sexta-feira, 28 de novembro de 2008

ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR A PREVENIR PROBLEMAS DIGESTIVOS


Eu sempre vejo o telejornal da tarde, na TV Globo, e curto o quadro Conversa ao Vivo. Na quinta-feira o assunto abordado no quadro foi problemas digestivos, suas causas, os sintomas, e tipos de tratamento. A matéria ficou muito interessante. O convidado foi o médico gastroenterologista José Figueiredo Penteado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publico algumas informações abordadas na matéria. Para ver a entrevista completa basta entrar no site do Jornal Hoje...

A úlcera é uma ferida na parede do esôfago, estômago ou duodeno. A gastrite é a inflamação da mucosa que forra o estômago – uma camada rosada, parecida com a que temos na boca. Outro problema digestivo comum é o refluxo, que acontece quando o alimento volta do estômago em direção a boca. A válvula em forma de anel que fica entre o esôfago e o estômago falha e não bloqueia o fluxo que segue no sentido contrário.
Estudos comprovam que uma bactéria no estômago é a principal responsável pela maioria dos casos de gastrite e úlcera, mas essas doenças também podem ser causadas por outros fatores. O consumo excessivo de medicamentos, álcool ou cigarro pode levar a problemas digestivos. Mesmo se as causas são variadas, o tratamento sempre exige a mesma combinação: remédios e mudanças na alimentação.
A cineasta Taiza Menezes já foi parar no hospital por causa da gastrite. O tratamento deixou hábitos melhores de herança. “Hoje eu tomo suco em vez de refrigerante, uma salada de frutas em vez de um salgado. Isso acabou me ajudando bastante”, ela conta. Convidamos o médico gastroenterologista José Figueiredo Penteado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para tirar as dúvidas dos telespectadores. Veja a entrevista no vídeo ou leia os melhores momentos a seguir.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO