quinta-feira, 22 de maio de 2008

FALTA DE SONO PODE CAUSAR "APAGÃO" CEREBRAL


Um estudo conduzido por pesquisadores americanos e cingapurianos apontou que a falta de sono torna as funções cerebrais instáveis. As informações são da BBC Brasil. Os pesquisadores, da Duke University e da Universidade Nacional de Cingapura, afirmaram que mesmo estando privado de sono, o cérebro pode operar normalmente por certo tempo, mas em seguida responde lentamente diante de estímulos que requerem atenção e interpretações visuais.
Segundo os especialistas, quando privado de sono, o cérebro pode processar estímulos visuais simples, como enxergar painéis luminosos. No entanto, as "áreas visuais maiores" do órgão - responsáveis por dar sentido ao que vemos - não funcionam muito bem. Os pesquisadores acreditam que os resultados têm implicações diretas nas rotinas de pessoas que trabalham durante a noite, como motoristas de caminhão e médicos.
"A maior descoberta é que o cérebro de um indivíduo privado de sono pode trabalhar normalmente, mas algumas vezes sofre de algo parecido com um apagão", disse Clifford Saper, da Universidade de Harvard. A pesquisa foi publicada na revista especializada Journal of Neuroscience.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO