quarta-feira, 13 de agosto de 2008

COLESTEROL ALTO

Um estudo feito em São Paulo mostra que boa parte dos brasileiros desconhece os riscos do excesso de gordura para a saúde.

É no supermercado que as pessoas devem procurar o tratamento para quem tem colesterol alto – por exemplo, os peixes, que são benéficos para esses pacientes. “Os melhores são os peixes de água fria, como o salmão, o linguado e o bacalhau”, esclarece a nutricionista Maria Izabel Lamounier.

Quem tem colesterol alto também precisa evitar as frituras de todos os tipos e as carnes vermelhas com gordura. O leite integral deve ser substituído pelo semidesnatado.

Nem todo mundo sabe, mas os ovos não são totalmente proibidos na dieta de quem tem colesterol alto. “Durante muito tempo ele foi banido da alimentação porque era riquíssimo em gordura, mas devemos reconsiderar”, explica a nutricionista. Mas ela estabelece um limite: no máximo três ovos por semana para quem tem colesterol alto; para quem tem colesterol e triglicérides na faixa do normal, o máximo é de cinco por semana.

Outros alimentos que também deixaram de ser vilões são o chocolate e o café. “O café não faz mal se forem ingerido o equivalente até quatro xícaras pequenas por dia”, diz Lamounier. “No caso do chocolate, o meio-amargo é melhor porque tem mais cacau; há uma substância cardioprotetora está presente no cacau. O chocolate ao leite tem mais açúcar e gordura e baixo teor de cacau”.

O que mais preocupa os médicos é que a maioria das pessoas acha que a gordura dos alimentos provoca apenas excesso de peso. Uma pesquisa recomendada pela Sociedade de Cardiologia mostrou que 85% dos entrevistados não vêem ligação entre e gordura e os problemas de coração.

A nutricionista lembra que os produtos industrializados também têm gordura – e uma das mais perigosas, do tipo trans. Ela é fabricada em laboratórios e serve para dar cremosidade e crocância aos alimentos. “A gordura trans acaba ficando acumulada no nosso organismo e pode desencadear o entupimento de veias e artérias”, alerta Lamounier.

Fonte: Jornal Hoje
Terça-Feira , 12 de Agosto de 2008
http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20080812-327299,00.html

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO