quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O SEGREDO DA CHINA

Medicina do país atua na origem do problema e não no sintoma da doença

Uma consulta em que o especialista chega ao diagnóstico após examinar o pulso e a língua do paciente. E, na hora de passar um remédio, sugere ervas e massagens em vez de analgésicos e antibióticos. Assim é a medicina tradicional chinesa, que já existe há mais de 5 mil anos, mas volta a despertar a curiosidade do planeta em tempos de Jogos Olímpicos de Pequim.Para Jou Eel Jia, da Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil, o mérito da medicina chinesa é que, ao contrário da ocidental, age na origem do problema e não no sintoma da doença.“Se você está com dor no estômago e vai ao gastro, ele receitará um antiácido. Já o especialista chinês investigará a causa da indisposição. Se não atacar a origem do problema, um dia ele voltará”, alerta Jia. E, para atacar a origem do problema, os chineses dispõem de quatro “armas”: a acupuntura (a cura pelas agulhas), a fitoterapia (plantas), a dietoterapia (alimentos) e práticas corporais. A autônoma Márcia Andrade, 43 anos, optou pela moxabustão, uma variação da acupuntura, para aliviar a tendinite. “Graças à técnica, as dores que eram insuportáveis já estão sob controle”, garante Márcia.


TRATAMENTO RECONHECIDO DESDE 1995.
Das terapias chinesas, a acupuntura é a mais famosa no Ocidente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já atesta a eficácia em 41 doenças, como asma, depressão e gastrite. Mas os chineses vão além. Para eles, as agulhas amenizam 461 enfermidades.“Os efeitos são variados: analgésico, antiinflamatório, antidepressivo e relaxante muscular. Dependendo da doença, não só complementa a medicina convencional, como age como principal opção de tratamento”, afirma Hong Jin Pai, da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura. No Brasil, a acupuntura é a única técnica chinesa reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), desde 1995. “As demais terapias dificilmente serão reconhecidas como especialidade médica porque não podem ser comprovadas cientificamente”, previne Dirceu Salles, da Associação Médica Brasileira.

TÉCNICAS DE ACUPUNTURA
Do latim “punção com agulhas”, reequilibra o organismo através da aplicação de agulhas em pontos energéticos do corpo.

MOXABUSTÃO
Acupuntura térmica, consiste na aplicação de agulhas com cones feitos de moxa (folhas secas da erva artemísia) na pele.

FITOTERAPIA
Utilização de ervas medicinais, como ginseng (estimulante) e hortelã (calmante), entre outras, na cura de diversos males.

DIETOTERAPIA
Certos alimentos, como grãos, verduras e frutas, eliminam toxinas e restauram o equilíbrio corporal. MASSAGENSTécnicas corporais, como Tui-Na e Do-In, ativam o fluxo energético.

De André Bernardo
Fonte: O Dia
Editoria Ciência e Saúde

16/08/2008 20:39:00
http://odia.terra.com.br/ciencia/htm/o_milenar_segredo_da_china_193192.asp

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO