quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

DINHEIRO COMO RECOMPENSA PODE AJUDAR EMAGRECIMENTO

Costumo dizer que perder peso é relativamente fácil. Difícil é manter o peso adequado. O Ideal é mudar o estilo de vida e entender que o mais importante é a qualidade de vida. Para manter o peso adequado com saúde é preciso ter orientação do seu médico, de um nutricionista e praticar exercícios físicos com acompanhamento profissional...

Um estudo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostrou que os programas de emagrecimento que pagam para as pessoas participarem conseguem mais resultados do que os programas que não dão recompensas aos participantes.

Mas o médico Kevin Vollp, que conduziu a pesquisa, procurava mais do que reduzir "gordurinhas extras". Desejava encontrar um método mais eficiente para o tratamento da obesidade, um problema grave de saúde pública nos Estados Unidos. Ele explica que muitos programas falham porque as pessoas são submetidas a sacrifícios sem nenhum retorno imediato – apenas futuros. "Queremos criar um programa que dê recompensas no presente", afirma.

Para chegar ao melhor tratamento, o grupo de Vollp estudou o emagrecimento de 57 obesos por quatro meses. Os participantes foram submetidos a três programas.

No primeiro deles, uma espécie de loteria, os participantes eram informados, diariamente, qual seria o prêmio final caso atingissem a meta estipulada pelo médico. No segundo programa, os participantes investem um pequeno valor – entre 1 centavo a três dólares por dia – e recuperam a quantia acumulada se alcançarem a meta.

No terceiro grupo, chamado de controle, os participantes tinham como incentivo apenas ganhar uma calça jeans de presente caso conseguissem entrar no novo no novo manequim.

O estudo mostrou que, entre os 57 obesos, que precisavam emagrecer um pouco mais de sete quilos, os que participaram dos grupos de recompensas perderam mais peso. No entanto, depois que o programa de retorno financeiro cessa, o peso dos participantes começa a aumentar novamente.

Segundo o Ministério da Saúde, 40 milhões dos brasileiros estão acima do peso.

1 Comentário:

Unknown disse...

Acredito que o dinheiro seja apenas consequência de se fazer o que gosta.

Cada dia seu blog está melhor amiga!

bjos,


Mack

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO