terça-feira, 2 de setembro de 2008

CUIDADO COM CHOQUE ELÉTRICO

Há um choque elétrico a cada três dias nas casas de Pernambuco

A falta de cuidados ao usar eletrodomésticos pode ter conseqüências graves. Em Pernambuco, a cada três dias, uma pessoa é eletrocutada.
Deveria ser um domingo de festa, mas uma tragédia marcou o dia. O pai do advogado Bruno Moury Fernandes, um médico de 48 anos, morreu depois de levar uma descarga elétrica durante um churrasco. “Meu pai estava tomando banho de piscina conosco. Ele saiu da piscina, foi desligar o som, tirou o fio da tomada e levou um choque muito forte. A gente ainda tentou reanimá-lo, foi uma cena lamentável”, lembra o advogado.

No último domingo houve um acidente parecido numa lan house no Recife. O dono da loja, Edgleison Gomes Dantas, de 27 anos, mexia nos fios de um computador quando levou um choque. Morreu no hospital.

De acordo com uma pesquisa feita em Pernambuco de 2005 a 2007, a cada três dias uma pessoa morre de choque elétrico dentro das residências do estado. As instalações inadequadas e a falta de manutenção nos equipamentos elétricos são as principais causas dos acidentes dentro de casa, mas o descuido das pessoas e alguns hábitos errados ao manusear os aparelhos também podem ajudar a aumentar as estatísticas.

Dicas:
O Jornal Hoje dá algumas dicas importantes para evitar acidentes desse tipo:

- Ao usar o ferro de passar roupa, esteja sempre com os pés calçados
- Atenção com os fios desencapados; não use fita isolante
- As tomadas devem ficar longe das pias da cozinha e do banheiro
- Durante o banho, nunca mude a chave do chuveiro elétrico.

Uma das maiores causas dos acidentes com eletrodomésticos é ligar vários aparelhos numa única tomada. Uma maneira de evitar o “T” é o uso de um equipamento conhecido como “DR”, disjuntor residencial. A lei obriga a instalação do DR em todas as residências construídas desde janeiro de 1997 nas tomadas baixas, que ficam próximas às áreas úmidas, mas nem todas as casas têm. Instalar o DR faz parte dos cuidados simples que podem evitar acidentes e garantir a segurança de toda a família.

Fonte: Jornal Hoje
01/09/08 - 14h39 - Atualizado em 01/09/08 - 14h39
http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL744100-16022,00-HA+UM+CHOQUE+ELETRICO+A+CADA+TRES+DIAS+NAS+CASAS+DE+PE.html

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO