segunda-feira, 29 de setembro de 2008

EM PERNAMBUCO: LICOR DE PÉTALAS DE ROSA

Não sou chegada a bebidas, mas fiquei com vontade de provar...

Aos 66 anos, a irmã Áurea de Freitas dá continuidade a uma tradição que já se tornou popular entre os moradores e visitantes do município de Triunfo (PE). A exemplo do que foi ensinado há mais de dez anos pela irmã alemã Gundeman Fisher, Áurea produz, no convento onde vive, um licor de pétalas de rosa. O preparo da delícia, de acordo com Áurea, não é difícil, mas exige paciência e dedicação. ‘’Recolho pessoalmente as pétalas mais antigas das rosas que cultivamos em nosso jardim e as deixo de molho por quatro ou cinco meses na cachaça produzida artesanalmente aqui em Triunfo’’, afirma. A religiosa diz que as rosas vermelhas costumam deixar o licor mais escuro e com um sabor levemente amargo. As rosas brancas, no entanto, fazem um licor mais suave. ‘’Eu prefiro fazer licores apenas com um tipo de rosa, mas de vez em quando acabo misturando, o que dá um sabor também especial’’, diz.
Depois de deixar as pétalas de molho, Irmã Áurea coa o líquido e acrescenta açúcar e água no recipiente, já sem as pétalas. E após uma fervura, segundo ela para engrossar o licor, a bebida já está pronta para ser experimentada e vendida no convento, por valores que variam entre R$ 4 e R$ 8. ‘’Quando a irmã Gundeman faleceu, paramos de produzir o licor, porque foi ela quem criou a receita e ela mesma fazia, eu só observava. Com o tempo, porém, nós precisamos de renda para nossa instituição e as irmãs me incentivaram a fazer o licor novamente. Desde então cuido dessa parte e as outras irmãs me ajudam’’, diz Áurea, que é religiosa há 43 anos.

Veja a receita:
Ingredientes - pétalas de rosas - cachaça - água - açúcar

Modo de fazer

Depois de recolher as pétalas mais antigas das rosas, coloque-as de molho em um recipiente com cachaça por quatro ou cinco meses (preencha metade do recipiente com cachaça e a outra metade de pétalas). Após o prazo, coe o líquido e retire as pétalas. Complete o recipiente em que está o líquido com um pouco de água e açúcar (para cada litro de cachaça deve ser acrescentado um quilo de açúcar). Ferva a mistura por 30 minutos e deixe esfriar para engarrafar.

Serviço Convento Lar Santa Elizabeth / Av. Frei Fernando, 175 – Centro – Triunfo (PE) Tel. (87) 3846-1621


Fonte: Do G1
Editoria Brasil / primavera
23/09/08 - 07h24 - Atualizado em 23/09/08 - 07h24

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL766714-5598,00-FREIRA+PRODUZ+LICOR+DE+PETALAS+DE+ROSAS+EM+PERNAMBUCO.html

CRIANÇAS SÃO MAIORIA ENTRE VÍMIMAS DE INTOXICAÇÃO

Novamente um alerta quando aos cuidados no armazenamento de medicamentos e material de limpeza. Quem tem criança em casa precisa ter cuidado dobrado. Guarde medicamentos e material de limpeza em local alto ou armários trancados, longe do alcance dos pequenos. Evite acidentes!!!
Confira esta matéria publicada no G1.

Quando se trata de intoxicações, as crianças são as maiores vítimas e as casas onde vivem, verdadeiros campos minados. Um raio-x dos casos registrados no estado do Rio de 2006 a 2007, feito pelo Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), revelou que, em 38% dos atendimentos, os medicamentos são a principal causa, seguidos por produtos como água sanitária e detergentes.

O fácil alcance a esses agentes químicos faz com que crianças de até 9 anos protagonizem 54% dos 3.666 casos registrados.
“Faltam campanhas educativas. Por mais que você fale para não deixar medicamentos e outros produtos nocivos ao alcance, as pessoas não acreditam no risco”, explica a toxicologista Lília Ribeiro Guerra, coordenadora clínica do Centro de Controle de Intoxicações, hoje o único em funcionamento no estado.

Letra de médico
Quando se trata de medicamentos, a intoxicação pode ser acidental, como quando uma criança toma meio vidro de xarope como se fosse um refrigerante. Mas, segundo Lília, são comuns também os erros na administração, seja porque os pais deram uma dose maior sem acompanhamento médico ou porque a letra do médico na receita é ilegível.
(...)

No país, quase 108 mil casos por ano
Em 2006, foi criado um Sistema Nacional de Notificações, com o objetivo de melhorar o registro de casos de intoxicação no país. Os dados nacionais têm características semelhantes às do estado do Rio. Os últimos números disponíveis são de 2006, quando foram registrados 107.958 casos de intoxicação humana.

Os principais agentes tóxicos que causaram intoxicações foram os medicamentos (30,5%), os animais peçonhentos (19,9%) e os domissanitários (11%), que incluem produtos como água sanitária e detergentes.
As crianças menores de 5 anos são vítimas em 24,1% do total de casos no país, enquanto os adultos de 20 a 29 anos respondem por 18,9%, e os de 30 a 39 anos, por 13,6% dos casos.

Como ligar
O Disque-intoxicação (0800-722-6001) funciona 24 horas por dia. O número pode ser discado de qualquer região do país e a ligação é direcionada para o centro mais próximo.

Segundo a médica Lília Guerra, é importante ter em mãos o rótulo do produto e dados sobre a sua composição química ao ligar para o serviço. Em casos de acidentes, deve-se identificar ainda o horário em que ocorreu e a quantidade que foi ingerida.

Daniella Clark

Do G1, no Rio
Editoria: Rio de Janeiro / intoxicação
28/09/08 - 08h27 - Atualizado em 28/09/08 - 08h27http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL774140-5606,00-CRIANCAS+SAO+MAIORIA+ENTRE+VITIMAS+DE+INTOXICACAO+DIZ+PESQUISA.html

domingo, 28 de setembro de 2008

UM DOMINGO DE FÉ!!!

Simplesmente Flores...
O pensamento é o ensaio da ação.
(Sigmund Freud)

sábado, 27 de setembro de 2008

É PRECISO SABER VIVER...


Essa música é linda! Está entre as que mais gosto.
A letra é uma lição de vida...
Realmente: é preciso saber viver!!!



É preciso saber viver
Composição: Roberto Carlos/ Erasmo Carlos


Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

NO BRASIL NASCEM MAIS HOMENS, MAS O PAÍS TEM NÚMERO MAIOR DE MULHERES

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontou que, apesar de nascerem mais homens no Brasil, o país tem, em média, 95 homens para cada 100 mulheres. A razão seria o comportamento de risco e maior exposição à violência por pessoas do sexo masculino. No país, em cada 10 homicídios, nove são de homens.

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisou as condições de vida dos brasileiros em 2007. A expectativa de vida subiu para todos, mas as mulheres vivem, em média, sete anos mais do que os homens.
Segundo a pesquisa do IBGE, uma das explicações é que as mulheres vivem mais, porque são mais resistentes às doenças. Mas o principal motivo de elas serem maioria é que os homens são as maiores vítimas da violência, sobretudo na juventude. O estudo mostra que os jovens do sexo masculino estão quatro vezes mais expostos a situações violentas no trânsito, no envolvimento com drogas ou em homicídios.


Do G1, com informações do Bom Dia Brasil
Editoria: Brasil/pesquisa
25/09/08 - 08h05 - Atualizado em 25/09/08 - 13h13

Para ler a matéria completa confira o link
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL773144-5598,00-PAIS+TEM+MAIS+MULHERES+POR+CAUSA+DA+VIOLENCIA+CONTRA+HOMENS.html

CIENTISTAS DESCOBREM COMO CÉREBRO REAGE AO ESTÍMULO DA LEITURA

Lado esquerdo do cérebro é ativado quando lemos, precisamente atrás da orelha. Descoberta abre novas possibilidades para a medicina.

Pela primeira vez, cientistas conseguiram identificar a região do cérebro responsável pela leitura. Um estudo que pode mudar o tratamento de lesões cerebrais e distúrbios de aprendizagem.

O prazer de ler, todo mundo compreende. O que ninguém nunca soube explicar é de que forma isso acontece na cabeça da gente. Com a participação de pesquisadores brasileiros, a Ciência conseguiu, pela primeira vez, fazer o mapa da leitura no cérebro humano.

Para cada sentido, para cada função, o cérebro reservou uma área. A região da audição, por exemplo, é acima da orelha. A da visão, atrás da cabeça. Mas, para a leitura, o cérebro ainda não teve tempo de desenvolver uma região específica.

“A escrita tem cinco mil anos. Considerando o desenvolvimento da espécie humana, é muito recente”, declarou a neurocientista do Hospital Sarah Lúcia Braga.

Neurocientistas do Hospital Sarah, de Brasília, e do centro Neurospin, de Paris, descobriram que o cérebro junta as regiões da linguagem e da visão para proporcionar a leitura.

“Esta é a região que muda no momento da leitura”. O neurocientista francês Stanislas Dehaene não hesita: é o lado esquerdo do cérebro que é ativado quando lemos, precisamente atrás da orelha.

A descoberta foi feita submetendo a estímulos visuais dois grupos de pessoas examinadas pela máquina de ressonância magnética: alfabetizados e analfabetos.

“As pessoas alfabetizadas, ao lerem, ativam esse circuito. E as pessoas analfabetas, ao serem expostas a letras, não ativam esse circuito”, resumiu Lúcia Braga.

Saber exatamente como o cérebro aciona a leitura abre novas possibilidades para a medicina. “Por exemplo, no diagnóstico da dislexia, no tratamento de pessoas que tiveram traumatismo craniano. Descobrir, desvendar os mistérios do cérebro é uma coisa fantástica e é um passo para o desenvolvimento”, explica Lúcia.

Fonte: Jornal nacional
25/09/08 - 20h22 - Atualizado em 25/09/08 - 21h00
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL774368-10406,00-REGIAO+DA+LEITURA+NO+CEREBRO+E+IDENTIFICADA.html

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

HOMENAGEM AO DIA DO RÁDIO!!!

Hoje o programa “Alô Bom Dia” fez uma homenagem ao Rádio. Colocamos no ar o texto “Eu sou o Rádio”, de Hélio Ribeiro. Alexandre Ferreira disponibilizou o material no blog dele. Confira! http://www.alexandredoradio.blogspot.com/

Vale a pena ler e ouvir o texto que traduz tão bem este veículo mágico que é o Rádio.

Não tenho palavras para traduzir o carinho e a emoção com que os ouvintes falaram sobre o rádio. Muitos comunicadores e episódios foram lembrados. Confesso que fiquei emocionada.

Deixo aqui minha homenagem a todos os profissionais de rádio! Para os amigos radioapaixonados meu GRANDE abraço!

EDGAR ROQUETE PINTO



“O rádio é o jornal de quem não sabe ler, é o mestre de quem não pode ir à escola, é o divertimento do pobre.”


Edgar Roquete Pinto


Roquette-Pinto (Edgar R.-P.), médico legista, professor, antropólogo, etnólogo e ensaísta, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 25 de setembro de 1884, e faleceu na mesma cidade em 18 de outubro de 1954. Eleito em 20 de outubro de 1927 para a Cadeira n. 17, na sucessão de Osório Duque-Estrada, foi recebido em 3 de março de 1928, pelo acadêmico Aloísio de Castro. Fundou, em 1923 a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que passou a ser a Rádio Ministério da Educação e Cultura, e ainda a Rádio Escola Municipal da Prefeitura do Distrito Federal, depois Rádio Roquete Pinto.


Era filho de Manuel Menelio Pinto e de Josefina Roquette Carneiro de Mendonça. Foi criado pelo avô João Roquette Carneiro de Mendonça. Fez o curso de humanidades no Externato Aquino. Fundou, em 1923, na Academia Brasileira de Ciências, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que tinha fins exclusivamente educacionais e culturais e que, em 1936, passou a pertencer ao Ministério da Educação. Diretor do Museu Nacional em 1926, realizou ali a maior coleção de filmes científicos no Brasil. Em 1932, fundou a Revista Nacional de Educação; fundou e dirigiu, no Ministério da Educação, o Instituto Nacional do Cinema Educativo e fundou, também naquele ano, o Serviço de Censura Cinematográfica.


Quer conhecer mais sobre Roquete Pinto confira o link: http://www.fm94.rj.gov.br/artigo_Edgar.asp


MÉDICOS DÃO A RECEITA PARA CONTROLAR O STRESS


(...) Para conhecer o nível de stress das pessoas, os entrevistadores querem saber, entre outras coisas, se a pessoa sofre de confusão mental, apatia, dificuldade de concentração ou cansaço ao acordar. Tudo isso é sinal de algum nível de stress. “O stress não tem cura, tem controle. Há muitas estratégias de controle”, afirma o médico Osmar Ribeiro Colás. Ele indica quatro pontos-chave para manter o stress sob controle:
- Alimentação equilibrada, com muitos legumes, verduras e frutas, pouca gordura e pouco sal.
- Exercícios físicos três vezes por semana
- Pelo menos meia hora de relaxamento diário para se desligar dos problemas
- Estabilidade emocional


Fonte: Jornal Hoje
23/09/08 - 14h33

Para ver a matéria inteira visite o link:
http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MRP770783-16022,00.html

VACINAÇÃO CONTRA RAIVA ANIMAL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda) começa neste sábado, dia 27 de setembro, a campanha de vacinação de cães e gatos. A Campanha vai acontecer por etapas e vai até 6 de dezembro. Os postos vão funcionar das 8h às 17h. Os locais de vacinação mudam a cada semana.

Neste sábado 27/09:
Caju, Santo Cristo, Bairro de Fátima, Gamboa, Estácio, Rio Comprido, Catumbi, Cidade Nova, Botafogo, Glória, Catete, Flamengo, Laranjeiras, Cosme Velho, Copacabana, Leme, Urca, Rocinha, Jardim Botânico.

FRUTAS DESEMPENHAM PAPEL ESSENCIAL NAS REFEIÇÕES

A pesquisa mais recente do IBGE sobre o assunto, feita há cinco anos, mostrou que cada brasileiro come em média 24 quilos de frutas por ano, quando o ideal seria 85 quilos.

Por falta de costume, perdemos uma das principais fontes de vitaminas, fibras e minerais.

Nutricionistas dizem que uma pessoa deveria comer pelo menos uma fruta em todas as refeições – especialmente naquelas rápidas, os lanchinhos do meio da manhã e da tarde. O simples hábito de comer uma fruta entre as refeições principais pode garantir até o controle do peso.

É o caso do estudante Matheus Fuck, que tem corpo de atleta aos 16 anos. Quem o vê hoje não diria que ele foi gordo desde bebê até o começo da adolescência. Matheus perdeu 20 quilos em dois anos, basicamente incluindo frutas na dieta. Além de emagrecer, Matheus logo percebeu outro benefício à saúde. “Melhorou muito minha imunidade. Antes eu passava o ano inteiro resfriado, e agora é muito difícil eu pegar uma gripe”, conta o estudante.

Todas as frutas, além de ter grande quantidade de água, são ricas em vitaminas, minerais e fibras – nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. A nutricionista Carolina Neiva de Lima orienta a fazer a feira escolhendo as frutas por grupos de cores variados. As frutas vermelhas, por exemplo, são ricas em betacaroteno, que ajuda a prevenir câncer, doenças de pele e do coração. As frutas amarelas – em geral, todas as cítricas – , também têm betacaroteno e muita vitamina C, que age no sistema imunológico e garante a saúde dos olhos. A banana é considerada uma fruta branca, rica em potássio e vitaminas do complexo B, que garantem a manutenção do sistema nervoso e previnem contra doenças de pele.

Para quem prefere tomar suco natural em vez de comer a fruta, a dica é beber o suco logo depois de pronto porque, em contato com o ar e com a luz, as frutas oxidam e perdem parte das vitaminas. Por isso, também há uma forma melhor de levar frutas descascadas e picadas para o lanche do colégio ou do trabalho: “A recomendação é que as pessoas levem as frutas em potinhos, protegidas da luz. Se conseguir armazená-las num ambiente refrigerado, é ainda melhor”, explica a nutricionista.

Fonte: Jornal Hoje
24/09/08 - 14h15 - Atualizado em 24/09/08 - 14h15

http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL772205-16022,00-FRUTAS+DESEMPENHAM+PAPEL+ESSENCIAL+NAS+DIETAS.html

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

FOTOS DO PROFISSÃO REPÓRTER


Algumas imagens do programa “Profissão Repórter” que foi ao ar nesta terça-feira. Muita gente comentou sobre o programa. Muuuuita gente!!! Em nome de toda equipe agradeço pelo carinho de sempre.
Essa equipe trabalha a noite toda com muita garra e amor pelo rádio!

Amigão das madrugadas!!!

Dá um Sorriso Pra Mim!!!

Alexandre Ferreira faz rádio com paixão, dedicação e emoção!

Este é o operador de áudio do programa, o famoso Treme-Treme
(Marquinho Treme)

A produtora Renata Victor (EU!) atendendo aos ouvintes com o carinho e a simpatia de sempre.

Quem não viu o programa pode conferir no link abaixo.
http://especiais.profissaoreporter.globo.com/programa/

ESTOQUE DE SANGUE NO ESTADO DO RIO ESTÁ LÁ EM BAIXO!!!


Os estoques no estado do Rio estão baixos, e a ajuda de todo mundo é importante. Sem sangue, o funcionamento dos hospitais fica difícil e muitas cirurgias podem até ser adiadas. A doação é simples. Ela dura menos de meia hora e não traz nenhum risco. Podem doar sangue pessoas com idade entre 18 e 65 anos, que estejam bem de saúde e pesem mais de 50 kg. É só comparecer ao Hemorio, na Rua Frei Caneca, 8, no Centro.

Outros postos de coleta.

NÚCLEO HEMOTERAPIA DE NOVA IGUAÇU
Município: Nova Iguaçu
Bairro: PosseAv. Henrique Duque Estrada Mayer, 953 Horário para Doações: 2ª a 6ª de 8:00 às 13:00
Tel: 21- 3779-9900 Ramal: 117/175
Referência: Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse)

INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA DE LARANJEIRAS
Município: Rio de Janeiro
Bairro: LaranjeirasRua das Laranjeiras, 374
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 8:00 às 14:00
Tel: 21- 2285-3344 Ramal: 2215
Referência: Próximo a Rua Alice

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO
Município: Niterói

Bairro: CentroRua Marques do Paraná, 330.
Horário para Doações: 2ª a 6ª de 8:00 às 12:00
Tel: 21 – 2629-9063
Referência: Próximo ao Corpo de Bombeiros

CONTRATOS NÃO PODEM MAIS TER LETRAS MIÚDAS


A lei publicada nesta terça-feira no diário oficial. A determinação é que os fornecedores de produtos e serviços são obrigados a redigir contratos com fonte acima do tamanho 12. No entanto, a nova lei especifica somente o tamanho, não determinando que tipo de letra o fornecedor deve usar no contrato.
O objetivo da medida é facilitar a leitura e entendimento dos contratos fornecidos pelas empresas aos clientes. Com a publicação, os consumidores já podem exigir a apresentação dos contratos com letras com corpo 12. A Lei foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente em exercício José Alencar.

Fonte: Jornal Nacional
23/09/08 - 20h43 - Atualizado em 23/09/08 - 20h43

Confira a matéria no link:
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL771329-10406,00-LEI+PROIBE+LETRAS+PEQUENAS+EM+CONTRATOS.html


terça-feira, 23 de setembro de 2008

AIDS AUMENTA ENTRE PESSOAS COM MAIS DE 50 ANOS


O Ministério afirma que a situação é preocupante. O número de pessoas com mais de 50 anos infectadas pelo HIV, o vírus da AIDS é o que mais cresceu.
Entre as mulheres o crescimento foi de 444 casos em 1996, para 1678, em 2006. Já o número de homens infectados pulou de 1251 para 2589.

O Ministério acredita que por causa dos remédios essas pessoas estão fazendo mais sexo. E, portanto, é preciso ficar mais atento. Por isso, será feita uma campanha exclusiva para maiores de 50.

“Se você já tem, por exemplo, dificuldade de ereção por causa da idade e por tudo mais, o preservativo às vezes é encarado como um fator que vai dificultar. E na verdade cabe à mulher e cabe aos casais, tornarem isso uma prática mais erótica, mais interessante e que proteja ao mesmo tempo que possa estimular a própria relação sexual”, Mariângela Simão, diretora do programa nacional DST /AIDS, MSD.

Carlos de Lannoy – Brasília

Fonte: Jornal da Globo
19/09/08 - 23h56 - Atualizado em 20/09/08 - 01h18
Confira a matéria completa no link:
http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MRP767134-16021,00.html

GLÁUCIA ARAÚJO - GENTE QUE FAZ RÁDIO COM CORAÇÃO E RESPONSABILIDADE!!!


Gláucia Araújo

Começou a trabalhar em rádio como estagiária na Transamérica FM, atendendo ligações dos ouvintes. Em 1988 estreou como locutora na Antena 1. De lá pra cá já passou pela Fluminense FM, RPC FM, FM O DIA, Mania FM, entre outras. Atualmente está no ar na BEAT98 de 4h ás 8h da manhã e na Rádio Nacional AM de 15h ás 17h.


Com toda essa experiência Gláucia não pára de estudar e está sempre bem informada sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Aliás esta é a dica que ela dá para quem trabalha ou pretende trabalhar na área de comunicação: estar bem informado.

Esta locutora que ama seu trabalho e faz rádio com muita paixão ainda tem muitos planos para o futuro. Gláucia Araújo também dá aulas de locução na Escola de Rádio e pretendo concluir a pós-graduação para dar aulas em faculdades.

Responda rápido:

Nome: Gláucia Araújo

Estado civil: casada

Se não trabalhasse em rádio seria: aeromoça ou escritora


Amo: minha família e os amigos que escolhi pra fazerem parte dela


Detesto: pessoas estúpidas


Comida predileta: strogonoff


Música que mais gosto: são muitas as "favoritas"


Um dia perfeito é: o dia em que você acorda feliz de ser você e estar exatamente onde você está...

CULINÁRIA CHINESA: PÊNIS DE ANIMAIS SÃO OFERECIDOS COMO AFRODISÍACOS


Considerando-se a crença chinesa de que certos animais ou seus órgãos têm propriedades medicinais quando ingeridos, não é difícil imaginar qual seria o efeito de um pênis de jumento no organismo humano.
A chamada "cultura do pênis" chinesa chegou há alguns anos ao conhecimento ocidental. Em alguns lugares, como restaurantes temáticos, eles tentam falar abertamente sobre o assunto em busca de melhorar seu desempenho sexual. Entre uma prosa e outra, consomem os membros cozidos e fatiados (e supostamente afrodisíacos) de bois, ursos, veados, burros, cavalos, carneiros, búfalos, focas, cobras e cachorros.
Nos centros comerciais são oferecidos petiscos como cavalos-marinhos no espeto e cigarras. Segundo um vendedor, cavalo-marinho é bom para os rins masculinos. O International Travel Service (CITS),encoraja o estrangeiro a experimentar esses pratos "de cabeça aberta", como forma de estreitar as diferenças culturais entre os povos.


Fonte: Do G1, em São Paulo

21/09/08 - 08h05 - Atualizado em 21/09/08 - 08h05

Para ler a matéria completa entre no link:

http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL766947-6091,00-CULINARIA+BIZARRA+PENIS+DE+JUMENTO+FAZ+SUCESSO+NA+CHINA.html

segunda-feira, 22 de setembro de 2008


Abiatar Arruda, Alexandre Ferreira, Thais Itaqui e Thiago Jock

Alexandre Ferreira no “Profissão Repórter” desta terça-feira!!!

A equipe do “Profissão Repórter”, da TV Globo, já confirmou a data em que o programa vai falar sobre quem trabalha de madrugada.
Nosso comunicador Alexandre Ferreira foi entrevistado e será um dos personagens da edição de terça-feira, dia 23. O “Profissão Repórter” é exibido depois do “Toma Lá, Dá Cá”. Já vi até a chamada na TV!!!


Toda equipe às 6h da manhã após a jornada de trabalho!!!

COMEÇA HOJE A PRIMAVERA!!!



A Primavera iniciará às 12h44 do dia 22 de setembro de 2008.

Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil.

Na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Brasil Central, as temperaturas máximas podem atingir valores muito elevados em função da forte radiação solar e da maior freqüência de dias com céu claro. Contudo, neste período, ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio intensas e que podem causar declínio acentuado da temperatura no centro-sul do País. Nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, há pouca variação de temperatura ao longo do ano.

Fonte:
http://www.cptec.inpe.br/clima/estacoes/primavera/primavera.shtml

DIA DA BANANA!!!



Conheça um pouco mais sobre a banana:

· Esta fruta tropical possui uma polpa macia, saborosa e doce.
· Elas formam-se em cachos na árvore chamada bananeira.
· Existem diversas espécies de bananas. No Brasil, as mais conhecidas são: nanica, prata, banana-terra e a banana maça.
· Cada bananeira produz de uma só vez de 5 a 15 pencas de banana.
· São muito utilizadas na culinária de centenas de países. São consumidas ao natural, fritas, cozidas e assadas.
· A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A.
· A banana não possui sementes, ela é um fruto sem fecundação prévia.
· Aproximadamente, 70% deste fruto é composto por água.
· A banana nanica, mais consumida no Brasil, é muito utilizada em bolos, doces e outros pratos da culinária brasileira.

Doce da casca de banana


Ingredientes:



- 3 xícaras (chá) de casca de banana

- 2 xícaras (chá) de água, mais ou menos, paracozimento das cascas

- 3 xícaras (chá) de água

- 1 1/2 xícaras (chá) de açúcar

- Cravo, canela em pó, gengibre em pó a gosto

Modo de preparo:

Lave bem as cascas de banana, corte em pedaços pequenos.

Cozinhe com as duas xícaras de água por 20 minutos e depois coe.
Junte as 3 xícaras de água, o açúcar, o cravo, a canela, o gengibre, as cascas de banana précozidas e deixe ferver por 40 minutos mais ou menos, até atingir o ponto de bala mole.
O ponto certo para desligar o fogo é quando a as bolhas começarem a ficar mais grossas. Deixe esfriar e sirva com queijo, bolo, etc.

domingo, 21 de setembro de 2008

TONY MELENDEZ – UMA LIÇÃO DE VIDA


Você é daqueles que acha sua vida uma droga, difícil ou sem graça? Então assista ao vídeo! Conta a história de um homem que nasceu sem os braço... Mas com o dom de ser feliz.

Eu agradeço a Deus por ter me dado um dom muito abençoado: o dom de sorrir! Sou feliz por ser quem sou e por poder escrever minha história todos os dias.


Renata Victor Rê : )




UM DOMINGO DE PAZ E ACONCHEGO

Simplesmente Flores...

Foto: internet

“A verdade prova que o tempo é o senhor dos dois destinos,
Já que pra ser homem tem que ter a grandeza de um menino
No coração de quem faz a guerra nascerá uma flor amarela
Como um girassol...
Como um girassol...
Como um girassol amarelo,
amarelo”

(Trecho da música Girassol – Cidade Negra
Composição: Toni / Bino / Lazão / Gama / Pedro Luíz)

sábado, 20 de setembro de 2008

ALEXANDRE FERREIRA NO "PROFISSÃO REPÓRTER", DA TV GLOBO, DIA 23



O programa "Profissão Repórter", da TV Globo, da próxima terça-feira, dia 23/09, vai falar sobre pessoas que trabalham durante a madrugada. A equipe de repórteres comandados por Caco Barcellos passou a noite do dia 05 de setembro com o Alexandre Ferreira, na Rádio Globo, para acompanhar a rotina de trabalho do comunicador.

Quer conhecer um pouco sobre a rotina de quem trabalha à noite? Quer conhecer o Alexandre Ferreira? Então, não perca, dia 23 de setembro, o "Profissão Repórter”, logo após o "Toma Lá, Dá Cá", na TV Globo.

A CASA DA MÃE JOANA



Uma comédia brasileira dirigida por Hugo Carvana. O filme conta a história de três amigos de longa data que dividem um amplo e velho apartamento de classe média. Para evitar o despejo os amigos festeiros precisam arrumar dinheiro para pagar a hipoteca.

No elenco grandes nomes como Pedro Cardoso, José Wilker, Paulo Bettti, Laura Cardoso, Malu Madre, Juliana Paes, Arlete Salles, Beth Goulart, Cláudio Marzo entre outros.

VIDA SAUDÁVEL E BENEFÍCIOS A SAÚDE


Durante duas décadas, cientistas americanos e britânicos analisaram o estilo de vida das mulheres

O que todo mundo já sabia foi cientificamente confirmado por uma das maiores pesquisas médicas feitas até hoje no mundo: as mulheres que evitam o cigarro,fazem exercícios regularmente, mantém o peso sob controle e não consomem bebidas alcoólicas em excesso vivem mais. Para confirmar esse dado, quase 78 mil mulheres entre 34 e 59 anos de idade foram estudadas durante 24 anos.
A pesquisa conclui que todo cuidado é pouco, mas vale a pena. As mulheres que se cuidaram conseguiram cortar em 44% os riscos de terem qualquer tipo de câncer e em 72% os riscos de morte por doenças cardiovasculares. Das quase 78 mil mulheres estudadas, 8.900 morreram prematuramente durante a pesquisa; 28% das mortes foram provocadas exclusivamente pelo fumo e 55% por uma combinação de cigarro, excesso de peso, álcool e falta de exercícios. Essa foi uma pesquisa no universo feminino, mas os cientistas britânicos admitem que o resultado serve também para os homens. Eles concluíram que ninguém precisa passar fome ou ficar horas levantando pesos para ter uma vida saudável e longa; basta cuidar do próprio corpo.

Marcos Losekann - Londres

Fonte: Jornal Hoje
19/09/08 - 14h27 - Atualizado em 19/09/08 - 14h27

Confira a matéria completa no link:
http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL766437-16022,00-PESQUISA+MEDE+OS+BENEFICIOS+DE+UM+ESTILO+DE+VIDA+SAUDAVEL+PARA+MULHERES.html

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

SEGREDO

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

PEDRAS QUE CANTAM - FAGNER





Pode me chamar de brega! Eu adoro o Fagner, adoro forró e música nordestina. Esta música foi tema de novela, lembra? Novela Pedra sobre Pedra, exibida pela TV Globo entre janeiro e julho de 1992. Hein?! 1992??? Parece que foi ontem! O tempo passa!!!
Lembro da atriz Adriana Esteves bem novinha interpretando a Marina. E o Fábio Jr vivendo o fotógrafo Jorge Tadeu? Que figura! Grandes nomes no elenco como Lima Duarte, Renata Sorrah, Eva Wilma, Andréa Beltrão, Arlete Salles, Pauo Betti, Tânia Alves, Osmar Prado e muitos outros. A trama acontecia numa cidadezinha cheia de mistérios chamada Resplendor, na Chapada Diamantina, sertão baiano.
Pedra sobre Pedra foi escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares.

Pedras Que Cantam - Fagner
Composição: Dominguinhos / Fausto Nilo

Quem é rico mora na praia mas quem trabalha nem tem onde morar
Quem não chora dorme com fome mas quem tem nome joga prata no ar
Ô tempo duro no ambiente, ô tempo escuro na memória, o tempo é quente
E o dragão é voraz....
Vamos embora de repente, vamos embora sem demora,
Vamos pra frente que pra trás não dá mais
Pra ser feliz num lugar pra sorrir e cantar tanta coisa a gente inventa, mas no dia que a poesia se arrebenta
É que as pedras vão cantar...

DEIXAR FEZES DE CÃO NA RUA PODE DAR MULTA


Eu fico chateada ao ver a quantidade de fezes de cachorros nas ruas. Em determinadas calçadas é até difícil caminhar sem ser “premiado!”. O pior é saber que são de cachorros que vão passear com seus donos porcalhões. Por favor, ao levar seu cão para passear leve o saquinho plástico para recolher as fezes e não deixe o animal urinar na porta de ninguém. É uma questão de educação e respeito ao próximo!

Israel fará teste de DNA em cocô de cachorro para punir donos 'porcalhões'

A cidade israelense de Petah Tikva está usando análise de DNA de fezes de cães para punir os donos dos animais de estimação que não recolherem os dejetos dos animais das ruas. Um programa experimental de seis meses foi lançado nesta semana em Petah Tikva, subúrbio de Tel Aviv. Os donos de animais de estimação devem levar os bichos para um veterinário, que colherá amostras de DNA da saliva dos cães. A partir das amostras, o município vai criar um banco de dados com o código genético de todos os bichos, para comparar com o resultado da análise das fezes encontradas nas ruas. Donos de cães também poderão recolher as fezes e depositá-las em lixos especiais nas ruas. O material recolhido nestas latas também será analisado, e os donos vão receber prêmios como cupons de desconto para comida para cachorro e brinquedos para os bichinhos de estimação. Já as fezes recolhidas nas ruas poderão servir para punir os donos dos animais com multas. "O objetivo é envolver todos os cidadãos nessa campanha, e mostrar a todos que podemos deixar nossa cidade mais limpa", afirma Tika Bar-On, veterinária-chefe da prefeitura de Petah Tikva.


Fonte: Do G1, em São Paulo, com informações da Reuters
Editoria: Planeta Bizarro
16/09/08 - 18h23 - Atualizado em 16/09/08 - 18h23

http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL762244-6091,00-ISRAEL+FARA+TESTE+DE+DNA+EM+COCO+DE+CACHORRO+PARA+PUNIR+DONOS+PORCALHOES.html

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

OFICINA GRATUITA DE CULINÁRIA NATURAL

O projeto “Sabores e Saberes”, do Sesc, está com inscrições abertas para a oficina de Cardápios Naturalmente Especiais. Uma culinarista vai ensinar a preparar feijoada vegetariana com farofa de milho, arroz integral e couve. Para a sobremesa banana em calda com granola. Pra fechar o cardápio leite de soja com mel e maçã.

Além de aprender um cardápio saudável o aluno também vai poder degustar as receitas, receber informações sobre nutrição, importância de uma alimentação saudável.

Local: SESC de Ramos – Rua Teixeira Franco 38
Data: 18/09 (quinta-feira)

Hora:14 ÀS 16:30
Tema: Cardápios Naturalmente Especiais (Projeto Sabores e saberes)

Telefone para Inscrição: 2290 2646 E 2290 4003


É de graça!!! Informação nunca é demais!

"ULTIMA PARADA 174" É CANDIDATO BRASILEIRO À INDICAÇÃO AO OSCAR

Uma comissão do Ministério da Cultura indicou o filme “Última Parada 174”, do diretor Bruno Barreto, para concorrer a uma indicação para o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2009. Em janeiro, um júri da academia americana de cinema escolherá os cinco finalistas, entre concorrentes do mundo inteiro.
“Última Parada 174” é uma co-produção da Globo Filmes baseada na vida de Sandro: um menino de rua que virou bandido e acabou morto pela polícia depois de seqüestrar um ônibus no Rio.


Fonte: Jornal Nacional
16/09/08 - 20h26 - Atualizado em 16/09/08 - 21h17

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL762470-10406,00-ULTIMA+PARADA+E+O+CANDIDATO+BRASILEIRO+A+INDICACAO+AO+OSCAR.html.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

GLOBO FM COMEMORA 35 NOS COM SHOW DE ZECA BALEIRO



A Globo FM comemorou seus 35 anos com um show do maranhense Zeca Baleiro. O evento aconteceu no auditório do Sistema Globo de Rádio com a presença de ouvintes e apresentação do locutor Ricardo Telles. Também teve momento para fotos, bolo (uma delícia de bolo!) e champanhe!!! Eu já era fã de carteirinha de Zeca Baleiro. Agora fiquei mais fã ainda.

Parabéns para todos os profissionais que de alguma forma ajudaram a construir essa história de sucesso. Parabéns a Globo FM pelos 35 anos!!!

Um brinde a Globo FM!!!

Zeca Baleiro e Ricardo Telles


Zeca Baleiro dando um show no palco do auditório do Sistema Globo de Rádio

Fotos: Renata Victor Rê :)

LINHAÇA

Alimentação saudável é importante para a manutenção da saúde. Muitos pensam que linhaça é somente comida de passarinho, mas não é não. Esta semente tem várias propriedades benéficas a saúde. Se você ainda não conhece, nunca consumiu, experimente! Pode colocar em saladas, molhos, vitaminas, receita de pão, bolo etc. Na dúvida procure um nutricionista para saber melhor como consumir a linhaça e seus benefícios.

LINHAÇA

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis.


Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:
-- Rejuvenescedor
-- Baixa de peso
-- Auxilia no combate a anemia
-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
-- Auxiliar no combate à acne.
-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
-- Vitalidade Física
-- Sistema Digestivo
-- Sistema Nervoso
-- Doenças Inflamatórias
-- Retenção de Líquidos
-- Sistema Imunológico
-- Sistema Cardiovascular
-- Funcionamento Intestinal
-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
-- Para combater a agressividade e a obesidade
-- Condições da Pele e do Cabelo

No link abaixo você vai encontrar estas e outras informações sobre a linhaça:
Fonte: http://www.segs.com.br/linhaca.htm

PEIXE COMEDOR DE PÊNIS DEIXA PESCADORES PREOCUPADOS.


Este assunto deu o que falar no Papo de Padaria. Calma!!! Leia a matéria para saber que tipo de pênis este peixe está comendo na Nova Zelândia...

(Foto: Creative Commons)

Um peixe australiano que tem o estranho hábito de se alimentar do órgão sexual de alguns crustáceos como cracas e mexilhões tem preocupado ambientalistas e pescadores na Nova Zelândia.

Batizado de blenny australiano, o Omobranchus anolius migrou da Austrália para as ilhas que compõem o país vizinho, e está atacando os crustáceos locais, que não têm defesa contra o predador.

Por nunca deixarem suas conchas, algumas espécies de cracas desenvolveram um órgão sexual masculino de cerca de 15 centímetros, maior até que o resto do corpo do animal. E é esta parte específica do corpo dos crustáceos que, segundo a revista britânica 'Practical Fish Keeping', os peixes australianos estão devorando.

"Encontramos restos de pênis de crustáceo em seus estômagos. Eles não matam os crustáceos, mas certamente os impedem de se reproduzir", afirma Jeremy Barker, estudante de biologia marinha que pesquisa a chegada dos peixes australianos à região.

De acordo com ele, o ataque dos peixes vai provocar, em breve, uma diminuição da população de alguns crustáceos na Nova Zelândia. Os primeiros blennys australianos foram encontrados no país em 2004. Ovos da espécie devem ter chegado em ostras pescadas na Austrália e utilizadas em fazendas marinhas na costa neo-zelandesa.


Fonte: Do G1, em São Paulo
Editoria: Planeta Pizarro
15/09/08 - 18h17 - Atualizado em 15/09/08 - 18h18

http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL760756-6091,00-PEIXE+COMEDOR+DE+PENIS+DEIXA+PESCADORES+PREOCUPADOS+NA+NOVA+ZELANDIA.html

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

BEBIDAS ENERGÉTICAS PODEM POR SAÚDE EM RISCO


Já registrei aqui no Blog anteriormente que não costumo consumir bebidas alcoólicas e fico realmente preocupada com aqueles que bebem sem moderação. Preste atenção nas informações desta pesquisa!...


A pesquisadora brasileira Maria Lúcia Formigoni aponta para o risco de jovens que consomem energéticos aumentarem o consumo de álcool por se sentirem mais despertos, diminuindo a sonolência provocada pela bebida.

(...) Os energéticos fazem sucesso entre eles porque são estimulantes. Quando ingeridos juntamente com bebidas alcoólicas, tendem a mascarar a sensação de embriaguez, o que pode prolongar a balada. “Os jovens dizem que ficam mais espertos, menos sonolentos. Mas é uma sensação falsa, subjetiva”, afirma Maria Lucia Souza-Formigoni, da Escola Paulista de Medicina, em São Paulo. “Do ponto de vista da coordenação motora, estão bêbados. Um energético não é nada mais do que uma bela xícara de café expresso. O que tem de diferente de uma coca-cola?”


Maria Lucia estuda a relação dos energéticos com o consumo de bebidas alcoólicas desde 2004. Ao realizar testes com camundongos, a pesquisadora descobriu que as cobaias tratadas com energéticos se tornaram, com o passar do tempo, mais resistentes à ingestão de álcool. Esta conclusão levou imediatamente à seguinte hipótese: será que o consumo generalizado de energéticos pelos jovens estaria aumentando a tolerância ao álcool entre aqueles que bebem, fazendo-os beber mais? Indo além, será que jovens com baixa tolerância às bebidas alcoólicas, aqueles que não bebem porque ficam com sono, não estariam passando a consumir mais álcool do que antes graças aos energéticos, que têm o poder de mantê-los despertos? Se a hipótese for verdadeira, a conseqüência direta seria o aumento do consumo de bebida entre os jovens e, por tabela, o aumento nos casos de alcoolismo.

De fato, o consumo de bebidas alcoólicas na Região Sudeste subiu de 74,5% para 84,2% entre os jovens de 18 a 24 anos, entre 2001 e 2005. Mais preocupante: apesar de ilegal, o consumo entre os menores de idade, na faixa que vai dos 10 aos 17 anos, aumentou de 53,7% para 60,8%. Os dados são do Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil, de 2005, da Secretaria Nacional Antidrogas. Resta saber se este aumento está associado ao consumo de energéticos.
Neste momento, Maria Lucia procura realizar com voluntários o mesmo teste feito com cobaias. O objetivo é saber se o consumo de energéticos nos humanos também aumenta a tolerância ao consumo de álcool, o que levaria a um aumento no alcoolismo. “Não estou dizendo que isso vai acontecer”, diz Maria Lucia. “Mas a possibilidade existe”.

Colunista Peter Moon

Fonte: Revista Época
12/09/2008 - 20:52 - Atualizado em 12/09/2008 - 22:15

Confira a matéria completa no link:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI12430-15230,00-BEBIDAS+ENERGETICAS+PODEM+CAUSAR+ALCOOLISMO.html

ESPECIALISTAS EXPLICAM DESEJOS DE GRÁVIDAS

Durante a gravidez do meu filho a única coisa que eu queria muito comer era sorvete. Meu filho nasceu em novembro, um calor “daqueles” no Rio de Janeiro. Um sorvetinho era sempre bem-vindo! Eu fazia vários em casa: sorvete de mamão, de maracujá, acerola, limão. Também fazia os “salolés” (suco de fruta congelado em saquinhos plásticos).
A dica de fazer o sorvete caseiro de fruta foi da nutricionista que me acompanhava na época. Eu fazia o sacolé com a fruta natural. Tirando o exagero de sorvete que comi na época da gravidez não lembro de nenhum desejo estranho...







Vontades têm a ver com falta de nutrientes e estado emocional.


De repente, no meio da madrugada, lá vem aquele desejo incontrolável. E aí surgem as vontades mais esdrúxulas e, digamos, impossíveis. Será que alguém pode explicar os desejos que uma mulher grávida tem?
“Os nutricionistas tentam associar esse desejo à deficiência de, por exemplo, de ferro, zinco, cálcio, selênio, que são micros nutrientes que você tem no solo. Outros cham que a pessoa está comendo terra para um sentido de proteção”, explica Flávio Garcia de Oliveira, médico ginecologista. Uma pesquisa britânica feita pela internet com 2,2 mil grávidas mostrou que 75% das entrevistadas tinham desejos por comida e um terço delas tinha vontade mesmo é de comer coisas tão esquisitas quanto carvão, pasta de dentes e sabão. “O desejo normal é por carboidratos, por manga, por jaca. Mas esse é um desejo que passa, lá pelas 3h. O desejo compulsivo, esdrúxulo, pervertido, não passa. Ele só passa a partir do momento que a grávida consome a substância”, revela Flávio Garcia de Oliveira. Desejos à parte, a grávida precisa seguir uma boa dieta para que o bebê se desenvolva bem. Receitas simples, com ingredientes baratinhos, ajudam as grávidas a ter uma alimentação saudável, como o frango com caju e a fritada de batata doce.

Os alimentos e vitaminas em cada trimestre da gravidez:

1º Trimestre (0 ao 3 meses de gestação):
No primeiro trimestre de gravidez, as vitaminas do complexo B e o ácido fólico precisam estar na dieta das grávidas, pois são fundamentais para a formação correta dos tecidos e do sistema nervoso do bebê. As vitaminas B e o ácido fólico são importantes para dar energia e formar hemácias que vão fortalecer o corpo das mulheres e do bebê. O ácido fólico também é um ótimo alimento para o cérebro, prevenindo doenças no tubo neural do bebê que está no início da fase de formação.

2º Trimestre (3 ao 6 meses de gestação):
No segundo trimestre o foco da alimentação muda para alimentos que contenham ferro e fibras. O ferro é importante para formar uma quantidade maior de sangue enriquecido no organismo das gestantes. Durante a gravidez observa-se um aumento de 50% no volume de sangue no organismo das gestantes. Esse aumento é importante, pois as mulheres perdem muito sangue na hora do parto, então ela precisa de sangue para perder e formar o sangue do bebê.
O principal alimento fonte de ferro é a carne vermelha. O ferro animal é mais bem absorvido pelo organismo que o vegetal que também precisam ser consumidos. Os principais alimentos fonte de ferro vegetal são verduras e legumes de casca escura como couve, brócolis, espinafre e rúcula. Para que o corpo absorva o ferro vegetal, é necessário a ingestão de fontes de vitamina C que pode ser encontrada no suco de laranja, por exemplo.

3º Trimestre (6 ao 9 meses de gestação):
No terceiro e último trimestre de gestação, as mulheres e o bebê precisam comer alimentos que contenham cálcio e gordura do tipo ômega 3 que é a fonte mais importante em todo o processo de gestação. É o ômega 3 responsável para ajudar na formação do cérebro do bebê, além de ajudar as grávidas que nesse período de gravidez tornam-se mais esquecidas, devido ao encolhimento de 3% do cérebro. O cálcio e o ômega 3 são substâncias envolvidas na prevenção da hipertensão na gravidez e do parto prematuro. Estudos recentes, segundo o doutor Flávio, dizem que o bebê da mãe que usou ômega 3 no último trimestre de gestação dorme melhor. Isso confirma a afirmação de que o ômega 3 tem uma ação no cérebro do bebê.

Pós-parto:

Após o parto, a grávida precisa manter a alimentação que ela teve durante os 9 meses de gestação. A água é o elemento fundamental em todos os trimestre, principalmente no último, pois ajuda a relaxar o útero na hora do parto e hidrata a pela de dentro para fora.

Fonte: Fantástico
14/09/2008
Confira a matéria completinha no site do Fantástico:


domingo, 14 de setembro de 2008

UM DOMINGO DE MUITAS REALIZAÇÕES...


Simplesmente Flores...


Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.

Charles Chaplin

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

MAL DE PARKINSON

Quanto mais cedo a doença é diagnosticada mais fácil é o tratamento. Fique atento aos sinais do seu organismo!

Perda do olfato pode ser o primeiro sintoma do Mal de Parkinson

Uma pesquisa pioneira no mundo tenta antecipar o diagnóstico do Mal de Parkinson entre os pacientes. Médicos da Universidade Federal da Bahia estão testando a capacidade das pessoas de sentir cheiro.

A perda da capacidade de sentir cheiro é o primeiro sinal de que o Mal de Parkinson pode estar chegando. O teste do cheiro está sendo feito em pais, irmãos e filhos de pessoas que têm o Mal de Parkinson. Estudos já mostraram que 10% desses parentes, quando apresentam perda do olfato, também desenvolvem a doença. A próxima fase da pesquisa é avaliar a capacidade de respirar e engolir, possíveis alterações no sono e sinais de depressão e demência, também associados ao Parkinson.


O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso central pela falta de uma substância chamada dopamina. A doença não tem cura e atinge de 1% a 2% das pessoas com mais de 60 anos em todo o mundo; provoca tremor, rigidez muscular, dificuldade de movimentação e tendência à queda. “O objetivo de vários pesquisadores em todo o mundo, incluindo nós, é fazer o diagnóstico antes que os sintomas motores apareçam”, explica o médico Ailton Melo, coordenador da pesquisa.

A pesquisa da UFBA será feita em três anos. Ainda mais enquanto os novos tratamentos não surgem, é importante procurar um especialista tão logo os sintomas motores se manifestem. A neurologista Carla Menezes ensina um teste simples que ajuda no diagnóstico: peça para a pessoa fazer repetidamente um movimento de pinça com o polegar e o indicador. “Assim a gente pode observar dados como a velocidade do movimento, que é mais reduzida com a doença de Parkinson, e a rigidez, que impede que o paciente faça a extensão total da articulação”, explica.

Fonte: Jornal Hoje
11/09/08 - 14h19 - Atualizado em 11/09/08 - 14h53

http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL756457-16022,00-PERDA+DO+OLFATO+PODE+SER+O+PRIMEIRO+SINTOMA+DO+MAL+DE+PARKINSON.html

COMO TIRAR E ATUALIZAR DOCUMENTOS

Li esta matéria no site do G1 e achei muito útil. São dicas simples, mas que podem ajudar, afinal, informação nunca é demais. Certo?!

Ter os documentos organizados e mantê-los atualizados é importante para evitar possíveis problemas de última hora. O G1 separou dicas para que os interessados saibam como obter carteira de identidade, passaporte, título de eleitor, CPF e a Carteira Nacional de Habilitação. Quem deseja saber como tirá-los, basta conferir:


Carteira de identidade: Apesar de não ser uma exigência, é recomendado que as pessoas tenham o documento com uma foto que realmente a identifique.

Passaporte: O interessado em tirar o passaporte comum deve ser brasileiro nato ou naturalizado e deve procurar qualquer unidade descentralizada ou posto de atendimento do Departamento de Polícia Federal (DPF). A validade do documento é de até cinco anos.


CPF: Pedido pode ser feito nas unidades do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios. O custo do serviço é de R$ 5,50.Título de eleitor: Em ano de eleição, o pedido tem de ser feito até 150 dias antes do pleito. O documento não tem prazo de validade para o eleitor que vota regularmente.

Carteira Nacional de Habilitação: Interessado já deve ter completado 18 anos, ser alfabetizado e procurar uma clínica credenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para realizar os exames médico e psicotécnico. O curso teórico para condutores tem duração de 30 horas.

Fonte: G1
Editoria: Brasil/documentos
09/09/08 - 08h15 - Atualizado em 09/09/08 - 08h15
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL751971-5598,00-SAIBA+COMO+TIRAR+E+ATUALIZAR+DOCUMENTOS.html

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

EQUIPE DO "PROFISSÃO REPÓRTER" PASSA MADRUGADA COM ALEXANDRE FERREIRA


Equipe do “Profissão Repórter”, da TV Globo, passou a madrugada acompanhando o trabalho do comunicador Alexandre Ferreira e toda equipe. A matéria fala sobre os trabalhadores noturnos. Foi um grande prazer receber esta equipe tão simpática e dedicada, Thais Itaqui, Thiago Jock e Abiatar Arruda.
Espero ter contribuído, de alguma forma, para a realização de mais esta edição do Profissão Repórter.

Em breve aviso quando o programa vai ao ar na TV, ok?!!!

Aproveitando o assunto um comentário sobre o que é trabalhar no turno da noite...

Para trabalhar a noite toda é preciso gostar do que se faz. É preciso lutar contra sua natureza e aprender a conviver com os limites do corpo para o organismo não “pifar”. É uma questão de disciplina.
Eu tive que reaprender a comer e a dormir. Comecei a fazer atividades físicas como alongamento e dança para relaxar o corpo e a mente.
Mas, sem sombra de dúvidas, o mais prazeroso, é sair às SEIS horas da manhã, após 7 horas de trabalho, com sorriso no rosto e a sensação que fui útil, de que ajudei a fazer o dia de alguém melhor, que fiz brotar um sorriso. Como diz o comercial de TV... “Não tem preço!” (risadas...)

Agradeço a Deus por poder ajudar as pessoas através do meu trabalho, por poder levar informação, serviço, alegria às pessoas. Eu me divirto! Dou boas gargalhadas e ainda recebo um salário por isso. Amém!


Renata Victor Rê : )

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

DATA FIXA PARA HORÁRIO DE VERÃO


O Diário Oficial da União traz nesta terça-feira (9) um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que estabelece uma data fixa para a entrada em vigor do horário de verão no país.


Segundo as novas regras, o horário de verão terá início no terceiro domingo de outubro de cada ano e será encerrado no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Quando esta data coincidir com o carnaval, o horário de verão fica automaticamente prolongado por mais uma semana.

O horário continuará a ser aplicado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Antes da mudança, o governo estipulava anualmente o período de funcionamento do horário de verão, que é aplicado para racionalizar o uso de energia durante a primavera e o verão.
Jeferson Ribeiro

Do G1, em Brasília
(*Com informações do Zerohora.com)
09/09/08 - 20h17 - Atualizado em 09/09/08 - 20h20

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL754194-5598,00-ASSEMBLEIA+DO+RS+APROVA+MONITORAMENTO+ELETRONICO+DE+PRESOS.html

HOMEM SE TORNOU AGRICULTOR PARA BEBER CERVEJA

O homem se tornou sedentário e agricultor há cerca de dez mil anos, iniciando a Revolução Neolítica, para beber cerveja e se embriagar, e não com a finalidade de melhorar ou garantir sua alimentação. A afirmação foi feita pelo biólogo e historiador natural alemão Josef H. Reichholf em seu novo livro "Warum die Menschen sesshaft wurden" ("Por que os homens se tornaram sedentários", em tradução livre).

A obra começou a ser vendida hoje nas livrarias da Alemanha e explica as causas da revolução que deu lugar à formação de povos e religiões. O acadêmico da Universidade Técnica de Munique considera errada a teoria de que a humanidade começou a cultivar plantas, abandonou a vida nômade e se estabeleceu de maneira permanente em um lugar determinado para se alimentar melhor.

"Essa visão habitual confunde causas e conseqüências. Para que os caçadores e agricultores abandonassem sua forma de vida e alimentação tradicional teve de acontecer alguma vantagem inicial", explica, e ressalta que no início "o cultivo de plantas não trouxe consigo nenhuma vantagem sobressalente para a sobrevivência".

Trabalho demais
Reichholf acrescenta que as colheitas iniciais eram muito pequenas e o cultivo da terra era muito trabalhoso, o que não garantia a sobrevivência de um povo apenas da agricultura. Ele afirma que o homem neolítico continuou caçando e colhendo para subsistir. Nesse sentido, classifica igualmente de errada a teoria de que nas primeiras regiões de assentamento sedentário da humanidade, que vão do Egito à Mesopotâmia, havia pouca caça e muita vegetação.

"Era totalmente diferente", assegura o especialista, que considera que essas regiões eram ricas em caça, por isso não havia necessidade de abandonar essa forma de subsistência, e julga absurda a teoria de que uma região possa ser rica em frutos e pobre em animais selvagens ao mesmo tempo.

"Ao contrário, eu afirmo que a agricultura surgiu de uma situação de abundância. A humanidade experimentou com o cultivo de cereais e utilizou o grão como complemento alimentício. A intenção inicial não era fazer pão com o grão, mas fabricar cerveja mediante sua fermentação", disse Reichholf à imprensa na apresentação do livro. O alemão assegura que a humanidade sempre sentiu necessidade de alcançar estados de embriaguez com drogas naturais que "transmitem a sensação de transcendência, de abandono do próprio corpo", conclui.


Da EFE
Fonte : G1
Saúde e ciência / arqueologia
09/09/08 - 11h46 - Atualizado em 09/09/08 - 13h21
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL753434-5603,00-HOMEM+SE+TORNOU+AGRICULTOR+PARA+BEBER+CERVEJA+DIZ+BIOLOGO.html

terça-feira, 9 de setembro de 2008

AMAMENTAR REDUZ RISCO DE ESTRESSE E DE CÂNCER DE MAMA


Além de aumentar o vínculo entre mãe e filho, a amamentação também é saudável para a saúde da mulher

Amamentar é um dos maiores prazeres quando se tem um filho porque é um momento íntimo entre mãe e bebê. O leite materno, além de prevenir doenças de saúde na criança, também evita problemas como o estresse na mãe e o câncer de mama, dependendo da idade. “A mulher poderia ficar estressada no começo da amamentação porque ainda precisa aprender a pegar no seio corretamente. Esse processo é chato. Mas a sensação de missão cumprida supera qualquer sentimento”, afirma Eduardo Souza, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz. Além disso, o fato de não precisar preparar o alimento da criança toda vez que ela sente fome deixa a mãe mais relaxada. Os benefícios não param por aí. A amamentação também ajuda a combater o câncer de mama em algumas situações. Mas os exames de prevenção não devem ser abandonados. “Quando a mulher tem entre 18, 20 anos, ela está mais protegida da doença do que uma pessoa de 38. Quando a mãe é mais velha, ela tem outros hormônios e outros fatores de risco por isso é fundamental fazer exames de controle”, afirma.

Fonte: Crescer
Editoria: Amamentação
Por: Carla Conde

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI11979-10585,00- AMAMENTAR+REDUZ+RISCO+DE+ESTRESSE+E+CANCER+DE+MAMA+NA+MULHER.html

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO