sábado, 13 de dezembro de 2008

EXPOSIÇÃO COMEMORA CENTENÁRIO DE ROBERTO BURLE MARX

Uma exposição no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, destaca o talento de um dos mais importantes paisagistas brasileiros. Roberto Burle Marx completaria cem anos em 2009...

As cores fortes, os retratos e as telas com formas geométricas em exposição mostram que o paisagista também foi um grande pintor. Os esboços de Burle Marx se transformavam em arte de vários tipos – até mesmo em tapeçarias.
Na exposição há uma de 28 metros de comprimento e 3,5 metros de altura que está sendo exposta ao público pela primeira vez. Uma fábrica de tapetes executou o projeto com todas as tramas e texturas indicadas pelo artista.

Burle Marx também se aventurou no teatro: desenhou cenários, figurinos e abusou das cores em painéis de azulejo. A exposição é uma realização do banco Itaú, Paço Imperial e Fundação Roberto Marinho.

Além de todo esse acervo, Burle Marx deixou projetos de dois mil jardins – espaços com bromélias, espadas de São Jorge e outras plantas brasileiras que passaram a ter mais valor por causa de Burle Marx. Graças a ele, elas estão presentes no cotidiano de tantas cidades.

O Paço Imperial fica na Praça XV de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.
Tel: (021) 2533.4407 ou (021) 2533.4359

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a exposição entre no site do Jornal Hoje, onde vi a matéria sobre o evento.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO