segunda-feira, 15 de setembro de 2008

BEBIDAS ENERGÉTICAS PODEM POR SAÚDE EM RISCO


Já registrei aqui no Blog anteriormente que não costumo consumir bebidas alcoólicas e fico realmente preocupada com aqueles que bebem sem moderação. Preste atenção nas informações desta pesquisa!...


A pesquisadora brasileira Maria Lúcia Formigoni aponta para o risco de jovens que consomem energéticos aumentarem o consumo de álcool por se sentirem mais despertos, diminuindo a sonolência provocada pela bebida.

(...) Os energéticos fazem sucesso entre eles porque são estimulantes. Quando ingeridos juntamente com bebidas alcoólicas, tendem a mascarar a sensação de embriaguez, o que pode prolongar a balada. “Os jovens dizem que ficam mais espertos, menos sonolentos. Mas é uma sensação falsa, subjetiva”, afirma Maria Lucia Souza-Formigoni, da Escola Paulista de Medicina, em São Paulo. “Do ponto de vista da coordenação motora, estão bêbados. Um energético não é nada mais do que uma bela xícara de café expresso. O que tem de diferente de uma coca-cola?”


Maria Lucia estuda a relação dos energéticos com o consumo de bebidas alcoólicas desde 2004. Ao realizar testes com camundongos, a pesquisadora descobriu que as cobaias tratadas com energéticos se tornaram, com o passar do tempo, mais resistentes à ingestão de álcool. Esta conclusão levou imediatamente à seguinte hipótese: será que o consumo generalizado de energéticos pelos jovens estaria aumentando a tolerância ao álcool entre aqueles que bebem, fazendo-os beber mais? Indo além, será que jovens com baixa tolerância às bebidas alcoólicas, aqueles que não bebem porque ficam com sono, não estariam passando a consumir mais álcool do que antes graças aos energéticos, que têm o poder de mantê-los despertos? Se a hipótese for verdadeira, a conseqüência direta seria o aumento do consumo de bebida entre os jovens e, por tabela, o aumento nos casos de alcoolismo.

De fato, o consumo de bebidas alcoólicas na Região Sudeste subiu de 74,5% para 84,2% entre os jovens de 18 a 24 anos, entre 2001 e 2005. Mais preocupante: apesar de ilegal, o consumo entre os menores de idade, na faixa que vai dos 10 aos 17 anos, aumentou de 53,7% para 60,8%. Os dados são do Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil, de 2005, da Secretaria Nacional Antidrogas. Resta saber se este aumento está associado ao consumo de energéticos.
Neste momento, Maria Lucia procura realizar com voluntários o mesmo teste feito com cobaias. O objetivo é saber se o consumo de energéticos nos humanos também aumenta a tolerância ao consumo de álcool, o que levaria a um aumento no alcoolismo. “Não estou dizendo que isso vai acontecer”, diz Maria Lucia. “Mas a possibilidade existe”.

Colunista Peter Moon

Fonte: Revista Época
12/09/2008 - 20:52 - Atualizado em 12/09/2008 - 22:15

Confira a matéria completa no link:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI12430-15230,00-BEBIDAS+ENERGETICAS+PODEM+CAUSAR+ALCOOLISMO.html

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO