sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O QUE FAZER COM PILHAS E BATERIAS VELHAS?


Estabelecimentos que vendem pilhas e baterias serão obrigados a recolhê-las, segundo a resolução do Conama. Brasileiros consomem 1,2 bilhões de pilhas e 400 milhões de baterias de celular por ano.

Um problema causado pelos avanços da tecnologia: no mundo todo, 99% dos aparelhos eletrônicos, dos celulares, baterias e pilhas vão parar no lixo. Não é só desperdício, é um perigo.

A resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) dá um prazo de dois anos para que as lojas tenham os coletores. Os brasileiros consomem por ano 1,2 bilhões de pilhas e 400 milhões de baterias de celular. Elas contêm metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio. Quando pilhas e baterias são jogadas em lixões comuns, esses elementos químicos penetram no solo e contaminam os lençóis d´água, que ajudam a formar córregos e rios. No mundo, são produzidos 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos por ano. Sabetai Calderoni, doutor em ciências da Universidade de São Paulo (USP), diz que o envolvimento da sociedade é importante, mas que a indústria tem que participar mais. “É preciso que as indústrias cumpram seu papel e se responsabilizem integralmente pelos danos que eventualmente seus produtos causem ao meio ambiente e a sociedade”, ele afirma. A Associação dos Fabricantes de Eletroeletrônicos declarou que tem participado ativamente de discussões e projetos sobre resíduos sólidos, pilhas e baterias.

Fonte: Jornal Nacional

1 Comentário:

Unknown disse...

Nossa!
Adorei a matéria, a notícia é ótima!
Com certeza trará grandes benefícios ao meio ambiente!

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO