terça-feira, 2 de setembro de 2008

CUIDADOS NA GRAVIDEZ

Gravidez exige cuidados com estresse, alimentação e vacinas

Futuras mamães devem fazer seis refeições balanceadas por dia.Tabaco, cafeína e bebidas alcoólicas podem ser prejudiciais ao bebê. Durante a gestação, um período delicado na vida da mulher, alguns cuidados são fundamentais para garantir a saúde da futura mamãe e do bebê que está para chegar.

Estresse, alimentação balanceada, atividades físicas moderadas e vacinas devem estar entre as principais preocupações da mulher nessa condição. O ginecologista Flávio Garcia de Oliveira, autor do livro “Receitas para Grávidas”, ressalta a importância da alimentação nesse período. “Em cada fase da gestação, o que for ingerido pela grávida será fundamental para a formação do bebê. A mãe é a única fonte de nutrientes da criança nesse período”, afirma.


Para o ginecologista Eliezer Berenstein, além da alimentação balanceada, é importante distribuir as refeições durante o dia. “A gestante deve fazer várias refeições ao dia, diminuindo, assim, o aparecimento daquela incômoda azia e dos problemas digestivos tão conhecidos e indesejados dessa fase”, diz. Berenstein é um dos autores do livro "Gerar e Nascer - um canto de amor e aconchego", ao lado do pediatra Yechiel Moises Chencinski. Às mamães de primeira viagem, o pediatra Chencinski explica que o estresse também pode ser sentido pelo bebê. “O bebê ‘mora’ no útero de sua mamãe durante a gestação. Nesse período, portanto, ele está submetido aos mesmos fatores estressantes que podem agredir física ou psicologicamente essa gestante. As alterações físicas causadas pelo estresse, como aumento da pressão arterial, taquicardia, insônia e alterações digestivas, podem interferir de forma prejudicial no desenvolvimento do bebê”, afirma.

Confira dicas dos três especialistas de cuidados durante a gravidez:

Alimentação
- Nos primeiros três meses de gestação a mulher deve consumir ácido fólico, encontrado em carnes de animais jovens, fígado, aspargos e espinafre, por exemplo. - No segundo trimestre, os focos da alimentação da grávida devem ser ferro e cálcio, encontrados em carnes vermelhas, feijão, leite e verduras de folha escura.- O terceiro trimestre é o período das fibras e frutas. - Faça seis refeições balanceadas por dia. - Beba pelo menos de seis a oito copos de água. De acordo com Berenstein, “comer por dois” é um mito, que só vai levar a futura mamãe a engordar e pode prejudicar seu bebê, além de dificultar o parto. Vale lembrar a importância do cuidado com o peso. “Uma mãe que esteja esperando um único bebê deve engordar, em média, 400g por semana de gestação”, diz Oliveira.

O que evitar
- Cafeína, presente em bebidas como o café, chá-mate ou preto, bebidas à base de cola e chocolates. - Tabaco, que contém substâncias que podem ser prejudiciais ao bebê. - Exercícios físicos exagerados. O ideal é praticar atividade física leve e ingerir carboidratos na refeição anterior à prática. - Bebidas alcoólicas. O uso pode causar alterações morfológicas e funcionais no bebê, o que constitui a chamada Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). - Deixar seu animal de estimação em quartos e banheiros do casal e do bebê, sendo, altamente recomendável evitar que os animais durmam no mesmo ambiente e até na mesma cama dos seus donos.

Estética
- Grávidas podem usar tinturas de cabelo, mas, por precaução, recomenda-se o uso apenas a partir do segundo trimestre de gestação, segundo Berenstein. - A mulher durante a gravidez não encontra qualquer contra-indicação para o uso de cosméticos de unhas como esmaltes e removedores, segundo Berenstein.

No entanto, os médicos têm opiniões divergentes sobre a contra-indicação ao uso desses produtos em qualquer período da gestação.

Vacinas
“A mulher deve ter conhecimento de todas as patologias que ela teve durante sua vida. É importante relatar esses fatos para seu ginecologista antes de pensar em engravidar. Algumas doenças que são benignas durante nossa vida assumem papel importante e diferente durante a gravidez, podendo afetar mamãe e bebê”, diz Berenstein. - Vacina anti-tetânica: deve ser aplicada na gestante em casos de previsão de partos fora de hospitais.

- Vacina anti-rubéola: a rubéola é uma doença benigna que pode afetar o bebê em sua formação, especialmente no primeiro trimestre de gestação. Caso a mulher não esteja imunizada, ela deve receber essa vacina e não engravidar até seis meses após sua aplicação. A vacina não deve ser aplicada na gestante.

- Vacina anti-hepatites: segue a mesma orientação da vacinação anti-rubéola.

- Vacina anti-HPV: é uma vacinação recente, porém não menos importante, que deve ser aplicada entre os 9 e os 25 anos, no sexo feminino, em esquema de três doses. Ela não deve ser aplicada durante a gestação.

Na hora de viajar
Viagens aéreas - Procure marcar assentos dianteiros em áreas de não fumantes.

- Não fique imobilizada por muito tempo.

- O cinto de segurança deve ser usado obrigatoriamente.

- Não esqueça de levar consigo um atestado do seu médico, constando seu tempo de gestação, autorização de viagem e seu telefone para emergências. Viagens terrestres - Use cinto de segurança e faça uma dieta leve durante as viagens.

- Aconselha-se à grávida ocupar, como assento mais seguro, o dianteiro direito, utilizando cinto de segurança de três pontos.

- Utilizar o cinto abdominal colocado o mais baixo possível (sobre as coxas) e nunca sobre o útero. O cinto diagonal deve ser ajustado de acordo com a posição do assento e ser colocado entre as mamas e lateralmente ao útero (e não junto ao pescoço).


Fonte: Do G1, em São Paulo
Brasil/Gravidez
31/08/08 - 10h14 - Atualizado em 31/08/08 - 10h14

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO