quinta-feira, 25 de setembro de 2008

FRUTAS DESEMPENHAM PAPEL ESSENCIAL NAS REFEIÇÕES

A pesquisa mais recente do IBGE sobre o assunto, feita há cinco anos, mostrou que cada brasileiro come em média 24 quilos de frutas por ano, quando o ideal seria 85 quilos.

Por falta de costume, perdemos uma das principais fontes de vitaminas, fibras e minerais.

Nutricionistas dizem que uma pessoa deveria comer pelo menos uma fruta em todas as refeições – especialmente naquelas rápidas, os lanchinhos do meio da manhã e da tarde. O simples hábito de comer uma fruta entre as refeições principais pode garantir até o controle do peso.

É o caso do estudante Matheus Fuck, que tem corpo de atleta aos 16 anos. Quem o vê hoje não diria que ele foi gordo desde bebê até o começo da adolescência. Matheus perdeu 20 quilos em dois anos, basicamente incluindo frutas na dieta. Além de emagrecer, Matheus logo percebeu outro benefício à saúde. “Melhorou muito minha imunidade. Antes eu passava o ano inteiro resfriado, e agora é muito difícil eu pegar uma gripe”, conta o estudante.

Todas as frutas, além de ter grande quantidade de água, são ricas em vitaminas, minerais e fibras – nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. A nutricionista Carolina Neiva de Lima orienta a fazer a feira escolhendo as frutas por grupos de cores variados. As frutas vermelhas, por exemplo, são ricas em betacaroteno, que ajuda a prevenir câncer, doenças de pele e do coração. As frutas amarelas – em geral, todas as cítricas – , também têm betacaroteno e muita vitamina C, que age no sistema imunológico e garante a saúde dos olhos. A banana é considerada uma fruta branca, rica em potássio e vitaminas do complexo B, que garantem a manutenção do sistema nervoso e previnem contra doenças de pele.

Para quem prefere tomar suco natural em vez de comer a fruta, a dica é beber o suco logo depois de pronto porque, em contato com o ar e com a luz, as frutas oxidam e perdem parte das vitaminas. Por isso, também há uma forma melhor de levar frutas descascadas e picadas para o lanche do colégio ou do trabalho: “A recomendação é que as pessoas levem as frutas em potinhos, protegidas da luz. Se conseguir armazená-las num ambiente refrigerado, é ainda melhor”, explica a nutricionista.

Fonte: Jornal Hoje
24/09/08 - 14h15 - Atualizado em 24/09/08 - 14h15

http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL772205-16022,00-FRUTAS+DESEMPENHAM+PAPEL+ESSENCIAL+NAS+DIETAS.html

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO