quinta-feira, 30 de outubro de 2008

VALIDADE DOS PRODUTOS É MENOR DEPOIS DA EMBALAGEM ABERTA

Fique atendo a esta informação! Consumir produto estragado pode ser perigoso...

Fabricantes são obrigado a informar durante quanto tempo o alimento pode ser consumido depois da embalagem ser aberta e em que condições ele deve ser conservado.

Na hora das compras, quase todo consumidor observa a data de validade. O que nem todo mundo sabe é que, depois de aberto o produto, o prazo de validade muda. O maior problema é que muitos fabricantes não dão essa informação. O creme de leite, por exemplo, que na lata fechada tem vaidade de um mês, dura muito menos depois que a embalagem for aberta. “Depois de aberto, o prazo de validade cai para apenas três dias”, informa o nutricionista Murilo Pereira. Quem arrisca pode prejudicar sua saúde. “O alimento fora da validade pode ocasionar uma pequena má digestão, dor de barriga, vômito, ou até mesmo uma infecção alimentar, levando o consumidor para o hospital”, alerta o nutricionista.

Validade dos alimentos na geladeira

Conserva de vegetais - 4 dias
Salsicha - 2 dias
Leite de saquinho - 1 dia
Iogurto de saquinho - 2 dias
Patê - 4 dias

Muitas marcas de produtos perecíveis não trazem a informação completa. Em todos os casos, o consumidor deve retirar o conteúdo da embalagem e guardar em pote de plástico ou vidro. O extrato de tomate, por exemplo, depois de aberto dura até cinco dias, mas não deve ser guardado na porta da geladeira porque ali a temperatura varia muito. “O correto seria tirar da lata e guardar em outra embalagem, no fundo da geladeira ou no freezer”, explica Murilo Pereira. A carne temperada também tem um prazo de validade diferente. “O sal age como um conservante e estende o prazo de validade para três a quatro dias, na geladeira”, esclarece Murilo. No caso de maioneses e patês, cuidado: não se deve deixar o produto muito tempo em cima da mesa. “Acima de vinte minutos exposto, já acontece a multiplicação de bactérias – coisa que não acontece na geladeira”, explica o nutricionista.

Fonte: G1

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO