quarta-feira, 30 de julho de 2008

ATIVIDADE FÍSICA FAZ BEM PARA A GESTANTE E PARA O BEBÊ

No passado, médicos proibiam atividades físicas para gestantes. Agora, com acompanhamento, elas são até encorajadas.

Durante muito tempo a gestação era um período de inatividade para as mulheres que eram orientadas a evitar as academias ou mesmo atividades como caminhadas ou natação. Segundo o presidente da Associação Alemã de Ginecologia, Christian Albring, a prática de exercícios, desde que liberada pelo obstetra, deve fazer parte da vida da gestante.

Os exercícios indicados

A quantidade e o tipo de atividades devem ser adequados ao período da gravidez e ao condicionamento físico prévio da mulher. As atividades de impacto e os esportes competitivos não são indicados às grávidas. Especialmente esportes que envolvam movimento súbitos e aumentos repentinos da freqüência cardíaca.


A natação em água com temperatura acima dos 20 graus parece ser a melhor opção, a flutuação do corpo alivia a sobrecarga de peso sobre as articulações. Outra característica interessante das atividades aquáticas é o fato de que a freqüência cardíaca não se eleva de forma súbita durante uma sessão de natação, por exemplo.


Esteiras, bicicletas e aparelhos aeróbicos. O uso desses equipamentos pelas grávidas permite que intensidade do esforço seja ajustada individualmente. Acompanhada pelo monitoramento da freqüência cardíaca durante o esforço, permite que os limites estabelecidos no planejamento da sessão de exercícios não sejam ultrapassados.


Outra área que sofria limitações até pouco tempo era a musculação para grávidas. Os exercícios de resistência utilizando pesos não estão proibidos para as gestantes. A carga de peso utilizada deve ser diminuída e deve-se selecionar os grupamentos musculares exercitados.


O abdômen obviamente deverá ser poupado, porém trabalhar pernas e braços não apresenta problemas.A única atividade física realmente proibida às grávidas é o mergulho com garrafas. Existe uma correlação direta entre essa atividade e o aparecimento de deformidades fetais.


Se existe uma recomendação geral sobre o tema essa deve ser de que as gestantes devem utilizar a sensação de conforto como medida de segurança.

O aparecimento de qualquer sintoma, tal como, alterações de visão, dor de cabeça, náusea ou vertigem deve levar a grávida a discutir com seu médico sobre os exercícios praticados.

Luis Fernando Correia Especial para o G1

Fonte G1 - 28/07/2008 - 10h34 - Atualizado em 28/07/2008 - 10h35
Editoria Ciência e Saúde / Saúde em Foco
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL703085-5603,00-ATIVIDADE+FISICA+E+BOM+PARA+GESTANTE+E+TAMBEM+PARA+O+BEBE.html

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO