quinta-feira, 28 de agosto de 2008

RECEITAS COM FEIJÃO AJUDAM A ACABAR COM A DESNUTRIÇÃO

Preocupadas com a fome e a desnutrição no mundo, alunas de uma escola pública do interior do Ceará tiveram a idéia de deixar a merenda escolar mais nutritiva e saborosa. O principal ingrediente das receitas é o feijão, o mais brasileiro dos alimentos.

O pequeno banquete de pizza e doces preparado por Carla e Karina guarda um ingrediente inesperado. “Por ser um prato tradicional, o sabor do feijão não era interessante para as crianças. Aí a gente resolveu criar pratos diferentes para que essas crianças comessem", explica Carla, de 15 anos.

Carla Nayane da Silva e Karina Rayana Reis Gomes são alunas de escola pública do Ceará que decidiram, num trabalho de feira de ciências, propor mudanças na alimentação. “Uma vez passou um menino pedindo resto de comida, e eu pensei que queria acabar com a fome", lembra Karyna, de 17 anos.

Orientadas pela professora, elas criaram receitas que podem ser feitas em casa, com a sobra do feijão. Elas descobriram, por exemplo, que basta misturar meio quilo de feijão à massa da torta de frango e o resultado é um prato bem mais nutritivo. Para agradar ao paladar das crianças, Karina e Carla também criaram bolo, brigadeiro e até pizza de feijão.

Tudo começou com um trabalho de escola, mas as receitas chegaram a outros alunos da rede municipal de ensino, que passaram a ter uma complementação diária na merenda. As delícias inventadas pela dupla acabaram melhorando a saúde das crianças de Fortaleza. “Como a gente come todo dia, o feijão não é bem aceito pelas crianças. Com essa inovação das receitas, teve uma grande aceitabilidade”, conta a diretora de uma das escolas, Maria de Lurdes Costa.
Crianças com diagnóstico de desnutrição foram as primeiras a experimentar a novidade. O resultado apareceu na balança. "Algumas crianças tiveram ganho de peso em torno de 400 gramas a um quilo", afirma a agente de saúde Linete Moreira de Oliveira.

A idéia simples das estudantes foi longe porque faz diferença no dia-a-dia de quem está bem perto, como o filho da dona de casa Natália Ribeiro. “Ele chega em casa e diz: ‘mãe eu comi bolo de chocolate, comi torta lá da escola’. Ele não gostava de feijão, mas depois que começou esse projeto está comendo mais", ela conta, satisfeita. O trabalho das meninas deu tão certo que acaba de ser premiado numa feira internacional de educação, no Peru.

Confira algumas receitas das estudantes:


Bolo de feijão

Ingredientes:- 4 ovos- 2 xícaras de açúcar refinado - 1 xícara de farinha de trigo especial- 1 xícara de feijão cozido sem sal e batido no liquidificador com 2 copos de leite- 1 xícara de óleo e 3 colheres de margarina- 1 colher (sopa) de fermento em pó- 1 colher (café) de essência de baunilha

Modo de fazer:Bata as claras em neve, de preferência em uma batedeira. Sem parar de bater, despeje as gemas e acrescente o açúcar aos poucos. Adicione o óleo e por último o feijão, ainda com a batedeira ligada.
Quando a mistura estiver homogênea, desligue a batedeira e acrescente o fermento. Mexa bem com uma colher. Coloque a massa em uma fôrma untada e polvilhada com farinha e leve ao fogo pré-aquecido a uma temperatura de 200 graus. O bolo leva entre 40 e 45 minutos para ficar pronto.


Brigadeiro de feijão

Ingredientes:- 500g de feijão- 3 copos de açúcar refinado - 2 colheres de café de essência de baunilha- 2 litros de água

Modo de fazer:Cozinhe o feijão e bata no liquidificador com o próprio caldo. Passe em uma peneira fina e coloque esse creme em uma panela.
Adicione o açúcar e a essência de baunilha e leve ao fogo brando até ferver, mexendo sempre para não grudar. Aumente o fogo e deixe cozinhar até apurar – ou seja, quando a massa ficar fina e desgrudar da panela com facilidade.
Coloque a massa em um pirex untado e deixe esfriar. Faça os brigadeiros e passe pelo chocolate granulado ou outro confeito.

Sugestões: A esta receita pode ser acrescentado amendoim torrado e moído fino (duas xícaras de chá), para fazer cajuzinhos. Você também pode usar o creme para recheio e coberturas de bolo ou como geléia; basta tirar do fogo antes de a mistura apurar.


Fonte: Jornal Hoje
Editoria: Culinária
Segunda-Feira, 25 de Agosto de 2008

http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20080825-327950,00.html

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO