sexta-feira, 12 de setembro de 2008

MAL DE PARKINSON

Quanto mais cedo a doença é diagnosticada mais fácil é o tratamento. Fique atento aos sinais do seu organismo!

Perda do olfato pode ser o primeiro sintoma do Mal de Parkinson

Uma pesquisa pioneira no mundo tenta antecipar o diagnóstico do Mal de Parkinson entre os pacientes. Médicos da Universidade Federal da Bahia estão testando a capacidade das pessoas de sentir cheiro.

A perda da capacidade de sentir cheiro é o primeiro sinal de que o Mal de Parkinson pode estar chegando. O teste do cheiro está sendo feito em pais, irmãos e filhos de pessoas que têm o Mal de Parkinson. Estudos já mostraram que 10% desses parentes, quando apresentam perda do olfato, também desenvolvem a doença. A próxima fase da pesquisa é avaliar a capacidade de respirar e engolir, possíveis alterações no sono e sinais de depressão e demência, também associados ao Parkinson.


O Mal de Parkinson é uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso central pela falta de uma substância chamada dopamina. A doença não tem cura e atinge de 1% a 2% das pessoas com mais de 60 anos em todo o mundo; provoca tremor, rigidez muscular, dificuldade de movimentação e tendência à queda. “O objetivo de vários pesquisadores em todo o mundo, incluindo nós, é fazer o diagnóstico antes que os sintomas motores apareçam”, explica o médico Ailton Melo, coordenador da pesquisa.

A pesquisa da UFBA será feita em três anos. Ainda mais enquanto os novos tratamentos não surgem, é importante procurar um especialista tão logo os sintomas motores se manifestem. A neurologista Carla Menezes ensina um teste simples que ajuda no diagnóstico: peça para a pessoa fazer repetidamente um movimento de pinça com o polegar e o indicador. “Assim a gente pode observar dados como a velocidade do movimento, que é mais reduzida com a doença de Parkinson, e a rigidez, que impede que o paciente faça a extensão total da articulação”, explica.

Fonte: Jornal Hoje
11/09/08 - 14h19 - Atualizado em 11/09/08 - 14h53

http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL756457-16022,00-PERDA+DO+OLFATO+PODE+SER+O+PRIMEIRO+SINTOMA+DO+MAL+DE+PARKINSON.html

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO