALIDANO NA LUTA CONTRA OBESIDADE


Uma mutação previamente desconhecida em um nematóide comum e que faz com que ele consuma rapidamente sua própria gordura pode abrir caminho para novos tratamentos para a obesidade em seres humanos, dizem pesquisadores da Universidade McGill, no Canadá.

Os cientistas estudaram o comportamento de vermes da espécie Caenorhabiditis elegans para verificar como eles reagem a períodos de escassez de alimentos.Normalmente um verme normal reage a períodos prolongados de fome entrando em um estado de quase animação suspensa que torna seu metabolismo mais lento e permite que ele sobreviva por longos períodos sem comida.

"Eles paralisam tudo o que consome energia, que inclui a busca por alimentos, divisão celular e reprodução, disse Richard Roy, pesquisador do Departamento de Biologia da Universidade McGill. Ao contrário de outros organismos que hibernam, a Caenorhabidis elegant mantém um grau de mobilidade durante o período de desaceleração metabólica armazenando energia na forma de gorduras (ou lipídios) que são depositadas em células especiais.

"Isto permite que elas vivam até seis meses sem comer, ao invés das duas semanas que normalmente teriam", explicou Roy.

Já os nematóides com a mutação não conseguem ajustar seu metabolismo como os animais normais da espécie e, embora armazenem lipídios para se manter por seis meses, logo que entram nesse estado de animação suspensa, eles consomem toda a gordura em poucos dias. E acabam morrendo em poucos dias.

Os cientistas explicam que os nematóides mutantes não possuem uma enzima que supostamente regule a lipase, substância responsável pela quebra das moléculas da gordura ingerida. Sem essa regulação, a lipase queima toda a gordura no organismo do verme rapidamente.

"Eles não conseguem ajustar seu metabolismo corretamente (...) sem esta regulação, a lipase queima toda a gordura que encontra e destrói as reservas de energia do verme", disse Roy.

O próximo passo, dizem os pesquisadores, é começar a observar como esta enzima funciona no organismo humano, e verificar se podem desenvolver drogas que impeçam temporariamente a enzima de regular a lipase, permitindo que a lipase queime rapidamente a gordura acumulada. Roy e seu colega de equipe, Patrick Narbonne, acreditam, contudo, que antes disso será necessário um volume considerável de pesquisa adicional.

O seu estudo foi publicado na revista especializada Nature.


Fonte: G1 – da BBC

domingo, 7 de dezembro de 2008

UM DOMINGO DE PAZ INTERIOR

Simplesmente Flores...

"Desconfie do destino e acredite em você.

Gaste mais horas realizando que sonhando,

fazendo que planejando,

vivendo que esperando...

Porque, embora quem quase morre esteja vivo,

quem quase vive, já morreu..."


(Luiz Fernando Veríssimo)


sábado, 6 de dezembro de 2008

JÁ EM CLIMA DE NATAL!!!


Eu adoro o Natal!


Já estou em clima de festa.
Esta é uma boa época do ano para refletir,
compartilhar, doar-se, fazer o bem.
Um Feliz Natal pra todos!!!


PESSOAS LIMPAS SÃO MAIS TOLERANTES


Lavar as mãos ou tomar um bom banho pode deixar as pessoas menos incisivas em seus julgamentos, diz um estudo que será publicado na edição de dezembro do jornal Psychological Science. Segundo os pesquisadores, quando uma pessoa se sente fisicamente limpa, ela afrouxa seu crivo moral e se torna mais tolerante.


A pesquisa foi comandada pela psicóloga Simone Schnall, da Universidade de Plymouth, na Inglaterra. Ela diz que as descobertas dão força a pesquisas anteriores que afirmam que os erros aparentemente forçam as pessoas a se limparem fisicamente, um fenômeno chamado “efeito Macbeth”, em referência à peça homônima de Willian Shakespeare, na qual a personagem Lady Macbeth, sentindo-se culpada pelo assassinato que planejou, lava-se tentando retirar manchas de sangue imaginárias.

Segundo Simone, quando fazemos um julgamento moral, acreditamos que estamos tomando uma decisão consciente e racional, mas no subconsciente estamos sendo influenciado pela sensação de pureza que estamos sentindo. Um exemplo pode ser visto nos jurados de um julgamento. “Se o júri lavar as mãos antes de soltar o veredicto, ele pode ser menos duro em sua decisão”, diz a pesquisadora.

As conclusões foram baseadas em dois experimentos com estudantes universitários. No primeiro, 40 alunos tiveram de formar frases com grupos de quatro palavras. Um grupo trabalhou com palavras que remetiam à limpeza, como puro, lavado, e imaculado. O outro grupo trabalho com palavras neutras.

Depois os participantes receberam uma série de dilemas morais, que variavam de “normal” a “extremamente errado”. Os dilemas incluíam situações como pegar o dinheiro de uma carteira achada, colocar falsas informações em um resumo e usar um gato para desejos sexuais.

Os estudantes que trabalham com as sentenças com palavras “limpas” acharam as transgressões menos ofensivas que os outros alunos.

No segundo experimento, os participantes viram cenas pesadas do filme Trainspotting, que mostra abuso de drogas. Depois, metade dos alunos lavou as mãos e a outra metade, não. Os que lavaram as mãos deram avaliações menos severas que os outros para as cenas assistidas.

A pesquisadora conclui que os alunos que leram sobre limpeza ou lavaram as mãos interpretaram equivocadamente os exemplos devido aos seus sentimentos de limpeza física. Em um trabalho anterior, Simone mostrou a mesma relação entre o nojo e os julgamentos morais.

“Se eu me sinto incomodada por sentar em uma mesa suja e penso quão errado é não devolver uma carteira perdida, eu concluo erroneamente que o sentimento de incômodo se deve ao fato de que não devolver é uma atitude errada. Na verdade, o sentimento de nojo vem do ambiente sujo, não da atitude”, afirma. “Se eu me sentir limpa por ter tomado um banho, talvez eu pense que ficar com a carteira não é tão mau assim”.

Fonte: ÉPOCA

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

EU QUE AMO TANTO - MARÍLIA GABRIELA


A jornalista Marília Gabriela lança livro Eu que Amo Tanto, pela editora Rocco. No livro ela conta histórias de mulheres que fazem do relacionamento com seu parceiro o centro de suas vidas. Li a entrevista no site da revista ÉPOCA, e aqui publico só alguns trechos da matéria assinada por Danilo Casaletti.

Se você gostou do assunto vale entrar no site da revista e ler a matéria inteirinha. No livro Eu que Amo Tanto, há a história de uma mulher que, depois de anos de casamento e com uma filha adolescente, decidiu trocar o marido por uma mulher. Acabou adquirindo um ciúme doentio da nova companheira, a ponto de lhe dar uma surra por desconfiar que ela matinha contato com uma ex. Em outro caso, uma mulher conta que chegou a ligar 78 vezes para o namorado em um único dia.

Confira trechos da entrevista com a jornalista Marília Gabriela

ÉPOCA - Por que você quis conhecer o universo das mulheres que amam demais?
Marília Gabriela -
O assunto amor sempre foi meu foco de interesse. Sempre. Sou fascinada mesmo. Há mais de vinte anos eu leio a respeito de amores e relações afetivas, sempre discuti o assunto com analistas para tentar entender o mecanismo entre homens e mulheres. Quando surgiu a oportunidade de trabalhar junto com o Jordi Burch, de fazer um livro com fotografias, logo pensei nas mulheres que amam demais. Por sua vez, o Jordi também sugeriu o tema amor.

ÉPOCA - Você é famosa, tem uma imagem de uma mulher forte, bem-sucedida. Isso ajudou na sua aproximação com essas mulheres?
Marília - Eu tenho uma técnica de entrevista que adquiri ao longe da carreira. Isso, claro, facilita na aproximação. Mas havia também o meu interesse franco e genuíno em ouvir o que essas mulheres falam. Porém, quando fui à primeira reunião, senti que elas se calaram. Teve uma que até saiu da sala. Percebi que era por minha causa e falei que não estava lá profissionalmente, pelo menos naquele momento, e que também era mulher, que tinha minhas mazelas e que gostaria muito de ficar e ouvir as histórias delas. No final da reunião, disse para elas que havia ficado muito impressionada e que elas estavam passando realmente por um grande sofrimento. No final da reunião, propus que elas, uma por uma, fossem a minha casa, me contar a história delas e que eu ofereceria em troca daquele momento de horror, um momento de beleza que seria um livro baseado nas experiências dela, sem qualquer sombra de julgamento, e uma exposição de fotos feitas pelo Jordi Burch.

ÉPOCA - Você se identificou com alguma história?

Marília -
Claro. Existem as escolhas que passam, invariavelmente, pela infância e pela relação com os pais. Enquanto conversava com elas, percebi algumas coisas que passei pela vida e que não conseguia ver com muita clareza. Percebi também por onde passa o ciúme. Vi que tem momentos que a gente tem vontade mesmo de fazer um escândalo, expor certas situações, mas a gente não faz, mas elas optaram por fazer. Essas mulheres são como todas nós. Tem a jornalista, a auxiliar de limpeza, a modelo, a professora. São mulheres possíveis. A gente passa por elas todos os dias. Elas vivem esse drama, mas a gente não as ouve, não as vê. Queria que elas tivessem um momento de atenção.

ÉPOCA - Você acha que os companheiros também são culpados ou colaboram para que essas mulheres tenham esse comportamento obsessivo?

Marília -
Sim. O problema é o casal. É muito fácil você desaparecer. Você colocar um ponto final no romance. Mas essas são histórias que duram muito tempo. Existe uma co-dependência aí. Tem casos no livro em que os homens arrumam outras mulheres, mas continuam na manutenção desses relacionamentos possessivos. Só que tem uma coisa: a mulher fala, se expõe, busca ajuda. Já os homens têm uma trava. Não falam de afetividade. Eu gostaria muito de, em um próximo trabalho, encarar esses homens que, ou amam demais, ou se permitem ser amados demais.

ÉPOCA - Você esteve segura mesmo quando foi casada com o Reynaldo Gianecchini, um dos homens mais desejados do Brasil?

Marília -
Sim, totalmente segura. O "Giane" foi de uma honestidade, de um amor tão claro e profundo...A gente se protegia tanto! Isso são palavras dele mesmo. Ele me diz que olha para trás e vê que a gente se protegia um ao outro. Com ele tive uma relação perfeita do início ao fim.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

SIVUCA - DE BOM GRADO


Adoro Sivuca! Ouça a música e como é gostosa de sentir e dançar. Essa é pra dançar bem agarradinho, coladinho, olho no olho, com o corpo bem leve...

Dançar é muuuuito bom...

Dançar música de qualidade é maravilhoso...

Dançar música de qualidade com um bom parceiro é divino!



REAPROVEITE SEU PISCA-PISCA DE NATAL


Encontrei esta dica de como reaproveitar o pisca-pisca no “Faça Quase Tudo” e achei bem legal. Cuidado com o tecido em contato com as lâmpadas para não causar incêndios. Essa é mais uma maneira de deixar a sua casa mais bonita neste natal sem gastar muito...


Que tal reaproveitar seu pisca-pisca de natal de uma forma criativa e diferente? Você irá precisar de:

1 pisca-pisca com 100 luzes brancas
Retalhos de organza de quatro cores diferentes
Linhas grossas para costura nas cores dos tecidos
Fita adesiva
Ferro de passar

Como fazer:
1º: Separe os retalhos de organza e corte-os em retângulos de 20 e 11,5 cm.

2º: Dobre bordas de 2,5 cm em todas as laterais. Reforce os vincos com o ferro de passar.Com a linha de costura, alinhave as duas laterais menores sem cortar a linha. Deixe sobrar um pouco de linha nas pontas.

3º: Dobre o retângulo ao meio, formando o saquinho, e use a sobra da linha para fazer o franzido.

4º: Junte as lâmpadas, duas a duas, unindo a sobra do fio com fita adesiva. Assim você fica com 50 pares de lâmpada.


5º: Encaixe as duas lâmpadas em cada saquinho, alternando o colorido,e amarre com o restante de linha.


quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

SONHAR COLORIDO X PRETO E BRANCO

Eu durmo pouco (cerda de 4 no máximo 5 horas por dia) e apesar disso costumo sonhar bastante. Acho que quase todos os dias eu lembro dos sonhos e quase sempre sonho colorido. Às vezes parece não fazer sentido, mas isso não importa, afinal, é sonho. Você costuma sonhar em preto e branco ou colorido? Costuma lembrar de seus sonhos? Veja a matéria completa no G1. Abaixo publico algumas informações da matéria assinada por Anahad O'Connor, do 'New York Times'.

Nem todas as pessoas sonham colorido, dizem cientistas

À exposição na infância à televisão em preto e branco parece ser um denominador comum. Um estudo publicado este ano, por exemplo, descobriu que pessoas com 25 anos ou menos afirmam que quase nunca sonham em preto e branco. Mas pessoas com mais de 55 anos que cresceram com pouco acesso à televisão em cores relataram ter sonhos em preto e branco em cerca de um quarto das vezes. No geral, 12% das pessoas sonham inteiramente em preto e branco. Se retrocedermos meio século, vemos que o impacto da televisão em nossas experiências de olhos fechados se torna ainda mais evidente. Na década de 1940, estudos mostraram que três quartos dos americanos, incluindo universitários, relataram que "nunca" ou "raramente" viam cores em seus sonhos. Hoje, esses números estão invertidos.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO