sexta-feira, 13 de junho de 2008

13 DE MAIO - DIA DE SANTO ANTÔNIO

Santo Antônio nasceu no final do século XII (1190 ou 1195), em Portugal, onde se tornou membro da ordem dos franciscanos. Em 1220, foi para a África e dedicou-se aos trabalhos de catequese por um ano. Daí foi para a Itália, primeiramente esteve em Assis, depois em Pádua. Nessa cidade ensinou teologia e destacou-se como pregador dos Evangelhos. Morreu em 1231 e, um ano após sua morte, foi canonizado. Sobre seu túmulo construíram uma basílica em seu louvor.

Em Portugal é conhecido como Santo Antoninho, mas, por ter vivido grande parte de sua vida e pregado em Pádua, ficou mais conhecido como Santo Antônio de Pádua. É representado com o hábito marrom dos franciscanos, segurando um livro sobre o qual está apoiado o Menino Jesus.
Segundo a tradição, tornou-se um santo de grande devoção popular, pois, sob sua proteção, muitas pessoas encontram não só os objetos perdidos como também o parceiro para se casar. Por esse motivo, é chamado de santo casamenteiro. O dia 13 de junho é dedicado a Santo Antônio.


Bibliografia consultada:

Lello Universal. Porto, Lello & Irmão Editores, s/d.
Grande Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo, Círculo do Livro, 1988.

Fonte: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/festas.aspx?cod=403

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO