terça-feira, 5 de agosto de 2008

CUIDADOS ANTES DE CONSUMIR FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES

Comer frutas e legumes é importante para a manutenção da saúde. Mas, comer estes alimentos sem antes lavá-los direitinho pode ser perigoso. Confira esta matéria que foi ao ar no Jornal Hoje no dia 4 de agosto.


A Vigilância Sanitária quer retirar do mercado sete marcas de agrotóxicos. Enquanto a proposta não é aprovada, a dona de casa pode tomar alguns cuidados antes de consumir verduras, frutas e legumes.

A recomendação é que o Brasil siga o exemplo de outros 13 países, como os Estados Unidos e o Japão: proíba o uso de agrotóxicos feitos com cihexatina, uma substância tão perigosa que provoca até queimaduras se respingar na pele do trabalhador rural.

“O trabalhador deve sempre utilizar equipamento de proteção completo como botas, luvas, macacão impermeável, máscara", orienta Letícia Rodrigues, gerente de normatização da Anvisa.

Apesar do alerta, os agrotóxicos relacionados pela Anvisa não vão sair do mercado imediatamente, mas só depois que o ministério da Agricultura e o Ibama revalidarem o impacto do produto na saúde de agricultores e consumidores – um processo que pode demorar meses.

Quem come fruta, legume ou verdura com resíduo de agrotóxico pode sentir náuseas, vômito e dor de cabeça. Mas só de olhar no supermercado ou na feira, o consumidor não tem como saber se os alimentos estão contaminados; o jeito, então, é lavar pra valer antes de levar à mesa.

Para lavar legumes, use uma bacia com dois litros de água e três gotas de detergente. Deixe mergulhado durante três minutos. Depois, é preciso lavar os legumes com esponja e enxaguar bastante. Por último, coloque o alimento numa mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária; espere cinco minutos, enxágüe de novo e pronto.

“Dessa forma, o consumidor vai reduzir o risco de consumir agrotóxicos e também vai reduzir o risco de contaminação microbiológica, por bactérias", afirma Gilmar Henz, pesquisador da Embrapa.

Veja outras dicas:
- Sempre que possível, evite comprar produtos como alface sem embalagem; não dá pra saber a origem, quem produz e como.- Aparência não é tudo: frutas brilhosas podem ter uma cera com remédio contra fungos. Na dúvida, tire a casca na hora de comer uma maçã, por exemplo. - Alimentos orgânicos são mais saudáveis. Aproveite que caiu o preço dos folhosos, como a rúcula.


Fonte: Jornal Hoje
Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2008
http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20080804-326864,00.html

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO