terça-feira, 4 de novembro de 2008

CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS DE LEITE


Como você escolhe o tipo de leite que vai consumir? Você sabe a diferença entre eles? Leia esta matéria que foi ao no Jornal Hoje e confira as características de cada tipo de leite...

Os rótulos não explicam, mas a diferença entre os leites desnatado, semi-desnatado e integral é simples: o teor de gordura. No desnatado, ele não passa de 0,5% do conteúdo; no integral, é até seis vezes maior.
E o que significa “leite UHT”? É uma sigla que, em inglês, quer dizer “ultra-alta temperatura”. É um método de eliminação das bactérias do leite longa vida, que é embalado em caixinha. “Esse tratamento térmico mata tanto as bactérias maléficas quanto as benéficas, que são os lactobacilos responsáveis por ativar a flora intestinal", diz a nutricionista Rafaela Neres. Já o leite que vem na embalagem em saquinho é pasteurizado, submetido a um processo de choque término com temperaturas menores. Por isso, o prazo de validade diminui em relação ao leite de caixinha, e ele deve ser mantido na geladeira mesmo antes de ser aberto.
O leite pasteurizado recebe a classificação em três tipos – “A”, “B” ou “C” – de acordo com a manipulação industrial do leite e a quantidade de microorganismos que é gerada. "O leite tipo B tem uma carga microbiana menor do que o leite C, porque geralmente a ordenha é mecânica e o leite é oriundo de poucas fazendas. Então, o leite B já tem um controle melhor”, explica a engenheira de alimentos Ana Patrícia Souza Araújo. O leite tipo A é o que tem a menor quantidade de microorganismos: em todo o processo de produção não há nenhum contato manual.

Fonte: Jornal Hoje

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO