terça-feira, 14 de outubro de 2008

ADOLESCENTES ESTÃO CADA VEZ MAIS SEDENTÁRIOS

O pior é que é verdade! Conheço uma criança de 14 anos e outra de 12 que sofrem com pressão alta. São crianças que residem em locais sem áreas recreativas. Quase não correm, não praticam exercício. As brincadeiras são games eletrônicos e computador. Olha que um deles nem é gordinho, nas já sofre as conseqüências de uma vida sedentária...

A falta de atividade física pode trazer problemas de saúde cada vez mais cedo.

Os americanos chegaram a pesquisar esse fenômeno que torna os jovens mais parados conforme a idade vai aumentando. Os cientistas descobriram que aos 9 anos as crianças se movimentam quatro vezes mais que aos 15. A pesquisa americana também revelou que, por dia, os meninos se movimentam 18 minutos mais que as meninas. No Brasil, não é diferente. A escola também tem culpa nessa história. A medida que a garotada vai crescendo vão sumindo as aulas movimentadas. A vida nas grandes cidades também vai tornando lento o dia-a-dia das crianças.

Paulo Zogaib, especialista em fisiologia do exercício comenta o fato:“Conforme a idade vai aumentando a criança começa a ficar mais dentro de casa, talvez a mudança de interesse, a criança fica mais próxima de computador, videogames ou mesmo de outras atividades como cinema, teatro e assim por diante”.”O que tem se visto, já alguns anos, é o aparecimento de uma população praticamente já doente ainda adolescente. Colesterol elevado, açúcar, crianças obesas. E isso vem dessa diminuição da atividade física nessa faixa etária e de alimentação irregular. O corpo foi feito pra fazer atividade física”


Fonte: Fantastico

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO