quarta-feira, 30 de julho de 2008

SEDENTARISMO

Pode ser caminhar, nadar ou até usar a escada em vez do elevador. Trocar o sedentarismo pela atividade física é um apelo que os médicos fazem para melhorar a saúde dos pacientes.

Uma pesquisa revela que os homens são mais ativos que as mulheres.

No começo, era uma preocupação com o planeta: para deixar de poluir, o produtor de eventos Gaetano Lopes aposentou o carro e passou a percorrer de bicicleta os 17 quilômetros que separam sua casa de seu trabalho. Mas os benefícios foram além disso: “Parei de gastar uma fortuna com o carro, ganhei tempo e saúde e ainda me sinto bem por estar ajudando a natureza”, calcula.

Poucos brasileiros têm a disposição de Gaetano. Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica mostra que apenas 38% da população fazem exercícios regulamente. Menos da metade dos homens são ativos (48%), mas entre as mulheres – tão preocupadas com a boa forma – o índice é ainda menor (31%).

“O fator fundamental é que a pessoa perceba que está ganhando peso ou ficando mais cansada e assim, precocemente, faça algum tipo de atividade física, para que isso não se torne em controle”, acredita o cirurgião Cid Pitombo.

A caminhada é a atividade escolhida por 60% dos brasileiros que praticam exercícios, mas, até para quem fica com preguiça só de ouvir falar em caminhada, o adeus ao sedentarismo pode começar com pequenas mudanças no dia a dia: trocar o elevador pela escada, levantar do sofá em vez de usar o controle remoto e até fazer as tarefas domésticas ajuda. Varrer a casa por meia hora, por exemplo, elimina 120 calorias.

A empregada doméstica Ruth Mariano decidiu se exercitar porque engordou e sentia tantas dores que tinha dificuldades até de trabalhar. Ela, que lavava a louça sentada, hoje faz natação, hidroginástica e caminha em média sete quilômetros por dia.

Com o novo hábito, Ruth perdeu oito quilos e ganhou uma nova vida. “Tenho muita força de vontade, muita disposição e alegria. Mudou tudo na minha vida”, garante.

Fonte: Jornal Hoje
Terça-Feira , 29 de Julho de 2008
http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20080729-326493,00.html

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO