sexta-feira, 1 de agosto de 2008

COGUMELOS

Nem todo mundo gosta, mas faz bem para a saúde: pesquisadores da Embrapa comprovaram que o cogumelo é ótima fonte de vitamina e fortalece o sistema imunológico.

Nem na hora da fome o estudante Carlos Guedes se anima a experimentar um fungo. Mas vale a pena: o cogumelo tem mais proteína que a carne, além de vitaminas e fibras, que ajudam na digestão. E tem mais: não engorda.

Basta temperar o cogumelo com azeite, sal e pimenta ou usá-lo em receitas tradicionais, que ganham um novo sabor. O restaurante do chef Valdemir Rodrigues tem pratos italianos incrementados com velhos conhecidos da cozinha japonesa: vai shitake e shimeji no macarrão com creme de leite fresco e frango. “A receita é um sucesso, porque para o tempo frio é um prato vigoroso, que dá energia”, ele garante.

Os cogumelos crescem no meio do mato, na grama e em árvores, mas cuidado: nem todos podem se tornar delícias da culinária. Quatro mil e quinhentas espécies são venenosas, tóxicas e alucinógenas.

Depois de selecionados, os fungos são ingredientes até para medicina. Cápsulas de cogumelo funcionam como remédio para fortalecer a defesa do organismo – ajudam, por exemplo, pacientes com câncer a suportar o tratamento. “Com o cogumelo, mesmo fazendo a quimioterapia ou radioterapia, o paciente não tem efeitos colaterais provocados pelos medicamentos, como por exemplo, enxaqueca, mal estar e tonturas”, explica a pesquisadora Arailde Fondes Urben, da Embrapa.

Os médicos reforçam que o cogumelo é só um complemento em tratamentos médicos – não é capaz de curar doenças e nem faz milagre. “Cogumelo não é o elixir da vida. Ele tem substâncias que são importantes, agem sobre o sistema imunológico e os níveis de colesterol e também é importante fonte de proteína, mas só isso”, explica a nutricionista Elizabeth Panisset.


Fonte: Jornal Hoje
Quarta-Feira , 30 de Julho de 2008
http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20080730-326549,00.html

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO